Partes de uma casa

Partes de uma casa Marília Garcia...

Resenhas - Partes de uma casa

Everton.Paulo 24/06/2023

Autores contemporâneos e bons
Muitas histórias acontecem na nossa própria casa. Com essa premissa interessante, alguns autores contemporâneos brasileiros compuseram essa coletânea de contos escrita na época da pandemia, nos quais a casa era o tema e talvez o personagem principal das histórias.
Temas como perdas, isolamento, solidão, racismo, sexualidades, entre outros, estão muito presentes em histórias dramáticas e muito boas.
Li o livro sem expectativas e me surpreendi.

Bruna 19/05/2021

Partes de Uma Casa
Eu simplesmente amo livros de conto, especialmente pra sair de uma ressaca literária.
Esse aqui é cheio de contos de pessoas solitárias, me senti aconchegada.

Era exatamente o que precisava ler agora, senti minha solidão nas páginas junto com os outros personagens...

Thimsilva 25/05/2021

Uma boa dose de literatura nacional
Excelente experiência de leitura! Contos excepcionais (?Solange? meu preferido), mostrando como o elemento ??casa? é representativa de diferentes formas pra cada pessoa e pode assumir diferentes significados. Além de atestar que ainda se produz literatura nacional de qualidade nos dias atuais. Recomendo!

Nazrat 23/05/2021

Mimo literário
Entre altos e baixos, o último conto me ganhou, muito bem construído! Mas no geral a temática foi de trabalho análogo ao escravo, culpa, psicopatologia... Uma leitura válida!

none 12/05/2021

Partes desiguais, partes surpreendentes
Como classificar um livro de contos de vários autores/ e várias autoras sobre o mesmo tema e que evoca essa pandemia em que vivemos? O livro ganha no quesito empolgação com um prefácio escrito por Itamar V Junior, celebrado autor brasileiro. Grandes escritoras, grandes nomes e grandes novidades. No entanto o quesito surpresa fica para o final. Amei o conto de Amara Moira. Li a estória como se fosse um filme. As cores, as sensações, a tensão e o riso ficaram bem nítidos e creio que valeu a pena ler este livro por conta desse fim surpreendente, chocante, hilário, tenso, tudo ao mesmo tempo. A estória de abertura de Carol Bensimon reflete minha geração, houve um deja vu de casos parecidos, pessoas mesclado ao tema pesado e violento com uma trilha sonora já decadente de um tempo que por mais que insistam em resgatar é triste, não clássico, essas pessoas não envelheceram bem e o exemplo do protagonista é um caso típico. Solange é outro conto que gostei muito. A peculiaridade da classe média branca retratada em Dolores ''gostava de dizer que tinha sangue europeu'' em contraste com os dilemas da fisioterapeuta e da moça estranha que morava na casa. Gostei muito também do conto de Natália Borges Polesso, com seu personagem felino quase ao estilo de Murakami, mas com tempero e cor local. Me decepcionei um pouco com o conto de Miguel del Castillo, porque o conto parecia narrar um fato pós-pandemia de maneira inteligente no início, depois virou algo nelson rodrigueano pra cair em algo comum, um clichê literário. Os outros contos achei enigmáticos e pouco atraentes, imitações de Poe, Thomas Pynchon, Bolaño, complexas e que não me agradaram.
Isis.Angeli 12/05/2021minha estante
Concordo em gênero, número e grau. Os que citou foram os que gostei também, em um dos outros confesso que praticamente precisei me arrastar para terminar, pensei em largar pela metade e pular para o próximo. E quanto ao resto nada de especialmente cativante.

Frank 06/05/2021

Coletânea de diversos contos de autores brasileiros que usam como mote inicial alguma parte da casa, ambiente este que se tornou tão relevante após a pandemia. Os temas vão de lembranças singelas à temas mais densos, como preconceito, escravidão moderna e orientação sexual. Nem todos os contos são bons, mas é uma leitura rápida.

Marcela 09/06/2021

O que é a casa?
Amo ler contos! Me sinto meio fora do ar, completamente carregada pelo fôlego da narrativa quando os leio e com esse livrinho não foi diferente. O que tornou essa experiência única foi o primeiro contato com tantos autores nacionais contemporâneos INCRÍVEIS e com reflexões tão pouco convencionais sobre o que é a casa. Ou as casas, no plural mesmo, porque transitam do espaço físico ao psicológico com toda naturalidade do mundo. Uma só casa pode se unir para evocar memórias, para ser sua concha protetora ou o grande motivo dos seus desconfortos diários. Uma só casa pode ser o corpo da mãe, quem primeiro nos abriga no mundo, depois o nosso próprio corpo... Tantas vezes meramente reproduzimos opressões dentro e fora dessa redoma, quantas vezes não tornamos nossas casas prisões (pra nós mesmos, mas principalmente pro outro)? Enfim, tantas perguntas seguem ecoando nesse pós leitura e nem foram todos os contos que gostei... uns são muito confusos e não conseguimos conversar... apesar desses, outros me cativaram bastante e por isso recomendo demais o livrinho :)

Marta 08/06/2021

Coletânea de contos de vários autores contemporâneos
Esse livro foi enviado como presente aos assinantes da TAG inéditos no mês de maio de 21. Reúne sete contos de vários autores brasileiros e buscam retratar partes da casa e de como ela ganha significado para cada pessoa. Por ser um livro de contos de autores diferentes nem sempre se gosta de todos e isso aconteceu comigo, os meus preferidos foram: João Maia 237, Solange (esse gostei bastante) e Luan Ângelo. É um livro pequeno e fluído.

Kafrancesquetto 14/08/2022

Foi meu primeiro livro de contos
Eu adorei esse livro! Cada conto nos desperta para realidades vividas todos os dias, em alguns momentos te deixando consciente da tua real natureza. Traz narrativas fluidas e gostosas de ler. Recomendo!

Gabriela M. 06/05/2021

Livro curto e diverso na temática casa. Me acompanhou em uma semana turbulenta de entrega de projetos e escritas de final de semestre, em meio à pandemia - 2021. Obrigada TAG pela produção e o cuidado, as sensações desse livro, cheiro, cores, capa de um material gostoso de passar a mão, tamanho da fonte, potencializaram essa sensação de boa companhia no final do dia.

Sete contos, cada um com seu autor. Premissa de casa: multiplicidade de olhar.

Vem com brinde no ciberespaço: a TAG lançou um evento para falarmos e celebrarmos a literatura do Brasil.

Lurdynha_ 29/06/2021

O livro não tem nada de extraordinário mas traz umas histórias bem atuais algumas são um pouco estranhas. No mais é bem tranquilo para ler.

Angély 17/04/2022

Interessante
São contos bem interessantes, alguns ligados ao período de quarentena outros não. São muito bem escritos e alguns bem instigantes que te fazem querer ler tudo até terminar.

sbllmrn 17/05/2021

A coletânea tem como objetivo falar sobre casa, deixou a desejar em muitos quesitos. Poucos me deixaram realmente curiosa pelo final. Apenas Solange e Porta da Rua me instigaram a ler, Luan Angelo achei fofinho e descontraído. Os outros 4 contos eram praticamente os mesmos personagens em situações diferentes. O livro se chama "Parte de uma casa", mas a casa de quem? Do brasileiro classe média obviamente. De tantas críticas quem poderiam ter sido feitas em uma coletânea sobre casa o livro fica parado em coisas supérfluas.

Marcella 21/05/2021

Sete histórias que abordam o tema Casa de uma forma ampla, seja a residência onde habitamos, seja nosso próprio corpo.
Apesar de todas serem ótimos contos, a que mais se destaca é a história de Luan Angelo. Engraçada, começa de uma forma inesperada, enquanto lemos pensamos -será que é isso mesmo que ele está descrevendo?-. Aos poucos, vamos entendendo do que se trata, um menino trans, que finalmente está se sentindo completo em seu corpo, e então o baque: o evento engraçado é ao mesmo tempo angustiante, deixando-o exposto à família. Porém, quando a mãe em seu quarto conversa com ele, a narrativa é absolutamente singela e tocante, e eu particularmente chorei bastante e me senti acolhida também por aquela mãe, que não se importa com o que o filho é, mas apenas o ama e o quer ver feliz.