Cherry

Resenhas - Cherry

1 | 2 | 3 | 4

Jenifer121 19/01/2023

Bom.
É com certeza um livro diferente dos que estou acostumada, mas a escrita do autor tornou a leitura fácil e fluída e foi ela que salvou a experiência para mim. As cenas, os acontecimentos são todos muito crus em suas descrições o que me fez gostar, pois não é nada muito enfeitado ou fantasioso. A única coisa que me fez dar 4 ? foi o final mesmo.

Vitória 16/01/2023

não gostei
achei esse livro uma bomba, li ele inteiro arrastado e o tema e os personagens não conseguiram me prender. na verdade, os temas são interessantes por se tratar da guerra e o estresse pós-traumático, e também a dependência química que te destrói e destrói também a sua vida, o livro te faz refletir sobre essas situações e mostrar como as duas afetaram negativamente a vida do protagonista. porém, mesmo se tratando desses temas, o livro não funcionou comigo.

Theef 29/03/2022

Nhé.. mais ou menos
Cherry é um daqueles livros que misturam biografia
com ficção, já que conta muito da vida do próprio autor. Como
se o fim da adolescência já não fosse uma época turbulenta
por si, o protagonista anônimo narra sobre o seu abandono da
faculdade, alistamento, a guerra no Iraque e seu trabalho por lá
como médico e, claro, o estresse pós-traumático ao voltar para
casa, assim como o seu vício em drogas e os assaltos. A
narrativa informal é de simples leitura e entendimento mas ao
mesmo tempo tão profunda que a torna um pouco complicada.
O narrador descreve os efeitos da guerra em seu psicológico
assim como efeito da heroína, tudo isso a mil em seu
psicológico, afetando também o seu relacionamento e os
trazendo ao fundo do poço.
É o tipo de leitura difícil, que deixa facilmente o leitor
incomodado não apenas pelo forte consumo de drogas e
violência explícita mas também pelos relacionamentos tóxicos
e do comportamento bem machista e misógino do narrador
que faz alguns comentários para lá de desnecessários. A forma
como ele nos conta sobre como aos poucos foi sendo tomado
pelo vício é assustador mas admito que o que me chocou mais
foi o início de tudo, o uso de medicamentos como uma válvula
de escape para a sua dor sem saber o triste impacto que isso
teria em sua vida no futuro, o fazendo se perder em meio
aquela válvula de escape perigosa. O que piora ainda mais
quando volta do Iraque, já que tem mais acesso ao álcool e as
drogas ilegais. O leitor acompanha essa caída do Narrador em
meio aos seus pensamentos confusos e em alguns momentos,
incoerentes. Uma coisa legal de dizer é que o próprio narrador
sabe que ele não vale um tostão mas mesmo assim, o leitor em
muitos momentos pode se pegar gostando dele, que querendo
ou não, é um personagem bem realista. A leitura parece fácil
de inicio mas não se iluda. Vale avisar que a obra tem um
acervo bem diversificado de gatilhos diferentes então não é
uma leitura para todos.

Alexandre Lavor 19/12/2022

Doce ilusão
Quando terminei a leitura deste livro a primeira pergunta que me veio à cabeça foi "Como eu achei e porque comprei este livro?". E a resposta é a seguinte, eu vi o trailer de uma série da Apple TV com os diretores Joe Russo, Anthony Russo e tem como protagonista Tom Holland e achei que era impossível diretores desse calibre escolherem uma "história" ruim para produzir algo, dose ilusão, decidi comprar o livro e posteriormente assistir a série, mas com certeza já parei nesse livro, já foi sofrimento suficiente.

Simplesmente o pior livro que já li, A sinopse diz que tem "contornos autobiográficos”, mas o livro é exatamente o diário de um viciado, os capítulos não se conectam e você se perde facilmente, você espera ação pois ele foi para o Iraque e futuramente assalta bancos, mas recebe drama adolescente.

O livro não tem uma mensagem nova ou uma lição de vida, algo para refletirmos é só mais do mesmo sobre o que já vimos em um milhão de filmes e outros livros sobre guerra.

Moni 10/05/2022

A realidade de um viciado veterano de guerra
O fato de o livro ser baseado numa história real já te dá o primeiro chute no saco logo na primeira página. São capítulos e capítulos de sofrimento emocional e físico do personagem, difícil de ler para quem tem uma relação delicada com drogas, talvez tenha histórico de parentes que usavam. Eu, particularmente, fico aflita com descrições de heroína e cocaína, então ler esse livro foi um bom desafio.

Ao mesmo tempo, li em uma hora haha, então não foi tão impossível. Só vai mostrar o quão viciante é a história (piada não intencional).

A escrita é fluida, fácil de acompanhar e não é cansativa. É direto ao ponto e não fica enrolando com descrições desnecessárias, o que eu gosto muito nos meus livros.

Cherry foi uma surpresa interessante, e um olhar mais profundo na vida tanto de viciados quanto de veteranos de guerra.

mariana 27/11/2022

Eu já tinha visto o filme, e talvez isso tenha me dado uma expectativa diferente da qual encontrei no livro, porém não vou deixar isso afetar minha resenha. A história é sensacional, você consegue ver claramente cada ponto onde o Cherry se perde. O relacionamento dele com a Emily e muito pior do que eu esperava, não acho que isso era amor, eles estavam juntos por outro objetivo, mas não porque amavam um ao outro, acho que a história seria melhor se ele vivesse uma paixão fervorosa, louca.
É isso.

1 | 2 | 3 | 4