Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Viviane Sena 03/04/2021

De mulherzinhas as personagens não têm nada!
Uma bíblia de princípios básicos. É realmente isso que eu observo na narrativa dessa obra secular. Jo, Beth, Meg, Amy March e os demais personagens dessa obra, nos direcionam a ensinamentos doravante essenciais em qualquer construção do caráter humano. Por mais que a adaptação do título para o português retire um pouco a beleza da obra ( Mulherzinhas 'Rs), a trajetória das irmãs March em um ano difícil onde o pai está distante em combate na guerra e as mesmas necessitam trabalhar com afinco para manterêm-se, é traçada com louvor por Louisa May Alcott. Uma aventura belíssima, digna de horas de dedicação do público leitor. Uma obra de narrativa calma, porém com uma beleza peculiarmente, espetacular.

Mariana113 27/07/2023

Sensacional
Confesso que fiquei curiosa em ler esse livro desde Evelyn Hugo, e o que posso dizer? Um clássico é um clássico né amores... A leitura foi bem prazerosa e envolvente e não dava vontade de parar. Apreciei o ritmo e a forma com que a autora conduz, de forma sutil, o amadurecimento das mulherzinhas.

Bruna3501 10/01/2023

Não tem jeito, né? Tá falando da elite! Isso daqui é a elite, não tem jeito isso daqui. Não tem muito o que dizer. Hablou.
Dani 10/01/2023minha estante
Tá na lista pra ler! ?? eu assisti a adaptação e gostei muito

anaclara_uchoa 25/07/2023

Caseiro
Gosto muito dessa leitura,muito calma e leve
Trazendo realmente o cotidiano dessas mulherzinhas tão atraentes,por suas personalidades,comportamentos,realidades etc
Tive uma grande ?quebra de expectativa? no final com uma personagem e gostei disso pq mostra muito o real

Souza.Barbosa 03/06/2021

Familia
Este livro possui um entendimento muito claro e eficaz referente a família. Os sacrifícios o companheirismo que devemos sempre ter, com nosso próximo independentemente da situação que tínhamos.

Sparr 01/01/2021

Um livro fofo. Mas em algumas partes, senti sono.
Preciso começar dizendo que um livro feito por encomenda para entreter mocinhas do século XIX, obviamente não teria características que se, adequassem às expectativas de quem vive no século XXI. Bom o livro é bonito no que se propõe a ser. Louise May aproveitou a encomenda para colocar um pouco de si na personagem Jo e um pouco de suas irmãs nas demais personagens, Beth, Amy, Meg.

Jo tem opiniões bem formadas para a sua época, mas isso não se dá por ser "à frente de seu tempo" se dá pela liberdade com que foram criadas. A senhora March diz para as filhas que todas elas se casarão por amor. Ao ler o livro, não se engane, achando que vai encontrar muito do feminismo em sua primeira onda, porque não é esse o objetivo do livro. Lembre-se que foi UM LIVRO FEITO SOB ENCOMENDA. Portanto, as percepções e valores pessoais de Louisa aparecem de maneira sutil nas personagens, mas todas elas, rumam para o mesmo lugar: Casamento.

Nessa primeira parte do romance, vemos um narrador onisciente intruso, está sempre que possível dando seu parecer sobre isso ou aquilo. Sempre encontra pontos para dar uma lição ou destacar ass lições que a Senhora March dá e faz as suas filhas perceberem. Lições essas semelhantes às fábulas, que chegam ao fim de capítulo com aquele juízo de valor. Lições que preparam as mocinhas para serem obedientes, mais comedidas, zelosa com o lar, respeitosas com os mais velhos, cuidando de suas famílias e etc...

Então mesmo com Jo podendo escolher com quem se casará e mantendo nessa primeira parte a postura de que viverá para si, tudo leva (inclusive a pressão dos leitores da época) todas as March a esta cena de preparação para seus casamentos. São meninas que estudam, trabalham e se divertem, cercadas pela segurança de uma vida alienada. Sim. Alienada. O Romance (e não estou falando de romance com amor romântico) se passa durante a guerra de Secessão - um dos períodos mais sangrentos dos EUA - o pai das meninas inclusive, está na guerra, isso não é Spoiler, acontece que sabemos disso logo de início, mas a vida delas flui como se não houvesse uma guerra. Mesmo com a Sra. March prestando auxílio para famílias que perderam tudo e com a situação financeira precária, o livro foi claramente desenvolvido para afastar das moças o horror da guerra.

Portanto, o livro tem sim pequenos apontamentos de pensamentos feministas, mas não é uma obra que possa se caracterizar dessa maneira. Louisa não teve essa liberdade para compor seus pensamentos como bem entendia. Afinal, uma encomenda tem as suas demarcações e ela precisou cumpri-las. O livro é fofo, um livro feito para moças, sobre a vida quase enfadonha das moças.
Não é, decerto, um livro que tenha a mim como público alvo, mas não foi uma leitura ruim. Por isso, no título, eu disse, que em algumas partes, senti sono.

Quel Fagundes 19/06/2022

Romântico e clássico
De escrita leve e doce, pelas mãos da autora, conseguimos viajar e viver junto com as irmãs March. Um romance pra lá de clássico, com dramas do cotidiano, que são superados com amor, irmandade e sabedoria.

alphacentauri 19/07/2023

Achei que o livro tem muitas partes entediantes, mas ainda assim gosto da história. porém acho o filme bem superior

mary_raiodeletras 20/09/2023

Sou apaixonada pelo filme e agora amo o livro!
Acompanhar essas quatro garotinhas foi tão fácil. A narração prende a nossa atenção, que chega a passar a impressão de que algum amigo está contando como foi o dia delas.
Como eu queria fazer parte da sociedade secreta delas junto com o Laurie.
Fiquei feliz em saber que existe um segundo livro contando a história delas na fase adulta!

Débora Castro Alves 07/12/2021

Demorei uns 4 meses após o término pra registrar minhas impressões, e ainda não sei bem o que dizer...

O primeiro terço foi beeem arrastado, confuso, difícil de seguir, dei um tempo e retomei. Só na segunda metade me prendeu e aí pude aproveitar a leitura. Em alguns momentos fiquei pensando se estava lendo o livro certo...

Enfim, foi.

Vou me abster, por ora, de opinar sobre cada personagem. Volto oportunamente.
eumesmaana 07/12/2021minha estante
eu tente começar a ler, em inglês ainda por cima e só não consegui de tão arrastado que tava achando KKKKKKK

Débora Castro Alves 07/12/2021minha estante
Acho bem mais difícil, pq a linguagem já não é muito fácil ?

kargaute 11/08/2020

Josephine
Um dos melhores livros desse ano. Confesso que inicialmente pensei que o livro seria mais um desses romances que estamos habituados a ler, porém fui surpreendida de uma maneira muito bonita e incrivelmente potente, pois a autora nos trás a história de mulheres fortes e emponderadas - cada uma a sua maneira. Gostaria de dedicar o título desse resenha a Jo, pois em todo o momento da história vi muito de mim nela e isso foi simplesmente incrível.

Louisa, obrigada por isso. É uma obra!

Ly 12/03/2021

Superou a expectativa que eu nem tinha
Se um livro ganha 5 estrelas de mim é porque de alguma forma ele mexeu comigo de uma maneira mais intensa. Para além do fato de ser uma obra cativante, emocionante ou excitante, as 5 estrelas estão reservadas aos livros que mudaram minha vida. E é esse o caso de Mulherzinhas.
Sinceramente, nem tinha tanta vontade de ler esse livro. Mas nossa, NOSSA. Que coisinha mais linda. É isso que eu chamo de família. Ah, como o mundo seria melhor se todas as famílias fossem assim!
Neste livro contemplamos as lutas e provações diárias de jovens moças, cada uma a sua maneira, bem como seus deleites e prazeres em meio a amargura.
É um daqueles livros pra ir lendo, degustando, e no fim, você só consegue sentir saudade dos personagens. Aiai, quero a continuação logo logo.

Só um ps. Claramente não é um livro pra qualquer um. Com certeza muitos vão achar "bobo" ou "antiquado". Mas ainda sim, acho que é justo dar uma chance ?
Lírio 12/03/2021minha estante
Deu até vontade de ler kkkk?

Ly 12/03/2021minha estante
É um xuxuzinho de livro ?

Andréa 15/07/2020

Uma família encantadora
4 meninas e seus destinos??? Como lidar com as diferenças entre elas...

Duda 08/09/2021minha estante
Concorda também fiquei colocando os personagens na sua casa nas suas casas de Harry Potter mas o problema é que você tá esperando aqui Beth morra

Duda 08/09/2021minha estante
Eu entrei em pânico aqui achando que a Bete morreu foi eu conheço ele é tão boa tão boa ela não poderia morrer e Também achei esquisito porque o filme não tem ela dispensando lá hoje falando que gosta dela

Geovanna.Shibuya 08/09/2021minha estante
Sim o livro é bem diferente do filme, eu particularmente gostei mais do filme

Mas se vc gostou de mulherzinha leia boas esposas e é legal tbm
E eu só esperava que a Beth morresse pq ela morre no filme, mas eu tbm a amo muito

Dizem que tem 2 volume e o boas esposas ou tem outro antes dele

Geovanna.Shibuya 09/09/2021minha estante
tem um livro que ta dividido com parte um e parte dois, mas se vc tem esse livro igual o meu, vai ter que comprar o boas esposas tbm

Duda 11/09/2021minha estante
Ata vou comprar então

Layanna 17/09/2022

Incrível
Primeiro livro que leio dessa autora, e simplesmente amei a linguagem, o desenrolar e o desfecho dessa história. ?