10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho Elif Shafak

Resenhas - 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

Samyra33 27/03/2023

A escrita dessa autora é quase como um soco no estômago, é tão verdadeiro, tão honesto, que é difícil acreditar que é ficção. Mas no fim, não é. A história dos personagens, especialmente a história da Leila, é a história de milhões de mulheres no mundo. No livro mergulhamos na cultura turca, mas muitas vezes parecia tanto com o Brasil, os problemas e as injustiças, acabam deixando alguns lugares do mundo extremamente parecidos (mesmo com um oceano de distância).
Teve partes do livro que não gostei muito, principalmente a segunda parte, achei que teve momentos meio desconexos, mas sei que foi um livro 5 estrelas, porque é daqueles que marcam e não saem da memória.
Gostaria que tivesse tido um final feliz, mas foi um final honesto. Infelizmente foi um final muito comum na vida de milhares de mulheres ao redor do mundo :(

Carlinha 28/04/2024minha estante
Tive essa mesma impressão, a parte do plano infalível ficou muito aquém da poesia da primeira parte

Renata.Mieko 16/12/2022

Segundo livro de Elif Shafak que leio e novamente estou maravilhada com a história.
Que belíssima construção de cenário e personagens, estes últimos que você acaba torcendo até o fim.

Karolinny 29/09/2022

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho
Leila Tequila está morta, mas seu cérebro ainda resiste durante 10 minutos e 38 segundos. Nos instantes derradeiros de sua existência, Leila é inundada por lembranças preciosas, que contam ao leitor o que a levou da infância no sudeste da Turquia à vida como prostituta em Istambul.

Esse livro é incrível. A forma que ele foi construído, como os personagens foram apresentados na historia e a importância que eles tem na historia. Sem palavras para essa historia.

Micelandia Lima 09/02/2024

anaartnic 12/09/2022

Um espetáculo na multifacetada Istambul
Eu nunca começo desta forma uma resenha, mas LEIAM ESTE LIVRO!!!

Um grupo de amigos, os cinco amigos de Leila Tequila (seu nome era Leyla, mas o Y de yesterday precisava ser substituído pelo I de infinity). Leila Tequila morre, mas o cérebro continua ativo por 10 minutos e 38 segundos e neste tempo memórias importantes passam em sua mente em pane. A história não acaba aí, pois Leila não é apenas um corpo encontrado em uma lata de lixo, ela é lembrança, é a união de cinco pessoas, que irão fazer de tudo para que Leila possa ter um fim digno.

O livro aborda diversos aspectos culturais de Istambul, ressaltando sob o olhar crítico de Shafak as contradições desta metrópole. Fatos históricos são incorporados na ficção, acontecimento que impactam a vida dos personagens e nos seus destinos.

Os temas de religião e ideologia politicas são retratados com maestria, ressaltando ainda mais o quão Istambul é repleta narrativas tão únicas e complexas. Às vezes eu sentia uma descrição clara do Brasil em meio as páginas, como se de alguma forma entendesse os problemas e particularidades de Istambul não por aceitá-los, mas por ser parte desta dinâmica tão comum que, apenas externada pelas linhas deste livro, machucam.

Foi possível se encantar por cada personagem, sentir de alguma forma parte de suas dores e compreender quanto suas 'imperfeições' os tornam únicos.

Nalan Nostalgia, Sinan Sabotagem, Jameelah, Zaynab122 e Humeyra Hollywood. São os cinco de Leila Tequila, e foi um prazer ter conhecido esse grupo de amigos, que aliás, eu nunca li igual.

"Nada tinha mudado. Mas dali em diante, tudo seria diferente"

Nics 25/07/2022

"Profundo, brutal e emocionante..."
Difícil descrever o que é esse livro. A história começa sendo contada por uma pessoa que acabou de morrer, mas que tem o cérebro ainda funcionando. Nesses últimos 10 minutos, conhecemos a história da Leila, que teve a vida profundamente marcada desde a infância. Mergulhei junto com ela em todos os altos e baixos, amei e odiei o país em que ela vivia.
A obra é simplesmente completa em tudo o que ela se propôs a fazer e a leitura flui. É sempre interessante essa imersão em culturas tão diferentes e em cenários que fogem da minha própria realidade.

100% recomendado.

Gaby 12/07/2022

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho.
Comecei esse livro de forma despretenciosa, e acabei gostando bastante. É uma obra que trata de diversos assuntos polêmicos como abuso, religião, política, estado conservador, e muitos outros. A autora consegue transmitir para nós, leitores, a aflição de estar na pele da Leila, passando pelos caminhos que ela passou, e as dores e suas alegrias. Estou dando 3 estrelas porque penso que Leila merecia uma trégua, um final melhor, principalmente com D/Ali sei que a vida não é assim, mas achei que ela sofreu bastante na vida para acabar tendo o fim que teve, tratada da forma que foi tratada, passei o livro todo esperando uma reconciliação com sua ?tia? um pouco de paz na vida, e quando ela alcançou, tudo se dissolveu como açúcar em água quente. Entretanto, é um livro bom, recomendo a leitura, e quem foi ler é necessário olhar os gatilhos que não são poucos.

.Lara 25/01/2022

Esse livro tem tantas camadas que é complicado falar sobre ele, acho que todos devem ler e sentir. Não é só sobre uma prostituita assassinada, longe disso na realidade, vemos a realidade da vida de pessoas que são marginalizadas, vemos uma história sobre amizade e ainda vemos um pouco do contexto histórico de Istambul, que para mim, também é um personagem da história.

ju.cardozso 22/01/2022

primeiro, falando do aspecto mais simples, a escrita desse livro é impecável, fluente e bonita
a história em si é comovente e rica, mesmo com núcleos diferentes, nenhuma história, nenhuma individualidade foi ignorada

enfim, quando acabei o livro me senti motivada a estudar mais a história e a geografia do oriente médio, assim como as religiões e as culturas diferentes
é horroroso o quanto eu sei sobre europa/eua e tão pouco sobre outras nações e identidades periféricas
pensamento decolonial etc

Jessica Monteiro 19/01/2022

Maravilhoso, esse livro não fala só sobre a Leila e sim sobre 6 pessoas e uma cidade, tudo de forma tão tocante.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 09/09/2023

Um livro sobre amizades
10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho é um dos melhores livros que já li.

Leila Tequila (que trocou o y de yesterday por i de infinite) é uma das melhores e maiores personagens que já li.

O livro começa com Leila assassinada. Seu corpo jogado num lixão. Seu coração parou, mas sua mente não. Nos 10 minutos e 38 segundos seguintes à última batida do seu coração sua mente flui e vaga por sua história, cada momento rememorado por um gosto ou cheiro.

Sua infância em Vã, no leste da Turquia, com sua família disfuncional, com segredos e cheia de fanatismos. Um abusador próximo, um tio, a destrói. A reação de sua família lhe tira a fé daqueles que a criaram. Muda-se para Istambul, com esperança de um recomeço.

Istambul é uma cidade grande, que destrói sonhos. Leila acaba indo para um bordel e se prostituindo por quase toda a vida.

Mas o livro não é só sobre o trágico destino de Leila. Mas sobre amizades. Sobre a família que escolhemos.

Os cinco:
Nalan Nostalgia, uma mulher trans, lutando por sua existência. Sinan Sabotagem, o amigo mais antigo, que vive uma vida dupla e, na morte de Leila, percebe que deverá tomar uma escolha. Zaynab122, uma mulher árabe com nanismo, muito religiosa e que lê a sorte na borra de chá, um doce de pessoa. Jameelah, uma somali enganada e vendida para prostíbulos em Istambul. Humeyra Hollywood, uma cantora de boate que fugiu do marido violento.

No livro conhecemos as histórias dos cinco e como eles conheceram Leila. Como ela os uniu e os fez uma família. Como eles eram acolhimento e torciam um pelos outros, mesmo na morte.

Acho desnecessário avisar, mas avisando: é um livro com MUITOS temas delicados e difíceis. Uma história com uma série de gatilhos. Mas é imperdível.

A escrita de Shafak é pura beleza e poesia. Nos coloca para refletir sobre nós mesmos e nossas dores.

A única coisa que achei estranha no livro é a quebra de ritmo entre a parte 1 e a parte 2. A parte 2 tem mais ação, mais ágil. A parte 1 é altamente instrospectiva, reflexiva. Talvez pela parte 1 ser centrada em Leila, é uma forma de compreender a personagem e o motivo de seus amigos fazerem o que fizeram por ela.

Esse livro mostra que aqueles que devemos levar para a eternidade são aqueles que aceitam nossas cicatrizes. Essas pessoas valem a pena.

Day 26/12/2021

Pra fechar bem o ano
Eu queria MUITO que esse livro fosse conhecido por mais pessoas. É um daqueles que você compra pela sinopse e recebe totalmente o que estava esperando. Um livro lindo, mesmo com todos os assuntos pesados retratados.
É tão duro ver o que a Leila passa na infância e pensar que tantas outras crianças passam pelo mesmo, mas é tão bonito ver como ela encontra pessoas ao longo da vida que estão dispostas a fazer tudo por ela, como uma família de alma.
Uma história incrível, com representatividade, e da Turquia, que tem a história e a cultura pouco conhecida no Brasil. Por causa disso, é ainda mais importante que conheçam esse livro pra que possam chegar mais histórias como essa por aqui.
Pra mim, que tenho como livro favorito "uma vida pequena", julgado por muitos como um livro feito só pra chocar, ler "10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho" e perceber que ele pode ser tão triste, mas também tão esperançoso, é quase mágico.

Ps: parece que a Harper Collins pagou 10 reais pro revisor e pediu pra ele fazer tudo em um dia, tem várias palavras que não fazem sentido no meio do texto e isso quebra um pouco a experiência de leitura, mas minha nota (4,5) não levou o erro da editora em consideração.

Paul Law 10/12/2021

O que pensamos depois que o coração para de bater?
O título do livro de Elif Shafak é "10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho" porque é o tempo que o cérebro ainda funciona depois que o coração para de bater. Não é só por isso, claro. O título faz referência aos pensamentos da protagonista depois de ser assassinada até que sua mente se finde completamente. Cada capítulo é nomeado por minutos restantes de vida: "Um minuto", "Dois Minutos" e assim por diante. Ah, tem capítulos que não são minutos e pode ficar tranquilo que depois que acabarem os dez minutos e os trinta e oito segundos o livro ainda continua!

A história, como já dito, começa quando a vida de Leila Tequila termina em uma lata de lixo em Istambul. Nos minutos que antecedem a morte cerebral da personagem vamos conhecendo suas memórias e sua vida; fatos que a levaram até aquele derradeiro destino Leila nasceu no sudeste da Turquia, filha da segunda mulher de um patriarca tradicional, mas que só descobriu quem era de fato a sua mãe tempo depois. É que a primeira esposa se passou tomou a maternidade da até então única filha da família para si. E tem muitos outros fatos envolvendo a personagem que culminam na sua fuga para a cidade grande. Ela é proibida de estudar, o pai não a defende depois de ser abusada pelo tio...

Em Istambul Leila conhece outros párias como ela; pessoas que buscavam uma vida nova, distante do preconceito e do sofrimento que viviam em suas terras natais. Na vasta cidade, no entanto, a vida não é fácil e ela se vê imediatamente engolida pelos aproveitadores que a fazem uma garota de programa. O primeiro prostíbulo é ruim, o que a faz buscar melhores condições, mudando de local de trabalho e aprendendo como a cidade realmente funciona. O mesmo pode se dizer de seus amigos e de seu amor.

Shafak tem uma narrativa coesa, focada nas minorias e nas engrenagens suburbanas da grande cidade turca. Explica como os invisíveis vivem nesses lugares. Ah, e se passa em um período histórico conturbado! Através de Leila vamos aprendendo como os sonhos são desfeitos, renascem e terminam numa lata de lixo. Bem, há a segunda parte da história que conta a resignação desses seres, as lutas para que pelo menos o fim seja digno. A autora diz em suas notas que as personagens do livro são fictícias, mas baseadas em histórias reais, o que fica bem claro para o leitor. Apesar de começar com morte, "11 minutos e 38 segundos" tem muita vida.

Resumindo, um livro criativo desde o título que joga luz em uma parte escura da sociedade. Fala de preconceitos, de vidas tidas como insignificantes, mas cheia de valor e verdade. Se tem um ponto que vale uma crítica, seria sobre os responsáveis pelo que ocorreu com Leila Tequila. Esta parte é pouco explicado na história, embora, talvez, seja esta a intenção da autora. Que diferença faz saber mais dos assassinos se a vítima não importa à sociedade? De todo modo, eu queria saber mais...

site: http://paullawblog.blogspot.com/2021/11/10-minutos-e-38-segundos-neste-mundo.html

Cris.Santos 03/03/2024

Leila que história,um livro de leitura não muito leve.triste
Um livro triste e denso, fiquei muito impressionada com o tema e que realmente algo que acontece nos duas atuais