Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

wwlfstar 30/04/2021

O impacto que esse livro causa é indescritível. Ele é sincero, vulnerável, necessário. Sequer sei como expressar tudo o que eu senti durante a leitura. Recomendo demais!

Simone MK 11/05/2021

Fiquei ansiosa para ler esse livro por causa do título, capa (quem nunca?) e inúmeras resenhas positivas da Amazon americana... O livro foi escrito como uma (longa) carta (poesia em forma de prosa) de um jovem vietnamita para sua mãe, que não sabe ler. Tem um estilo de narrativa que pode causar estranheza e que não é do gosto de todos. A leitura é até rápida, porém achei maçante em alguns trechos e me forcei a terminar! Comecei a ler pensando se tratar de uma coisa, mas era outra! Acho que é um livro que atende um nicho específico, o que não é o meu caso, não é o meu tipo de livro.

É um livro denso, triste, sofrido... Aborda temas como: Guerra e suas consequências, discriminação racial e de gênero, imigração, processo de descoberta e aceitação da homossexualidade, vício em drogas e medicamentos. ⚠️ Alerta: Algumas passagens são pesadas e descritas de forma bem gráfica.

bru241 31/05/2023

Que escrita intimista e devastadora. Uma carta cujo destinatário será incapaz de ler. Em vários momentos dessa leitura me senti abatida e incomodada, porém não foi pela má escrita, pelo contrário, senti um imenso desalento pelo teor confessionário dessa obra. Ocean narra como uma guerra pode marcar o mais profundo da alma humana, mesmo que você tenha feito de todo para deixá-la para trás.

Talvez as cruas palavras tenham sido despejadas, pois ele sabe exatamente que sua mãe nunca saberá o significado delas, nada além desse motivo. A violência não está somente no campo de guerra, pode estar na sua mente e na sua casa, mesmo você tentando correr dela. Quando a guerra acaba? Esse livro é sobre marcas desses conflitos, dificuldades de ser um imigrante em um pais com muita xenofobia e a constante descoberta sobre si mesmo.

?Quando uma guerra acaba? Quando eu vou poder dizer o teu nome e fazer com que ele signifique apenas o teu nome e não o que você deixou pra trás??

Marília 26/12/2023

Poético e surpreendente
Faz uns dias que terminei a leitura e sigo impactada pela história. Foi minha primeira experiência com a escrita de Ocean Vuong e foi uma feliz descoberta, eu não poderia estar mais encantada. O traço poético em cada parágrafo, a força de uma história de luta e guerra, um relacionamento inesperado.

Você passará alguns dias imerso no universo do autor e se sentirá parte da história.

Fazia tempo que não lia algo que me deixava extasiada e com vontade de consumir todo o resto da obra do autor.

Recomendo!

júlia 05/06/2022

Peguei esse livro por indicação de uma amiga e sinceramente não achei que seria o meu estilo, porque não sou de ler coisas extremamente poéticas, mas isso aqui me surpreendeu. Obviamente, no início eu tive um leve estranhamento com o jeito que esse livro é descrito, e como se passa a história, mas do meio pro final eu já estava completamente envolvida, a história é linda, a escrita é maravilhosa e realmente me emocionou (coisa que não é tão fácil assim em livros)!

clara! (taylor's version) 08/09/2023

Leitura obrigatória, um livro que consegue tratar sobre assuntos inimagináveis no contexto de uma família vietnamita superando a guerra. cada página vale a pena.
fontbooks 08/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Gabriel_dyd 24/02/2023

Linn da quebrada do Vietnã
Talvez um dos livros mais difíceis de se escrever uma resenha,por conta de sua narrativa crua e que leva muito tempo para se digerir tudo.Com seus debates sobre a vida,religião,sexualidade,pertencimento,entre outros,Ocean Vuong teçe uma realidade tão severa e tão real que muitas vezes me fez parar de ler para conseguir absorver tudo.

Não vou mentir que entenderia se uma pessoa não gostasse desse livro,uma vez que sua narrativa é bem lenta em alguns pontos e a forma de escrever bem poética;a ponto de um debate puxar outro que puxa outro e que procede para uma frase sobre lápis e por do sol.

Porém a forma como Ocean escreve sobre a solidão queer,sobre ancestralidade e sobre a dificuldade de se auto explicar foi o que realmente me encantou nessa leitura.E,tais discussões me lembraram muito das falas da linn da quebrada,e da sua trajetória para se auto aceitar;assim,deixo uma fala da linn que para mim representa muito o ?Cachorrinho?:

?Sou chorona, determinada, corajosa, mas tenho muito medo. Sou complexa. Eu fracassei. Sou um fracasso de tudo que esperavam que eu fosse. Não sou homem, não sou mulher, sou travesti! Essa sou eu e por isso estou aqui.?

-Nyx 11/08/2022

- Legal '
- Bom, o começo do livro me prendeu bastante, a forma florida e descritiva de escrever chamou a minha atenção e eu não conseguia parar de ler. Depois de um tempo, quando já estava perto do final da leitura, senti que o autor se perdeu, parecia não ter mais o que escrever e só ficou preenchendo espaço. Ao meu ver, a partir desse ponto a leitura se tornou arrastada e pouco atrativa. '

Rafael 17/01/2023

Eis um livro conflitante sobre o que senti lendo e que quase me colocou em uma ressaca literária pesada.
A escrita do autor é surpreendente e me faz querer ler mais obras dele futuramente. É uma leitura fluída, muito bem escrita e com frases de impacto. As temáticas abordadas também são pesadas e necessitam ser mais discutidas a cada dia.
Mas ao mesmo tempo que eu vi potencial na estória, eu não consegui gostar do desenvolvimento dos fatos. Ocorre que a leitura me prendeu até os 30% e depois disso foi uma ladeira abaixo que tive muita dificuldade para terminar o livro. Eu não consegui sentir mais empatia pelo personagem e cada vez mais percebi uma certa superficialidade sobre como as temáticas eram jogadas em um parágrafo e no próximo já estávamos em outro cenário e outro tempo. Tudo pareceu preguiçoso e, em certo ponto, repetitivo.
Entendo que uma certa autobiografia em forma de carta para a mãe que não domina a leitura, mas o relato não trouxe (ao meu ver) nada que a mãe não soubesse ou desconfiasse. Além disso, como mencionei antes, faltou a história.
Fernando 22/07/2023minha estante
Tô entendendo pouco....Socorro

Giulia.Goedert 30/07/2022

Lindamente poético.
Ocean Vuong apresenta uma obra extremamente poética, triste e bela, onde o imigrante vietnamita Cachorrinho conta sua história repleta de estigmas em forma de carta para sua mãe. Com paralelos incríveis, aborda o envolvimento com drogas, o primeiro amor, a descoberta da homossexualidade e o peso do sentimento de não pertencimento. A leitura foi um pouco difícil pela falta de linearidade dos relatos e da linguagem cheia de sinestesia, mas não perdeu sua beleza. Um livro para ler com o marca texto do lado para destacar as lindas reflexões que faz!

samuca 30/06/2022

Colocar para fora o que não cabe no peito
Uma carta dirigida para a mãe. Uma conversa com o passado. Nesse livro, marcado por uma escrita poética é um mergulho na trajetória de uma família vietnamita.
Um filho que dá voz as palavras que são dirigidas a sua mãe.

Um livro profundo que aborda dos amores como também as dores.
DANILÃO1505 30/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Sara 22/01/2022

algum dia poderei dizer teu nome e fazer que isso signifique apenas o teu nome e não o que voce deixou para trás?
"Se comparado com a historia do nosso planeta, uma vida individual é tão curta, um piscar de olhos, como dizem então ser belo, mesmo que do dia em que voce nasce até o dia em que voce morre, é ser belo apenas por um instante"
Esse livro é muito bom, é uma narrativa curta e tem momentos em que não parece ser linear. A narrativa é sobre uma família Vietnamita e o impactos da imigração no contexto de guerra, mas muito mais que isso foca da relação mãe e filho dos dois protagonistas, meus elogios são principalmente a capacidade de trazer tantas dimensões aos personagens, ninguém ali parece se encaixar em uma definição simples, são personagens complexos com problemas complexos e que fazem parte de minorias sem serem reduzidos a isso mas sem também deixar a consequências como algo que não existe, dá pra ver que o objetivo é muito de reflexão sobre pequenos momentos, sobre a relação com os outros e com o contexto, é simplesmente um livro realista e belo que apresenta personagens com muitas camadas e complexidade. Recomendo muito

Larissa1218 13/08/2022

Bom e ruim pelo mesmo motivo
Não dá pra negar que Ocean Vuong escreve muito bem e tem um estilo muito particular. Geralmente gosto desse tipo de escrita, e gostei aqui também. Mas ao mesmo tempo que em certos momentos essa escrita me aproximava da narrativa, em outros momentos ela me afastava. Algumas vezes faltou nela linearidade, o texto parecia vários fragmentos desconexos.
Sobre a terra somos belos por um instante é uma história muito sensível e tocante, por isso gostaria que a narrativa tivesse sido mais concreta e um pouco menos abstrata.

Gabs 29/01/2023

Não tenho certeza da nota pra esse livro. Leitura foi lenta e confusa em determinados pontos mas acredito que era pra ser assim mesmo. É o relato de uma vida, de dores, de memórias e histórias passadas por gerações.

Pamela 27/12/2023

"A memória é uma segunda chance."
Eu queria entender como existem mentes tão sensíveis, capazes de criar algo tão íntimo e sincero como esse tipo de escrita.
Tem uma exploração dos sentimentos, das relações familiares e românticas que deixa a gente com vontade de chorar, ou de tomar meia garrafa de vinho mesmo.
Da pra ver a veia poética do autor neste livro, ele escrevia poesia em um formato diferente, mas não muda muito neste livro, toda frase é construída de um visão poética e brutal.
É de um brutalidade que vem com a realidade sabe.
Todo mundo nesse livro é um monstro ou tem os seus, e mesmo assim trazem a beleza de ser humano consigo.