10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho Elif Shafak

Resenhas - 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

Léo 05/01/2023

O começo pelo fim, esses livros sempre me pegam...como naqueles filmes de suspense aqui Leila (e não mais com Y como seu pai quis) esta morta.
A partir daí a cada capítulo vamos conhecendo mais sobre aquele corpo. Quem foi Leila, de que amor ela nasceu, pq negou e fugiu de casa, o que a fez se tornar prostituta, quem são seus 5 amigos e quais suas histórias.
De modo muito sensível e assertivo a autora nos apresenta essa história de amor e luta que culmina em despedida (como todas as outras, não é?!).
Excelente livro, escrita e estória. Recomendíssimo!

claire.marar 12/05/2023

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho
Escrita maravilhosa. Honestamente, a melhor parte na minha opinião foi a primeira, ?a mente?. As memórias de Leila são escritas de uma forma tão vívida que o leitor se sente transportado!
Apesar disso, achei que o resto do livro não foi assim tão bom. Senti que a autora queria tocar em todos os assuntos possíveis, tudo ao mesmo tempo.
Mesmo assim, recomendo muito a leitura!

maria 17/10/2021

Descobri esse livro por acaso aqui no Skoob e logo fiquei intrigada com o título. O fato das resenhas serem poucas mas 100% positivas fez eu adicionar essa história para a minha lista. Agradeço todos os dias por isso. 3 dessas estrelas vão com certeza para a escrita envolvente e, ao mesmo tempo, sutil da autora. É muito intrigante como Elif consegue abordar temas tão pesados e reais com uma escrita tão leve e fácil de entender. Admito que eu nem sentia as páginas passarem. Leila é uma protagonista real, com uma história tristemente similar a de muitas mulheres, com erros e acertos, e que, em algumas páginas, ganha nossa simpatia e afeto. Achei uma decisão muito inteligente em criar um vínculo com ela primeiro para depois nos aproximar do outro ponto alto da história: seus amigos. Cada um possuindo personalidades marcantes e formas autênticas de lidar com a perda de alguém querido (não é spoiler, está na sinopse) e com os problemas de suas vidas, nos afeiçoamos a eles. Afinal, estamos todos de luto pela personagem por quem fomos apegados. A autora aborda uma cultura extremamente interessante, com seus defeitos e qualidades, e temas como religião, socialismo, prostituição, machismo, preconceito, de formas tão cruéis e, ao mesmo tempo, tão reais e bem escritas. Definitivamente um tapa na sua cara e uma viagem pela vida de tantas pessoas que, de uma forma direta ou não, foram retratadas por meio da história desses personagens.

Ederson 03/01/2023

Conheci Elif Shafak pelo excelente A Ilha das Árvores Perdidas. Gostei tanto de sua escrita, (cuidadosa com as palavras, poética e cheia de informações reais) que logo procurei mais livros dele. Infelizmente achei só mais 1 publicado no Brasil. Felizmente é 10 minutos e 38 segundos Neste Mundo Estranho.
Mais uma vez fiquei encantado pelo mundo criado pela autora e a peculiaridade do fio narrativo, aqui uma mulher morta, mas com o cérebro consciente por 10 minutos e 38 segundos até se desligar totalmente. Durante esse tempo, a mulher relembra sua vida desde a infância e nos apresenta a vida turca, que é bem cruel com as mulheres e em especial com as profissionais do sexo.
Daniela742 20/07/2023minha estante
Boa tarde!!
Um dos livros mais tristes que ja li... A autoria tem um outro publicado aqui no Brasil chamado "De Volta a Instambul", é muito bom tbem! :)

Priscila.Mastranto 11/02/2024

10 minutos e 38 segundos nesse mundo estranho...
Que livro lindo...achei que seria algo meio deprimente mas muito pelo contrário. Violência, preconceito, amor e amizade são alguns dos temas tratados pela autora quando conta a história da morte de Leila Tequila, uma prostituta que foi assassinada na cidade de Istambul. Durante 10 minutos e 38 segundos o cérebro de Leila ficou ativo, mesmo após sua morte, recordando lembranças desde sua infância até o dia do assassinato. No seu relato de lembranças ela conta como conheceu cada um dos seus cinco amigos, que depois de sua morte se uniriam mais ainda para ela ter um descanso eterno como acreditavam ser o seu desejo. É um livro lindo e até os agradecimentos da autora emocionam.

Nana 17/09/2021

Interessante e informativo!
Tenho uma certa atração por livros com títulos longos e diferentes, coincidência ou não, todos que li com essas características sempre adorei, e esse foi mais um caso. Que livraço!!!
Sempre ouvimos dizer que um pouco antes de morrer , nossas vidas passam como um filme diante dos nossos olhos, e é assim que inicia essa história.
Na primeira parte do livro, Leila morreu e a cada minuto seguinte a sua morte , vai relembrando partes do que viveu em uma cultura onde as mulheres são tratadas com crueldade ( na Turquia).
Nessa parte também são apresentados os cinco amigos de Leila que retratam a diversidade sendo uma prostituta, uma anã, uma negra, uma transexual e um amigo de infância.
Na segunda parte esses amigos se unem para dar um funeral digno para Leila e é comovente e divertido as aventuras que eles passam para dar essa última homenagem a amiga.
A escrita é clara, fluida, profunda e com os personagens muito bem desenhados. Um livro pra ficar na lembrança e entre meus favoritos.

Gabriela3872 26/03/2024

O livro conta sobre a morte de Leila e as últimas lembranças nos 10 minutos e 38 segundos que o cérebro demora para desligar após a morte. Nessas lembranças me foi apresentado a vida e os amigos da falecida.

Ela é uma prostituta que está morta e ainda assim, no decorrer das lembranças, vc fica na expectativa de ela ser salva, um milagre, qualquer coisa. Acompanhando a vida, desde o seu nascimento, é possível ver o que a levou a vida que ela tinha, o jeito como conheceu seus amigos e o impacto q tiveram nas vidas uns dos outros.

Algumas partes foram difíceis de digerir, já é difícil ser mulher, imagine criança, indefesa, numa sociedade totalmente patriarcal e que leva a religião como se fosse lei...

Vontade de cuidar de todas as versões da Leila e dos cinco também.

E além de ter adorado a leitura, me encontro agora OBCECADA com a cidade de Istambul.

A. Karoline 18/02/2022

?Istambul era uma cidade líquida. Nada era permanente ali. Nada parecia fixo.?
10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho é um livro cheio de gatilhos, aborda assuntos pesados como: abuso sexual, pedofilia, violência, preconceito? Apesar de pesado e triste, é narrado com muita delicadeza.
A história de vida da Leila é tocante, ela e os seus amigos lutam para serem de fato quem desejam ser. Os personagens são muito bem construídos e durante a leitura me senti íntima dos mesmos.
O livro não mereceu 5 estrelas pois não ficou claro o que aconteceu com os caras que estavam matando as prostitutas, também não houve mais atenção a questão de as vítimas serem sempre as prostitutas que saíram com o homem homossexual (o que o pai estava arrumando um casamento contra a vontade dele) não sabemos se o pai estava mesmo ligado aos assassinatos.
Também não ficou claro o que aconteceu com os amigos logo após o corpo ser jogado no mar já que a polícia estava lá, não sei como eles conseguiram provar que não tinham matado alguém e que aquele era o corpo da prostituta que foi achada do lixo no dia anterior. Apesar disso, vale muito a pena a leitura! Recomendo!
Jaque Assunção 10/01/2023minha estante
amada e esse spoiler???

@bibliotecadedramas 01/12/2023minha estante
pelo amor de deus sinaliza essa resenha como spoiler né

Bruno Oliveira 25/08/2022

UM MUNDO ESTRANHO, MAS TÃO ESTRANHAMENTE FAMILIAR AO NOSSO...
Difícil não se envolver com a história e com a escrita da romancista turco-britânica Elif Shafak neste perturbador e incômodo 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho. A história é pesada, dolorida, há muitos abusos e situações com o pior do outro lado humano, entretanto, é na figura da protagonista Leila Tequila e nas de seus cinco fiéis amigos que vemos o melhor, do mesmo humano, no livro, que também retrata uma Istambul chocante, apavorante e, por isso mesmo, fascinante. Há muitas injustiças no livro, muita hipocrisia velada e descarada; há uma crítica mordaz ao patriarcado e à religião lá vigente e à sociedade turca no geral. Contudo, tudo é dúbio, tudo têm mais e mais camadas, o que torna o livro um guia, quase um retrato fiel de um povo que está (e sempre estará) dividido entre à Europa e à Ásia.

Welington 14/07/2023

2 livros em 1, que não vale 1.
Este livro, não foca em contar a história de uma personagem, ou de um plot, que neste caso seria os 10 minutos e 38 segundos, mas o livro resolve contar a história de vários personagens.
Parece que são 2 livros diferentes, pois a primeira parte é bem interessante, mas já a segunda, está totalmente fora do que eu esperava, de um jeito negativo.

Marcelo.Castro 01/03/2022

Dois livros
Acho que a melhor maneira de resenhar esse livro é encarar ele como 2 livros. A primeira parte, que narra as memórias de Leila do momento de sua morte até os 10 minutos e 38 segundos em que seu cérebro para completamente de funcionar é fantástica. Não só pela estrutura narrativa inovadora, mas principalmente pelo drama, pelas emoções que provocam no leitor diante dos dramas na vida da protagonista. É doloroso ler sobre as esperanças e sonhos de Leila ao mesmo tempo que se sabe que nada disso irá se realizar já que, desde o começo da história, sabemos que ela está morta.
Já a segunda parte, a partir da morte de Leila, e da "aventura" de seus amigos é desnecessária, desconexa e joga contra o sentimento geral da obra. Não vou entrar em detalhes quanto ao que acontece, para não antecipar a história para quem ainda não leu, mas se a ideia era reforçar a amizade construída entre os 5, e aprofundar um pouco mais seus dramas pessoais, ainda assim, da forma como foi feito quebra totalmente o conjunto da obra. De qualquer maneira, e apesar dessa ressalva, é um ótimo livro, ainda mais se considerarmos os temas que tratam - preconceito, desigualdade, machismo, fanatismo religioso, dentre outros - funcionando como importante ferramenta para reflexão e questionamento da nossa sociedade contemporânea.

@bibliotecadedramas 04/12/2023

A protagonista desta história é Leila Tequila e quando a história começa, ela já está morta. Leila foi uma prostituta de Istambul que acabou de ser assassinada. Seu coração não bate mais, mas seu cérebro resistiu por 10 minutos e 38 segundos, esse é o tempo que ele levou para desligar do seu corpo para sempre, são nesses 10 minutos e 38 segundos que muitas memórias da vida de Leila veem à tona e é assim que vamos conhecendo sua história.

"Só porque você acha que aqui é seguro, não significa que é o lugar certo para você, retrucou seu coração. As vezes o lugar onde você se sente mais segura é aquele ao qual você menos pertence"

O livro é dividido em duas partes: na primeira parte é através das memórias que Leila que ficamos sabendo como foi sua vida antes de chegar a Istambul - Leila vivia em uma vila na Turquia, ela tinha duas mães e seu pai era um moralista religioso fanático, então, por aí vocês podem ter uma noção para onde vai caminhar a história, eu não vou entrar em detalhes para não soltar nenhum spoiler porque é um livro com muitas camadas - tanto de Leila em sua cidade natal, como vivendo em Istambul. Nessas memórias de Leila, também vamos conhecer seus 5 amigos leais - amigos que ela acolheu e foi acolhida e que suas histórias são igualmente emocionantes e cheia de camadas também.

Na segunda parte do livro é o momento em que a mente de Leila se apaga para sempre e são esses 5 amigos que decidem dar um enterro digno a sua amiga que foi brutalmente assassinada. Esse livro foi uma maravilhosa surpresa pra mim, além de me tirar da ressaca literária, eu posso dizer que foi uma das histórias mais dramáticas, tristes e igualmente BELAS que eu li nos últimos tempos.

"Para eles, aquela cidade sempre seria uma metrópole feita de lembranças, mitos e anseios messiânicos, eternamente arredia, como o rosto do ser amado sendo engolido pela névoa."

Devo dizer também que o livro tem diversos gatilhos, então dá uma checada na sinopse antes porque tem temas bem sensíveis, ok? A narrativa da autora Elif Shafak é tão envolvente, poética e impactante que fica impossível você não se envolver e não se emocionar com a história de Leila Tequila. "10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho" é um vórtice de dor e beleza, é o luto e a luta para honrar uma vida, é sobre as amizades verdadeiras - aquela família que a gente escolhe.

Entrou pra minha lista de favoritos e dessa autora eu já quero ler seu outro livro que é "A ilha das árvores perdidas" porque sério, eu não esperava que esse livro fosse me pegar tanto.

site: https://shejulis.com/livro-10-minutos-e-38-segundos-neste-mundo-estranho/

Laura.Oliveira 24/06/2023

Diferente de tudo o que eu já li
A partir do momento em que eu soube que o livro contava a história de uma pessoa à beira da morte, que só tinha mais 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, eu tive a certeza de que precisava ler, porque adoro um livro que não faz questão de esconder que o leitor vai sofrer. Meio masoquista da minha parte gostar de livros assim? Talvez. Mas, honestamente, todos os que já li que se propõem a algo semelhante foram tão bons quanto.
Amei muito esse livro. O cenário de Istambul no século XX deu a ele uma ambientação diferente de todos os livros que li antes e gostei demais de saber que os eventos históricos e lugares descritos são baseados em fatos reais. Porém, a característica mais marcante da narrativa e que mais me agradou, com certeza, foram os personagens. Leila e seus amigos têm uma amizade linda, do tipo que causa inveja de tão fiel e verdadeira.
Mesmo sabendo que não tinha jeito para o que aconteceu com a Leila e que o crime talvez não fosse solucionado no livro, não senti falta da solução. Só torci para que os cinco amigos conseguissem proporcionar a ela uma despedida adequada e foi um livro tão triste e pesado, mas, ao mesmo tempo, tão lindo.
Só não foi favoritado porque senti falta de detalhes. Acho que o livro tinha muito potencial para ser maior e, se o fosse, talvez eu conseguisse me apegar mais aos personagens. Porém, ele cumpre o que se propõe e recomendo muitíssimo. É um livro que vale muito a pena.

Asheley.Jesus 04/11/2022

Esse livro é muito bom para quem precisa desenvolver empatia pelo próximo, para olhar por outros olhos a situação das outras pessoas. Confesso que foi um pouco difícil de ler pela presença dos vários gatilhos existentes. O mais chocante pra mim no final foi a nota ao leitor onde dizia que esse livro é um romance, tipo ??? Da onde?
anaartnic 04/11/2022minha estante
Sinto que isso é pq estamos bastante acostumados com o estilo de romance estadunidense

iara360 05/11/2022minha estante
simm, acredito que ele se referiu a romance o gênero literário (enredo, tempo, narração, personagens etc) e nao romance de romântico msm

iara360 05/11/2022minha estante
ela**

Maria10996 22/05/2023

"— A tristeza é uma andorinha - disse ele. - Um dia, você acorda e acha que ela foi embora, mas ela só migrou para outro lugar, foi esquentar as penas. Mais cedo ou mais tarde, ela volta e se empoleira no seu coração de novo."

A história da Leila e os cinco é apenas mais uma história do cotidiano lindamente contada pela Elif Shafak. Istambul não é apenas uma cenário, mas um personagem importante do livro, talvez um dos mais complexos. Um livro amargo e doce, assim como a história da Leila.