A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Gab 06/05/2021

A Psicologia Financeira
Nesse best seller Morgan Housel nos trás uma outra perspectiva sobre o mundo das finanças, não focado na prática dos investimentos, mas sim na cabeça do investidor e quais são os caminhos e as ciladas que encontramos no mundo dos investimentos.

Diego 20/06/2021

Finanças pessoais são basicamente decisões do dia-a-dia
Um ótimo livro que reforça que finanças pessoais não é Matemática avançada e sim sobre nossa humanidade e como nossas emoções afetam e são afetadas por nossas decisões no dia-a-dia.
Housel mostra a importância de se preparar para o imprevisto, da importância de guardar dinheiro. Também mostra a diferença entre ser Rico e ter Fortuna.
A cada capítulo temos que respirar e pensar no que Housel mostra antes mesmo de passar para o próximo caítulo.

Robson279 28/05/2024

A psicologia diretamente no área financeira
Nesse livro, o autor trás exemplos de como a área psicológica de nossas vidas afeta diretamente a nossa vida financeira, nos ensinando a poupar e como o mundo nos incita a gastar e como podemos mudar e aproveitar as oportunidades para crescer em meio a um mundo que somos bombardeados a gastos impensáveis

Alini10 19/04/2024

Tema finanças abordado de maneira acessível e com fatos históricos. Não se propõe como receita a ser seguida, exceto por recomendar que você tenha algum nível de clareza sobre si e o que é importante para você quando o assunto é dinheiro.

mathevs 23/09/2021

JOGUE O SEU JOGO!
Mais uma leitura sobre finanças pessoas/educação financeira.
Sinceramente gostei muito desse livro, uma abordagem prática, elucidativa, sem muita enrolação ou devaneios.
Com essa leitura pude concretizar alguns pensamentos sobre finanças.
1. Não é só sobre quantidade, as finanças vão muito além dos números
2. Autoconhecimento também é importante quando falamos de finanças
3. Suficiente não é pouco
4. O tempo é essencial para ter bons retornos
5. Nem sempre o racional é a melhor jogada, as vezes o razoável basta
6. Você está disposto a pagar o preço?
7. Não se compare com quem não joga o mesmo jogo que você

Recomendo essa leitura a todos!!!

Zeki 13/04/2022

Incrível
O livro vem com fatos históricos que marcaram, as vidas dos americanos desde a segunda Guerra mundial, até os dias de hoje. Mostra também, exemplos de pessoas que com situações financeiras bem humildes, conseguiram elevar o patrimônio ao longo da vida, e claro, mostra também como pessoas que "nasceram com o dom do investimento", como elas conquistaram tamanha fortuna, isso tudo em cada período onde a economia teve seus altos e baixos nos EUA.

Anderson.Coelho 13/07/2021

A psicologia financeira
A abordagem do livro é simples e foge de todos os óbvios ao falar sobre finanças.
O autor fala das emoções ao lidarmos com o dinheiro também traz muito sobre as questões
do paradigma de dinheiro x felicidade.
Ele defende ?o seu jeito? de investir, não procurar apenas replicar o que você vê ou escuta sobre investimentos, em um pequeno trecho ele fala que 95% dos gestores de fundos americanos não investem nos próprios fundos que ?vendem para seus clientes. Ou seja, Busque a sua segurança financeira e durma seguro.
Ele se preocupa mais com a emoção financeira
do que a razão.Tudo isso baseado em fatos históricos do estilo de vida dos americanos
sem dúvidas é um ótimo livro e tem uma excelente abordagem.

Erick Simões 15/02/2023

O livro é bem legal, de fácil leitura e bem completo. Acho os pontos levantados completamente válidos e bem mais realistas do que a maioria dos livros que leio sobre esse tipo de assunto. Agora quanto ao que dá mais resultado, esse ou aqueles, não sei dizer. Leitura válida e recomendada :)

Miguel Eduardo 13/07/2023

Necessário
Para quem está iniciando nas finanças é um bom livro, com ele é possível se ter ideia de como funcione o mundo dos investimentos, você consegue estar mais próximo do pensamento do investidor. Recomendo pois nos mostra detalhes básicos para início.

Mariana113 10/05/2022

Eu simplesmente adorei esse livro. Se a gente não mudar essa mentalidade de que luxo=felicidade iremos gastar cada vez mais sem necessidade.

Bekampos 24/07/2022

Psicologia muito além da financeira
O livro nos traz conceitos bem amplos em relação à como nossa mente trabalha em relação ao dinheiro.
Ele foge do padrão de livros financeiros, onde o foco é onde investir, e passa a tratar de questões importantes sobre a programação mental e pré disposição a como lidar com o dinheiro, risco, estilo de vida e gastos.
Amém disso, seus ensinamentos podem e devem ser usados em outras áreas da vida, não se limitando a melhorar nossa condição financeira mas também aprimorar a maneira como encaramos outros aspectos da vida.

Lucas 05/03/2023

Se o seu foco é aprender a investir melhor, esse livro está longe de ser bom. Entretanto, o livro traz muitos aspectos e exemplos psicológicos que nos fazem refletir muito da forma que enxergamos o dinheiro, o mercado e os investimentos.

Destaque positivo para a linguagem de fácil entendimento, as analogias feitas para a compreensão dos argumentos do autor e as fontes utilizadas que terminam por dar mais credibilidade na argumentação.

A única parte que não me atraiu muito foi o pós escrito (quando o livro já havia acabado), pois comentava muito sobre o crescimentos dos Estados Unidos no período pós guerra, e por mais que tenha vários aspectos interessantes na parte de comportamento de consumo e decisões financeiras que foram construídas ao longo dos anos, eu não me interessei muito pelo único fato de história dos Estados Unidos não ser algo interessante para mim.

Eichelberg 15/04/2022

A psicolgia financeira
Um livro que apresenta uma leitura leve e de fácil compreensão, através de histórias interessantes e exemplos verdadeiros sobre finanças. O autor nos faz pensar melhor na maneira como lidamos com o dinheiro e nos ensina a compreender algumas teorias e ressignificar alguns conceitos.

Boas decisões nem sempre são racionais. Em algum momento, você precisa escolher entre ser feliz ou "ter razão".