O Clube do Crime das Quintas-Feiras

O Clube do Crime das Quintas-Feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Nton 10/05/2024

? O clube do crime das quintas-feiras!
Esse livro tem MUITOS pontos positivos, tantos mesmo que acho q se eu sitar todos, não vai nem caberKKKKKKK
Vamo começar com a escrita em si do autor que é SIMPLESMENTE PERFEITA! Ele narra a cena de um jeito que ele faz você acreditar no que ele quer que você acredite, fazendo ter cada plot tão surpreendente que te deixa CHOCADO, ele trata os plots de uma forma tão natural, como se fosse uma cena comum, ele não cria suspense, coloca os plots em uma conversa normal, com isso, causando o choque, você não espera quando vem o plot, não dá indícios, só acontece.
(Parando pra pensar melhor, tem um suspense em relações aos plots mas sempre é um pouco antes, tipo 1 ou 2 capítulos antes do plot, só que logo daí esse suspense, e quando você menos espera, POW ?, um plot na sua cara!)
Outro ponto super positivo é a escrita dos personagens, todos muito amáveis (ou odiaveis), com uma profundidade, cheia de motivações, objetivos, etc.
Única coisa que me encomodou algumas (poucas) vezes é o vai e volta de perspectiva, uma hora é Donna, outra hora é Elizabth, outra é Joyce, e assim por diante, apesar da narração não perder, acho que os capítulos podiam ser um pouquinho maiores e não ficar nesse vai e volta, uma alternativa, poderia ser ter mais de um ponto de vista no mesmo capítulo, apesar de que esse recurso de "vai é volta" foi muito bem usando pra fazer ligações diretas, por exemplo, tem cenas que um grupo de personagens descobrem uma coisa e corta para outro grupo descobrindo a mesma coisa, o que foi bem legal de ler!
Resumindo, amei o livro, até então o melhor que eu li esse ano em quesito de construção de história, personagens e narrativa! Com certeza 5 de 5 estrelas!

Sch.emanu 08/05/2024

Leve, leitura gostosa e inspirador
Eu comecei lendo o clube do crime das quintas-feiras achando que ia ser um livro pesado, cheio de assassinato e com muito muito mistério, mas o livro me surpreendeu, é leve, romântico e inspirador, a gente sente envolvido com os personagens e é espetacular a forma como o autor conseguiu conduzir e me fazer sentir até o cheiro do local no meio da leitura.
A forma com que o livro se conclui é totalmente inesperada, e me trouxe outra perspectiva sobre os acontecimentos da vida. Sinto que não havia falar melhor do autor terminar com o livro.

Recomendo a todos! Se você quer uma leitura leve,feliz, com um toquezinho de humor e um pouquinho de assassinato esse livro para você!

Dessa 06/05/2024

A premissa é interessante mas a execução deixa a desejar. Vamos dizer que foi bom pra passar o tempo kkk me diverti com os velhinhos e o senso de humor deles.

Kaori 06/05/2024

É plot atrás de plot, socorro (amei)
Descobri meus mais novos favoritos da ficção, meu quarteto idosinho ? é maluco como cada um tem a personalidade bem descrita pelo autor. Inclusive, chega uma hora que descobrir o assassinato fica em segundo plano, pois as relações entre os personagens são muito interessantes, e ai a trama vai se construindo - de uma maneira bem sólida, inclusive.

Além do mais, pelo contexto dos protagonistas remeter a 3a idade, e com isso, a temas como doenças, morte de amigos, pertencimento e histórias de vida, por exemplo, permite formar um panorama que reflete a vida real, mesmo que entremeada de ficção em alguns pontos.

Os capítulos curtos foram ótimos pra mim, deixa o livro bem dinâmico e gostoso de ler. Quanto ao assassino... cara, quanta coisa a gente pensa até chegar na verdade. O Richard entregou nos plots!

Eu amei o 1o livro e quero muito ler o restante da série. Tô ansiosa também pela série que vai sair pela Netflix!

Carolina1854 06/05/2024

Aposentados e assassinatos
O livro é bem escrito a leitura torna-se fluida, entretanto acaba tendo umas histórias no meio que não faz ligação com a história inicial!

E detalhe: elas são bem mais interessantes.

O que realmente salva é a dinâmica e a amizade do clube, eles são extremamente companheiros e ativos, amei cada um em particular.

O acrescimento dos investigadores acabou ficando lado, em boa parte da história nem eles sabiam o que estavam fazendo.

Bom é o final foi bem michuruca !

E isso !

Karla.Silva 02/05/2024

Como vi numa resenha: a premissa do livro foi mais interessante que a execução, infelizmente.
Amei o grupinho de idosos, com toda certeza foram eles que salvaram esse livro de ser tão chato. No decorrer da resolução do crime o livro foi ficando tão maçante que nem no final, quando a revelação do plot veio à tona, eu fiquei surpresa.

Vivi 02/05/2024

Bom pra passar o tempo?
Se você quer passar o tempo com um livro simples, escolha esse? a escrita é simples e rasa, sem tantos detalhes. Acabou que não consegui me apegar a nenhum personagem e achei as motivações bem xoxas.

Tinha uma expectativa mediana e acabou não superando. Pelo que as pessoas estavam falando eu esperava mais.

shinelb 01/05/2024

Cinco estrelas e favoritado.

Eu amei muito esse livro, principalmente o modo como é narrado, como parece que realmente é uma pessoa real quem conta a história, como demonstra as diferentes perspectivas das personagens e como cada uma é essencial para formar o todo da história. A relação de amizade entre a Joyce, Elizabeth, Ron e Ibrahim é regada de companheirismo e amor, e mesmo sendo pessoas tão diferentes, eles se complementam.

Misturar também o passado com o presente das personagens principais, suas vivências, suas lembranças, as perdas, os amores e as amizades foi essencial pra construir uma conexão com eles.

Enfim, esse livro misturou suspense com relações entre amigos, famílias, sobretudo, a perspectiva de pessoas mais velhas, como lidam com a vida e com a iminência clara da morte. E foi bom ver pelo lado de que nessa faixa etária, ainda que o medo da partida seja muito forte, o sentimento de ter experienciado tantas memórias, aventuras e segredos faz valer a pena.

?Um dia a primavera chegará e não a encontrará. Os narciso sempre florescerão junto ao lago, mas você não estará lá para vê-los eternamente. É a tal história: aproveite enquanto dura.?.

binetheworld 01/05/2024

Os velhinhos se divertem
Quando comecei a ler esse livro, achei que largaria sem finalizar. o começo é arrastado, confuso, cheio de detalhes que poderiam ser melhor descritos? mas logo me vi preso na história!

o grupo de amigos na casa dos 70 anos parecia tão inofensivo! são todos super inteligentes, divertidos e dispostos a quebrar regras pra solucionarem alguns mistérios que rondam o condomínio em que vivem.

o autor foi incrível ao trabalhar a personalidade de cada um deles; Elizabeth, no entanto, é a estrela do grupo, pra mim. como eu queria que tivéssemos alguns capítulos narrados por ela!

a história é super envolvente, apesar do começo demorado e cansativo. vale super a pena insistir! quero muito ler os próximos ?

Renata.Oliveira 30/04/2024

Quando me indicaram o livro e contaram o enredo, eu achei a ideia bem interessante, mas lendo o livro não achei mais tão interessante.

A narrativa é muito lenta e eu demorei a pegar o ritmo (na verdade acho que nem peguei). Não gostei do modo de contar a história alternando entre primeira e terceira pessoa de acordo com o capítulo nem fiquei empolgada pra saber o desfecho.

Teve muita enrolação desnecessária quando na verdade o autor podia ter desenvolvido mais os personagens. Fora que o final foi bem "ah tá então foi isso que aconteceu" e nada demais.

A leitura é curta e os personagens cativam então talvez valha a pena só por isso, mas esse livro me deixou com mais ressaca literária ainda.

niiviccks 28/04/2024

Confesso que comecei a ler com muitas expectativas pois os comentários eram muito bons. Mas até que as coisas começassem a se desenrolar, foram vários capítulos e eu quase desisti da leitura.
Pelo final, eu acho que valeu a pena. Com certeza vou ler os próximos.

JessResende 27/04/2024

Velhinhos incríveis
Um livro que abandonei por duas vezes, quase o esqueci na prateleira e por teimosia, insisti. Na terceira vez consegui me concentrar e até anotei em um bloco ao lado o nome das personagens e o que eu sabia até entao sobre elas... isso porque o autor trabalha de uma forma diferente, ele solta acontecimentos e nomes e não necessariamente os descreve de imediato. Fala de Elizabeth mas não dá suas caracteristicas físicas e nem por que ela está ali naquele momento. Você vai descobrindo ao longo da leitura e preechendo as lacunas abertas.
Agora, pensem em um livro hilário onde 4 amigos com mais de 70 anos se juntam e formam um Clube para discutir crimes antigos sem solucão? Imaginem agora isso tudo acontecendo em uma vila chamada Coopers Chase, situada na Inglaterra, em uma cidade pequena e calma... os quatro amigos cada um na sua particularidade conseguem desenvolver os diálogos mais engraçados e atrapalhados de todos!
Tudo certo e tudo indo, até que um homem bem conhecido e suspeito da cidade é assassinado, adivinhem quem vai tentar solucionar tudo? Sim! O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Enquanto eles vão à procura de respostas, descobrem muito sobre os moradores da cidade, muito sobre eles próprios, segredos e mentiras.
Eu precisaria de muitas linhas para conseguir fazer uma resenha justa para esse livro mas vou me segurar.
Apenas leiam! Os direitos do livro foram comprados por Steven Spielberg para em breve virar filme! Eu preciso assistir, vocês não fazem ideia!