A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

jess queiroz 17/05/2024

Tão sensível
Fui ler a descrição e as avaliações e me encantei, logo mais achei ele em promoção, mas que valor tem esse livro!!! Me fez chorar, sentir raiva, compaixão e alegria. Tão delicado e sensível. Lindo, lindo!

Joaquim 16/05/2024

Este livro relata a realidade de muitos brasileiros que por inúmeros motivos não conhecem e/ou nem sabem quem são seus genitores (na maioria dos casos, pai)
A narrativa apresenta as vivências de duas mulheres que foram vítimas do patriarcado e dos abusos que atingem as mulheres justamente por serem quem são, ou seja, violência de gênero.
Todavia, apesar de envolver o leitor, achei que o livro merecia um final melhor elaborado/com maior sentido, mesmo que a ideia do mesmo fosse ser fiel a realidade concreta.

Natalia Reis 16/05/2024

"Dói parir palavras. Dói mais ainda viver com elas dentro"
Foi uma roleta de emoções acompanhar essa narrativa. Apesar de ser um livro curtinho, ele conta muito do que é a realidade de muitas mulheres. Mães, filhas, netas usadas, violentadas e abandonadas.
O que mais incomoda na leitura é saber que essa história não está longe da realidade de muitas mulheres que vivem ao nosso redor.

readingwlissa 16/05/2024

Eu amo a literatura brasileira.
Que livro incrível. Uma história triste, pesada e ao mesmo tempo muito real.
Tenho certeza minha visão sobre a vida evoluiu, comecei a ver o mundo de outra forma.
Escrita crua que em diversos momentos me deixou muito emocionada. Admito que chorei com o final.
Valorizem a nossa literatura, histórias como essa precisam de visibilidade.

behindsaura 12/05/2024

Curto e potente.
Este é um livro curto, a leitura leva em média 1h50m, mas não deixa de ser uma das obras mais potentes que li. O retrato de uma realidade atual e brutal, narrando a história da filha, da mãe e da avó de maneira entrelaçada, como essas vivências foram perpassadas por dores e violências. Apesar de tanta mágoa e solitude, é inevitável que haja um laço forte de amor e zelo entre todas as partes.
Acredito que é um dos livros mais crus que já li e a experiência foi surreal. Que obra FANTÁSTICA! Um urro de realidade sobre maternidade, raça, classe e infância roubada.

João Pedro 12/05/2024

Amor é construção
Um livro curto e potente. A história de uma filha, mãe e avó entrelaçada por dores, abusos, violências, mas também sustentada por um laço de cuidado e afeto muito maior. Me fez pensar que o amor é muita vez construção. A escrita de Vanessa Passos é daquelas que traga. Objetiva, verossímil e feroz. Belíssimo!

Alice 10/05/2024

Bommmm
Acho que não foi 5 estrelas pq n tô acostumada com esse gênero mas apesar disso, gostei bastante. Adorei as personagens

Mônica 08/05/2024

Um livro curto é incrível! De ler de uma só vez. As varias camadas das personagens, todas sem nome, com a historia oculta e pela metade. A realidade e a crueldade de toda violência que uma mulher pode ser submetida e as consequências. Um dos melhores livros que li esse ano.

Thayna Cursino 05/05/2024

Um livro pesado, mas com assuntos necessários. Não consegui me conectar totalmente com a história, mas compreendo sua importância.

namicchin 04/05/2024

Visceral
"Se tem cordão umbilical guardado, fita ressecada do hospital com o nome da menina, ponto que a pele absorveu dentro do corpo, estria no peito e no pé da barriga; se tem rastros, é porque a vida não é mais a mesma. Pouca coisa sobra da gente depois da maternidade."

É um texto visceral, profundo e cru. Me pegou muuuito, principalmente pq minha filha é bem pequena. Recomendo a leitura.

vulnipedro 03/05/2024

Com a filha primitiva tive a minha primeira experiência escutando um audiolivro, por não estar acostumado com o formato, tive uma certa dificuldade em assemelhar alguns detalhes da história e em categorizar os acontecimentos, também tive um pouco de problema com a narração, não com a narradora em si, e sim com a dificuldade de ter um livro sendo narrado para mim.

alem disso, gostaria de ter Lido esse livro ao invés de o Escutado, pois sinto que tudo que tinha de tão sincero & cru na trama, se torna de certa forma um tanto quanto exagerado ao ser pronunciado em uma narração.

mas apesar de tudo, a filha primitiva consegue dar vida a uma geração de mulheres em uma leitura despida de enredamentos sobre maternidade, raça & muito muito mais, apesar que, sendo bem sincero, escutando, não consegui ser contagiado em nada por isso.

kkk2 03/05/2024

Que história CRUA. Não consigo pensar em uma palavra melhor para descrever.
Me surpreendi MUITO com esse livro, não esperava ouvir tudo de uma vez meio dia esperando a aula começar, foi algo tão mas tão realístico.
Esse foi o primeiro livro que eu li que tinha um personagem brasileiro pobre sendo retratado como a maioria das pessoas nessa situação realmente são, sem romantizar ou fazer personagem ser apenas paz e amor em uma situação que quase ninguém consegue ser assim.
Não tem como nao criar uma simpatia pela avó, pela mãe e até pela filha. É muito fácil entender como tudo é um ciclo, aquilo que aconteceu com a mãe da protagonista, de alguma forma diferente aconteceu com a protagonista.
Pra ser sincera, ouvindo eu cheguei a sentir uma raivinha da protagonista, porque mesmo você sabendo como uma pessoa é traumatizada, não tem como achar as escolhas delas certas, apenas compreender.
Eu sinceramente sinto que mesmo com a mãe e a filha esclarecendo pontos no final, não tem como elas se curarem completamente da dor que elas se causaram.
shinelb 03/05/2024minha estante
eu amei mto esse livro, é tão bem feito que realmente parece q conta uma história real com pessoas reais.

kkk2 05/05/2024minha estante
NOSSA TOTAL, em outros livros parece que esse sofrimento é meio romantizado e aqui ela faz de maneira apenas real, querendo passar a verdadeira mensagem

shinelb 05/05/2024minha estante
simmm. inclusive não sei como vc leu, se foi físico ou em ebook, mas eu ouvi por audiobook e a narração foi tão bonita, tão forte, deu um peso a mais p história

Chaiane @abrigodoleitor 02/05/2024

Pesado
Cru, visceral, dor e real. Uma historia curta mas muito potente que reflete a vivencia triste de muitas mulheres. Ja quero ler outras obras da autora