Rinha de galos María Fernanda Ampuero

viscerais,
intensas,
perturbadoras,
indescritíveis...
Até que ponto o ambiente familiar pode ser cruel, brutal, destruidor?
Mulheres e crianças são os alvos das inúmeras violências narradas por Ampuero.
Um livro magnífico que aborda de forma crua o que de pior existe na raça humana.
A narrativa mistura realismo fantástico e terror mas, o mais pertubador, é sabermos que todas as estórias podem ocorrer, de verdade, em algum tempo/espaço.

Duas das narrativas mais impactantes estão nos contos Leilão e Luto.
Em "Leilão" uma menina é filha de um criador de galos de rinha que, por si só, já é um símbolo de crueldade com os animais. Seu pai a obriga a frequentar as rinhas e, inclusive, a recolher os animais destroçados e, se ela reclama, ele a chama de "mulherzinha". Neste ambiente extremamente tóxico, ela fica a mercê de toda sorte de humilhações.

Em "Luto", uma menina, flagrada pelo irmão mais velho se "tocando", vira alvo de sua ira que, em nome da moralidade, passa a tomar atitudes as mais bizarras e desumanas. Inenarráveis.

A podridão se faz presente em todas as estórias, em maior ou menor grau, mas não passamos imunes por nenhuma delas e a autora mostra porque é uma das personalidades mais importantes, tanto no Equador, como na Espanha, onde reside atualmente.

A América Latina vive um momento muito especial na literatura produzida por mulheres, com uma geração de escritoras donas de textos muito potentes, impactantes, alguns com pinceladas de terror, onde podemos incluir, além de Maria Fernanda Ampuero, Mariana Enriquez, Samantha Schweblin, Maria José Ferrada, dentre outras.

Não preciso nem alertar que tem inúmeros gatilhos, praticamente uma metralhadora, mas os noticiários podem ser ainda piores.

Pelo menos, aqui, temos literatura de primeira.

Milena 22/05/2022

Rinha de galos
Contos narrados tendo a violência como pano de fundo, descritos de forma bastante visceral. (des) Construção da família, abuso e a realidade escancarada de pessoas transformadas por esse espetáculo do ódio! Pesado, crítico, te põe a refletir sobre as relações humanas.

molzi 13/05/2022

muito pesado e intenso. apesar de ser uma leitura rápida, sinto que vai demorar um tempinho pra digerir tudo.

Jardii 18/04/2022

Pesado.
São contos pesados mas necessários.
Tiveram dois que não gostei nenhum pouco, mas mesmo assim tentei lê-los. Foi meu primeiro contato com a autora e pretendo ler outros dela.

Gabriel.Juca 17/04/2022

Rinha de Galos é uma leitura densa, impactante. Nesta obra, a autora usa de uma narrativa crua para passar ao leitor a sensação de desconforto com a violência. Com a imagem feminina centralizada em todos os contos, testemunhamos desde abandono parental a pedofilia, fazendo com que a leitura seja intragável, ao mesmo tempo que te deixa com vontade de saber o que irá abordar o próximo conto. Apesar de a violência ser uma protagonista nesses contos, ela não está aqui jogada como algo banal. Tudo é justificado e cada conto guarda no seu desfecho algo para refletir.

Rodrigo 20/03/2022

Visceral
Visceral e impactante. Cada conto traz as mazelas de ser mulher em um mundo machista e tão sexista.
Tensão, terror, incesto, violência, racismo e outros temas polêmicos que nos fazem repensar nisso papel no mundo.

Mello 06/03/2022

Leitura pra quem tem estômago. São pequenas histórias sempre muito fortes. Violência, estupro, incesto, morte estão presentes em todos os contos. É forte. E também é muito bom.

Hugo 04/03/2022

Incômodo, mas fabuloso
Com certeza, um dos melhors livros que já li nos ultimos anos. Em seu primeiro livro de contos, Maria Fernanda Ampuero, traz 13 contos incomôdos, que faz o leitor ficar de queixo caido a cada narrativa. Difícil escolher o melhor conto, mas se tivesse que escolher, com certeza, "O leilão" e "Nam" estariam entre eles. Recomendo a leitura, mas fica o aviso que não são para quem tem estomago fraco.

V_______ 01/03/2022

Rinha de galos
Um livro de contos de terror para deixar muitos mestres do terror no chinelo ! Porém não é um livro de terror, e talvez isso seja justamente o que torne as coisas mais aterrorizantes.
São histórias carregadas de abusos, sejam psicológicos, físicos, ou ambos, em sua maioria contra mulheres, María Fernanda Ampuero não poupa o leitor e não censura as atrocidades por qual as personagens são submetidas, de forma que as vezes precisamos de um "ar" para seguir a leitura, é um livro que causa incômodo, asco e revolta, porque no geral evitamos a violência e fingimos que está longe, apesar de vê-la todas dias nos jornais. O Equador não é um país tão diferente do nosso, a desigualdade social, economica e o modo enraizado que os latinos (Não que outros povos não tenham) de que a mulher é objeto e propriedade torna as histórias aqui mais verossímeis e próximas.
O livro é bem escrito, e apesar dos contos serem curtos são facilmente envolventes, é um livro que certamente recomendo, mas deixo de sobreaviso que se preparem.

SimoneSMM 01/03/2022

Um livro sobre violência, física e psicológica. São 13 contos que nos colocam cara com essa violência.
O conto que dá título ao livro parece uma metáfora para a relação entre uma menina e seu pai, no qual a convivência com a violência a faz descobrir meios de se manter viva. " Monstros" é muito o Brasil de hoje, com "agregados", empregados, abusados desde sempre, mostrando como os corpos femininos não têm valor, sendo rotulados, desrespeitados, violados, e o quanto a criança não tem voz nem credibilidade. Em "Nam" tem a sutileza do tema estudado pelos adolescentes ("O que é o ser"?), ao mesmo tempo em que eles vão se descobrindo e se construindo.
Enfim, há um encadeamento dos temas e títulos que se conectam, e motivos que se repetem, como monstros, gêmeos, sexo relacionado a ambiente sujo... e em alguns momentos, surge o onírico, o fantástico. Mas os temas são bem reais e dolorosos.

Thami 27/02/2022

Vira página
Gostei da leitura mas me desapontou as repetições de obviedades ao longo do livro. A maioria dos contos deixa tudo muito claro e muitas vezes já sabemos qual será o fim. Quando não acontece, preferia que não fosse o caso rs
Porém, os contos pegam, vc fica na curiosidade do que está acontecendo, gostei disso.

M. S. Rossetti 23/02/2022

Achado imperdível
A autora equatoriana me surpreendeu positivamente. O livro de contos é repleto de tramas impactantes. A violência é iminente ou mesmo concreta, o que gera um desconforto que logo é contrabalançado com a excelente qualidade literária.

cafeína_ebórea 06/02/2022

Se eu colocar, o Skoob censura haha
Os contos são gráficos, a escrita é forte e impactante. Um soco a cada parágrafo. Os mais puritanos podem ficar chocados kk.
Amei os contos "Cristo", "Paixão" e "Luto", porém são todo incríveis e, pra quem gosta de livros mais viscerais certamente não irá se arrepender!

romulorocha 11/01/2022

Rinha de galos, de Maria Fernanda Ampuero - 9/10
Alerta de gatilho - [violência contra mulheres]

?Tudo que apodrece forma uma família? (Fabián Casas)? ?Sou um monstro ou isso é ser uma pessoa?? (Clarice Lispector). Com essas duas frases a escritora equatoriana e responsável pelo Plano Nacional do Livro e Leitura de seu país, Maria Fernanda Ampuero, já nos dá fortes indícios do que nos aguarda logo à frente. Em Rinha de galos, a autora reúne uma série de contos sobre aspectos da humanidade reais e notórios, mas que por vezes são silenciados ou esquecidos. Aqui não, Ampuero os descortina, sem enfeites ou rodeios, lembrando-nos e denunciando, através de diferentes narrativas, um fenômeno em comum: a violência e os abusos às mulheres.

Este foi um livro difícil de ler. Desde violência doméstica a estupro, feminicídio, tráfico de mulheres e cárcere privado, cada conto é um lugar do coração que dói e que nos mostra o que seres humanos, mais especificamente, homens são capazes de fazer. Vale destacar, não são psicopatas! São pais, tios, filhos, irmãos, amigos. Esses homens têm uma vida ?normal?, pois a sociedade ?normaliza? tais abusos. Ler este livro é uma forma dolorosa, mas necessária, de nos lembrar que isso precisa mudar.

Importante: se você já sofreu ou está sofrendo algum tipo de abuso, denuncie. Existe um serviço com uma equipe de profissionais para te auxiliar neste processo através do #disque100.

#resenhasdoromulo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6