A Palavra que Resta (eBook)

A Palavra que Resta (eBook) Stênio Gardel

Resenhas - A palavra que resta

louisechacon 02/06/2024

Um livro que fala de amor, mas também e principalmente de todas as dores, violências e desencantos que acompanham a vida de tantos raimundos e cíceros. é uma narrativa de grande tristeza, sensibilidade e também esperança.

confesso que se eu tivesse lido de uma vez só, e não tivesse me arrastado tanto na leitura, talvez não tivesse me perdido algumas vezes

Natalia Oliveira 02/06/2024

Se eu tivesse lido esse livro numa sentada (sem duplo sentido por favor) a leitura teria sido até melhor, me perdi em alguns momentos, mas isso não atrapalhou minha experiência.
Um livro forte, marcante, dolorido, que dá uma agonia, uma vontade de ler o final e saber o que ele fez com a carta.

naictex 02/06/2024

Terrivelmente triste e incrivelmente bonito
Stênio nos convida a navegar por um oceano de palavras que ele costura, uma a uma, a uma narrativa envolvente que parte dessa escrita cheia de movimento e poesia. uma das coisas mais lindas que já li na vida! eu sorri, eu chorei, eu me apeguei a cada palavrinha sobreposta a outra. e o melhor, lendo com calma e digerindo todo universo de raimundo. vale cada segundo!!

sandy 31/05/2024

Saber ler é uma dádiva
Esse livro é MUITO tocante?

fala do quanto é difícil você ser alguém ?diferente? dos outros e o quanto isso pode levar sua vida.
o quanto é benção você ser alfabetizado e ter o privilégio de saber se comunicar através das palavras.
a história de seu raimundo é uma dentre várias, de todas as narrações possíveis.

é de uma sensibilidade absurda e recomendo ele pra todo mundo, apesar de o final não ser o que o leitor espera (mas eu entendi perfeitamente e amei).

Marcelo Costa 31/05/2024

O livro narra a vida de Raimundo, um homem que aprende a ler e escrever tardiamente. O romance destaca a resiliência e o poder transformador das palavras, abordando temas como analfabetismo, identidade e amor, ambientado em um local marcado pelas dificuldades do povo interiorano e pela marginalização de suas condições de vida. A escrita de Gardel é peculiar e consegue envolver os leitores com a junção de palavras e sinais de pontuação em parágrafos longos, capturando a complexidade das emoções dos personagens envolvidos. A jornada de Raimundo para entender uma carta antiga simboliza a busca por significado, reconciliação com o passado e o sentimento nutrido por outro rapaz, Cícero.

Enzo.Andreoli 31/05/2024

Amor violento
Sobre sentimento, sobre amor, mas um amor diferente, não aquele dos filmes, encantador e dos sonhos, mas um amor insano que machuca, que agride, que dói, uma escolha arriscada escrever sobre esse tipo de amor, mas uma escrita brilhante que transcende a balela do romance que romanceia um amor dos sonhos, nessa obra você não anseia por esse amor, pelo contrário, você sente ele, te dói e é isso que faz essa obra ser tão potente

Antonio 30/05/2024

História sensível e necessária
O livro possui uma escrita que mescla passado e presente, em uma prosa que é quase poética, com boa dose de experimentação e criação de palavras e expressões, que pode dificultar um pouco seguir o fio da narrativa em algumas passagens. Mas vale pela coragem criativa e pela beleza da narrativa e personagens.

Nayara.Nairne 30/05/2024

Eu estava com bastabte expectativa, e amei o desenvolvimento do livro, mas fiquei triste com o final, queria um final nem que fosse triste.

Arthur.Borel 28/05/2024

A Palavra tocante e misteriosa que Resta
Definitivamente um dos livros com a escrita mais diferente que eu já li. A narração de maneira mais solta, misturando descrição com falas e pensamentos, com pontuações erradas e erros gramaticais propositais, conseguem ambientar perfeitamente tanto os locais onde a história se passa quanto o proprio dilema e dificuldade do personagem principal por ser analfabeto.

A história pode acabar sendo frustrante para alguns por causa do final, mas eu sinceramente entendi o objetivo do autor e também a simbologia por trás, e no fim, mesmo ficando com um pouco de raiva, admito, era o final ideal para a história.

Indo pro lado de enredo mesmo, me surpreendeu a maneira crua e real que as situações de preconceito são apresentadas, tem cenas que você fica incrivelmente apreensivo e com revolta. A obra pra mim também não é um romance por assim dizer, no fim o foco mesmo são os dilemas do personagem quanto a sua sexualidade e decisões de vida.

Foi uma leitura pra mim bem edificante, e me fez perceber o tamanho dos privilégios que tenho vivendo no mundo de hoje, desde poder amar quem quiser, até com o acesso a educação, que é um pilar extremamente importante no convivio social, mas que infelizmente não são todos que tem ou tiveram acesso a isso.

karol 28/05/2024

Tinha interesse em ler esse livro faz um tempo, mas nunca dava prioridade, até que finalmente consegui realizar um desejo antigo: integrar o clube de leitura do canal literature-se.

calhou que a leitura de maio foi justamente essa e me vi sem ter mais como fugir dele. é agora, ia ler. e bom, eu li. ainda bem que fiz isso, diga-se de passagem.

a premissa já é arrebatadora, alguém idoso que busca se alfabetizar para ler uma carta que carrega consigo de um antigo amor. um amor que foi forçadamente separado e no final, só as palavras que restaram, como o próprio título diz.

a separação por si só é algo que dói, porém acompanhar o que ela gerou na vida de raimundo foi muito mais doloroso. e acho que dor é um sentimento que perpassa toda a narrativa, desde o sofrimento do seu pai com o irmão dalberto, da sua mãe com os gêmeos, de cícero, de suzanný... gostei muito de conhecer esses personagens. ri, chorei e fui tocada por eles em muitos momentos.

a escrita de stênio foi uma surpresa positiva. não sabia o que esperar e fui presentada com um texto muito poético. nem sempre esse tom poético me agrada, no entanto stênio consegue entregar isso com qualidade.

enfim, estou feliz com a leitura. acho que todos deveriam dar, pelo menos, uma oportunidade a esse lindo livro.