Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Ana Paula 01/02/2022

Essa é a minha primeiraa experiência de leitura deste autor, nesta obra que é uma espécie de autobiografia da própria vida do autor, que nasceu no Vietnã, em 1988, e ainda criança asilou-se nos Estados Unidos. A saída da família da terra natal aconteceu porque o governo comunista passou a persegui-la por  ser miscigenada. O avô de Ocean era um soldado americano que lutava na Guerra do Vietnã, quando se casou com sua avó vietnamita. O romance é apresentado na forma de uma longa carta de Ocean para a mãe, que não a lerá por ser analfabeta. Talvez  este detalhe tenha incentivado descrições tão honestas e viscerais. O seu relato mistura memórias da  infância, adolescência e início da idade adulta, com flashes da vida da sua avó e da sua mãe, ambas profundamente traumatizadas por causa da Guerra do Vietnã. As duas mulheres têm grande influência sobre Ocean e é claro que os seus traumas acabam reverberando na vida dele. A prosa do autor é bastante poética e aborda temas gerais inerentes aos imigrantes, como: a dificuldade na comunicação, a exclusão social e a discriminação racial. E também temas mais pessoais, como: violência doméstica, despertar da sexualidade, primeiro amor, homossexualidade, drogas, luto, e por aí vai. Há perceptível sensibilidade em tudo, mas em alguns momentos me vi perdida em meio a sua narrativa não linear repleta de metáforas, mas a maneira como foi escrita não funcionou para mim, pois deixou a leitura cansativa em vários momentos.

Milli 09/01/2024

Nao funcionou pra mim?
No inicio eu tava gostando mt do livro, achando bem legal a ideia das cartas p mae. tava achando profundo e emocionante.
mas do meio pro fim achei q se perdeu um pouco, parecia q o autor tava falando da msm coisa o tempo todo e querendo colocar frases de efeito q pra mim n faziam sentido.

moacircaetano 25/08/2023

Belo livro, linguagem poética, embora crua em muitas partes.
O primeiro arco, que trata da mãe, pra mim foi o mais impactante, penso que depois o texto perde um pouco da intensidade e da fluidez.
No geral, uma ótima estreia do autor.

iris 16/06/2023

Que livro lindo, profundo e emocianante. Acho que foi uma das melhores que já li.
Mais uma vez eu com a minha mania de começar um livro sem saber quase nada sobre, iniciei Sobre a Terra Somos Belos por um Instante tendo conhecimento sobre apenas três coisas: um gay, uma mãe que não sabe ler e que ambos são vietnamitas, e acabei me surpreendendo positivamente com a história.
A narrativa mescla elementos da prosa e da poesia. A escrita é belíssima, super rebuscada, poética, cheia de metáforas, e que apesar de tudo isso tornar a leitura um pouco mais difícil, eu prometo que vale muito a pena prosseguir com o livro. Uma das coisas que mais gostei nele, é como o Ocean Vuong exploras de uma forma brilhante várias temáticas relacionadas sobre suas vivências, fazendo reflexões sobre sua vida íntima e sobre o contexto social em sua volta, refletindo sobre a condição de ser queer, imigrante e não branco em um ambiente conservador no interior dos Estados Unidos. Além disso, achei muito interessante como Vuong fala sobre a guerra do Vietnã e como ela impactou diretamente na história de sua família.

ana !! 09/01/2023

me fez pensar muito, todos os temas que ele aborda ao longo da história foram muito interessantes e a profundidade que ele coloca é muito boa, eu fiquei um pouco perdida com a linha temporal e em que época tudo acontecia, as vezes tinham menções a coisas que pareciam muito antigas e depois coisas que parecem ser bem recentes, acho que o autor simplesmente assumiu que todo mundo que ia ler o livro já sabia como era viver nos estados unidos na época que ele era adolescente, o que é uma visão bem estadunidense do mundo pra alguém que tentou tanto falar sobre a ideia de estados unidos pelos olhos de alguém que não se encaixa.
as vezes os fluxos de consciência dele também pareciam muito jogados, aleatórios demais, eu li o livro com muita calma e atenção e mesmo assim parecia que a qualquer momento eu ia me perder sem saber de quem ou sobre o quê exatamente ele estava falando
acho que no final eu vi tanta gente falando bem desse livro que li esperando ser uma leitura cinco estrelas + favorita, então mesmo sendo um livro muito bom ainda me sinto decepcionada por não ter sido uma leitura perfeita como eu esperava :(

Ireuba 08/02/2023

Esse livro tem uma leitura bem lenta e em alguns momentos chega a ser confuso até, porém tem uma narrativa muito poética e em vários momentos fiquei tocada com a história.

savio.jacyntho 11/07/2022

confuso e arrastado
olha...

não sei se o meu mood (péssimo btw) estragou a leitura ou se esse livro realmente não foi feito pra mim.

achei muito confuso, me senti um analfabeto funcional.

ele entrelaça várias histórias ao mesmo tempo juntando algumas metáforas, isso acabou com a minha interpretação.

vi algumas pessoas que respeito o gosto literário falarem superbem desse livro, então ou particularmente o estilo da escrita não me apetece ou eu não estou em um humor apropriado ou eu precise de mais tempo para amadurecer minha leitura.

é isso.
Luísa Lui 19/07/2022minha estante
Mesma coisa comigo!

Claudia 08/09/2023

Fui atropelada pelas palavras deste autor vietnamita. Encantamento, assombro, tristeza, raiva, incômodo são alguns sentimentos que essa leitura despertou em mim.
Recomendo muito!!

Jessica 13/04/2023

Como é bom encontrar um livro que te lembra que ler é, também, apreciar uma obra de arte.

Esse não é um livro fácil. Longe disso. É preciso estar preparado para lidar com as referências às drogas, ao suicídio, ao trauma, à guerra, à homofobia, ao racismo, ao medo, ao desespero, à pobreza, à loucura. É preciso saber que nem todos os trechos serão plenamente compreendidos em uma primeira leitura. E, ainda assim, você não vai conseguir parar de devorar esse livro porque ele fala tanto de como é ser humano, que fica impossível não querer absorver cada palavra desta carta à uma mãe analfabeta.

As críticas à guerra e ao capitalismo, que poderiam tornar a narrativa truncada, se encaixam naturalmente na obra de arte que o autor escreveu para se reencontrar, em um presente doloroso, a partir de um passado de dor e pontas soltas. O livro é um reencontro consigo mesmo, no que há de mais humano das relações humanas: a dor, o amor e o sexo. Nos lembra, perfeitamente, sobre a empatia e a necessidade de ouvir o outro, sem esperar a brecha para dar sua melhor resposta. Exige paciência e peito aberto. Exige que sejamos nós, sem que isso implique em deixar de ser o outro.

Edkarl 20/10/2023

Sobre a terra somos?
A expectativa é inimiga da perfeição, já dizia eu mesma com minhas leituras mais esperadas, que triste fiquei com esse. Um livro que poderia ter 50 páginas tranquilamente, achei mal escrito, não prende não cria um ar poético como achei que seria, pelo contrário, parece frases soltas sem conexão e sem rumo, a história que se conta tinha tudo pra desenrolar em um drama bem escrito cheio de nuances, decepção..

day 07/09/2021

Maravilhoso
A gente achava que era rico . A gente achava que ser rico era um tipo de felicidade ?
Um livro forte,poético ,cheio de amor e dor . A vida de um menino apaixonado pelas mulheres da sua vida ?
Mãe e vó? mulheres sofridas ,destruídas pelas circunstâncias da vida .
Um menino em um país que o vê como um cidadão de segunda classe ?
Um livro sobre amor,dor ,entrega e resistência .

hongjoong 08/07/2023

Você é uma mãe, Mãe. Você também é um monstro. Mas eu também sou - e é por isso que eu não posso me afastar de você. E é por isso que eu peguei a mais solitária criação de deus e te coloquei dentro dela. Veja.

Bruna Chaves 05/07/2023

Estava gostando bastante do livro, mas não sei bem pontuar quando a história passou a ficar mais poética e confusa, nisso perdi bastante interesse e me cansei das metáforas
ademir.telles 10/10/2023minha estante
Foi o que aconteceu comigo... Metáforas precisam ser usadas de modo comedido senão enjoa... Não consegui terminar a leitura.

Flavio56 19/07/2023

História boa, mas uma leitura muito complicada
A história em si é muito boa, mas a leitura é muito difícil. Muito desconexa, não cronológica. É um livro curto, mas demorado pra ser lido.
Fernando 22/07/2023minha estante
Tô quase terminando e estou entendendo pouco....

otaldoraniery 16/01/2022

Bom...
Uma boa proposta, mas execução um pouco lenta e confusa em alguns momentos. Talvez, por ser um livro de memórias, essa seja a intenção, mas acabou se tornando uma leitura de um texto que não inclui o leitor, não o torna parte do processo. Isso nos afasta um pouco da narrativa.