Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Fer 30/01/2022

Intenso e visceral.
Lindo, poético demais. Confesso que em alguns momentos eu fui longe e me perdi um pouco na leitura, dada a densidade e complexidade da escrita do autor.

É um livro que fala sobre amor, ódio, guerra, luto, e relacionamento LGBTQIA+. Não sei se cabe uma releitura no futuro, mas é lindo demais e rendeu muita reflexão.

Giulia.Goedert 30/07/2022

Lindamente poético.
Ocean Vuong apresenta uma obra extremamente poética, triste e bela, onde o imigrante vietnamita Cachorrinho conta sua história repleta de estigmas em forma de carta para sua mãe. Com paralelos incríveis, aborda o envolvimento com drogas, o primeiro amor, a descoberta da homossexualidade e o peso do sentimento de não pertencimento. A leitura foi um pouco difícil pela falta de linearidade dos relatos e da linguagem cheia de sinestesia, mas não perdeu sua beleza. Um livro para ler com o marca texto do lado para destacar as lindas reflexões que faz!

Rafael 17/01/2023

Eis um livro conflitante sobre o que senti lendo e que quase me colocou em uma ressaca literária pesada.
A escrita do autor é surpreendente e me faz querer ler mais obras dele futuramente. É uma leitura fluída, muito bem escrita e com frases de impacto. As temáticas abordadas também são pesadas e necessitam ser mais discutidas a cada dia.
Mas ao mesmo tempo que eu vi potencial na estória, eu não consegui gostar do desenvolvimento dos fatos. Ocorre que a leitura me prendeu até os 30% e depois disso foi uma ladeira abaixo que tive muita dificuldade para terminar o livro. Eu não consegui sentir mais empatia pelo personagem e cada vez mais percebi uma certa superficialidade sobre como as temáticas eram jogadas em um parágrafo e no próximo já estávamos em outro cenário e outro tempo. Tudo pareceu preguiçoso e, em certo ponto, repetitivo.
Entendo que uma certa autobiografia em forma de carta para a mãe que não domina a leitura, mas o relato não trouxe (ao meu ver) nada que a mãe não soubesse ou desconfiasse. Além disso, como mencionei antes, faltou a história.
Fernando 22/07/2023minha estante
Tô entendendo pouco....Socorro

Monica Quintal 26/01/2023

Uma carta de um filho para uma mãe que não sabe ler. Uma mãe que carrega cicatrizes da guerra, que nunca teve conhecimento, que lutou pela sobrevivência de sua família, assim como Lan, sua mãe, uma senhora forte, que muitas vezes manteve aqueles que ama em pé com suas histórias e acolhimentos.
Brutalmente sincero e intenso, esse livro é pura arte, poesia. A historia é contada de forma não linear, como se acompanhássemos o fluxo de memórias e pensamentos do narrador, o Cachorrinho. Que conta detalhes sobre sua infância, a estrutura familiar, seus passados, a descoberta de sua sexualidade, preconceitos e tabus, ressentimentos, luto, violência e muito mais.
A vontade é de destacar o livro inteiro, as metáforas são absurdas, sério. Não achei uma leitura fácil, tanto pela linearidade (flutua entre presente, passado e futuro conforme as memórias vêm) quanto pela profundidade e sentimentos. Mas amei demais a experiência, é um daqueles livros que fazem a gente SENTIR, sabe?

"Naquela noite prometi para mim mesmo que eu jamais ficaria sem palavras quando você precisasse de mim para falar por você."

"A verdade é que nenhum de nós se basta o bastante. Mas isso você já sabe.
A verdade é que eu vim aqui esperando encontrar um motivo para ficar."

"Dizem que nada dura para sempre, mas eles só têm medo que dure por mais tempo do que eles podem amar."

"A verdade é que eu estou preocupado que capturem a gente antes de captarem a gente."

"Uma página, ao virar, é uma asa erguida sem par, e portanto sem voo. E no entanto nós nos movemos."

Bia~* 31/07/2021

Bela leitura
O texto tem diversas passagens inspiradoras, que encantam. Precisei ler com um espaço pra anotar ao lado.
Fora isso, é uma narrativa um pouco (justificadamente) confusa. Trás toda a dor da violência, do preconceito (racial, sexual, de classe social) e da perda.
É uma leitura que precisa ser degustada, sem pressa. Talvez valha um retorno futuro para um segundo olhar.

Ana Paula 01/02/2022

Essa é a minha primeiraa experiência de leitura deste autor, nesta obra que é uma espécie de autobiografia da própria vida do autor, que nasceu no Vietnã, em 1988, e ainda criança asilou-se nos Estados Unidos. A saída da família da terra natal aconteceu porque o governo comunista passou a persegui-la por  ser miscigenada. O avô de Ocean era um soldado americano que lutava na Guerra do Vietnã, quando se casou com sua avó vietnamita. O romance é apresentado na forma de uma longa carta de Ocean para a mãe, que não a lerá por ser analfabeta. Talvez  este detalhe tenha incentivado descrições tão honestas e viscerais. O seu relato mistura memórias da  infância, adolescência e início da idade adulta, com flashes da vida da sua avó e da sua mãe, ambas profundamente traumatizadas por causa da Guerra do Vietnã. As duas mulheres têm grande influência sobre Ocean e é claro que os seus traumas acabam reverberando na vida dele. A prosa do autor é bastante poética e aborda temas gerais inerentes aos imigrantes, como: a dificuldade na comunicação, a exclusão social e a discriminação racial. E também temas mais pessoais, como: violência doméstica, despertar da sexualidade, primeiro amor, homossexualidade, drogas, luto, e por aí vai. Há perceptível sensibilidade em tudo, mas em alguns momentos me vi perdida em meio a sua narrativa não linear repleta de metáforas, mas a maneira como foi escrita não funcionou para mim, pois deixou a leitura cansativa em vários momentos.

Ireuba 08/02/2023

Esse livro tem uma leitura bem lenta e em alguns momentos chega a ser confuso até, porém tem uma narrativa muito poética e em vários momentos fiquei tocada com a história.

Claudia 08/09/2023

Fui atropelada pelas palavras deste autor vietnamita. Encantamento, assombro, tristeza, raiva, incômodo são alguns sentimentos que essa leitura despertou em mim.
Recomendo muito!!

Suelen 01/05/2022

Sobre a Terra Somos Belos por um Instante
Um livro bem diferente do que estou acostumada a ler. No início parecia tudo confuso, mas de repente você se vê preso na história.

Uma mistura de presente, passado e futuro, o que as vezes deixa a leitura confusa, porém sempre com uma sensibilidade incrível.

Odeio livros sem final, mas particularmente esse eu não odiei. Acho que o final termina de repente assim como começou.
Lira18 02/05/2022minha estante
Chocadaaaaa

savio.jacyntho 11/07/2022

confuso e arrastado
olha...

não sei se o meu mood (péssimo btw) estragou a leitura ou se esse livro realmente não foi feito pra mim.

achei muito confuso, me senti um analfabeto funcional.

ele entrelaça várias histórias ao mesmo tempo juntando algumas metáforas, isso acabou com a minha interpretação.

vi algumas pessoas que respeito o gosto literário falarem superbem desse livro, então ou particularmente o estilo da escrita não me apetece ou eu não estou em um humor apropriado ou eu precise de mais tempo para amadurecer minha leitura.

é isso.
Luísa Lui 19/07/2022minha estante
Mesma coisa comigo!

Cristian.Lopes 26/06/2021

Poesia m.forma de romance
Que história repleta de vida e poesia. O autor conta os sentimentos de estar em um não lugar, destrinchado o ser deslocado, corta pela guerra, as descobertas cruas da vida adulta.

Letícia 31/07/2022

Livro poético, belo e triste desde o título até a última página. Devo ter marcado quase o livro inteiro.

moacircaetano 25/08/2023

Belo livro, linguagem poética, embora crua em muitas partes.
O primeiro arco, que trata da mãe, pra mim foi o mais impactante, penso que depois o texto perde um pouco da intensidade e da fluidez.
No geral, uma ótima estreia do autor.

kathiz 11/02/2023

Um livro fora do meu nicho de leitura, mas que me fez refletir
Esse ano resolvi ler outros livros além de fantasia e me deparem com esse. Ele é um romance que foge do comum (pelo menos do meu cotidiano). É um livro com frases poéticas e que me trouxe uma realidade diferente. A parte que eu mais prezo em um livro é o desenvolvimento pessoal do personagem, e eu me vi muito satisfeita com o amadurecimento do personagem principal.
No enredo do livro, o protagonista descreve como é ser vietnamita nos Estados Unidos, como é conviver com as sequelas da Segunda Guerra Mundial que ficaram em sua avó, como é viver com uma renda baixa, ele fala sobre o bullying que sofreu na escola por suas origens e mostra como é descobrir que ele não gosta de garotas.
É uma narrativa sobre amadurecimento, medo, luto e descobertas.
Apesar de tudo pra mim esse foi um livro lindo.

victoria.maria 03/01/2023

um filho vietnamita escreve uma carta pra sua mãe que não sabe ler. a história é carregada de uma sensibilidade de outro mundo, é simplesmente uma escrita poética ao mesmo tempo que cruel. justamente em um contexto de guerra em que estavam submetidos os vietnamitas, essa família se encontra obrigada a se refugiar nos eua, perdendo assim toda a sua historia como um povo de cultura diferente, estando as margens da miséria, racismo, homofobia e xenofobia. nesse cenário, o autor escreve sutilmente o desenvolvimento dessa relação de mãe e filho.