A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

behindsaura 12/05/2024

Curto e potente.
Este é um livro curto, a leitura leva em média 1h50m, mas não deixa de ser uma das obras mais potentes que li. O retrato de uma realidade atual e brutal, narrando a história da filha, da mãe e da avó de maneira entrelaçada, como essas vivências foram perpassadas por dores e violências. Apesar de tanta mágoa e solitude, é inevitável que haja um laço forte de amor e zelo entre todas as partes.
Acredito que é um dos livros mais crus que já li e a experiência foi surreal. Que obra FANTÁSTICA! Um urro de realidade sobre maternidade, raça, classe e infância roubada.

João Pedro 12/05/2024

Amor é construção
Um livro curto e potente. A história de uma filha, mãe e avó entrelaçada por dores, abusos, violências, mas também sustentada por um laço de cuidado e afeto muito maior. Me fez pensar que o amor é muita vez construção. A escrita de Vanessa Passos é daquelas que traga. Objetiva, verossímil e feroz. Belíssimo!

Alice 10/05/2024

Bommmm
Acho que não foi 5 estrelas pq n tô acostumada com esse gênero mas apesar disso, gostei bastante. Adorei as personagens

Mônica 08/05/2024

Um livro curto é incrível! De ler de uma só vez. As varias camadas das personagens, todas sem nome, com a historia oculta e pela metade. A realidade e a crueldade de toda violência que uma mulher pode ser submetida e as consequências. Um dos melhores livros que li esse ano.

Thayna Cursino 05/05/2024

Um livro pesado, mas com assuntos necessários. Não consegui me conectar totalmente com a história, mas compreendo sua importância.

namicchin 04/05/2024

Visceral
"Se tem cordão umbilical guardado, fita ressecada do hospital com o nome da menina, ponto que a pele absorveu dentro do corpo, estria no peito e no pé da barriga; se tem rastros, é porque a vida não é mais a mesma. Pouca coisa sobra da gente depois da maternidade."

É um texto visceral, profundo e cru. Me pegou muuuito, principalmente pq minha filha é bem pequena. Recomendo a leitura.

vulnipedro 03/05/2024

Com a filha primitiva tive a minha primeira experiência escutando um audiolivro, por não estar acostumado com o formato, tive uma certa dificuldade em assemelhar alguns detalhes da história e em categorizar os acontecimentos, também tive um pouco de problema com a narração, não com a narradora em si, e sim com a dificuldade de ter um livro sendo narrado para mim.

alem disso, gostaria de ter Lido esse livro ao invés de o Escutado, pois sinto que tudo que tinha de tão sincero & cru na trama, se torna de certa forma um tanto quanto exagerado ao ser pronunciado em uma narração.

mas apesar de tudo, a filha primitiva consegue dar vida a uma geração de mulheres em uma leitura despida de enredamentos sobre maternidade, raça & muito muito mais, apesar que, sendo bem sincero, escutando, não consegui ser contagiado em nada por isso.

kkk2 03/05/2024

Que história CRUA. Não consigo pensar em uma palavra melhor para descrever.
Me surpreendi MUITO com esse livro, não esperava ouvir tudo de uma vez meio dia esperando a aula começar, foi algo tão mas tão realístico.
Esse foi o primeiro livro que eu li que tinha um personagem brasileiro pobre sendo retratado como a maioria das pessoas nessa situação realmente são, sem romantizar ou fazer personagem ser apenas paz e amor em uma situação que quase ninguém consegue ser assim.
Não tem como nao criar uma simpatia pela avó, pela mãe e até pela filha. É muito fácil entender como tudo é um ciclo, aquilo que aconteceu com a mãe da protagonista, de alguma forma diferente aconteceu com a protagonista.
Pra ser sincera, ouvindo eu cheguei a sentir uma raivinha da protagonista, porque mesmo você sabendo como uma pessoa é traumatizada, não tem como achar as escolhas delas certas, apenas compreender.
Eu sinceramente sinto que mesmo com a mãe e a filha esclarecendo pontos no final, não tem como elas se curarem completamente da dor que elas se causaram.
shinelb 03/05/2024minha estante
eu amei mto esse livro, é tão bem feito que realmente parece q conta uma história real com pessoas reais.

kkk2 05/05/2024minha estante
NOSSA TOTAL, em outros livros parece que esse sofrimento é meio romantizado e aqui ela faz de maneira apenas real, querendo passar a verdadeira mensagem

shinelb 05/05/2024minha estante
simmm. inclusive não sei como vc leu, se foi físico ou em ebook, mas eu ouvi por audiobook e a narração foi tão bonita, tão forte, deu um peso a mais p história

Chaiane @abrigodoleitor 02/05/2024

Pesado
Cru, visceral, dor e real. Uma historia curta mas muito potente que reflete a vivencia triste de muitas mulheres. Ja quero ler outras obras da autora

Ariane.Monteiro 01/05/2024

Impactante!
A Filha Primitiva conta a história de três mulheres: avó, mãe e filha, ligadas pela dor e abandono. Impossível não sentir na pele muitas das dores e sentimentos citados no decorrer da narrativa. Uma leitura forte e tocante!

nalua.m 29/04/2024

"Pouca coisa sobra da gente depois da maternidade"
Um relato muito intenso, real e profundo sobre a maternidade. Em alguns momentos me senti desconfortável com a relação da narradora com a mãe. Mas, ao decorrer da leitura compreendi que o livro é para além do maternar do eu lírico e abrange o maternar das relações que nos constroem com o que somos, permeando o diálogo - ou suas ausências, os traumas, os medos e as nossas vulnerabilidades.

Bruna.Adenice 29/04/2024

Um retrato não romantizado da maternidade
Ao contrário de boa
parte das obras que conheço, "A filha primitiva" NÃO traz uma protagonista mãe, que romantiza sua situação.

Pelo contrário. Temos aqui um retrato cruel, e de certo modo incômodo, da vida dessa mulher, que poderia ser qualquer uma de nós.

É um texto extremamente curto, porém de uma leitura difícil. E não digo isso no sentido da qualidade da escrita da autora, mas sim pelos temas aqui abordados.

De tão realistas, chega a ser difícil ler essa obra sem sentir-se incomodada. Só demonstra o quanto ser mulher na sociedade realmente não é fácil.

Percebemos isso, de cara, quando nenhuma das personagens são nomeadas, enquanto 9s homens recebem seus nomes. Pode-se dizer que tal artifício foi usado para dizer que o enredo representa não só aquelas mulheres, mas a cada uma de nós, que podemos passar pelas mesmas situações ou, numa visão mais pessimista, para demonstrar o quanto a mulher é tratada com indiferença pela sociedade e seria como "tanto faz, como tanto fez" ter ou não nomes, já que a história se repete sempre e pouco se importam em mudar nossa situação.

A protagonista, tem uma relação conturbada com sua mãe, justamente por causa de um dilema do passado. Ao mesmo tempo, não sente conforto algum em estar junto da filha, falta aquele tal do "instinto materno" que praticamente obrigam todas as mulheres a ter.

E, é nessa busca em resolver seus dilemas passados que a protagonista percebe que a história de sua mãe é tão parecida quanto a sua e que ambas têm situações conflituosas que repercutiram no decorrer de suas vidas.

Sim, em alguns momentos a protagonista nos faz sentir raiva, especialmente pelo modo em que ela lida com a mãe e, principalmente, com a filha criança. Porém, vemos que é um sentimento normal, pois temos aqui uma personagem humanizada e longe de ser perfeita, que retrata a vida dolorida de muitas mulheres país e mundo afora.

A obra gera incômodo, pois estamos acostumados com histórias em que há a dicotomia bem X mal, em que você é praticamente induzido a tomar um lado (especialmente se dor os dos protagonistas extremamente certinhos e perfeitos).

Ler uma narrativa que traz uma "realidade nua e crua", pode exigir um pouco mais de paciência do leitor, mas garanto que vale a pena.

Ah, e gostei que a autora é direta na sua obra, mas mantém a qualidade. Tudo está bem explanado e o leitor logo se compadece com o relato das personagens.

amanda.sf 24/04/2024

Este livro foi muito comovente e brutal. Embora seja muito curto, não é uma leitura fácil e tem muitos tópicos complicados. Porém, foi lindamente escrito e fala de assuntos muito importantes e comuns na vida de muitas mulheres.

Heber Levi 22/04/2024

Questões sobre maternidade
Uma leitura necessária sobre maternidade. Visceral, Profundo, Cativante. A autora consegue nos prender com uma história que se assemelha ao que acontece com muitas mulheres neste país.