Antropoceno

Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

oicintia_ 27/09/2023

Esse livro é muito genial, juro! traz diversas reflexões sobre assuntos aleatórios e atuais com informações e curiosidades muito interessantes. tive que dividir as marcações em duas cores, pois tiveram coisas q me tocaram muito pessoalmente e outras informações q achei interessantíssimas e destaquei pra relembrar e trazer em alguma conversa com amigos. cada capítulo finaliza com o john green avalindo coisas com estrelas exatamente como fazemos aqui no skoob, oq torna tudo muito divertido, e tbm há muitas vivências pessoais dele, e acho incrível como ainda em 2023 me conecto com um autor considerado ?ultrapassado? e esquecido!

ihsoyk 24/09/2023

Estamos aqui porque estamos aqui porque estamos aqui porque
Dificilmente eu leio livros de não ficção pq se tem uma coisa que eu amo é fugir da realidade, então ler algo sobre a realidade nunca me parece tão atraente. Porém, estamos falando de um dos meus escritores favoritos e eu leria até a lista de compras desse cara.

O João Verde conseguiu me fazer fugir da realidade mesmo falando sobre a realidade, já que a obra inteira é composta por análises incríveis de coisas do dia a dia onde ele encontra um significado poético, reflexões e detalhes belos que deixamos passar mesmo vendo aquilo o tempo todo.

Acho que esse foi o principal foco do livro: buscar significado e ver coisas que não vemos em coisas que sempre vemos. É ver poesia ao vivo, caminhando na nossa frente, balançando nas folhas de uma árvore. Em qualquer lugar tem reflexões importantes sobre a vida que muitas vezes não percebemos e, cara, ele é muito bom em perceber isso. Acho que é por isso que eu amo tanto os livros dele.

As reflexões, suas filosofias e frases poéticas somadas a personagens incríveis sempre me agregam muito e me deixam incrivelmente feliz. E mesmo nesse livro de não ficção, foi possível ver esses elementos e me sentir ainda mais perto do autor, lendo suas opiniões e conhecendo um pouco da mente incrível que escreveu meu livro favorito.

Antropoceno foi uma experiência sensacional e inigualável. Há tempos eu não lia um livro de não ficção tão bom assim. Ele me tocou o coração de diversas maneiras diferentes. Foi como ouvir o John Green na minha frente me contando uma história por horas e horas ? o que eu definitivamente não reclamaria.

Eu recomendo muito essa obra, assim como muitos do autor. Acho que é um bom livro para ser lido por todo mundo, já que é necessário vermos um pouquinho mais de significado e reflexão em tudo à nossa volta.

"Viva a sua vida. Viva a sua vida. Viva a sua vida."

Para o Antropoceno, eu dou 4,5 estrelas.

Mariana 22/09/2023

Simplesmente incrível! Ler a escrita do John Green me faz lembrar o quanto eu amo a literatura dele e o quanto ele me fez amar ler.

Para o Antropoceno: Notas sobre a Vida na Terra, eu dou cinco estrelas.

kau 15/09/2023

"Afinal, qual é o sentido da vida?"
"Às vezes eu me pergunto como posso sobreviver neste mundo onde, como disse Mary Oliver, 'tudo/mais cedo ou mais tarde/ faz parte de tudo o mais'. Outras vezes, lembro que não vou sobreviver, é claro. Mais cedo ou mais tarde, serei tudo o que faz parte de tudo o mais. Mas, até lá: que espanto respirar neste planeta que respira. Que bênção ser a Terra amando a Terra."

Este livro foi uma grande surpresa para mim. Eu esperava comentários simples sobre coisas aleatórias do antropoceno e encontrei reflexões e paralelos muito inteligentes sobre coisas aleatórias dessa era geológica em que vivemos e sobre nós como espécie. E ele literalmente dá notas, de 0 a 5 estrelas, para esses tópicos. O que é uma crítica a sociedade atual, que adora avaliar as coisas que consome (e eu faço parte disso kkkk adoro avaliar meus livros, filmes e séries)
Neste livro, John Green mostra que não é apenas um "simples" autor de romances, ele também é uma mente extremamente pensante, reflexiva e de uma profundidade demasiada.
Tinha vezes que eu lia o título de um capítulo e pensava "nossa, que tema inútil" mas depois de ler mudava completamente minha opinião. Não pelo tema em si, mas pela abordagem do autor, que faz diversas comparações, por exemplo, entre coisas materiais do mundo capitalista e coisas filosóficas, existenciais e pessoais. Ele traz muitas memórias de sua infância e juventude, além de falar bastante de sua família e amigos.
O livro é uma autobiografia e uma biografia de assuntos diversos, desde A peste negra até a atuação de Jerzy Dudek em 25 de maio de 2005. E ele foi escrito durante a pandemia de 2020, o que traz muitas reflexões voltadas a esse assunto, principalmente sobre esperança e união.
Muitas das coisas retratadas tem relação com os Estados Unidos, já que é o país em que John nasceu e vive. Mas isso não atrapalhou minha experiência de forma alguma. Foi muito interessante conhecer algumas coisas específicas estadunidenses e ler a opinião dele sobre esses assuntos. Ele tem um olhar crítico, e o seu país não escapou disso.
Mas tem muitos capítulos sobre coisas mais gerais também, como por exemplo o da peste e o da Internet. E ele traz muitos assuntos voltados a biologia e história, duas matérias que eu amo.
O livro é recheado de citações e eu achei muito legal, principalmente as poesias. Dá para ver que ele tem uma grande bagagem sociocultural. E eu me identifiquei bastante com os pensamentos externalizados dele. Nós dois, e creio que a maioria das pessoas do mundo, temos ideias otimistas e pessimistas ao mesmo tempo. Mas me identifiquei com mais que isso. Somos sentimentais e gostamos muito de saber sobre tudo o que é possível. Somos ansiosos, reflexivos, questionamos tudo e temos medo de muitas coisas. E apesar de vermos o mundo como algo terrível, conseguimos enxergar o que tem de mais bonito nele.
"Sou reflexivo - cheio de reflexões o tempo todo, inevitavelmente, exaustivamente. Mas também ajo sem pensar - seguindo configurações automáticas que não entendo nem examino..."
"A história nos pressiona, moldando a experiência contemporânea. A história muda quando olhamos para o passado a partir de diferentes presentes. E a história também é corrente elétrica: carregada e fluida. Ela obtém energia de algumas fontes e a entrega a outras."
"O que significa viver em um mundo onde você tem o poder de acabar com as espécies aos milhares, mas também pode sucumbir, ou mesmo morrer, por causa de um único filamento de RNA? Tentei aqui mapear alguns dos lugares onde minha pequena vida esbarra nas grandes forças que estão formando a experiência humana contemporânea, mas a única conclusão que posso chegar é simples: somos muito pequenos e muito frágeis tão gloriosa e assustadoramente temporários."

Para "Antropoceno: notas sobre a vida na Terra" eu dou 4,5 estrelas.
E para a vida na Terra no Antropoceno eu só posso dizer que tem sido maravilhosa e tem sido horrível.

AndressaSrta.LerLivros 15/09/2023

Como você está vivendo a sua vida na Terra?
O que significa viver em um mundo onde você tem o poder de acabar com as espécies aos milhares, mas também pode sucumbir, ou mesmo morrer, por causa de um vírus?
Esse é um livro de reflexões que perpassa o período da pandemia.
Ele é um mapeamento de onde a vida do autor esbarra nas grandes forças que formam a experiência humana contemporânea, seja um momento simples com seus filhos, uma viagem marcante ou a luta com a depressão.
A conclusão a que ele chega é simples: somos muito pequenos e muito frágeis, tão gloriosa e assustadoramente temporários.

Alasca_James 12/09/2023

Profundo
Eu sou suspeita pra falar, já que sou uma grande fã do John Green.
O livro é muito fluído, cada capítulo o autor desenvolve um assunto de maneira muito natural, é como se estivéssemos lendo um bloco de notas sobre suas observações do Antropoceno.
Ele trás diversas reflexões e dá um ar de esperança, ao mesmo tempo que sabemos um pouco mais da vida do autor a cada capítulo, assim como curiosidades de ideias que ele teve ao escrever seus romances.
Definitivamente eu leria até a lista de compras deste homem.

Stephanie214 09/09/2023

A vida na terra pelos olhos de John Green
Aqui o autor decide escrever ensaios sobre a maneira como enxerga a vida na terra, que eu imagino que tenha sido algo terapêutico e também para manter o foco já que no período de escrita do livro estávamos enfrentando a pandemia da covid-19 e estávamos todos em isolamento social.
Os ensaios tem um toque de nostalgia pois o autor relembra a época em que escrevia ensaios para no seu emprego na booklist, e também os ensaios contém referências, informações, fatos históricos, lembranças e o principal ótimas histórias.
John Green divide com seu público como lidamos com a vida e os acontecimentos referentes a ela, como lidamos com os eventos do passado e os eventos atuais. Seus assuntos são diversos e vão desde: o cometa Halley, ar- condicionado, a internet, velociraptores, ursinhos de pelúcia, os pinguins de Madagascar, CNN, Indianapolis, Super Mario Kart, o pôr do sol, meningite viral, o aplicativo rotas, o tempo de vida da humanidade e nossa capacidade de nos surpreendermos.
A leitura desse livro foi realmente muito boa pois me fez pensar e refletir sobre a vida como um todo e também me despertou curiosidade sobre alguns assuntos que eu não conhecia. O autor nos mostra a vida com suas complexidades, sutilezas, tristezas, alegrias e para vermos que mesmo com as dificuldades não podemos desistir pois tem coisas boas para acontecer. Foi muito bom conhecer mais sobre a vida do autor que aqui se abre e desabafa com seu público sobre coisas pessoais e momentos difíceis que enfrentou para mostrar que todos passamos por desafios a até tenta ajudar seus fãs que passam por algo parecido a ter dias melhores.
E da pra ver que o autor fez uma boa pesquisa sobre alguns dos assuntos abordados para poder se aprofundar em sua escrita e trazer um texto completo para os leitores.

clairee 06/09/2023

Para o Antropoceno eu dou 5 estrelas
E sabe esse negócio que você anda fazendo, de não dar cinco estrelas para as coisas porque nada é perfeito? Bobagem. Várias são. A começar por esta.

Emerson Dylan 03/09/2023

Gostoso podcast em texto
Divertido, despretensioso, prazeroso, boa companhia. Gostei bastante deste livro, meu primeiro contato com um autor best-seller que, dificilmente eu teria tido; caiu em minhas mãos de maneira aleatória e figurou naqueles casos de se gostar tanto de algo a ponto de passar pra frente, espalhar a palavra... não à toa, assim que terminei a leitura, doei o exemplar para a biblioteca da escola. Por se tratar de uma adaptação de podcast, a leitura é muito fluida e ágil, perfeita para viagens de metrô, inclusive. Em tempo de avaliações a tudo, a proposta de Green de avaliar tudo é muito engraçadinha e eficaz como recurso narrativo, tanto em podcast, quanto em livro. O que é mais incrível, no entanto, é que nisso, o autor consiga criar textos tão bonitos a partir de suas avaliações. Ainda que com um enciclopedismo por vezes superficial, algumas resenhas batem forte em qualquer leitor.

nandadamazio 28/08/2023

O livro mais intimista de João Verde, um passeio por suas vivências e várias curiosidades aleatórias, algumas delas nem tão interessantes pra nós por serem próprias e bem típicas do público americano.

Por exemplo, a gente não está nem aí para o Dr. Pepper, para o concurso de comer cachorro quente e nem para a maior bola de tinta do mundo, mas vale a leitura para quem acompanha e gosta dos livros do autor.

Giovana Mocellin 24/08/2023

Parece um livro sobre as coisas que acontecem nos EUA
Começo essa resenha me questionando, o que me questionei durante a leitura toda, notas sobre a vida na terra? Ou notas sobre os EUA e as vivências de John Green?

Pra mim, com certeza faltou conteúdo, pelo menos o que o título se propôs a falar. Achei que ia ter mais coisas sobre a vida na terra mas de fato tudo fica centralizado nos EUA. Talvez se eu morasse lá, iria gostar.

Para mim foi uma leitura meio arrastada, as vezes engatava e as vezes não, dependia muito do capítulo.

Como o autor da nota para tudo, me permito dar 2,5 estrelas para este livro.

Julia 24/08/2023

Pra ser sincera achei meio chatinho. É muito fácil de ler e tem alguns capítulos legais, mas de resto me entediou

gro_0t 22/08/2023

?Quando nossa luz se apagar, será a maior tragédia da Terra?
Com um capítulo retratando um tema diferente é difícil ficar entediado com o livro antropoceno: notas sobre a vida na terra.
O livro é completamente diferente de qualquer coisa que o john green já escreveu sendo repleto de discussões simples em que você consegue se identificar e opinar enquanto lê.
Com vários pensamentos sobre os humanos e o mundo antropoceno é um grande momento de refletirmos e por isso creio que deve ser uma leitura que todos devem ter.
?Podemos nos sentir sozinhos (na verdade, nós vamos nos sentir sozinhos), mas, mesmo no isolamento mais esmagador, não estamos sozinhos.?