Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Sparr 01/01/2021

Um livro fofo. Mas em algumas partes, senti sono.
Preciso começar dizendo que um livro feito por encomenda para entreter mocinhas do século XIX, obviamente não teria características que se, adequassem às expectativas de quem vive no século XXI. Bom o livro é bonito no que se propõe a ser. Louise May aproveitou a encomenda para colocar um pouco de si na personagem Jo e um pouco de suas irmãs nas demais personagens, Beth, Amy, Meg.

Jo tem opiniões bem formadas para a sua época, mas isso não se dá por ser "à frente de seu tempo" se dá pela liberdade com que foram criadas. A senhora March diz para as filhas que todas elas se casarão por amor. Ao ler o livro, não se engane, achando que vai encontrar muito do feminismo em sua primeira onda, porque não é esse o objetivo do livro. Lembre-se que foi UM LIVRO FEITO SOB ENCOMENDA. Portanto, as percepções e valores pessoais de Louisa aparecem de maneira sutil nas personagens, mas todas elas, rumam para o mesmo lugar: Casamento.

Nessa primeira parte do romance, vemos um narrador onisciente intruso, está sempre que possível dando seu parecer sobre isso ou aquilo. Sempre encontra pontos para dar uma lição ou destacar ass lições que a Senhora March dá e faz as suas filhas perceberem. Lições essas semelhantes às fábulas, que chegam ao fim de capítulo com aquele juízo de valor. Lições que preparam as mocinhas para serem obedientes, mais comedidas, zelosa com o lar, respeitosas com os mais velhos, cuidando de suas famílias e etc...

Então mesmo com Jo podendo escolher com quem se casará e mantendo nessa primeira parte a postura de que viverá para si, tudo leva (inclusive a pressão dos leitores da época) todas as March a esta cena de preparação para seus casamentos. São meninas que estudam, trabalham e se divertem, cercadas pela segurança de uma vida alienada. Sim. Alienada. O Romance (e não estou falando de romance com amor romântico) se passa durante a guerra de Secessão - um dos períodos mais sangrentos dos EUA - o pai das meninas inclusive, está na guerra, isso não é Spoiler, acontece que sabemos disso logo de início, mas a vida delas flui como se não houvesse uma guerra. Mesmo com a Sra. March prestando auxílio para famílias que perderam tudo e com a situação financeira precária, o livro foi claramente desenvolvido para afastar das moças o horror da guerra.

Portanto, o livro tem sim pequenos apontamentos de pensamentos feministas, mas não é uma obra que possa se caracterizar dessa maneira. Louisa não teve essa liberdade para compor seus pensamentos como bem entendia. Afinal, uma encomenda tem as suas demarcações e ela precisou cumpri-las. O livro é fofo, um livro feito para moças, sobre a vida quase enfadonha das moças.
Não é, decerto, um livro que tenha a mim como público alvo, mas não foi uma leitura ruim. Por isso, no título, eu disse, que em algumas partes, senti sono.

iane.books 05/01/2022

Mulherzinhas
Que leitura mais gostosa!!!
Sempre fui muito apaixonada por livros de época, então, Mulherzinhas já me cativou logo de cara.
Foi muito bom acompanhar a trajetória das 4 irmãs March, ver a evolução delas. A minha preferida é a Jo, não tinha como ser outra.

clariiii 17/01/2023

aaaaa muito fofinho esse final
gostei muito, a escrita é muito boa
queria colocar a Beth dentro de um potinho e proteger ela do mundo, muito pitica??

Joseanny 11/03/2021

Mulherzinhas
Então... É um livro que criei muitas expectativas, é um tipo de literatura um pouco infantil e muitas vezes fiquei entediada com algumas partes "bobinhas".

Mas no contexto geral é bom, narra uma história de convivência de uma família humilde composta pela mãe e suas quatro filhas.

A autora sempre coloca uma "moral da história" em cada capítulo, tentando passar alguma mensagem com as atitudes e comportamentos das personagens.

Maju Deolindo 04/03/2021

Adoráveis mulheres
Não esperava que ia gostar tanto pois não sou muito fã de romances de época. Leitura super gostosinha, tranquila. Valeu a pena acompanhar a primeira parte da vida dessas quatro Irmãs, pretendo logo em sequência pegar a continuação. Mas fica um alerta de que tem muitos conselhos de como ser uma mulher recatada e do lar. Hahaha mas dá para entender por ser um livro de 1968.

Thamara 07/04/2022

PERFEITO
Não esperava muita coisa desse livro e quebrei a cara, literalmente! Esse livro é perfeito em todos os sentindos, vários ensinamentos, atos de coragem, sinceridade e inocência!

mili. 23/07/2021

Gostei de muitas coisas nesse livro mas, como tu que existe, não é perfeito e algumas coisinhas me decepcionaram. Não ganhou 5 estrelas por outros motivos os quais não sou obrigada a contar. Porém, é uma opinião minha e recomendo bastante esse livro, é uma boa leitura pra um fim de tarde.

Maria11712 08/12/2021

Um dos meus livros favoritos sem dúvidas.
A relação que as meninas tem é tão linda, a evolução que cada uma tem...
Poderia ler facilmente uma saga sobre as irmãs March.
Durante a leitura me senti como parte da família. Esse livro me deixou de coração quentinho (com exceções de alguns momentos).

Paloma Oscar 21/10/2020

Trabalho e Esperança!
As Mulherzinhas da história carregam personalidades totalmente diferentes,mas que se completam e se amam incondicionalmente! O livro conta suas aventuras,suas novas amizades,seus medos e a descoberta do romance. Embora tenha demorado mais do que o esperado para lê-lo, considero um bom livro,e de fácil entendimento. Quero ler a continuação,para saber o futuro de Jo ?

Luna.Bard 25/07/2021

Sensação de lar
Se você quer um drama familiar, um livro para se sentir em casa, aventuras e amizades valiosas, esse é o livro certo. Esse livro me ensinou muitas coisas, principalmente sobre família, amizade e esperança. Foi um dos poucos livros que me fez me sentir acolhida de verdade ? o que só tinha acontecido com HP e Anne de Green Gables ? e me prendeu totalmente na história.
A Jo é de longe minha irmã preferida, mas adoro as portas também. A sabedoria da mãe delas é reconfortante. Me senti como se conhecesse de fato a família. É um livro leve e emocionante.
Recomendo demais.

Miticilena 28/12/2023

Me senti persuadida a ler essa obra prima após assistir o filme baseado nele: Adoráveis Mulheres, quando assisti a adaptação fiquei com raiva de alguns personagens e não compreendia a atitude infantil de outros. Mas lendo o primeiro livro pude notar que é tudo sustificado, já que são todas crianças! Isso me fez ter uma outra interpretação da história, e criar um carinho muito maior pelas personagens, como a Amy, embora ela seja birrentinha e um pouco egoísta, gostei de ver sua dedicação para mudar e ser melhor, ela se tornou uma das minhas personagens favoritas.
Eu super indico essa leitura, embora seja um clássico, a escrita é agradável e atemporal.

AnnaClaraHardt 16/10/2023

No começo foi um pouco difícil, mas a partir do momento que se inicia a jornada do peregrino de cada uma delas a leitura fica muito agradável e gostei muito da forma como as irmãs March amadureceram no decorrer da história.

LAcia 13/04/2023

Surpresa
Começo dizendo que quando comprei esse livro, achei que era livro único!!! Mas só depois fui ver que tinha continuação!! Sério gente!!! Eu fiquei tão brava!!

Mulherzinha é uma leitura super leve, eu comprei pois assisti ao filme e queria saber mais do universo, mas por se tratar de não ser livro único eu não vou continuar e ler até o final!

O primeiro livro é leve e a leitura super fluí, quando comecei a ler tive que ter um pouco de paciência, mas no final deu tudo certo!
Eu recomendaria esse livro pra quem gosta de ler livros leves e rápido caso o contrário a pessoa iria ler por falta de livros mesmo! É isso, espero ter ajudado!??