10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho Elif Shafak

Resenhas - 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

Vivi 24/09/2023

"a tristeza é uma andorinha, disse ele. um dia, você acorda e acha que ela foi embora, mas ela só migrou para outro lugar, foi esquentar as penas. mais cedo ou mais tarde, ela volta e se empoleira no seu coração de novo."

um livro escrito de forma tão bonita e sincera, estou feliz de ter conhecido a história de leila tequila.

anaartnic 12/09/2022

Um espetáculo na multifacetada Istambul
Eu nunca começo desta forma uma resenha, mas LEIAM ESTE LIVRO!!!

Um grupo de amigos, os cinco amigos de Leila Tequila (seu nome era Leyla, mas o Y de yesterday precisava ser substituído pelo I de infinity). Leila Tequila morre, mas o cérebro continua ativo por 10 minutos e 38 segundos e neste tempo memórias importantes passam em sua mente em pane. A história não acaba aí, pois Leila não é apenas um corpo encontrado em uma lata de lixo, ela é lembrança, é a união de cinco pessoas, que irão fazer de tudo para que Leila possa ter um fim digno.

O livro aborda diversos aspectos culturais de Istambul, ressaltando sob o olhar crítico de Shafak as contradições desta metrópole. Fatos históricos são incorporados na ficção, acontecimento que impactam a vida dos personagens e nos seus destinos.

Os temas de religião e ideologia politicas são retratados com maestria, ressaltando ainda mais o quão Istambul é repleta narrativas tão únicas e complexas. Às vezes eu sentia uma descrição clara do Brasil em meio as páginas, como se de alguma forma entendesse os problemas e particularidades de Istambul não por aceitá-los, mas por ser parte desta dinâmica tão comum que, apenas externada pelas linhas deste livro, machucam.

Foi possível se encantar por cada personagem, sentir de alguma forma parte de suas dores e compreender quanto suas 'imperfeições' os tornam únicos.

Nalan Nostalgia, Sinan Sabotagem, Jameelah, Zaynab122 e Humeyra Hollywood. São os cinco de Leila Tequila, e foi um prazer ter conhecido esse grupo de amigos, que aliás, eu nunca li igual.

"Nada tinha mudado. Mas dali em diante, tudo seria diferente"

Micelandia Lima 09/02/2024

Leila Tequila está morta, mas seu cérebro ainda resiste durante 10 minutos e 38 segundos. Nos instantes derradeiros de sua existência, Leila é inundada por lembranças preciosas, que contam ao leitor o que a levou da infância no sudeste da Turquia à vida como prostituta em Istambul.

Renata.Mieko 16/12/2022

Segundo livro de Elif Shafak que leio e novamente estou maravilhada com a história.
Que belíssima construção de cenário e personagens, estes últimos que você acaba torcendo até o fim.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 09/09/2023

Um livro sobre amizades
10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho é um dos melhores livros que já li.

Leila Tequila (que trocou o y de yesterday por i de infinite) é uma das melhores e maiores personagens que já li.

O livro começa com Leila assassinada. Seu corpo jogado num lixão. Seu coração parou, mas sua mente não. Nos 10 minutos e 38 segundos seguintes à última batida do seu coração sua mente flui e vaga por sua história, cada momento rememorado por um gosto ou cheiro.

Sua infância em Vã, no leste da Turquia, com sua família disfuncional, com segredos e cheia de fanatismos. Um abusador próximo, um tio, a destrói. A reação de sua família lhe tira a fé daqueles que a criaram. Muda-se para Istambul, com esperança de um recomeço.

Istambul é uma cidade grande, que destrói sonhos. Leila acaba indo para um bordel e se prostituindo por quase toda a vida.

Mas o livro não é só sobre o trágico destino de Leila. Mas sobre amizades. Sobre a família que escolhemos.

Os cinco:
Nalan Nostalgia, uma mulher trans, lutando por sua existência. Sinan Sabotagem, o amigo mais antigo, que vive uma vida dupla e, na morte de Leila, percebe que deverá tomar uma escolha. Zaynab122, uma mulher árabe com nanismo, muito religiosa e que lê a sorte na borra de chá, um doce de pessoa. Jameelah, uma somali enganada e vendida para prostíbulos em Istambul. Humeyra Hollywood, uma cantora de boate que fugiu do marido violento.

No livro conhecemos as histórias dos cinco e como eles conheceram Leila. Como ela os uniu e os fez uma família. Como eles eram acolhimento e torciam um pelos outros, mesmo na morte.

Acho desnecessário avisar, mas avisando: é um livro com MUITOS temas delicados e difíceis. Uma história com uma série de gatilhos. Mas é imperdível.

A escrita de Shafak é pura beleza e poesia. Nos coloca para refletir sobre nós mesmos e nossas dores.

A única coisa que achei estranha no livro é a quebra de ritmo entre a parte 1 e a parte 2. A parte 2 tem mais ação, mais ágil. A parte 1 é altamente instrospectiva, reflexiva. Talvez pela parte 1 ser centrada em Leila, é uma forma de compreender a personagem e o motivo de seus amigos fazerem o que fizeram por ela.

Esse livro mostra que aqueles que devemos levar para a eternidade são aqueles que aceitam nossas cicatrizes. Essas pessoas valem a pena.

Karolinny 29/09/2022

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

Esse livro é incrível. A forma que ele foi construído, como os personagens foram apresentados na historia e a importância que eles tem na historia. Sem palavras para essa historia.

Bruna.Toledo 19/09/2021

Maravilhoso.
O enredo é muito envolvente, com os seus personagens complexos, muitos elementos socio-culturais da Turquia, contextualização histórica e, claro, um flerte com o "macabro".
Não recomendo para pessoas sensíveis porque a violência (sexual, psicológica, física), é praticamente um protagonista.
Em alguns momentos, achei a escrita meio "truncada", faltando fluidez entre as cenas, mas isso pode ter sido causado pela tradução e, de certa forma, não me atrapalhou durante a leitura.
Thais645 19/09/2021minha estante
Só o título já é um baque. Li a sinopse e me interessei muito. Com certeza vou ler esse livro.

Luxcorvere 13/08/2023

Não tenho muito a dizer pois tudo que eu disser será pouco, mas a história desse livro é comovente, árdua, triste e ao mesmo tempo tem seus pontos felizes.

Esse livro trás para a realidade a hipocrisia do fanatismo, a lascívia e o mal caratismo do homem religioso, o preconceito, a agressividade e a desigualdade social ESTAMPADOS em cada palavra escrita.

Leila com "i" de infinite e não com "y" de yesterday é simplesmente uma das maiores personagens que já li, fora seus amigos e suas histórias.

Este livro é triste, porém muito bom, gostaria que a vida tivesse me apresentando ele mais cedo, mas de todo modo, foi uma leitura boa.

Cris Marques 17/09/2021

Amei!
Amei este livro! Amei a história de Leila e como foi contada, chorei bastante, eu gosto muito dos detalhes, da descrição e conhecer um pouco sobre Istambul foi bem legal. Recomendo!

Gabi 15/01/2023

Cientistas atestaram que uma pessoa pode permanecer com atividade cerebral até 10 minutos e 38 segundos após a sua morte. a partir daí vai se desenrolar a história de Leila, uma prostituta que foi encontrada morta numa lata de lixo em Istambul.
Enquanto os minutos vão passando as lembranças da vida dela são contadas ao leitor com uma narrativa que te amarra.
além da história se passar num cenário histórico-turístico muito rico, a escritora turco-britânica nos aprofunda na cultura e religião locais.
Gosto demais desse tipo de livro que te mergulha numa cultura diferente.
Me lembrou Todas as cores do céu (Amita Trasi).

Thyanne.Ribeiro 07/01/2023

?Era a vida no volume máximo?
Até agora sem saber como, mesmo o livro tendo uma protagonista e com uma história pessoal ampla e detalhadamente narrada, a Autora conseguiu contar detalhadamente a vida dos seus 4 amigos, marido, 2 mães, pai, irmão, de outros 5/6 coadjuvantes, tudo isso enquanto discorria sobre trocentos temas diferentes (pedofilia, estupro, capitalismo/comunismo, religião e seu radicalismo, prostituição, violência contra a mulher e de gênero, deficiência física, gordofobia, transexualidade, transtornos mentais, dentre vários outros) em APENAS 340 páginas. E tudo detalhado e compreensível, parafraseando uma passagem do livro (que coloquei no título desse comentário) foi uma ?história no volume máximo?. Eu estou entre a perplexa e chocada com a sagacidade e perfeição da escrita dessa mulher ??????????????

lourdes 30/12/2022

Sobre amizade e a importância delas
O livro me surpreendeu bastante, busquei pela autora que tinha lido nesse ano e achei ainda esse melhor do que o ?A ilha das árvores perdidas?. A escrita e a divisão dos capítulos é perfeita, e a história conta a vida e amizades de Leila Tequila, uma prostituta assassinada, em seus 10 minutos e 38 segundos pós morte. O livro trata de inclusão, amizade, alegrias e tristezas, de como vivemos em torno de tudo isso.
Recomendo muito

Marcely.schneider 28/09/2022

E um livro muito bom conta detalhadamente a vida de Leila na qual foi encontrada em uma lata de lixo , conta dia trajetória de criança ate o momento em que foi encontrada morta

Sara 16/09/2022

Esse livro pode gerar gatilhos, caso vice seja uma pessoa sensível.

Esse livro traz o paralelo da pessoa que está morendo, mesmo que sua mete continue trabalhando, ela se vê revivendo vários momentos de sua vida, que e levaram até sua morte. Mostra também como a morte afeta aqueles que eram sua verdadeira família.