Uma União Extraordinária

Uma União Extraordinária Alyssa Cole

Resenhas - Uma União Extraordinária

Lanis 29/05/2022

uma união extraordinária - alyssa cole
?? qual o problema se você fracassou? isso é algo que acontece com seres humanos de vez em quando. ninguém espera que você seja perfeita, elle.?

geralmente, ao procurar um livro pra ler, busco ? além das minhas vontades específicas do momento ? personagens que sejam fortes, histórias que sejam, em algum nível, inovadoras, um casal arrebatador e algum tipo de representatividade.

de alguma forma estranha, sinto quando um livro assim me encontra: meu coração acelera e eu fico muito, muito empolgada pra ler. por isso, quando comecei este, senti que ele se tornaria um favorito do meu coração.

o livro se passa no contexto da guerra civil norte-americana e traz a história da elle, uma detetive extremamente talentosa e com uma memória impecável que, em nome de uma missão, se passa por uma escravizada muda na casa da familia do senador para coletar informações. malcolm, também um detetive, acaba frequentando essa mesma casa, onde ?conhece? elle e lá os dois formam uma parceria em prol da mesma causa. com o passar do tempo (pra ele, menos tempo do que pra ela, pois é o homem mais romântico do mundo) eles percebem que essa união é, ou poderia ser, algo mais.

esse livro, pra mim, reúne todos os ?mais? que eu já li. elle é a personagem mais forte, destemida e sagaz que eu já vi: ela tem a língua afiadíssima e não abaixa a cabeça pra absolutamente ninguém, ao mesmo tempo que não deixa de sentir e demonstrar as dores a que foi submetida como mulher negra nos estados unidos. malcolm, um homem branco, é extremamente gentil, e com certeza o personagem mais compreensivo e apaixonado que já li. em nenhum momento ele tentou ser superior a ela, muito pelo contrário, sempre se colocou abaixo, exaltando as qualidades dela, valorizando as coisas que nem a mesma valorizava, e deixando claro que faria por ela tudo que estivesse ao alcance dele, ao mesmo tempo que sempre admitia os próprios privilégios e contradições.

o romance deles foi bem desenvolvido, todas as questões por trás de um relacionamento interracial naquele contexto foram bem trabalhadas e o jeito que eles foram se descobrindo foi lindo demais. ver o quanto se amaram e se protegeram até o fim deixou meu coração apertadinho e enorme ao mesmo tempo.

o mais bonito do livro pra mim, porém, não foi exatamente o romance. foi todo o cuidado da autora em abordar as questões importantes da época, tudo que envolvia a escravidão, a forma como as mulheres negras eram vistas e tratadas, a falta de direitos e a maneira como tantas ? assim a elle ? tentavam sair e derrubar esse sistema. considerando que, mesmo hoje em dia, muitas autoras ainda ignoram completamente a presença negra em romances de época, só o fato da alyssa cole trazer a temática já é algo valioso, mas trazer isso com tanta carga de informações verossímeis faz com que esse livro seja, pra qualquer pessoa que gosta de romance de época/histórico, essencial.

da parte editorial e autoral, só me cabem elogios, desde a nota da tradutora sobre a questão ?escravos? x ?escravizados?, até as notas do editor, a nota da autora e o fato dele contar com uma bibliografia específica, algo tão difícil de se ver em livros de ficção, em especial romances.

enfim, esse livro pra mim foi um divisor de águas muito grande na forma como leio romances de época. recomendo demais, não só pra quem quer ler um romance lindo, mas conhecer personagens fortes ou até mesmo entender um pouquinho mais sobre a guerra de secessão ? que até hoje dolorosamente marca a história dos estados unidos.

?essa é a segunda vez que você me salva ? disse ela, pegando um pouco de água na mão e jogando sobre o corpo. ? não gosto do papel de donzela em perigo. gostaria de trocar, se não se importar. na próxima, eu salvo você.?

MaBê 22/05/2022

Nunca mais lerei um romance histórico tão bom quanto este.
Eu terminei a 2 dias e ainda estou processando o livro, um romance histórico impecável e irretocavél.

Um romance histórico sempre faz críticas à época que se passa, mas ler este livro, foi temer a guerra da secessão junto a eles e ao mesmo tempo foi como assistir 2 agentes secretos em ação.

Elle tem a língua afiada de uma protagonista forte e as dúvidas de uma pessoa real, McCall é um forte agente, esperto e dissimulado para cumprir suas missões e vê-lo tão rendido e apaixonado por Elle, foi esplendoroso.

Eu achei que teria um final trágico mas ele cumpre suas promessas, e isso não só me deixou com um sorriso idiota a 2 dias como me faz pensar que nunca mais em minha vida lerei outro romance histórico tão bom quanto este.

Eu nunca tinha lido nada de Alyssa, mas hoje eu quero tudo o que eu conseguir achar dela e devorar cada linha.

Lu Oliveira 11/05/2022

Adorei!
"Uma história incrível que relata a luta dos escravizados para se tornarem livres e fazer dos Estados Unidos uma nação unida e livre."

@literariame 09/05/2022

Elle trabalha como uma agente secreta para a União e se vê infiltrada em uma tradicional casa sulista escravocrata como uma escravizada muda.

Ao mesmo tempo, Malcolm chega como informante e detetive de um Serviço Secreto que luta pelo abolicionismo.

O primeiro encontro deles não é dos melhores, já que Malcolm acidentalmente assusta Elle. O que já cria uma tensão desde o início.

Ambos ficam com a imagem um do outro muito marcada. E logo eles descobrem que precisam trabalhar juntos para a União.

Malcolm engana qualquer um com suas palavras, logo conquistando a confiança de qualquer homem ou mulher. Mas ele parece não sentir a menor vontade de fingir nada com Elle.

Elle tem uma memória impressionante, conseguindo se lembrar de absolutamente tudo. Mas ela não consegue lembrar a si mesma porque seria uma má ideia se envolver com Malcolm.

A tensão entre eles vai crescendo em meio ao duplo papel que eles representam. O homem branco sulista e escravocrata, da Confederação e a escravizada muda e impotente, em contrapartida a suas realidades de espiões.

E mesmo em meio aos conflitos e perigo de serem descobertos, o amor dá um jeitinho de se infiltrar na situação.

Bom gente, pra contextualizar melhor: a história se passa durante a Guerra da Secessão. Foi o maior conflito dos Estados Unidos em relação à escravidão. O país ficou basicamente dividido entre o povo do norte, a União (abolicionistas) e o povo do sul, a Confederação (escravocratas). De maneira bruta é isso.

Que livro incrível!! Eu coloquei ele em um reels outro dia como previsão de 5 estrelas e acertei demais, amei mesmo.

A Elle é uma protagonista maravilhosa demais, fiquei apaixonada por ela. Ela é corajosa, sensível e impetuosa.

E amo como em momento algum ela aplaude o Malcolm simplesmente por ele ser abolicionista. Obviamente esse tema foi recorrente no livro inteiro e foi trabalhado de uma maneira incrível.

O livro fala sobre outros temas também, como a invasão na Escócia e as repercussões disso. Fala sobre traumas, relacionamentos e vida.

A Ayssa Cole arrasou em escrever um romance de época com esse tanto de história e no final ela até deixou uma bibliografia pra gente. Também amei os agradecimentos dela. Tudo lindo.

O livro possui muitos gatilhos!

Maria Aparecida 06/05/2022

Foi uma leitura extraordinária! Que me prendeu do início ao fim! Chorei bastante...É uma história comovente que traz uma reflexão sobre a escravidão no passado e atual situação do negro na sociedade.

Gabyh.4rt 30/04/2022

Muito gostosinho de ler
Primeira vez que leio algo da autora e nessa recente leva de romances com protagonistas negros que vem sendo lançado aqui no Brasil, ouso dizer que Alyssa Cole consegue superar, na minha opnião, sua musa inspiradora (Sabrina Jenkins). Com um romance interracial, uma mocinha forte, corajosa e um mocinho carismático e apaixonado.
Uma união extraordinária conta a história de dois espiões infiltrados no núcleo dos confederados em pleno inicio da guerra civil americana. Ela uma mulher negra se passando por uma escravizada, ele um homem branco se passando por um soldado sulista. A eminência de que tudo pode dar errado a qualquer momento são os pilares das tensões desse romance. O risco que os dois correm é real e cruel. A forma como os personagens (quase sempre sulistas) se referem as pessoas negras chega a parecer caricato, mas é REAL. E realmente aconteceu na nossa história, causando ainda mais aquela dor no estômago e aquela perda de esperança na humanidade (e muito muito ódio).
Foi um dos meus preferidos desse ano até agora. E espero que o próximo da serie foque no irmão do protagonista ja que terminou com um gancho para ele.

Fran 30/04/2022

Como diz o titulo uma história extraordinária
Um romance de época que nos traz um outro lado de uma época que estamos acostumados a ler e ver nesse tipo de história.
Podemos ver a riqueza de uma história que nos mostra o lado nem um pouco bonito da alta sociedade. O romance é muito bem construído e nos da uma felicidade quando vemos aos poucos eles conseguindo superar as diferenças.

Ju 15/04/2022

Uma revolução nas minhas leituras de época
Meu primeiro contato com a escrita da Alyssa Cole e eu fiquei maravilhada! Essa série é a prova de que é possível revolucionar gêneros por mais engessados que eles pareçam em um primeiro momento. Nesse livro de época (com um toquinho de romance histórico) a gente navega pela Guerra Civil Americana, União versus confederados. Acho que parte do brilho desse livro esteve em mostrar como ninguém é 100% 'bonzinho', especialmente em tempos de guerra; as questões envolvendo escravidão sempre siginicaram sobrevivência pra população negra enquanto para os outros sempre esteve no campo dos negócios (por mais nobres que seus princípios pudessem parecer). Seguir a protagonista em sua função de espiã é uma tarefa difícil e que traz muitas reflexões sobre luta e papeis sociais, nos permite ver como a história se repete em roupagens diferentes. E mais do que tudo: nos dá a compreensão de quem sempre esteve relegado a segundo plano nessa disputa, apesar de ser quem mais sofre com ela.
A escrita é muito redondinha e eu tenho certeza que minha experiência tão boa com esse livro esteve também ligada à qualidade da tradução da Solaine Chioro (a nota inicial dela já ajuda a começar o livro daquele jeito!). Um bom livro é produto de um belo esforço em conjunto e "Uma União Extraordinária" é de fato tão extraordinário quanto o próprio título diz.

Laysla.Oliveirah 10/04/2022

Favorito da vida
Essa história é envolvente do começo ao fim

Elle se juntou a causa da união, sua memória extraordinária fez ela ser uma detetive maravilhosa, mas ela uma mulher preta em tempos antigos (se hoje ainda somos marginalizados imagina naquela época), ela mesmo sendo livre se dispõe a se passar por uma escrava muda no sul, no meio de uma guerra onde o norte luta para tomar o sul. Dentre essas investigações e injustiças ela conhece Malcom, um cara branco que se juntou a mesma causa da união/ liga da lealdade, ele era um cara branco aonde ele teria vários privilegios e nunca poderia se relacionar com uma mulher preta e torna lá esposa do mesmo. Mas isso não parece importante pra ele, toda vez que ele olha pra ela sente vontade de tê-la de proteger e deixar ela segura, Elle está focada na sua luta, no que realmente importa ajudar outros negros a serem livres e terem justiça, mas com o tempo seu coração vai enfraquecendo por Malcom e pode se deixar levar.

Oq eu achei dessa leitura:
Com certeza esse livro é o meu favorito do ano, aonde temos uma personagem forte dedicada a procurar justiça sendo uma mulher preta e sempre sendo subjulgada como burra e lerda mostrando que ela é muito melhor que muito homem por aí, as cenas de ação são na medida certa e de romance tbm, a autora conseguiu trabalhar tudo sem fugir do foco, eu senti alegria,raiva, tristeza e as vezes até mágoa. Foi incrível ter essa experiência

Patricia 08/04/2022

Extraordinário
Que leitura extraordinária e arrebatador, a protagonista é MARAVILHOSA e amei o protagonista.
É um livro de época totalmente diferente dos que já li, ele nos ensina muito sobre a guerra civil que assolava os Estados Unidos, sobre a história da Escócia, fala sobre a escravidão, racismo, construção social e sobre padrão de beleza, nossa recomendo muito.
O livro tem muita representatividade, os personagens são bem desenvolvidos, o romance é perfeito e o final? Eu tô em choque, tô louca pra ler o segundo livro da série Liga da lealdade.
Valeu a pena!

Marina.Oliveira 04/04/2022

Gente, como eu amei essa leitura, estava sentido falta de ler romance de época com protagonista negro. Que delícia.
A personagem principal tem e personalidade forte, e leva um tempo para ela aceitar seus sentimentos, e da pra entender o pq, amei sua trajetória, além do mocinho ser um fofo com ela.

Dhiego Morais 30/03/2022

Um bom início
??? Uma união extraordinária, de @alyssacolelit | @harlequinbooksbrasil | 288p | Romance Histórico | Série "A Liga da Lealdade

? Hey, galerinha de Derry! Abaixe a cabeça e não façam barulho! Estamos em guerra!

Normalmente eu não planejo o quando vou ler os livros; simplesmente me dá vontade e eu vou e pego um livro. Na maioria das vezes nem leio a sinopse ? eu que lute. E foi desse jeitinho com "Uma união extraordinária": acabei descobrindo o livro nos stories da @jesslendo (que já admiro muito). De vez em quando a gente precisa de um romance mais leve, de algo que nos faça sentir o coração abraçado, que nos lembre de como é bom amar, ver surgi-lo, dispersar borboletas no estômago, entende? E se o clima esquentar, que pena rs ?

Brincadeiras à parte, "Uma união extraordinária" tem muito mais do que isso: o fundo da trama gira em torno da Guerra Civil Americana, a Guerra da Secessão, que dividiu Norte abolicionista e Sul separatista, num banho de sangue sem precedentes, sangue americano, sangue nativo, sangue de homens e mulheres escravizados.

Elle Burns é nossa protagonista, uma ex-escravizada que agora une perspicácia e muita habilidade como espiã infiltrada na casa de um importante senador confederado. Dona de uma memória fotográfica, de lábia, muita inteligência e boa defesa pessoal, ela não medirá esforços para frustrar os planos sulistas e encerrar a Guerra.

Malcolm McCall é um dos melhores detetives do Serviço Secreto do General Pinkerton. Conhecido por extraordinárias façanhas, uma missão o leva diretamente à casa onde Elle vive, coletando informações na posição de uma escravizada sem voz.

Elle e Malcolm deverão aprender a trabalhar juntos, em harmonia, principalmente após a descoberta de um detalhe que poderá mudar os rumos da guerra entre o Norte e o Sul.

Embora algumas pessoas possam pensar que se trate só de mais um romance com hot, alto lá! Alyssa Cole entrega um romance histórico bem contextualizado, com personagens bem construídas e uma trama que versa entre espionagem e a guerra. No centro do furacão, observamos Elle e Malcolm se aproximarem. É isso!

Apenas leiam! Alyssa mandou bem demais nesse primeiro livro da Liga.

Ju.lia 23/03/2022

Representatividade nos romances de época
Esse livro é tão necessário? só a sua estrutura já expõe todo o racismo da indústria? a falta dê romances de época com personagens negros como protagonistas, a falta de autoras negras neste âmbito literário e a falta de capas com pessoas pretas?detalhes muito importantes que exigem uma análise mais profunda, muito além de uma sinopse no Skoob.

Sobre o conteúdo? Alyssa construiu tudo de forma muito coesa e eficiente. Ela não tratou a escravidão como centro da história, mas ambiente/contexto em que os personagens viviam. Esse equilíbrio se dá em parte por conta dos pensamentos da Elle. A Elle não é apenas uma escravizada. Ela é uma personagem negra, perspicaz e muito inteligente. Ao longo livro ela levanta questões sobre sociedade e relações interraciais, tudo de forma muito coerente e simbólica.

Malcolm também é outro personagem muito bem construído. É um homem romântico e cheio de vivacidade. A história de ambos, Elle e Malcolm, têm muita profundidade e faz com que apesar de diferentes, eles se reconheçam diante de algumas batalhas.

Alyssa planejou este livro e tornou ele uma apaixonando, mas meu sincero agradecimento é a tradutora Solaine Chioro, que nos trouxe uma nota muito relevante no começo do livro e fez um ótimo trabalho com o conteúdo como um todo.

Sim, esse livro ganhou meu coração! ??

Nina 18/03/2022

Esse livro traz uma temática muito interessante e que eu sinceramente acho que devia ser mais explorada. Temos a história de Elle ( disfarçada de uma pessoa escravizada) e Malcolm (escossês, que finge estar do lado do inimigo), dois detetives que lutam contra um sitema de opressão, além disso, vemos uma triste realidade de pessoas escravizadas, racismo e discriminação. É bom romance de época com um casal inter-racial. Recomendo.