10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho Elif Shafak

Resenhas - 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

Jucsf 20/07/2023

Tinha tudo para ser ótimo, mass
A primeira metade do livro é incrível.Me emocionei muito e amei conhecer a história e a escrita de autores não ocidentais.
O livro peca, para mim, quando os pontos de vista da Leila acabam e a história passa a ser contada pelos outros personagens, a história muda completamente e parece que estava lendo outro livro.
De resto, gostei muito do meu primeiro contato com a leitura não ocidental.
Carlinha 28/04/2024minha estante
Exatamente! A partir do plano infalível dos amigos a beleza e poesia da primeira parte desandaram

paula bettoni 21/04/2024

Dolorido
Muito interessante a forma que a autora traz a realidade das mulheres turcas, abrindo os nossos olhos ocidentais para uma cultura em que, por terem nascido la (?) levam uma vida extremamente pautada no machismo e no patriarcado. Sofrem consequências desde a sua infância, só por serem elas. Por serem mulheres.

Aprendi muito com essa leitura, por mais dolorida que ela tenha sido. O retrato do cemitério da solidão me fez pensar em quantas pessoas não tem reconhecimento e são tratadas de forma desumana, mesmo em morte.

E não tem como fazer essa resenha sem citar as pessoas transsexuais, que por não se reconhecerem em seu corpo biológico (sim, só por isso) levam uma vida de violências físicas, psicológicas e sociais. No Brasil, uma pessoa trans é assasinada a cada 3 dias!! Para quem não entendeu: A cada TRÊS DIAS uma PESSOA TRANS é MORTA por decidir VIVER sua vida do jeito que ela QUER.

Apesar de abordar temas sofridos, é uma
leitura extremamente necessária para que a gente busque a nossa evolução enquanto comunidade. Aprendendo a olhar para o outro, independente de quem, como um SER. Que tem vida, tem sentimentos e tem livre arbítrio.

Clara 22/10/2022minha estante
Terminei hoje e realmente QUE LIVRO.
Não há palavras para descrever quão incrível é!

veiraque 01/01/2023minha estante
@clara com ctz, arrebatador

veiraque 01/01/2023minha estante
@clara com ctz, arrebatador

Jane 57821 25/12/2023

Um dos melhores livros que li esse ano
Não sei nem o que dizer sobre essa história... Forte, pungente e extremamente marcante, esse livro fala sobre a vida e morte de uma prostituta que viveu nas ruas de Istambul, explorando também toda a cultura da cidade e uma amplitude de personagens que dá vontade de abraçar e chorar junto, super recomendo!!!!

Montenegro 14/03/2022

Leila Tequila
Com uma narrativa original, Elif usa um homicídio como ponto de partida para as memórias de Leila e para retratar uma sociedade onde aqueles que são diferentes não têm lugar.

O livro não trata da resolução do mistério de quem matou Leila Tequila. Mas do que ocorre com seu cérebro após a morte, que permanece ativo durante 10 minutos e 38 segundos.

Outro ponto marcante é a teia de laços e de memórias. De laços familiares conturbados, feitos de segredos e fundamentalismo, de tradições obscuras e de fugas. De laços de amizade também, do tipo inabalável.

Recomendo!

Karen 25/02/2022

Peca pelo excesso
O livro ia bem, muito bem na verdade, até que a autora decidiu colocar todas as tragédias humanas em um único personagem, concentradas em uma única história.
Faltou a mão do editor p falar "chega, tá bom", pela página 200.
Impressão do desejo em gastar todas as ideias, fatos históricos, preconceitos, injustiças em um único livro.
Foi demais, ficou pesado.
Da página 200 em diante a leitura foi um suplício!
Sendo 150 páginas 100% descartáveis a mais p chegar até o final.
"...conseguiu ganhar dinheiro. Não muito, apenas o suficiente para lhe dar esperança. Mas a esperança é uma substância química perigosa, capaz de causar uma reação em cadeia na alma humana.".

Lara BL 07/04/2023

A vida e a morte, o amor e a solidão
Comecei achando que ia ler um livro sobre a morte e de deparei com um livro sobre a vida. A autora explora a solidão e o amor em um entrelaçado impressionante.
Em cenários que mostram a realidade dura de Istambul e dos rejeitados pela sociedade, Elif faz da dor poesia. É o segundo livro que leio desta autora e estou cada vez mais apaixonada

Alan kleber 31/12/2021

Eles eram vulneraveis sozinhos; juntos, eram mais fortes.
"Um romance rico e envolvente que dá voz aos invisíveis, aos intocáveis, aos desfavorecidos, aos rejeitados, aos humilhados, e aos que mais sofrem na sociedade, transformando suas cancões de dor em algo belo, tocante e sensivel. Elif Shafak apresenta uma história sobre trauma, violência sexual e as agruras da vida das mulheres turcas, e, é possivel dizer mulheres de qualquer lugar, que estejam sujeitas a um sistema social cruel, regido pelas regras e amarras do patriarcado.
Leia o quanto antes."

Depois que o coração para de bater, o cérebro permanece ativo por 10 minutos e 38 segundos. Para Leila Tequila, uma prostituta de Istambul que acabou de ser assassinada, cada um desses preciosos minutos traz à tona uma memória: o gosto do guisado de bode sacrificado pelo pai para celebrar o esperado nascimento de um filho, o cheiro de limão e açúcar da cera que as mulheres usavam para se depilar na sala de estar de sua casa, o gosto do café de cardamomo que ela toma com um estudante bonito no bordel em que trabalha. Essas memórias, que se esvaem nos breves minutos que lhe restam, trazem de volta as amizades que ela formou em sua vida agridoce, amigos que agora estão desesperadamente tentando encontrá-la.

iara360 24/10/2022

QUE LIVRO! LEIAM LEIAM
sem palavras para essa obra prima, com certeza tá no meu top 3 livros que mais me marcaram!!!
acho que li num momento ruim e acabei lendo picado, mas mesmo assim foi incrível. além dos personagens incríveis, os traumas, a amizade, o passado etc, a ambientação do livro é incrível e foge muito dos livros que tô acostumada a ler - dos EUA ou nacionais. incrível. lindo. cheiroso. 5/5.

(oi skoob, qnt tempo)

"A vida era injusta e, naquele momento, ela se deu conta de que a morte era mais ainda."

Suzana203 17/05/2023

Dor.
Comecei esse livro pela temática, achei incrível essa coisa de permanecer consciente por alguns minutos após morrer, mas não esperava que fosse doer tanto.
Enquanto eu lia fiquei pensando bastante em cada personagem que era apresentado, e de como mesmo sendo uma pessoa incrível a vida dela era repleta de dor, isso porque tinha um acontecimento na vida dela, e que aquilo definia toda a vida e existência. Acho que isso acontece muito quando passamos por situações extremas, mas é muito injusto um único fator definir todo o seu ser, e você pagar por aquilo como se fosse merecido.
Esse livro também me fez pensar em reencarnação, espero que exista mesmo, porque imaginar que alguém que sofreu muito em uma vida não vai ter a oportunidade de viver em outra e ser feliz me parece muito cruel e surreal.

Sofia 14/10/2021

Ela aborda muitos assuntos importantes e um pouco mais pesados. Bom, apesar de ser uma história bem interessante não me prendeu tanto. Apesar disso, gostei bastante da leitura.

Lara 14/09/2021

Livro incrível!
Alguns livros nos surpreendem de imediato na sinopse, 10 minutos não foi diferente, logo no início o leitor já sabe o que esperar do livro e não se decepciona.
Conhecemos uma personagem incrível e cada fragmento de seus aleatórios pensamentos despedaçam nosso coração por sabermos o fim inevitável da personagem descartada convenientemente em uma lixeira pela própria sociedade que tanto dificultou sua vida quando viva.
Apesar da personagem Leila Tequila ser fictícia, é possível enxergar milhares de Leilas vítimas de violência e vivendo nas mesmas condições de nossa heroína.
Que este livro sirva para apaziguar preconceitos e sensibilizar as pessoas de que somos todos pó, todos somos humanos e importantes para alguém.

rkive 23/09/2023

Leila tequila
A leitura consegue ser algo bem realista, que realmente leva ao leitor a perceber a desigualdade social eminente e a realidade presente que muitas pessoas evitam enxergar.

eu me apaixonei pela narrativa da história e vou admitir que chorei algumas vezes.
todos os personagens tem suas próprias histórias e vivências e isso faz tudo ficar bem mais profundo.
no final eu achei tão singelo o amor que os amigos da leila tinham por ela, eles simplesmente a amavam sem pedir nada em troca.
enfim, vou lembrar dos cinco para sempre. ?

jaquesant0s 12/10/2021

Muitas coisas são verdade e tudo é ficção
Desde a primeira vez que eu li a sinopse desse livro eu fiquei com muita vontade de ler e valeu a pena demais. É uma leitura densa, tocante e emocionante em vários momentos. É uma história sobre amizade e sobre a família que a gente constitui ao longo da vida e tem como pano de fundo a realidade triste das mulheres na Turquia (e no mundo). É um livro forte e muito necessário.