Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Val 17/04/2021

Sobre a Terra Somos Belos por um Instante
Pense em como você escreveria uma carta para a sua mãe, viva ou perecida, relembrando a vida em comum, o cotidiano compartilhado, os convivas, os momentos ruins e os bons. Como seria? Ah, e não esqueça que sua mãe não sabe ler.
Aqui, neste caso, teria que dosar sua escrita com boas porções poéticas. Pois estou falando do inebriante romance epistolar do poeta vietnamita-americano Ocean Vuong, em sua obra de estreia como romancista Sobre a Terra Somos Belos por um Instante. Este é o mais recente lançamento da Editora Rocco, celebrado vigorosamente pela crítica internacional, principalmente a norte-americana. E você só vai entender esse título após concluir a leitura da obra.
Uma leitura prazerosa que faz-nos lembrar, em certas passagens, situações similares ou próximas de algumas que também vivenciamos com nossa família. Mas, certamente, não as escreveríamos em qualquer carta. Mas Vuong, num trabalho autobiográfico, consegue valoriza-las entremeando passado e presente, num misto de narrativa literária com carta-narrativa. Traz à luz vidas diferenciadas, de mundos díspares, e coloca em cheque como podemos curar e resgatar uns aos outros sem abandonar quem somos.

Seu texto é explendoroso. Sem contextações: “Acordo com o som de um animal aflito. O quarto tão escuro que nem sei dizer se meus olhos estão abertos. Uma brisa passa pela janela rachada, e com ela entra a noite de agosto. ...Eu me equilibro no ar negro e vou rumo ao corredor.”
Sua crítica social é suave, ao tempo que ferina e realista, principalmente no contexto da Guerra do Vietnã, seus sobreviventes e interação com os jovens soldados americanos, quase meninos, e a vida de imigrantes na América. Trata do preconceito racial e religioso ao relembrar para a mãe suas passagens como “invisíveis” aos olhos americanos por não falarem o inglês corretamente. Versa sobre perdas; perdas terríveis. Sobre aprendizados e conquistas, lentas, suaves e profundas.
Passagens magistrais serão inesquecíveis, como o trabalho de manicure numa senhora amputada, ou o porquê crianças vietnamitas são chamadas por nomes terríveis. Ou, ainda, a importância da palavra “desculpe”. E alguém se encontrando e encontrando alguém numa fazenda de tabaco. Ou, emocionatemente, a volta de um feto num sonho.
De forma bastante criativa, de repente Vuong narra um fato diferente, estranho ao assunto que vinha abordando e, num jogo de palavras em transição, vai desvendar a dessemelhança numa ligação de história inesperada. Uma técnica literária dificil e rara, mas extremamente encantadora. Assim como ele trabalha os jogos de palavras como trocadilhos de idéias que se completam. Literariamente brilhantes, pois este é um livro para as pessoas sensíveis ou as dispostas a sê-lo.

Em mais uma incrível sacada, no terço final da obra, para nos fazer crer que o texto foi escrito por um drogado, vários trechos parecem-nos incompreenssíveis, como se resultante realmente da escrita elaborada sob o efeito de narcóticos. Se assim não for. Apesar de o sexo ser tratado com poesia, transmuta-se em algo que poderia ser violento, mas é apenas colocado aqui como algo verdadeiro e fortuito. Descrições explícitas de atos em exageros de detalhes – até escatológicos - imaculam a obra apenas por destoarem de seu contexto geral.
Assim, como num grande poema, sua especialidade, Ocean Vuong, a grande revelação literária americana, brinda-nos com um pequeno compêndio de contos de sobrevivência sempre dos mesmos personagens. A sobrevivência no cotidiano. Os destroços e os resumos de um sonho.
Exatamente isso. Sobre a terra somos belos por um instante. Uma obra diferente, encantadora. Nos limites da linguagem.
Valdemir Martins

Val 17/07/2021minha estante
Tks

Surrender_Nih 31/12/2023

O poder das lembranças
Eu comecei esse no natal, sentada no chão da cozinha enquanto todos dormiam, e terminei em plena véspera de ano novo. Devo dizer que foi uma experiência e tanto.

Esse livro torna-se quase intimo demais. Vivenciar as memórias de alguém é algo especial. Entender a infância de um não-americano nos Estados Unidos foi algo bem interessante também.

Eu esperava que fosse um pouco diferente, mas gostei muito de ler esse livro independente das minhas expectativas iniciais. Mas devo dizer que pode não ser o tipo de livro que todos apreciem.

Enfim, terminada minha jornada de livros de 2023 e que venha 2024.

. Quotes:

"Estou escrevendo porque me disseram para nunca começar uma frase com porque. Mas eu não estava tentando fazer uma frase - estava tentando me libertar. Porque a liberdade, eu ouvi dizer, é apenas a distância entre o caçador e a sua presa."

"É um belo país, ela ouviu dizer, dependendo de quem você é."

Ronan 26/05/2021

"Às vezes, quando estou desatento, penso que sobreviver é fácil; é só continuar indo em frente com o que você tem, ou com o que restou do que te deram, até alguma coisa mudar - ou você perceber, enfim que você pode mudar sem desaparecer, que a única coisa que você precisava fazer era esperar a tempestade passar por você e você descobre que - sim - o teu nome continua atrelado a uma coisa viva."
Mig 27/05/2021minha estante
LIVRO PERFEITO AVISA

Ronan 28/05/2021minha estante
Perfeito demais ???

Pri 17/12/2021

Livro solicitado pelo clube do livro que participo e, sendo bem sincera, achei uma leitura muito maçante. Não me apaguei nem um pouco aos personagens e a história não me prendeu em nada.

João Paulo 23/06/2022

Poético
Um dos livros com a escrita mais bela que já li. O livro é poesia do início ao fim. O autor consegue te conectar com sua história e sentir todas emoções que o mesmo viveu. Uma história necessária e inesquecível.
savio.jacyntho 23/06/2022minha estante
vou começar hooooje!!!!!!!

João Paulo 23/06/2022minha estante
Espero que sua experiência seja tão boa quanto a minha ?

asiwithbooks 15/07/2021

É muito complicado colocar em palavras tudo o que senti enquanto li esse livro. Essa ideia de serem cartas que Vuong escreve à mãe, que é analfabeta, e então nunca irá ler, nos trás também um sentimento de confissão que nunca será descoberta a quem mais deveria saber desse relato.
E que relato! Confesso que esse é meu primeiro contato com o autor, mas assim que terminei de ler já deixei na minha lista seu livro de poesia. A escrita de Ocean Vuong fez com que eu devorasse esse livro, mesmo que ainda tenha demorado um tempo, já que em vários momentos me vi parando para absorver o que tinha acabado de ler.
Os assuntos contidos no livro falam sobre aspectos pessoais da vida de Vuong, que sua mãe até sabe o que seja, mas pode não saber a profundidade e os sentimentos do filho sobre as situações que ele passou.
Acredito que autobiografias vão além de uma forma conhecermos qualquer um que decide contar sua história por seu ponto de vista, mas são nessas obras que podemos olhar para o mundo com o olhar de quem está nos contando essa história. Conhecer Vuong por sua história de vida pode ser uma grande abertura para conhecer suas obras e compreender sua visão de mundo.

karolina 31/01/2023

"para minha mãe"
?' (5/5)

"para minha mãe"

"e foi ai que eu parei. foi ai que eu decidi te escrever. você que ainda esta viva"
"estou escrevendo para voltar no tempo"
"a propria impossibilidade de você ler isso é o que possibilita que eu conte."

como eu começo sobre o que foi esse livro. foi uma historia realmente impactante cara, cada parte que se passava eu chorava mais. ele é um livro escrito em cartas de um filho, pra uma mãe, que não sabe ler, e cada carta vai voltando nas memórias dessa família e é simplesmente tudo! extremamente bem escrito, e pega muito no sentimento do leitor.

"eu quero te dizer a verdade, e ja falei sobre rios largos"
"então, eu te contei a verdade"
"deixa eu começar de novo. querida mãe, estou escrevendo para chegar até você - ainda que cada palavra que eu ponha no papel fique uma palavra mais longe do que você esta"

eu li não sabendo do plot nem nada, mas a cada página que eu virava, cada, mais lagrimas.

"quarenta e nove pessoas morreram, era uma boate gay"

esse é um livro que eu recomendo todo mundo ler ele pelo menos uma vez na vida, é uma leitura obrigatória, serio, muito tocante. boa leitura a todess sz

"afinal, nós só estamos aqui uma vez." sobre a terra somos belos por pelo menos um instante.

JJKAARON 03/08/2022

a verdade é que nenhum de nós se basta o bastante.
"Dizem que nada dura para sempre, mas eles só têm medo de que dure por mais tempo do que eles podem amar."

Douglas 05/09/2022

Uma beleza perdida.
Depois de muitos dias resolvendo problemas de saúde e familiares peguei esse livro pensando que seria um livro tocante e belo. É tocante, belo porém achei confuso, algumas vezes maçante como o livro foi escrito, algumas vezes fiquei sonolento.
Se fosse escrito sem o tom poético teria gostado e muito, só que não sou o mesmo leitor que ama a poesia em romances, desta vez não consegui conectar ou gostar.

Jackie! 17/08/2023

Um pouco de dor em cada parágrafo!
Mais um livro que meio que acabou comigo. Sendo a carta de um filho para a mãe que nunca aprendeu a ler, expressando tudo ele que jamais conseguiu dizer a ela já é de se esperar uma leitura dolorosa, mas o autor surpreendende com sua escrita tornando a mais simples lembrança em uma dor ardente.

Apesar do livro ser relativamente curto, ele aborda muitos tópicos necessários e consegue dar uma profundidade digna a cada um deles. Foi muito interessante entender melhor como é ser imigrante nos Estados Unidos para um Vietnamita, os efeitos da guerra que eles carregam e como isso afeta as gerações futuras.
mpettrus 17/08/2023minha estante
Esse romance foi um soco na boca do meu estômago.

Profundo, doloroso, mas sensivelmente necessário.

Vuong falou muito em tão poucas páginas. Inesquecível ?????

Jackie! 17/08/2023minha estante
Simm, quero muito ler as outras obras dele, gostei demais da escrita.

duda maia 28/06/2022

A verdade é que nenhum de nos se basta o bastante.
esse livro ta longe de ser uma leitura fácil, na verdade, é dificílima. os temas são super densos e pesados, mas a forma que a narração é dada torna quase subliminar os acontecimentos - o que pode ser que deixe tudo ainda mais difícil de lidar.
esse livro é lindo e triste na mesma medida, foi uma leitura demorada por, simplesmente, precisar parar pra respirar e refletir o que foi lido.
tem muita coisa linda a ser lida e citada desse livro, frases e trechos que faziam o coração atrasar uma batida com o impacto!
vale muito a leitura, mas tem que ter estômago.

Helen247 10/07/2023

Talvez eu tenha ido com expectativas muito altas, mas não tive a mesma experiência que muitos relataram. Achei muito arrastado em alguns momentos e não entendi algumas partes. A impressão que eu tive foi a de estar lendo alguma coisa muito pessoal, que não teve o mesmo peso para mim como leitora que teve para o escritor.

Mas não é um livro ruim, muito pelo contrário. Gostei muito da forma que a guerra e os traumas são retratados. Chega a ser incômodo, dá um gosto de amargo na boca.
Fernando 22/07/2023minha estante
Assino embaixo

Alessandra.Adams 09/09/2023

"Em um mundo infnito como o nosso,
O olhar é um ato singular: olhar para
algo é preencher toda a minha vida
com aquilo, ainda que brevemente."

_bbrcam 26/07/2023

"Nós nascemos da beleza"
Talvez eu nunca entenda completamente todas as tratativas desse livro e suas reflexões. Tenho plena certeza de que posso ler daqui uma semana e compreender coisas completamente diferentes. Esse livro é bem denso por não ter uma cronologia linear, mas sim passar como se fossem lembranças embaralhadas escritas em cartas. Senti meu fôlego preso em várias vezes durante o livro até o final do parágrafo. Nossa.