A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

rfalessandra 17/12/2023

Devorei esse livro hoje quando o peguei, é viciante, visceral, podero e tristemente realista.
A história da filha, da mãe e da avó se entrelaçam, ameaçando a repetição e buscando por novos caminhos, novos destinos. O final é lindo, doloroso ao mesmo tempo, mas revela uma delicadeza surreal.
É um livro incrível eu amei a experiência.

Não é atoa que foi vencedor do Prêmio Kindle!
????????
Nick Exis 07/04/2024minha estante
Li sem pretensão. Acabei com uma grata surpresa.

resenhasdajulia 31/08/2021

Neste livro impactante, conhecemos a história de uma avó, uma mãe e uma filha. Três gerações marcadas pelo abandono, e com uma árvore genealógica cheias de espaços em branco.

A avó se apoia à religião, para evitar relembrar seus sofrimentos do passado. A mãe rejeita a maternidade e sente um vazio, por não saber quem é o pai e não conhecer a própria história. A filha, mesmo pequena, já sabe as dores de ser mulher e sente a raiva que sua mãe tem por ela.

Nesta história, somente os homens possuem nome. O que nos leva a refletir quantas mulheres têm nome, mas não têm voz, sendo definidas apenas como a mãe ou a esposa de alguém, em uma sociedade machista e preconceituosa.

Achei uma leitura extremamente fluida e nem senti o tempo passar enquanto eu lia. Foi um livro profundo, doloroso e realista, que me prendeu do início ao fim, e me emocionou muito!

"Ela vai ter que entender e aprender desde cedo que no mundo as coisas não são como a gente quer."

Eric Luiz 25/04/2022

Esse livro é um soco no estômago a cada capítulo.
Mulher, negra, nordestina, mãe solo e vítima de violência. A realidade nua e crua de muitas mulheres num livro curto, porém pesado.

Sem dúvidas um livro que nos tira da zona de conforto e incomoda pela sua real crueza. Vale muito a leitura!
Maria 25/04/2022minha estante
Indubitavelmente :p, mereceu o prêmio Kindle. Concordo com cada linha da resenha.

Andreza 25/04/2022minha estante
Conheço a escritora e por ser sua conterrânea fiquei curiosa pela sua resenha.

behindsaura 12/05/2024

Curto e potente.
Este é um livro curto, a leitura leva em média 1h50m, mas não deixa de ser uma das obras mais potentes que li. O retrato de uma realidade atual e brutal, narrando a história da filha, da mãe e da avó de maneira entrelaçada, como essas vivências foram perpassadas por dores e violências. Apesar de tanta mágoa e solitude, é inevitável que haja um laço forte de amor e zelo entre todas as partes.
Acredito que é um dos livros mais crus que já li e a experiência foi surreal. Que obra FANTÁSTICA! Um urro de realidade sobre maternidade, raça, classe e infância roubada.

Nilsonln 02/09/2023

Emocionante e chocante
A filha primitiva fala de maternidade, de pobreza, preconceitos, sobrevivência, de relacionamentos abusivos/tóxicos, de conflitos de gerações, de luta para criar os filhos sozinha e com pouquíssimos recursos.

É uma história pesada e angustiante, onde as mães não tem nomes na intenção de fazer representar a realidade de inúmeras mães que passam pela mesma situação.

Escrita maravilhosa, emocionante, verdadeira e forte. Recomendo! ?

PatyLendo2023 14/12/2023

Não sei
Eu acho que o objetivo das pessoas hoje em dia é colocar a maternidade como algo sem sentido e terrível. Nunca me senti tão mal lendo um livro. E o ego hoje em dia se é muito exaltado e fazer sacrifícios pelo próximo é algo insuportável. Sinceramente não gostei.
Emerson271 14/12/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler para ter a minha opinião a respeito.

PatyLendo2023 14/12/2023minha estante
Quando terminar volta aqui pra gente conversar

Emerson271 14/12/2023minha estante
Boa, vou voltar. No momento estou lendo uns quatro livros. Por gentileza tenha paciência comigo. Hauahahauah

Kkkkk... Tá bom

joanavikmy 14/12/2023minha estante
Bom, não sei se você é mãe (provavelmente, não), mas a maternidade não é um mar de rosas. Como, exatamente, uma mulher vítima de abuso sexual durante toda a vida reagiria à ausência de um apoio familiar estruturado durante esse processo? Infelizmente, buscamos ler sempre a protagonista eticamente perfeita, mas na vida real ninguém é assim. Com uma análise mais sensível, dá para perceber uma evolução da personagem, mas, assim como o título diz, a protagonista é primitiva. Não digo que ela seja uma boa pessoa, mas ela é mais real do que se imagina. Os índices de depressão pós-parto atuais são gritantes, grande maioria das mulheres pensam de forma primitiva, nutrindo ódio por sua própria cria, de forma explícita (como a protagonista) ou não.
É um livro chocante, mas definitivamente não é mentiroso.

PatyLendo2023 14/12/2023minha estante
Eu sou mãe a 9 anos e sei que não é fácil. Mas ultimamente tudo que o as pessoas "perfeitas" querem demonstrar é que a maternidade é terrível e só tem transtornos. Passei por coisas que a personagem principal passou e mesmo assim não demonstro que tudo é tragédia. Mas tudo é ponto de vista. ?????

joanavikmy 14/12/2023minha estante
Exato. Tudo é questão de perspectiva e depende da experiência individual. Cada um reage, absorve e interpreta de maneiras distintas. ?

Debi 17/12/2023minha estante
Lê de novo.

PatyLendo2023 17/12/2023minha estante
Não obrigada... Daki uns anos quem sabe.

Debi 18/12/2023minha estante
É daqui uns anos quando vc tiver maturidade pra entender que a história vai muito além de ego ou de colocar maternidade em uma má perspectiva. Faça isso, leia só quando você tiver certeza que vai entender isso.

PatyLendo2023 18/12/2023minha estante
Ai ai... Ok ??

Francisco.Guimaraes 10/07/2023

Mil vozes
De longe o que mais me chamou atenção foi que o livro tem muitas vozes: da mãe, da avó, dos coadjuvantes pontuais.

Todas misturadas no corpo do texto, a autora não usa travessões e os protocolares (disse fulado , falou sicrano).

Mesmo assim, o leitor não se confunde, as vozes estão bem definidas, sabemos exatamente o personagem por trás delas.

Maria17758 12/10/2023

Muitos sentimentos
É uma maneira muito porca de descrever o livro, mas acho que chama atenção começar dizendo que esse é um livro nacional da maior qualidade possível indicado pra todos que gostam dos livros estrangeiros de female rage, sobre mulheres malucas e raivosas que vão aos poucos perdendo toda a ética e racionalidade.
Digo que é uma forma porca de descrever porque o livro vai MUITO além dessa ideia, sendo tão profundo e bem construído que nada do que eu disser aqui vai fazer jus a todo o simbolismo e a toda a potência dele.
A história acompanha três gerações de mulheres sem nome que são marcadas pela ausência (tanto familiar num geral quanto paterna) e por uma violência (de gênero, raça e classe social) extremamente cruel, mas, ao mesmo tempo, familiar.
A autora também traz elementos sobre a escrita (a personagem principal fez faculdade de literatura e o sonho da mãe dela, analfabeta, era ser professora), visões sobre religião e um sentimento muito real sobre os homens.
Um livro impecável, em todos os sentidos.

?Não acredito nesse sentimento genuíno de um ser que é cem por cento Deus e cem por cento homem e que morreu por nós. Um homem? Ah, não! Talvez se fosse Maria, Nossa Senhora, fosse mais fácil de acreditar.
Não, eu não vou orar pro Filho, pro Pai, muito menos pro Espírito Santo. Não, não vou juntar minhas mãos, fechar os olhos e confiar num homem.?
Helena1004 15/10/2023minha estante
Acabei de ler por indicação sua amiga e SIM é isso, sério que leitura de tirar o fôlego

Maria17758 15/10/2023minha estante
Lena, meu amooor!! Que honra! Que bom que você gostou, esse livro é INCRÍVEL ??

Helena1004 15/10/2023minha estante
Mariaaa a honra é minha, muito feliz de ter conhecido por vc!!!

Maria17758 17/10/2023minha estante
Ai, Lenaaa ? Vc é uma querida com bom gosto ???

Jorge Luiz da Silva 27/01/2024

Ela quer saber quem é o seu pai
Um livro que nos apresenta uma história triste recheada de muito sofrimento em uma realidade cruel vivenciada por uma jovem que deseja a qualquer custo saber quem é o seu pai.

Joy - @criativoocio 26/04/2022

Um livro que causa incomodo, mas necessário.
Para mim a história contada neste livro é tão real que foi difícil pensar nela como ficção. Não que eu tenha passado por alguma situação narrada no livro, mas é algo tangível, basta procurar em qualquer jornal ou perguntar para um grupo de mulheres que logo você encontrará uma história parecida com a contada por Vanessa Passos.

Depois que terminei de ler, precisei de um momento para me recuperar, afinal a verdade nua e crua sempre causa algum impacto naqueles que têm empatia. Em poucas páginas a autora consegue descrever como a vida de 3 gerações de mulheres são impactadas pelos mesmos motivos, a violência, o abandono e por coisas ditas.

Gessyka.Loyola 03/05/2023

Filha primitiva
Talvez todas as mulheres tenham algo de filha primitiva.
Gostei da escrita poética, me lembrou muito Carla Madeira, que amo.
O livro vai contar a história de filha, mãe e menina que tentam se conectar apesar da vida sem passado da filha e o ódio pela mãe que ela julga tê-la privado de ter uma história.
Muito emocionante e impactante, por vezes dá um nó na garganta ler o que essas três mulheres passaram e passam!!

Kel.Andrade 22/05/2024

Traumas
Um livro maravilhosamente escrito, que despedaça o coração de que qualquer um que tenha uma alma.
Essa história aos olhos das poucas mulheres e homens, que nunca passaram por alguma situação na infância ou juventude, pode ser apenas "triste", pra mim é um relato da pura realidade das mulheres neste mundo, sempre vítimas de um instinto animalesco.
Um livro curto sobre maternidade, depressão, traumas e quebra de ciclo.

Mariana113 31/05/2023

Diferente
Ambientada em Fortaleza, A filha primitiva traz luz e sombra para uma geração de mulheres: avó, mãe e filha ? unidas pela dor e pelo abandono, separadas pela fé, pelo ceticismo e pelos segredos que guardam.

Na minha experiência com esse título o tema central é a maternidade. O modo como a filha encara os erros e acertos da mãe e os sentimentos controversos que sente ao dar à luz a sua própria filha ?repetindo? a mesma saga enfrentada por sua genitora são o ponto central da narrativa.

É um livro cheio de sentimentos e com nada de floreios, um leitura dura e com trechos de pura crueza. *Contém capítulos fortes com conteúdo relacionado à violência.

kkk2 03/05/2024

Que história CRUA. Não consigo pensar em uma palavra melhor para descrever.
Me surpreendi MUITO com esse livro, não esperava ouvir tudo de uma vez meio dia esperando a aula começar, foi algo tão mas tão realístico.
Esse foi o primeiro livro que eu li que tinha um personagem brasileiro pobre sendo retratado como a maioria das pessoas nessa situação realmente são, sem romantizar ou fazer personagem ser apenas paz e amor em uma situação que quase ninguém consegue ser assim.
Não tem como nao criar uma simpatia pela avó, pela mãe e até pela filha. É muito fácil entender como tudo é um ciclo, aquilo que aconteceu com a mãe da protagonista, de alguma forma diferente aconteceu com a protagonista.
Pra ser sincera, ouvindo eu cheguei a sentir uma raivinha da protagonista, porque mesmo você sabendo como uma pessoa é traumatizada, não tem como achar as escolhas delas certas, apenas compreender.
Eu sinceramente sinto que mesmo com a mãe e a filha esclarecendo pontos no final, não tem como elas se curarem completamente da dor que elas se causaram.
shinelb 03/05/2024minha estante
eu amei mto esse livro, é tão bem feito que realmente parece q conta uma história real com pessoas reais.

kkk2 05/05/2024minha estante
NOSSA TOTAL, em outros livros parece que esse sofrimento é meio romantizado e aqui ela faz de maneira apenas real, querendo passar a verdadeira mensagem

shinelb 05/05/2024minha estante
simmm. inclusive não sei como vc leu, se foi físico ou em ebook, mas eu ouvi por audiobook e a narração foi tão bonita, tão forte, deu um peso a mais p história

LeonardoGS89 11/04/2022

Impecável!
Estou sem palavras pra falar sobre a profundidade desse livro, dar cinco estrelas seria o mínimo, o livro A filha primitiva foi uma surpresa para mim, uma das mais positivas que poderia, história curta em número de páginas, mas gigante em intensidade.
Com uma escrita fluida a autora apresenta uma história que representa milhares de mulheres e seus sentimentos, suas perdas, a falta de esperança, o abuso que maltrata e molda a forma de viver, a culpa, a vergonha, a falta de pai e a falta de elo com a maternidade.
A narrativa é tocante, realista e muito dolorosa, mexe com nossas emoções, nos leva a se colocar no lugar das protagonistas, vivenciando os desejos, os amores, as falhas ao longo da vida, as decepções e tristezas.
Avó, mãe e filha, três gerações marcadas pela falta, de oportunidade, do pai, de afeto e falta até de nome, mas podendo ser todas as Anas, Marias.

Recomendo demais a leitura ??

?Logo percebemos que, às vezes, ter uma história também é um privilégio de classe e gênero?.