Eu sou um gato

Resenhas - Eu Sou um Gato

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Crisan_temo_ 07/06/2022

Anos atrás...
Eu li esse livro a muitos anos, quando ainda estava no fundamental, era um livro grosso e com uma escrita antiga, mas eu gostei de lê-lo, foi basicamente ele que me introduziu no mundo da leitura e até hoje ainda o tenho, o tempo é minha várias mudanças não o fizeram bem, mas ainda o guardo com muito carinho.

Mandy 06/04/2022

Olha, eu peguei esse livro na biblioteca, da escola, não dei nada nele, nao gostei muito do começo e achei meio chatinho,conforme eu fui lendo, eu comecei a gostar achei interessante, mas já li melhores, porém muito bom, hahahha,sim sou bem indecisa, de 0 á 10 dou nota 8. Mas super compraria, se fosse um pouco mais barato.

Gabriel.Maranoski 02/03/2022

Terceira vez que releio
Foi um dos primeiros livros que me chamou atenção no colégio, na época eu não gostava de ler mas sempre gostei muito de gatos. Logo no título do livro me interessei.
Não era uma leitura fácil, na primeira leitura tive dificuldades em identificar o humor sutil e as críticas feitas às frivolidades do comportamento humano.
Hoje, depois de finalizá-lo mais uma vez, aprecio-o cada vez mais. Tanto como obra, como também por estar em minha memória afetiva como um dos livros que me iniciou no vício da leitura.

Lorena 28/02/2022

Timing do Machado de Assis
Para quem não aprecia a forma e o ritmo do autor brasileiro, EU SOU UM GATO não é a melhor recomendação.
O narrador gato é um observador das relações humanas no período de transição política em que o Japão sofreu forte influência do ocidente.
Sagaz, detalhista e curioso, o narrador vai desvendando as almas humanas e dividindo com o leitor as contradições de cada um dos personagens que orbitam seu tutor, a quem se refere como amo - embora pouco se subordine a ele.

Val Alves 07/12/2021

Um narrador de quatro patas
O narrador desse longo texto é um gato que não tem nome. Ele mora na casa de uma família que o aceitou, compulsoriamente, como hóspede e aos quais ele chama de "amos".
Osan é o dono da casa e 'amo' do Gato. Ele é um professor,  casado com uma mulher que da qual não demostra nenhuma admiração e que sempre recebe em casa a visita de alguns amigos que compartilham com ele longas conversas,  algumas acompanhadas por chás ou cervejas, mas sempre regadas de muita filosofia,  mesmo as conversas mais triviais. E aqui irei destacar a presença de um personagem que me causou um misto de sentimentos: Meitei. Por vezes o achei desagradável,  mas por fim acabei rindo em muitas ocasiões em que ele apareceu. E isso porque ele é um cara debochado, brincalhão e do tipo que solta algum comentário que não deveria no meio de uma conversa séria.

Imaginei, enquanto lia, que Soseki deveria ter algum gato de estimação,  pois ele o descreve com o tipo de personalidade que a maioria de nós,  donos de gatos, imaginamos ser-lhes peculiar: super crítico, observador, analítico e às vezes até um pouco arrogante. O gato não esconde a raiva que sente por não ter recebido um nome e o quanto acha seu amo - e demais humanos- um estúpido!

"(...) como eu dizia, os humanos são criaturas tolas e, quando com um ronronar felinamente afável me achego próximo a seus joelhos, na maior parte das vezes eles julgam de maneira errada que eu os adoro e não só me deixam agir como eu quero, como por vezes também me acariciam a cabeça."

Em um episódio, ainda nas primeiras páginas , o Gato conta de uma vez em que seu amo cisma em começar a fazer pinturas estimulado por um amigo que estava caçoando dele sem que ele percebesse. E aí surge uma informação importante: o Gato conta que o dono não usou as cores certas para pintá-lo, pois ele possuía uma "pelo com manchas cinza-claro, entremeadas de amarelo" e o dono não usou nenhuma dessas cores, nem "o amarelo nem o preto" ou "tampouco empregou o cinza ou o marrom." Por essa descrição,  pude intuir que o Gato na verdade era uma fêmea,  já que essa combinação não é comum em gatos machos.

A leitura foi, de uma forma geral, agradável.  Há alguns períodos longos onde o gato descreve suas andanças no quintal e na casa dos vizinhos,  além de algumas artes que ele apronta dentro de casa. Das conversas entre os homens dessa estória- as personagens femininas não tem uma participação relevante- alguns momentos reflexivos foram difíceis de compreender. Talvez precise ler mais obras japonesas para conseguir decifrar mais precisamente sua forma de pensar.

Mario Miranda 21/07/2021

Eu sou um Gato é uma das mais renomadas obras de Soseki, este que é um dos fundadores da moderna literatura japonesa. Junto com Botchan e de sua trilogia: Sanshiro, E depois e O Portal; formam 5 de suas principais obras que temos traduções recentes no mercado editorial brasileiro.

Eu sou um gato narra a visão de mundo de um Gato adotado por uma família japonesa. Este gato, com aguçada capacidade de análise e uma visão crítica da vida humana, nos apresenta a vida de um mediano (ou medíocre?) professor de Inglês, e suas modestas relações sociais.

Não é a primeira vez que vemos uma obra focar em animais/Gatos em sua obra. Baudelaire os cultuou em diversas Poesias, o também escrito japonês Arikawa também utilizou do felino como personagem principal, e como não nos remetermos ao Behemoth, de O Mestre e Margarida?

Profundamente autobiográfico - o próprio Soseki foi professor de Inglês - o livro que se desenvolve de maneira frequentemente cômica - tal qual a obra "Botchan" - torna-se em seu final bastante sério, com uma visão de mundo pessimista sobre a Sociedade Civil, Casamento, sobre o Ser em si.

Alexandre 06/06/2021

Sem dúvida os gatos são extremamente sábios! Adorei as reflexões e observações dele!
No entanto o livro é um pouco cansativo em alguns momentos, deixando a leitura um pouco arrastada...

MACARI0 21/05/2021

Eu amei "Eu sou um gato"!!!
Um livro para quem ama a cultura e o humor japonês. O livro é narrado e protagonizado por um gato. E como todo "bom" gato, ele faz uma série de observações críticas sobre os seres humanos, em especial seu "querido" dono. Um livro muito interessante. Recomendado para amantes de gatos como eu!

Will Monteath (autor) @willmonteath 02/09/2020

Gato Reflexivo Elucubrante
Boa as reflexões irônicas do gato e narrador japonês. Mas não vai nada além de bom.

O que me deixou meio intrigado, é que agora quando eu olho pro Jamal, o gato daqui de casa, tenho certeza de que ele tem várias opiniões sobre mim parecidas as do felino protagonista do livro.

beleza 17/04/2020

Gatos
Não gosto muito, ou melhor, não conheço gatos, prefiro cachorros
Mas o livro é narrado por um gato e a história se passa no Japão
Como sou descendente de japoneses, quis experimentar essa leitura

Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

Vista por felino, burguesia oriental é igual à ocidental
Ao aparecer num terreno baldio, "sombrio, úmido e pegajoso", o gato, narrador deste romance, depois de passar por algumas poucas adversidades, acaba parando numa casa onde é acolhido por Chinno Kushami, o professor mal-humorado e estagnado em sua completa falta de perspectiva. Ridiculariza de maneira demolidora a vida da intelectualidade do Japão da Era Meiji, mostrando a fragilidade do professor e daqueles que o cercam. Sugerindo-se sempre como um ser de raça superior, o gato, com sua pesada munição e ares de dândi, não poupa nada nem ninguém. Sua linguagem é carregada de sarcasmo quando o assunto é o ser humano.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574481388

Pri 10/03/2019

Muito divertido
É incrível a maneira que Soseki humaniza as atitudes e pensamentos do gato, e suas opniões sobre os humanos. Realmente é o que eu sinto quando vejo esse animal. Suas críticas sobre a sociedade e mesquinharias humanas fazem parte do livro, além de momentos muito engraçados e divertidos pelo gato e os papos de Meitei. Mais pro final do livro ele se perde um pouco e fica massante de se ler, dá até a impressão de ser uma conversa de bar com cerveja e papo furado onde não se chega a conclusão alguma. Apesar disso, com certeza um retrato maravilhoso sobre o universo felino!

1 | 2 | 3 | 4 | 5