As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

Eduarda.Castelani 05/09/2022

o plot...
Comprei o livro por causa de "A paciente silenciosa", que é do mesmo autor e eu simplesmente amei, com esse livro não foi diferente, o desenrolar da história foi mt gostoso, a Mariana é uma puta personagem foda perfeita, e o plot é completamente incrível, aguardando mais obras do autor.
*a paciente silenciosa e as musas se conversam entre si
Mireille 05/09/2022minha estante
Eu tbm comprei por causa da paciente silwnciosa esta na minha lista quero ler esse ank ainda

Eduarda.Castelani 05/09/2022minha estante
é incrível

Maria9884 03/03/2024

De certa forma, decepciona
Li o livro em um dia, a leitura muito fluida e com capítulos curtos. Tinha um grande potencial, porém não acredito que tenha sido atingido. Além de deixar muitas pontas soltas, me atrevo a dizer que a grande ?revelação? do final, não deixa o leitor embasbacado e sim confuso. O autor teria pecado em criar uma resolução que não havia tido indício nenhum durante a leitura? Foi tão aleatório que não fez sentido nenhum com os acontecimentos propostos no livro.
Gostaria de acentuar também, os momentos em que fica claro que o livro é escrito por um homem, tive uma reação visual ao corpo de uma moça ser descrito como ?mignon?.
De maneira geral o livro entretém porém deixa um ar de que poderia ter sido melhor.

Jorge210 22/08/2021

Intrigante
Comecei esse livro com uma expectativa enorme em consequência do primeiro livro do autor, A Paciente Silenciosa. Eu esperava que a obra tivesse reviravoltas de explodir a cabeça. Não foi o que aconteceu comigo, desde o início do livro eu já previra quem seria o culpado. Apesar de não ter sido grande surpresa pra mim, confesso que as motivações fora extremamente surpreendentes e inesperadas.

O livro me prendeu durante um dia inteiro e não deixou a desejar. Se você procura um suspense instigante e que faça você decorar as páginas em poucas horas eu super recomendo essa leitura.

Esse livro está interligado ao primeiro livro do autor, porém ele fez com que não fosse necessário fazer a leitura dele primeiro. Portanto, se você ainda não leu o primeiro livro, A Paciente Silenciosa, não precisa se preocupar. Pode ler As Musas sem receio de ganhar spoiler.
Binha 22/08/2021minha estante
Legal, vou ler! Recomendo o Natal de Poirot!

lissa41 17/10/2023

O final me surpreendeu
Já estava a muito tempo querendo ler esse livro, pois A Paciente Silenciosa me ganhou demais. Porém, acredito que criei muita expectativa em cima da história.
Achei tudo muito arrastado, e uma narrativa bem melancólica, o que me desanimava bastante pra continuar a leitura.
É muito interessante que no meio das narrações de Mariana, existia narrações de um desconhecido (que acreditamos ser do assassino).
Mas o ponto que realmente me ganhou, foi o plotwist, QUE EU REALMENTE NÃO ESPERAVA E NEM PASSOU PELA MINHA CABEÇA!
Isso não podemos negar, Alex sabe fazer um plot, de deixar o leitor com um triplex na cabeça.

Elisabete 01/02/2024

"Dizem que a tristeza enfraquece a mente."
A protagonista do livro é a terapeuta Mariana Andros, que demonstra desde o início ser uma personagem com bastante profundidade, tendo se tornado viúva há pouco tempo e ainda lidando com alguns traumas e problemas envolvendo sua prática profissional. Ela parte de Londres até Cambridge para prestar auxílio à sua sobrinha Zoe, que acabou de receber a notícia de que uma das suas amigas da faculdade foi assassinada. Mas o que deveria ser apenas uma viagem para prestar condolências acaba virando uma investigação para Mariana.

O livro é refleto de referências à arte e literatura Grega.

A narrativa em terceira pessoa é bastante envolvente, trazendo boas perspectivas sobre a trama principal.
Só não gostei do final, pois tiveram partes que acabaram sendo meio corridas e nos deixando sem grandes explicações.
Rogéria Martins 01/02/2024minha estante
Descobri recentemente que o Alex Michaelides é filho de um grego, por isso as referências. Eu amei em paciente silenciosa.

Adorei a escrita, Elisa!??

Elisabete 01/02/2024minha estante
É sim. Li isso quando fui pesquisar sobre ele.
Obrigada Rogéria! ?

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Gostei da resenha, Elisabete. Entre as musas e a paciente silenciosa, qual leio?

Elisabete 02/02/2024minha estante
Obrigada Andrea! ?
Se você for ler na sequência, sugiro que leia A paciente silenciosa. Eu ainda não li.

Mariana 02/02/2024minha estante
Aeeee!! Muito boa a resenha!!! Foi ótima nossa leitura ??????

Elisabete 02/02/2024minha estante
Obrigada Mari! ?
Foi maravilhosa! ?????

Vanessa.Castilhos 16/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Lis!! ?? E a companhia na LC ??

Kauane112 22/09/2022

Assim... quem sou eu pra julgar né? Mas...
Vamos partir do princípio que até agora não encontrei os motivos do porquê ela ter começado a investigar porque sim, a sobrinha dela ficou mal com a morte da amiga foi triste e blá blá blá, mas aí sair caçando um possível assassino em série por um motivo indireto?
Foi tipo: ao invés de eu ir tirar a minha sobrinha dessa faculdade pra ela sair desse ambiente todo por um tempo já que ela ficou tão mal, mas não que tal eu largar meu emprego e, já que por motivo algum tenho total liberdade de entrar e sair de uma faculdade e até ficar mentindo pro primeiro que aparece na frente que o diretor pediu pra ter uma conversa informal como psicoterapeuta e ficar batendo de frente com o principal suspeito dos assassinatos jogar toda hora na cara que sabe que foi ele e que tá investigando pra provar sem nem disfarçar. Ai por favor da onde foi tirado isso?
Contando com TODOS os personagens irritantes, prepotentes, e alguns sonsos, a Mariana toda hora lembrando ser terapeuta, mas juro que não entendi em que parte ela usou a profissão ao seu favor (exceto pela parte em que ela praticamente obrigou as musas a fazer terapia em grupo), foi tudo na suposição, na base da teimosia, entendo as questões emocionais, mas o papel dela era de investigar todas as possibilidades, mas ao invés disso ela mirou em uma pessoa direcionando toda a investigação fajuta só no professor Fosca esse que foi outro idiota arrogante que achou que estava controlando a situação, mesmo tendo seus segredos continuou provocando justo a pessoa que estava na cola dele eu resumiria como tudo incoerente.
Falando em partes boas, na mesma hora que achei os diálogos inacabados ou as conversas ficavam naquele suspense bobo de fazer uma pergunta e o outro personagem responder de forma vaga ou não responder e achar várias partes da "investigação" incoerentes, e ter aquela carta ridícula pra explicar tudo e não ter gostado de nenhum personagem, mas ainda assim gostei da escrita, de ser em volta de tragédias gregas, e foi uma leitura fluída e como o final me despertou empolgação(mesmo sendo aleatório) e fiquei sem reação com o plot twist e no último segundo até ter me sensibilizado com a protagonista.

*Posso até estar sendo meio injusta com a história porque desde o começo não me chamou atenção e o único motivo de eu ter começado foi por ter visto que tinha algumas migalhas sobre "A paciente silenciosa" foi uma leitura legal, mas ainda sim, se não tivesse a parte da menção ao personagem do outro livro não teria lido, vou dar um desconto tbm porque o coitado do autor falou que se sentiu mais pressionado por ser segundo livro e por ele ser muito bom com finais.

Marcelinha 12/11/2021

esperava um plot maior?.
Li esse livro por ser do mesmo autor de A Paciente Silenciosa, uma das minhas paixões literarias de 2020, vi muitas pessoas falando que esse era ainda melhor e mais intrigante e posso dizer com certeza que discordo plenamente dessa opinião.

Diferente de A Paciente Silenciosa, esse livro nos da uma serie de assassinatos em tempo real na faculdade e o lado psicologico do livro vai entrar na maneira que a investigadora Mariana lida com tudo. Eu gosto mais de um suspense completamente focado no psicologico, como Paciente Silenciosa, essa pegada de romance policial de As Musas já não me fascina tanto.

Eu gostei sim do livro, achei a historia boa, os personagens complexos e o mistério intrigante, mas confesso que esperava mais, esperava um suspense maior e principalmente uma revelação MAIS chocante. Fiquei chocada SIM com o motivo mas o assassino eu desvendei antes da metade do livro, o que me fez achar o final um pouco sem graça.

Acredito que As Musas seja virado ao público do romance policial, da investigação e A Paciente Silenciosa mais virado ao público do suspense psicológico, que é mais minha praia.

A escrita desse autor é realmente muito boa então pretendo ler todos os suspenses que ele escrever. Eu não sei se o problema foi com as expectativas que eu criei ou se realmente o livro deixa um pouco a desejar, mas seja lá o que for, valeu a pena a leitura e eu recomendo. Porem paciente silenciosa segue sendo minha paixão e meu favorito.

Francielly 11/11/2021

Intrigante!
Cheio de mistério, assim é esse livro, com inspirações em tragédias gregas. A cada página a resposta parece estar ali estampada na sua frente, mas seria muito óbvio não? Cabe ao leitor acreditar no que lê ou duvidar...
E sim, o final claro que te deixará boquiaberto!

Cami @leiturizar 04/02/2024

Então eu comecei a gritar AAAAAAAAA
Eu tô impactada com esse livro até agora! É impossível largar. Li em exatos dois dias!!!

Tudo começa quando Mariana, uma terapeuta, que ficou viúva há pouco mais de um ano, recebe uma ligação de sua sobrinha Zoe dizendo que ela precisa vir pra Cambridge ficar com ela, que foi encontrado um corpo... E que ela acha que pode ser sua melhor amiga, Tara.

Mariana no dia seguinte aparece em Cambridge e descobre que Tara fazia parte de uma espécie de fã-clube de um professor de tragédia grega, chamado Edward Fosca e tudo fica ainda mais sinistro quando outra jovem do séquito é encontrada morta. Mariana fica obcecada para encontrar a verdade e nós também, é claro!

Assim que mergulhei de cabeça nessa história fiquei intrigada com o grupo e com o fato de que nenhuma das meninas parecia se importar de verdade com as mortes.

Além disso, somos presenteados com rascunhos de uma vida passada do assassino, o que me fez entrar em parafuso. Minha mente fervilhava para tentar ligar os pontos.

É impossível não surtar com o final!!! Tão inesperado, tão ousado! Chegou a me passar pela mente rapidamente, mas logo descartei por algumas questões abordadas nesses rascunhos. Pelo menos pra mim foi imprevisível.

Agora preciso respirar fundo e procurar um romance para acalmar minha mente agitada. Recomendo a leitura para amantes de um bom Thriller psicológico. E me ajudarem a definir qual foi o melhor: a paciente silenciosa ou as musas?

Simplesmente não sei por qual me decidir, mas sei que a partir de agora, quero ler tudo o que Alex Michaelides escrever! Até mesmo sua lista de compras. ?
Cleber 07/02/2024minha estante
?????????

Entre1 24/08/2023

As musas
No geral gostei da leitura, foi prazerosa, meus sentimentos oscilaram durante a leitura, apesar de esperar mais da história. Achei bem previsível e o final ficou em aberto, e não gosto de finais abertos. Rsrs

Barbara 31/03/2022minha estante
entendi que a conexão com o pai era o Fosca, que os dois eram muito semelhantes, mas depois ela pegou uma viagem que eu achei nada a ver... enfim, era melhor nem ter entrado nesse mérito rsrs

AndrA.Scavacini 19/04/2022

Ótima leitura
A leitura é fluída, porém o começo não me pegou tanto quanto o primeiro livro do autor, porém ao passar de determinado ponto o livro te prende e tudo vai virando uma surpresa.

Isabelle.Gioia 30/12/2021

Esperava mais?
O livro é realmente envolvente e fluido, os capítulos curtos deixam sempre um gostinho de quero mais do próximo. Mas os personagens não me prenderam. A plot twist foi bom, não imaginei por nenhum momento que seria essa pessoa.
Mas dado a expectativa criada após ler paciente silenciosa, esperava muito mais do livro.

Sigo recomendado para uma leitura rápida de final de semana!

Ju do Entrelinhas 25/01/2022

E o Alex simplesmente entrega TUDO mais uma vez
Acho difícil algum livro superar esse. Uma tragédia grega moderna que te prende do início ao fim e ainda te deixa intrigado com o plot. Imaginei vários cenários que me levassem a um possível assassino, mas nenhum tão chocante e ao mesmo tempo condizente com a narrativa quanto Alex entrega. Perfeito!!! ?