A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

Rute.Lessa 31/03/2024

Leitura obrigatória
Engana-se quem acredita que lerá essa obra em uma sentada.

Encontrei essa obra como sugestão em um perfil literário, "o moço do vinho - Rodrigo de Lorenzi", inacreditavelmente gratuito no Kindle Unlimited, que prometia ser um soco no estômago e após ler o Conto da Aia, acho que era o que eu precisava. Curto, também premiado, que me faria pensar em realidades que de fato acontecem.

Como dito, a primeira impressão é de que se trata de um livro que pode ser lido em poucas horas, devido ao tanto de páginas e organização dos capítulos. No entanto, essa expectativa não se concretiza. A cada tentativa de avançar na leitura, me vi extremamente desconfortável e encontra dificuldades para prosseguir. Assim como o sugestor da obra disse que seria. Enquanto lia lembrei de minha mãe, de minha tia e de tantas mulheres que conheci e que li que passaram por algo parecido.

O livro é simples para tratar de uma história "simples" e angustiante, narrada em primeira pessoa por uma mulher na faixa dos 20-24 anos, cujo nome e dos outros personagens não são revelados, o que me lembra muito a narrativa do velho Saramago, não temos tempo para nomear personagens enquanto a narrativa acontece e é o foco principal da leitura.

A narrativa é contada em primeira pessoa e é dividido em 3 partes: Filha, Mãe e Avó, e tem sua trama em torno da protagonista, cuja vida é marcada pelo abandono e pela falta de informações sobre sua origem, especialmente sobre seu pai. Como dito, nossas personagens não possuem nome, mas é impossível se perder na leitura, na verdade, a leitura te suga. A mãe busca respostas em meio a toda aquela rotina de ser mãe, provedora, estudante, filha.

A mãe da narradora não possui educação, mas fez de tudo para dar o que não tinha para a filha que atualmente faz mestrado e no desenrolar da história percebemos que em toda a sua narrativa ela busca compreender sua história, buscando respostas que nunca foram lhe dadas.

A história se desenrola em torno das tentativas da protagonista de descobrir suas origens, revelando sua personalidade agressiva e manipuladora com diálogos intensos e descrições muito reais, um tanto incomodas. Apresenta uma narrativa perturbadora sobre as experiências de três gerações de mulheres brasileiras, destacando os ciclos de abandono e violência que parecem inescapáveis. Nossa protagonista, em sua busca por respostas, mergulha em uma jornada de profundo sofrimento e perturbação, incapaz de se conectar com sua mãe ou sua própria filha.

A obra também reforça a questão da maternidade, será que todas as mulheres conseguem amar seus filhos?

Uma obra forte. Tem muita violência, abuso, verdade, dor e pouco consolo.
Já considerei leitura obrigatória.
Sarahsrm 06/04/2024minha estante
Nossa..

Rute.Lessa 06/04/2024minha estante
É um livro forte, que precisa de muita força para chegar ao final.

Sarahsrm 07/04/2024minha estante
Então vc deve ser super forte, Rute ???

Rute.Lessa 07/04/2024minha estante
Uhh, obrigada, Sarah. ??

May 31/03/2024

A Filha Primitiva é uma obra literária que mergulha fundo nas complexidades das relações familiares, da identidade e da maternidade. O romance cativa os leitores desde as primeiras páginas com sua narrativa envolvente e emocionante.
Ambientado em Fortaleza, o livro acompanha uma linhagem de mulheres unidas pelo destino, mas separadas por experiências dolorosas. Vanessa Passos cria emoções, traçando os caminhos tortuosos percorridos por três gerações de mulheres: a avó, a mãe e a neta. Cada uma delas carrega consigo suas próprias cicatrizes emocionais, seus segredos e suas lutas interiores.
A autora apresenta personagens profundamente humanas, cujas vidas são marcadas por conflitos internos e externos. O leitor é convidado a acompanhar suas jornadas, compartilhando suas dores, suas alegrias e suas descobertas.
"A Filha Primitiva" não tem medo de explorar temas profundos e muitas vezes difíceis, como violência, abandono, perdão e redenção. No entanto, o que torna esta obra verdadeiramente notável é a maneira como a autora aborda esses temas com sensibilidade e empatia, sem nunca perder de vista a humanidade de suas personagens.

vitória 31/03/2024

Que livro INCRÍVEL, sério. Quando peguei para ler já imaginei que seria bom porque já tinha escutado falar bem, mas não imaginava que iria gostar tanto. Tem muitas passagens que me pegaram bastante, é um livro que fica na sua cabeça por um bom tempo.

?Fico pensando que escrever é um parto infinito. A gente vai parindo devagarzinho, letra por letra, que se não saem ficam encruadas dentro fazendo mal, ferindo a gente feito felpa que entra no dedo. Tem que tirar com agulha, espremer o pus. Dói parir palavras. Dói mais ainda viver com elas dentro.?

Myria.Viana 31/03/2024

Uma narrativa muito bem desenvolvida e rápida, que apresenta ao leitor a dura e triste realidade, infelizmente, de muitas mulheres pretas. Reflexo de uma sociedade seletiva e racista, que acha que o corpo feminino é um objeto que pode ser usado como bem entende. Por outro lado, também traz a força de vontade dessa mulher sofredora e subjugada e tenta a seu modo mudar a perspectiva de vida de seus descendentes tentando oportunizar o que não pode viver. Profundo e complexo.

Luiza3351 31/03/2024

É sempre bom ver uma mulher falando de forma crua sobre como se sente, sua relação com a mãe e a filha.

Taty.Ribeiro 30/03/2024

Intenso, incômodo e incrível!
Livro 5/5 estrelas e favoritado (??????). É o livro de estreia da autora Vanessa Passos, li pelo KindleU e cheguei a conclusão que devo mesmo ler mais autores nacionais porque a qualidade da escrita é incrível, não é à toa que foi vencedor do Prêmio Kindle 2021 e de outros prêmios também em 2022.

Este é um livro curtinho (96pgs), com uma escrita fluída e uma narrativa realista, intensa e ao mesmo tempo viciante pois nos prende do início ao fim. Divide-se em três partes: Filha, Mãe e Avô, narrando a história de três gerações de mulheres marcadas pela violência, pobreza e sofrimento, mas que de alguma forma conseguem nutrir o amor materno apesar das diferenças. A escrita nos leva a entender os traumas das personagens para conseguir perceber este "amor materno", pois neste livro ele não foi descrito como algo inato e natural de toda mãe e sim algo que teve de ser construído a medida que a personagem buscava conhecer a verdade sobre si mesma (aliás, esta personagem tem uma evolução incrível ao longo da narrativa).

?? ALERTA DE GATILHOS:
Contém referência de violência sexual à mulheres e crianças, racismo, relacionamento abusivo, abandono paterno, etc. Apesar disso, com a leitura podemos ter boas reflexões sobre: os desafios da maternidade solo, o silenciamento social de mulheres (principalmente negras e pobres), os impactos da desestruturação familiar, a possibilidade de quebrar ciclos tóxicos, etc.

Grazielle.Bonfim 29/03/2024

Aim meu coração
Que livro intenso, duro, cruel e verdadeiro?
Escancara a realidade de muitas mulheres?
Ao mesmo tempo, em meio a dor, existe beleza na troca de avó, mãe e filha?

fatimaria 29/03/2024

Que marretada de livro, tão bem escrito, real, feio e bonito, tudo ao mesmo tempo. amei ouvir o audiobook, principalmente. adoro livros curtos narrados de formas tão incríveis, com tanta emoção. recomendo muito!

confortoemlivros 29/03/2024

A filha primitiva
FAVORITADO!!!! ?????

O QUE É ESSE LIVRO???? Estou sem saber como colocar em palavras exatas o mix de sentimentos que essa leitura me trouxe e que mesmo em poucas páginas já se encontrou capaz de entregar um mundo INTEIRO.

Triste.
Forte.
Pesado.
Real.

A realidade que existe na maternidade, uma realidade cruel demais, mas que habita em muitos lares. Uma história digna de ficar cravada na sua alma.

Escrita ESPETACULAR, de uma autora que não conhecia, mas que já irei querer acompanhar outras obras. Recomendo muito.

Cínthia samm 28/03/2024

Maternidade desconstruída
É um livro incômodo, seco, sem firulas. Direto ao ponto.
Desconstrói a maternidade e na relação mãe e filha. Descortina a violência na relações sem dó, porque de acordo como livro, a vida é assim mesmo.
A escrita é perfeita e simples, apresentando sentimentos complexos.

Paula.Zeferino 28/03/2024

Amei, é um excelente livro, faz a gnt pensar na dificuldade de ser mulher, e em como tudo é velado e escondido, em benefício do homem! Para muitos a desigualdade não existe

AngelaS.DiasNagami 27/03/2024

Acabei o livro?
Ou ele que acabou comigo? Que história minha gente ?
Nua e crua, pra sentir além da pele, gravar na alma, cada palavra dita/escrita pela autora. Para ler e remoer.

(tirei meia estrela pq queria mais, apesar de achar que autora entregou tudo ainda assim, mas eu aceitava mais paginasss ?)

Alain 27/03/2024

"A Filha Primitiva" da Vanessa Passos me pegou desprevenido e me jogou de cabeça em uma montanha-russa de emoções. É uma leitura que te faz pensar, sentir e, principalmente, questionar tudo que você sabe sobre a vida, a maternidade, o racismo e o machismo. A protagonista, uma jovem mãe solo, enfrenta os desafios da maternidade sem nenhuma romantização. Ela lida com a frustração, a culpa e a exaustão de forma honesta e crua, desmascarando a falsa ideia da "mãe perfeita". A autora escancara o racismo estrutural presente em nossa sociedade, mostrando como ele se manifesta de diferentes formas na vida da protagonista, desde o atendimento precário no hospital até o julgamento social. É um tapa na cara da nossa hipocrisia e nos faz enxergar a realidade que muitas pessoas negras enfrentam todos os dias. A busca da filha por saber quem é seu pai é um tema central do livro. É uma jornada emocionante e dolorosa que nos faz refletir sobre a importância da identidade paterna e os impactos da ausência de um pai na vida de uma criança. Os homens nesse livro são, em sua maioria, figuras negativas. São omissos, negligentes, opressores e manipuladores. É um retrato cruel, mas real, da masculinidade tóxica que impera em nossa sociedade. É um livro que te faz acordar para a realidade. É um chamado à mudança, um grito por uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Me deixou com a sensação de que preciso fazer algo para melhorar o mundo, para lutar contra o machismo e o racismo. A obra de Vanessa Passos é um exemplo brilhante da literatura marginal, que dá voz aos invisíveis e mostra a realidade das pessoas que vivem à margem da sociedade. É um registro histórico importante e um grito contra a desigualdade. É um livro que te transforma.

site: https://fallenpegasus.blogspot.com/2024/02/livros-2024-4-filha-primitiva-2021.html

idkdfz 27/03/2024

é facil esquecer erro de homem
A pior coisa no mundo é quando um homem sente ódio de uma mulher.
eu comecei esse livro com muitas expectativas e todas elas foram alcançadas que livro meus amigos! é um livro que faz abrir a sua mente sobre muita coisa, conta o pov de nao so uma mas duas mães jovens, negras, pobres e vitimas de um mundo cruel. conta também como os homens sao uns lixos nojentos deploráveis que deviam ser todos extintos(minha opinião). o livro pode ser dificil para alguns mas é um puta tapa na cara dessa sociedade nojenta em que vivemos! uma coisa que eu reparei é que nenhuma das personagens mulheres tem nome mas adivinha quem tem?? isso mesmo todos os machos(mais um tapao bem dado na nossa cara) enfim, é um livro doloroso tem coisas que voce le e fica tipo?????nossa? mas eu prometo que voce vai compreender tudo isso, apenas leiam essa obra prima!

falando do meu pessoal um pouco, sou filha de uma mulher que enquanto gravida de mim sofreu muito com o meu pai, ela era uma jovem cheias de sonhos e tudo isso foi destruído por um homem, dps dele teve outros e ela nunca conseguiu realizar o que ela queria. lembro de atrocidades que ela falava pra mim quando eu era uma criança e eu pensava ?meu deus como é possível uma mae falar isso pro filho? so que eu cresci e percebi que é sim possivel pq eu consegui entender o lado dela. esse livro me lembrou muito essa parte da minha vida e conseguiu me fazer enxergar muito mais do que eu via, é uma leitura que eu recomendo pra todos! apenas leiam a filha primitiva.

Joy 27/03/2024

A mãe que nasce da raiva
Uma história curta mas muito precisa que retrata de forma cruel e realista a realidade de três mulheres (avó, mãe e filha) e como a dor da ausência, do abuso e do preconceito racial marcou as suas vidas. Ouvir o audiobook foi uma experiência muito imersiva e potencializou a minha raiva e a minha tristeza ao acompanhar a história das protagonistas.