Partes de uma casa

Partes de uma casa Marília Garcia...

Resenhas - Partes de uma casa

Isa 27/05/2023

Achei bem ok. Alguns contos são bons, outros são confusos e chatos. No geral foi uma leitura rápida.

Marta 08/06/2021

Coletânea de contos de vários autores contemporâneos
Esse livro foi enviado como presente aos assinantes da TAG inéditos no mês de maio de 21. Reúne sete contos de vários autores brasileiros e buscam retratar partes da casa e de como ela ganha significado para cada pessoa. Por ser um livro de contos de autores diferentes nem sempre se gosta de todos e isso aconteceu comigo, os meus preferidos foram: João Maia 237, Solange (esse gostei bastante) e Luan Ângelo. É um livro pequeno e fluído.

sbllmrn 17/05/2021

A coletânea tem como objetivo falar sobre casa, deixou a desejar em muitos quesitos. Poucos me deixaram realmente curiosa pelo final. Apenas Solange e Porta da Rua me instigaram a ler, Luan Angelo achei fofinho e descontraído. Os outros 4 contos eram praticamente os mesmos personagens em situações diferentes. O livro se chama "Parte de uma casa", mas a casa de quem? Do brasileiro classe média obviamente. De tantas críticas quem poderiam ter sido feitas em uma coletânea sobre casa o livro fica parado em coisas supérfluas.

Marcella 21/05/2021

Sete histórias que abordam o tema Casa de uma forma ampla, seja a residência onde habitamos, seja nosso próprio corpo.
Apesar de todas serem ótimos contos, a que mais se destaca é a história de Luan Angelo. Engraçada, começa de uma forma inesperada, enquanto lemos pensamos -será que é isso mesmo que ele está descrevendo?-. Aos poucos, vamos entendendo do que se trata, um menino trans, que finalmente está se sentindo completo em seu corpo, e então o baque: o evento engraçado é ao mesmo tempo angustiante, deixando-o exposto à família. Porém, quando a mãe em seu quarto conversa com ele, a narrativa é absolutamente singela e tocante, e eu particularmente chorei bastante e me senti acolhida também por aquela mãe, que não se importa com o que o filho é, mas apenas o ama e o quer ver feliz.

Maylana.Spricigo 22/05/2021

ah, é maravilhoso ler histórias sobre coisas contemporâneas (algumas boas e outras nem tanto)

apesar de ser uma leitura rápida, todos os contos nos tocam e nos convidam a refletir

Rafa 23/09/2022

Uma coletânea de contos surpreendentemente profundos e tocantes. Escritos durante a pandemia, refletem o relacionamento que temos com a nossa "casa".

Talita 23/05/2021

Quem constrói as partes de uma casa?
Interessante cada estilo autoral presente nessa coletânea. Alguns trabalham mais o não dito, permitindo ao leitor buscar os sentidos ocultos nas estrelinhas, o que salta aos meus olhos, pois o desafio lógico do "porquê" de cada coisa, pra mim, enriquece um enredo; já outros contos alargam mais o tempo de leitura, deixando o leitor criar juízos de valor sobre os personagens da história e suas respectivas formas de ver o mundo, me vi entre concordâncias e discordâncias aqui, mas gostei do pensamento crítico que eles nos possibilitam. Talvez, você ache que os contos de "Partes de uma casa" não se completam. Talvez, isso se deva às diferenças das situações, mas chamo sua atenção pra a semelhança de vida, rio, fluxo contínuo, caminho e voltas que há entre nós e "Sem saída", de Marília Garcia.

ps. acho que vale a pena ler e conhecer mais esses autores brasileiros contemporâneos.

Mari Guerra 23/08/2021

Tem umas histórias muito boas nessa coletânea, mas duas que não me desceram. Não funcionou comigo. "Solange" do Jeferson Tenório e "Luan Ângelo" da Amara Moira com certeza são os melhores.

Cami 08/06/2021

Amei!
Contos muito bem escritos e instigantes, que nos mostram como as partes de uma casa podem ser também um mundo, que nos leva a novas descobertas. Cada história ilustra espaços físicos distintos e seus diversos significados, dando luz a temas importantes.

Este livro foi escrito durante a pandemia de covid, justamente quando nos vimos confinados em nossas próprias casas, onde tivemos que nos redescobrir e nos reinventar dia após dia. As histórias acabam sendo bem relacionáveis, principalmente por causa disso.

Meus contos favoritos são, sem dúvidas, 'Solange' de Jeferson Tenório, 'Basta a cada dia seu próprio mal' de Miguel Del Castillo, e 'Luan Ângelo' de Amara Moira.

Angela Soares 18/05/2021

Gostei bastante dos dois primeiros contos! Especialmente do João Maia, 237! Do conto "Luan Ângelo" gostei mais ou menos, e os outros quatro talvez não os tenha entendido direito... achei tão sei lá...

Josana.Baltazar 05/06/2021

Como já disse antes eu não era muito de contos, mas no curso desse ano tenho tido surpresas muito agradáveis com eles, esse em especial muito boas as histórias, bem escritos e interessantes, gostei, indico com certeza

Simon.Xavier 09/05/2021

Maravilhoso
Cada conto desta coletânea é vira páginas, montando uma casa cheia de emoções. Contos sobre temas necessários, sobre aflições, medos, inseguranças e descobertas.
Um daqueles livros que se deseja que não acabe!
Recomendo cada um deles e seus autores maravilhosos ??

Mariana.Abreu 02/06/2021

Acho que o melhor da obra é a iniciativa de colocar autores brasileiros, impossível não se identificar com algum aspecto da brasilidade! Muito atual! Meus contos preferidos foram Solange, Basta a cada dia o seu próprio mal e Luan Ângelo. Destaque para a genialidade de Solange de Jeferson Tenório.

@pequenasdicasliterarias 02/08/2021

Partes de uma casa - 8/10
Uma reunião de contos sobre o que chamamos de lar, alguns no contexto da pandemia, outros sobre contextos familiares como aceitação transexual e sobre luto e perda.
Como é um pocket book se torna bastante simples concluir a leitura.
Recomendo.