A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

Camila 16/04/2024

A filha primitiva
É um livro que quebra muitas expectativas sobre o que é ser mãe, mulher e negra no Brasil. Entretanto, é justamente nessa ruptura de esteriótipos que vivem tantas mulheres como as representações aqui descritas. É uma narrativa impactante.

Julia Rodrigues 16/04/2024

Num primeiro momento foi muito difícil me conectar com a história. Mas, conforme a história ia avançando, percebi que o livro, além de ser sobre maternidade, é um retrato fiel sobre O QUE É SER MULHER NO BRASIL, qual o papel imposto a nós. Bela, recatada e do lar. Qualquer coisa diferente disso nos torna ameaça a estrutura que se criou, e nós que nos viremos para lidar com as consequências. Às vezes penso que lidar com as consequências é entender o que passamos, entender a verdade sobre as situações e não poder fazer nada, como na história. Não sei se a ignorância é castigo ou bênção. Enquanto mais livros como este forem publicados, vou achar que é castigo.

Maria4744 13/04/2024

Pesado
Leitura que causa desconforto e reflexão. Mulheres sendo violentadas por homens, ideais e expectativas. Triste e real. Vale a pena a experiência.

Romão 13/04/2024

Essa narrativa da Vanessa Passos não é confortável, é intrusiva, é desconcertante, e certamente isso é uma qualidade da Obra. Essa obra é sobre a busca por um histórico familiar inacessível que a filha busca acessar junto a matriarca que se esforça em tornar essa história inacessível. Capítulos curtos, direto.

samzjulio 11/04/2024

Uma imensidão. Uma profundidade.
Adoro livro que retratam sobre maternidade.
E o que mais gostei nesse em questão foi a crueldade na qual foi escrito.

Não tenho muito o que falar dele, apenas leiam que vocês vão entender!!!

hadley1 10/04/2024

A autora trouxe uma narrativa poética e de certa forma até me lembrou um pouco do jeito que a carla madeira escreve, principalmente porque aqui não tem sinalização para os diálogos, é tudo um grande texto. Por isso em certas partes fiquei confusa se tava lendo uma narrativa ou um diálogo, se a linha cronológica estava descrevendo o passado ou o futuro.
A história em si é super realista, chocante e sofrida, a autora foi bem precisa falando sobre o outro lado da maternidade, sobre o racismo e principalmente a crueldade do homem, em simplesmente ir lá e pegar algo que dá qual não tem direito nem autorização.
Esse livro me deixou com um sentimento muito ruim pois consegui ver as cenas narradas como as imagens de um filme.
A minha nota vai mais mesmo pela confusão que tive em alguns momentos devido a narrativa que podia ter sido mais clara.

jusayuriih 10/04/2024

Muitas histórias tendem a romantizar a maternidade, então quando eu leio um livro que retrata a parte negativa do papel de ser mãe é uma novidade. Uma novidade positiva - já que esse lado também existe.
A conexão entre mãe e filha e a busca constante de descobrir suas origens é muito bonita. Porque realmente nossa linhagem é uma parte muito importante de quem nós somos. E é uma merda e tão real o abandono, o estupro, o abuso sofrido por mulheres. Especialmente mulheres negras.
Por fim, gostei muito do processo de escrita - a metalinguagem ao extremo. A cena que ela compara o ato de escrever com o parto: simplesmente ARTE

Celeste Lino 10/04/2024

Uma história sobre amor e desafeto, sonhos e injustiças. O livro narra a história de três mulheres marcadas pelo abandono e violência causada por homens, mulheres essas, avó, mãe e filha, que são diferentes entre si, não apenas em sua cor de pele ou educação, mas por suas crenças e vivências diferentes. A avó negou a filha o passado, por motivos pessoais, criando ela sozinha, mas garantindo que ela pudesse ter o que esta não teve. A mãe por sua vez, professora e aspirante a escritora, odeia a maternidade, que dela tirou o tempo e a liberdade. A filha, apenas uma criança que anseia por atenção da mãe e da avó, não conhece e tão pouco entende os sentimentos da mãe.
Vanessa Passos possui uma linguagem muito direta, nua e crua, o que aproxima o leitor da personagem principal, contudo, acaba causando um grande estranhamento e até um sentimento de indignação por essa mulher que não ama a filha, mas que fica feliz ouvindo a mãe contar sobre um pai que a abandonou.

Gabriela2500 09/04/2024

Esse livro alterou muito a química do meu cérebro essa tarde. ler um livro que aborda temas como maternidade sempre me fazem refletir muito sobre o que de fato é ser uma mãe e os processos pré e pós parto.

lendo esse livro nós podemos entender como uma mulher negra é vista na sociedade brasileira e todos os obstáculos que elas tem que enfrentar. esse livro transforma a visão de cada um sobre a mulher negra.

simplesmente sensacional, fiquei impressionada em como a história de uma avó, uma mãe e uma filha poderiam tocar tanto em tão poucas páginas. um livro que eu com certeza vou levar pra minha vida inteira!!

Fabiana.Windjaba 08/04/2024

Uma escrita doída. Um livro necessário
A Filha Primitiva é o primeiro romance de Vanessa Passos. Com uma escrita visceral a autora nos convida a mergulhar em uma relação mãe-filha-neta, ou ainda mãe-filha-mãe-filha, que foge do que se espera de uma maternidade ilusória.
São mulheres marcadas pela dor, pelo desconhecimento de sua própria história, por abuso, por desejos não realizados, por violências de diversas ordens, e que fazem com que suas experiências de vida e maternagem seja constantemente questionadas por elas.

Hannah.Guedes 08/04/2024

Gostei muito da leitura.
Senti empatia pela personagem principal e pelo quão trágica foi sua trajetória. Mas foi muito desconfortável ver como ela tratava a mãe e filha.

Nicoly185 08/04/2024

Daqueles livros que você lê rapidinho e depois fica refletindo. Denso na sua simplicidade. Marcante porque trata de algo tão real. Amei!

eloisa 07/04/2024

Achei esse livro nos recomendados no Kindle Unlimited pra mim, li a sinopse e me interessei, vi o número de páginas e me agradou um monte por ser curtinho, queria ler sem nenhuma pretensão de refletir algo e blá-blá-blá.
Mas como não se chocar com a bruta realidade que a autora retrata, a vida e muitas vezes o ciclo vicioso que a mulher preta encontra e ainda mais um tema tão polêmico como a maternidade. Confesso que me incomodei em diversos momentos da história pensando naquela criança que a mãe negligenciava mas ao mesmo tempo um sentimento de que eu entendo o que ela fazia... sei lá.
Tudo que eu sei é que esse livro é maravilhoso e dolorido, gostaria de ler mais uns 200 livros como esse, com essa escrita maravilhosa!!! Todo mundo deveria ler esse livro!