Project Hail Mary

Project Hail Mary Andy Weir

Resenhas - Project Hail Mary

FERES. D. 11/02/2024

Muito interessante
Gostei muito da forma como acabou! Excelente ideia. Recomento muito a leitura. Um bom livro para curar ressacas literárias.

Jordan 08/02/2024

Sim Sim Sim. Ótimo Livro!
Project Hail Mary é maravilhoso em todos os sentidos.

O que aconteceria se um professor de ciências do ensino fundamental que anteriormente desistiu de seus artigos fosse mandado para o espaço pra salvar a humanidade. Detalhe, ele não tem memórias de nada e acorda em uma sala com 2 corpos.

Uma obra engraçada, com bastante ciência e que mexe demais com as suas emoções.

Leiam Project Hail Mary!

Luisa 05/02/2024

Sessão da tarde
Diante de um evento apocalíptico, o mundo se une para tentar salvar a Terra e envia o projeto hail mary para o espaço em busca da última esperança da humanidade.

a escrita de Andy Weir é fluida, a premissa interessante mas a execução foi bem ruim. é uma história cheia de esteriótipos clássicos - asiáticos estoicos com sotaque, russos loucos/paranóicos que bebem vodka, autoridades femininas austeras, etc.

o personagem principal é raso. e o autor tenta sempre criar o herói. alguns diálogos são toscos, nada naturais e bem coisa de série estadunidense. o segundo personagem, Rocky, é basicamente uma cópia do protagonista em termos de personalidade.

enfim, livrinho bem sessão da tarde. não entendi o hype. acho que ler depois de Adrian Tchaikovsky não ajudou - o abismo de qualidade é imenso.

Loh Valente 22/01/2024

Amei!
Esse livro foi muito divertido!!!
Primeiro livro assim de ficção científica que leio e, sinceramente, pensei que não ia gostar.
Ainda bem que eu estava errada kkkkk
Só queria dizer que se fosse eu no lugar, eu já teria surtado kkkkkk

Ele é bem tranquilo, tipo, quando ele começa a surtar passa muito rápido kkkkk ainda bem, mas tipo, eu ia me desesperar RUDE e talvez até ir de arrasta pra cima kkkkk
Acompanhar a saga dele foi muito divertido.

Bárbara 15/01/2024

Segundo livro que leio do autor e tenho gostado bastante da narrativa.

Imagino que não seja do agrado de todo mundo porque tem vários termos científicos e passar de dias com a mesma coisa. Mas apesar de vários problemas que identifiquei gostei bastante e sentia vontade de voltar para o audiobook quando estava fazendo outras coisas. Pra mim foi uma boa experiência.

Ouvi o audiobook na Audible em inglês e gostei bastante da narração.

Felipe Juan 24/09/2023

O Audiobook não só complementa - mas ELEVA a experiência.
A escolha do Roy Porter para ser o narrador desse livro foi simplesmente perfeita. Esse é o primeiro audiobook que escuto onde o dublador me convenceu totalmente de ser o personagem principal.

A interpretação de como expressar cada linha de diálogo e, claro, as diversas nuances na entonação de voz em cada capítulo - dependendo de como o personagem realmente está sentindo - ajudam bastante na imersão e sentir bem ao lado do personagem a cada momento.

Mas não apenas isso - diria que Project Hail Mary foi pensado com algumas "partes sonoras" em mente, mas pela natureza do que um livro é, apenas texto, não é incluso.

Sem dar muito spoiler, terão trechos onde literalmente são apenas "???" - e é pelo audiobook que podemos ver (ou melhor, ouvir) a intenção original do autor!! Sério, achei os sons engraçadinhos e perfeito para o que representam.

Mesmo se preferir apenas a leitura (eu pessoalmente gosto dos dois ao mesmo tempo), recomendo bastante pelo menos dar uma conferida nessa parte após o fim da sua leitura.

___

Agora, sobre o livro em si: é a minha primeira obra do Andy Weir. Apesar do tom mais leve e descontraído desde o começo do livro (embora os acontecimentos sejam extremamente o contrário disso), imagino que demorei bastante tempo para entender a vibe.

Mais uma vez, tentando não dar muito spoiler, após a introdução comecei a esperar por uma história bem mórbida e, possivelmente, psicológica. Isso persistiu até o final, quando a todo mundo ficava "ok. então será aqui onde acaba e terei a minha crise existencial do dia".

Mas não. Por incrível que pareça, apesar de decepcionar nessas vezes (devido às minhas expectativas erradas), logo em seguida sempre ficava surpreendido pelo outro caminho que tomou. Ou seja, o saldo final não ficava negativo, o que fez eu admirar a cada decisão criativa tomada.

Abismado pela capacidade do autor em manter boa parte dos elementos complexos "cientificamente correto", ao mesmo tempo como simples o suficiente para a gente entender; foram raros os momentos onde não entendi imediatamente a ideia que queriam passar.

Também tenho gratidão pela criatividade de fazer algo diferente do que geralmente é nesse sub-gênero de sci-fi. No momento que aparecer, você deve concordar ser no mínimo único em comparação com o que sempre viu em outras mídias.

Carolina 26/07/2023

Vale muito ler
O livro é muito, muito bom! Fala muito sobre física, mas é de uma maneira lúdica. A construção das personagens também é muito boa. Eu me vi me apegando a todas.

A história se passa tanto no presente como em flashbacks da personagem principal. Gostei muito dessa dinâmica. As peças iam se encaixando como um quebra-cabeças e tudo ia fazendo sentido de uma maneira muito natural, muito agradável.

Adorei as soluções criativas e elegantes que iam sendo criadas a partir dos (muitos) problemas que surgiam.

O livro é, sem sombra de dúvida, muito bem escrito. Meu coração vai para o Rocky, que é super fofo. Recomendo demais!

DryBooks 21/06/2023

QUE LIVRO MANO
Eu tenho um problema com ficção cientifica na vibe pessimista de black mirror que so me deixam triste no final.

Esse não é um desses livros.

Uma delicinha de ler, ciencia digerivel e não completamente necessaria pro enredo ser entendivel oq e bom pq eu sou totalmente de humanas e o protagonista e extremamente interessante de analisar. Adorei.

gmarulli 14/02/2023

Project hail mary
SIMPLESMENTE FENOMENAL

como diria isabela boscov ?que experiência avassaladora?

não vou negar que foi uma leitura um pouco difícil pra mim, ja que esse foi um dos meus primeiros livros de ficção científica e ainda li em inglês, mas fiquei completamente apaixonada pela história e super apegada nos personagens

me faltam palavras para elogiar essa obra prima

por favor, LEIAM

manu 29/12/2022

com certeza virou um favoritado, ficção científica muito divertida e facil de entender, me prendeu do inicio ao fim e me apeguei aos personagens. muito muito bom.

Mylene 30/08/2022

The project Hail Mary
Que livro incrível. De verdade. Eu poderia ficar aqui por horas e não seria capaz de traduzir com fidelidade quão bom ele é. E essa fala deve ser levada a sério, porque sci-fi não é a minha praia.
A narrativa é tão cativante e instigante, o Dr. Grace é um personagem com um senso de humor interessante. O livro proporciona muitos aprendizados, de uma forma acessível e interessante, sobre o espaço, física, química e até biologia. E, para além disso, muitas reflexões sobre moralidade, sacrifícios e vocação. Alguém definiu esse livro como ?ficção científica com boas doses de humanidade? e eu acho que essa é a síntese perfeita.
Apenas faça um favor a você mesmo e leia esse livro.

PS: Rocky meu eterno xodózinho.
lima 09/09/2022minha estante
fiquei morrendo de vontade de ler amo um scifi???

Mylene 09/09/2022minha estante
ana, quando eu li esse livro, eu pensei em você! acho que tem grandes chances de você gostar

gisellesancar 10/08/2022

Que livro sensacional, emocionante, gostei de todos os detalhes! O autor escreve de um jeito que prende a leitura.