Aqui quem fala é Albert Einstein

Aqui quem fala é Albert Einstein R. J. Gadney

Resenhas - Aqui quem fala é Albert Einstein

1 | 2 | 3 | 4

alynebz 15/08/2023

"Quanto mais eu aprendo, mais descubro quanto não sei."
Após ligar por engano para um número desconhecido, uma estudante, Mimi, acaba na linha telefônica de um dos cientistas mais renomados do mundo, Albert Einstein, criando assim uma amizade que muda todo o percurso de sua vida.

Apesar desse livro ser sobre romance e biografia, eu vi ele mais como sentido histórico, ele fala sobre a vida e os amores de Albert, incluindo suas mulheres e o amor pela ciência, mas também conta sobre a Alemanha e a pressão sobre os judeus, onde eles são impossibilitados de exercerem funções de serviço público, e ainda são proibidos de entrar nas universidades, os nazistas invadem e saqueiam as casas de importantes nomes judeus. O resultado disso é que quatorze laureados com o prêmio Nobel e 26 professores universitários de física teórica fogem da Alemanha.

Temos também a percepção mundial sobre a participação de Einstein na criação da bomba que destruiu Hiroshima e Nagasaki, apontando que Albert é responsável pelas bombas atômicas. Einstein não trabalhou diretamente na bomba atômica. Mas, foi por sua iniciativa que as pesquisas sobre a bomba deslancharam nos Estados Unidos; e foi sua equação que tornou a bomba atômica teoricamente possível.
"Se eu soubesse que os alemães não conseguiriam produzir uma bomba atômica, eu nunca teria levantado um dedo."

O livro trouxe um outro lado da vida de Albert Einstein, que apesar de ser vangloriado pela sua inteligência, também tinha seu lado humano pouco conhecido, ele teve seus erros (que me fez por vezes sentir raiva de suas atitudes), mas também teve muitos acertos, principalmente na ciência. É impossível negar que ele não tenha sido um grande homem, e o livro cumpre esse papel de nos mostrar isso!

Hay 05/06/2021

Amei o livro
Eu amei esse jeito de trazer uma biografia misturada com romance. Confesso que eu não tenho paciência para ler biografias mas dessa forma eu amei. Adorei que tem várias fotos ao longo do livro, algumas que já vimos pela internet e outras inéditas.

Mila.Maluka 21/07/2022

Que velhinho fofo!
Pra quem pensa em Einstein somente como criador da bomba atômica, é bom ler este livro. Ele foi muito mais que isso.

Um velhinho carismático, preocupado com as crianças, divertido, amoroso e muito cativante. Conquistou meu coração.

Jhosi 08/05/2021

Apaixonada por este livro!
Imagine você fazer uma ligação por engano e ouvir a pessoa do outro lado da linha dizendo: Aqui quem fala é Albert Einstein. No mínimo, seria incrível não é mesmo?

E é exatamente assim que começa a amizade entre o renomado físico e a jovem Mimi Beaufort.

Einstein vê na ligação curta uma ponte para uma amizade. Amizade está que lhe trará alegria, risos e companheirismo no seu último ano de vida.

Com Mimi ele decide compartilhar de sua história e seu lado mais íntimo, narrando momentos únicos de sua vida.

E é através de seus álbuns de fotografia e de suas memórias que conhecemos o Albert que vive em uma constante busca por seu lugar no mundo, que procura o amor, se apaixona mas reluta em se entregar totalmente ao sentimento. Uma pessoa sempre alegre e bem humorada, que não se leva muito a sério. Que se acanha diante da sua crescente fama. Um pai que apesar de muitas vezes ser omisso, em outras se revela amoroso e atencioso.

Um homem que se vê constantemente enfrentando o antissemitismo, preconceito este que o desafiou e assombrou em tantos momentos da vida.

É maravilhoso vislumbrar a pessoa por trás da grande lenda: um homem simples, que brincava com as crianças, sempre gentil, sempre doce. Com uma inteligência ímpar, mas também portador de uma humanidade e humildade gigantes.

Eu amei, amei amei! Figuras de destaque da história e da ciência sempre são cercadas por muitos mitos e inverdades, e é tão bom "conhecer" através dos olhos de alguém que os conheceu sua personalidade e história!
Isso os traz para mais perto de nós e passamos a nutrir ainda mais admiração por eles, pelo trabalho que desenvolveram e por tudo que os envolveu.

Em uma linguagem simples, este romance biográfico tem potencial para encantar qualquer leitor!

Monma 21/02/2022

De doido todo mundo tem um pouco
Eu voltando com mais resenhas desinteressantes... vale a pena ler, mas não se engane com a primeira página do livro! A última página é a melhor de todas...mas calma! Não vai pular direto para ela, ein?!

Ravene 28/08/2022

Uma biografia criativa, a história de Einstein com detalhes que confesso, não conhecia e sempre tive curiosidade de saber mais sobre a vida desse grande físico. Adicionando uns toques de ficção adentrando algumas personagens de outro tempo. O livro é rico em fotografias raras e a capa é muito bonita.

Gomor 14/08/2021

Livro bom com uma biografia do famoso Einstein. Era um homem interessante e mt discutido. Me incomoda um pouco a relação que tem com sua primeira esposa, Mileva e a forma como "se livrou" dela de maneira deselegante. De qq forma valeu a leitura.

WeltonLuis 21/02/2023

Albert Einstein, cientista mundialmente famoso, já idoso, recebe uma ligação inesperada. Uma jovem liga por engano. Dessa ligação surge uma também inesperada amizade. A partir daí, conhecemos, de forma romantizada, mas sem omitir nenhum fato importante de sua vida pessoal e profissional, a história de Einstein. Eu vejo facilmente esse livro sendo adaptado pra filme ou série, de preferência o último.

Thais.Carvalho 24/10/2022

Uma biografia do grande cientista Albert Einstein. Gosto muito de livros que me contam um pouco mais da história do mundo. A teoria de Einstein foi revolucionária.

helen gemin 24/01/2022

O livro é uma biografia de um dos cientistas mais conhecidos do mundo. Porém, o autor não deixa de explorar a ficção na história através de telefonemas que Albert faz com Mimi, uma moça de 17 anos que, certo dia, ligou para ele acidentalmente.

Gostei do livro no geral por mostrar o que Einstein realmente viveu. É possível perceber com a leitura que ele era uma pessoa normal que comete grandes e pequenos erros como qualquer outra. Como Einstein era judeu, o antissemitismo é mencionado diversas vezes, e isso é importante pois evidencia que o preconceito contra judeus não passou a existir somente após a 2° Guerra Mundial e o Holocausto, mas sim que a comunidade judaica vinha sofrendo havia tempo.

Por outro lado, achei os capítulos muito longos, um deles tendo quase 100 páginas, o que torna a leitura um pouco cansativa.

PS : fiquei boiando nas partes que falavam de física, mas isso não interfere no entendimento da história.

Dafni_cris 09/12/2023

Maravilhoso
É incrível acompanhar esse desenvolvimento de um dos homens mais famosos do mundo. Sou fascinada por sua história e descobertas

Bruno.Defaveri 22/08/2021

Um novo retrato de Einstein
Através de um relato que passa entre a história e a ficção, conhecemos a história desse físico que revolucionou a ciência mundial.

moacircaetano 26/12/2022

Muito bom livro.
Partindo de uma curiosidade (a ligação equivicada de Mimi Beaufort), o autor nos presenteia com uma simples, porém muito bem elaborada biografia sobre a vida de Albert Einstein.

elliecg 03/04/2022

Foi uma leitura difícil e demorada. Biografias nunca foi meu forte mas me esforcei pra ler esse romance. 98% do livro eu passei pensando no quão babaca o Albert foi. O que fez com os filhos e com a Mileva...
Enfim, fui sentir empatia por ele nos 45 do segundo tempo e só porque já estava perto da morte dele.

Como pessoa ele foi um ótimo cientista. (isso pq não vou entrar no mérito como ele afirma que assinou o negocio da bomba sem saber no que tava se metendo kkkk)

1 | 2 | 3 | 4