Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Augusto Stürmer Caye 12/12/2022

A fiel depositária de nossas falhas
O jovem professor Pietro Vella inicia um relacionamento com uma ex-aluna, Teresa. Eles brigam, dormem com outras pessoas, se provocam e, finalmente, fazem um pacto: ambos contam um ao outro seus segredos mais sombrios. Dias depois, se separam.

Pietro constitui família com Nadia, torna-se um respeitado autor e crítico do sistema educacional apontando desigualdades, enquanto Teresa ganha fama como cientista. Mas seus caminhos se cruzam novamente e, especialmente, Pietro continua assombrado pelo conhecimento que passou para Teresa e o que ela pode fazer com isso.

Dividido em três partes, a primeira e de longe a mais longa seção do romance é contada por Pietro, e Starnone encontra uma maneira elegante e sutil de revelar a maneira como esse personagem difícil vê o mundo: aparentemente com a mesma idade do autor (que era nascido em 1943), Pietro não percebe o desequilíbrio de poder entre ele e sua ex-aluna como problemático e não apóia particularmente sua esposa, que poderia ter feito carreira na universidade; mas, ao mesmo tempo, ele não é um vilão clássico, pois ele, o estudante universitário de primeira geração, é atormentado por dúvidas sobre seu trabalho, se é ou não uma fraude, e suas conexões com quatro mulheres:

Teresa, a mulher forte e independente, torna-se um fator de controle simplesmente pela verdade que ela sabe sobre ele e pelo fato de que ele teme que o mundo possa ouvi-la. Nadia, sua esposa, é uma brilhante e promissora universitária que é assediada por seu professor. Ante a recusa desta de se submeter, recebe uma negativa no avanço do seu trabalho e tem sua carreira drasticamente encerrada. Nádia é interessante por se manter fiel à Pietro mesmo que isso significasse o fim de sua carreira, tudo em nome do bem estar de sua família; a forma como ela processará isso ao longo das décadas, em atitudes por vezes muito passivo-agressivas, são, para mim, completamente justificáveis ante a falta de reconhecimento e atitude que Pietro tem para auxiliar sua esposa. A terceira, Tilde, é a elegante editora dos livros de Pietro que simboliza seu flerte com a própria carreira e ascensão de classe. Pietro a quer mas não se sente merecedor; a quer, a considera a própria finesse, mas não acha que deve, e, ao fim, não consegue, o que nos lembra de todas as dúvidas que ele mesmo tem sobre si. Por fim, a quarta mulher é a própria filha, Emma, cujas poucas menções durante o relato do autor principal é significativo da própria ausência do pai junto à filha. Só nos relatos seguintes, da própria Emma e de Teresa, que ela toma um protagonismo, o que me faz questionar se é a ausência do pai na infância da filha e o sucesso do pai que a fazem admirar tanto, querendo que este a note, em que pese os demais filhos Sérgio e Ernesto tenham o comportamento contrário: estão longe no mundo e sequer verão as fotos e vídeos do pai.

A segunda parte é contada pela filha de Pietro, Emma, ??e, por último, a supostamente incontrolável Teresa. Essa mudança de perspectiva abre a narrativa para vários tipos de decepções: até que ponto os personagens traem uns aos outros e, mais importante, a si mesmos? Quem são eles, percebidos por eles mesmos, quem eles querem ser para o mundo? Todo o conto continua emocionante até a última página que é, então, subitamente interrompido, deixando-nos à mercê de nossa própria imaginação do que acontecerá, e nos leva a refletir sobre como a nossa própria moralidade e história são relativas aos nossos próprios pontos de vista.

Concluindo, Segredos é também a terceira obra do autor a tratar da perspectiva do transcurso do tempo e das nossas reflexões sobre a própria vida, em uma coletânea de 03 pequenas obras: Segredos, Laços e Assombrações, todos maravilhosos, curtos e reflexivos. De minha parte, o ponto que me mais fez refletir é a confiança que depositamos aos demais: em nós mesmos, em nossos amigos, em nossos parceiros, em nossos parentes, e no que somos para nós e para os outros. Recomendo fortemente a qualquer um que queira pensar sobre o assunto.

@limakarla 31/10/2022

Os segredos da vida adulta
No seu terceiro livro publicado no Brasil, Starnone repete a fórmula do seu primeiro livro, Laços, e nos traz uma história com diferentes visões dos acontecimentos. Primeiro acompanhamos Pietro e seus devaneios sobre sua relação com uma antiga namorada, Teresa, sua esposa, Nadia, e os seus 3 filhos.

Pietro se mostra um homem muito inseguro e que vai conseguindo conquistar um espaço de respeito intelectual que o coloca em prestígio durante um tempo, mas também se mostra um homem eternamente assombrado por um segredo que compartilhou com sua ex namorada e que não ficamos sabendo do que se trata. Acompanhamos seu relacionamento com a esposa atual e como os filhos surgem em suas vidas, como todos se comportam enquanto família e como toda a família gira em torno do próprio Pietro.

Depois acompanhamos um pouco da visão de Emma, sua primeira filha, quando Pietro já está bem idoso é aposentado. Emma aprendeu tudo da vida com o pai, o ama e se orgulha de tudo o que ele já fez, mesmo estando há anos longe do trabalho e dos holofotes. É uma mulher cheia de si, que bate de frente com tudo e todos, e que resolve tudo ela mesma, não precisa de ninguém.

O último relato é o de Teresa, que nos mostra ainda mais quão inseguro e prepotente o Pietro sempre foi, sempre se colocando em um lugar de importância descabido. O quanto essa mulher consegue observá-lo e analisar bem as suas atitudes.

Adoro essa fórmula do Starnone e espero que aplique em outros livros, deixa a leitura bem mais interessante, com várias visões, mas sem necessidade de se repetir infinitamente, cada pessoa está em um momento da vida e passa apenas brevemente pelo que já foi relatado por outros personagens. Belíssimo e bem escrito!

malulopes_016 27/09/2022

Um livro realmente interessante
Várias coisas nessa leitura me fascinaram. A primeira delas foi a forma com a qual me encontrei nas paranóias de Pietro. São coisas tidas ?doentias?, mas que todos escondem dentro de si ? todas as vezes que fazemos o certo não por que é certo, mas sim para nos sentirmos melhores de alguma forma. Somos o que somos. Farsas, talvez.
E em segundo, a obsessão por um segredo ínfimo que o ligou pra sempre a uma pessoa. O amor não correspondido e as demais coisas. Realmente um ótimo ensaio sobre a natureza humana.

Lia 26/09/2022

Acho que poderia rolar uma 2° temporada.

Pensando aqui sobre o final da história. Imaginei outro final e pá, o livro acabou....

Já havia lido Laços do mesmo autor e gostado muito. Gostei desse, mas para mim, não superou Laços.

Traz temas sobre casamento, família, ascensão profissional, repetição de padrões familiares, traição, segredos que unem, etc

Van.perr 25/06/2022

Gostei bastante do livro e da escrita do autor. Este é o primeiro livro que leio dele. Em certo ponto relembra a escrita da Ferrante. Mas só em certos aspectos mesmo! Leitura fluida, história agradável, porém confesso que fiquei no aguardo da revelação do segredo a cada página

danjos 11/05/2022

?[?] Pensei: a gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa; essa mulher firme, de frases escandidas, essa mulher sem timidez, cortante, não é a que conheço, não é Nadia. Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto a amamos, nunca vemos realmente. Quanto tempo, disse a mim mesmo, desperdiçamos nas relações amorosas. Nesses anos inventei com felicidade uma pessoa. [?]?
P. 47

Josue.Fagundes 11/05/2022

Okay, esperava mais
Segundo livro do autor que leio (primeiro foi laços). Confesso que esperava um pouco mais desse livro. Não me marcou em quase nada a leitura e sinto que em uma semana já não vou lembrar de mais nada kkkkkk

Milena 16/04/2022

Segredos
É a primeira obra de Domenico que leio e recomendo pela fluidez da leitura, a lenta construção e desconstrução de seus protagonistas, Pietro e Teresa, ao longo dos anos, em torno dos segredos compartilhado entre eles.

Taynan Brandão 10/04/2022

Onde se guardam os segredos?
A forma como essas coisas escondidas que não ousamos dizer em voz alta para o outro (ou nem a nós mesmos) afetam a nossa vida foi a forma encontrada pelo Domenico Starnone de nos enveredar na história de Pietro e Tereza.

Ele, professor, se apaixona por sua aluna com quem mantém um caso. Duas figuras extremamente distintas que decidem se unir por esses acasos da vida que nem podem ser vistos como tal. Num determinado momento da relação dos dois eles decidem contar um pro outro um segredo escabroso - segredos que vão atormentá-los durante toda a vida dos dois.

A primeira parte do livro - um relato em primeira pessoa de Pietro - temos um homem atormentado em querer ser uma pessoa melhor que se esforça em ser aquilo que ele projeta para os outros. No segundo temos o relato de Emma, filha de Pietro, que tem uma devoção pelo pai, a ponto de forçar um prêmio pelo professor que ele foi no passado para o seu país. E em último, o relato de Teresa, que traz uma ideia diferente da construída por Pietro por quem era no passado sua amante.

Não considero o melhor dos três livros de Domenico Starnone - uma vez que eu sou fã de Laços, mas uma ótima obra pra gente entender os tormentos do espírito humano em buscar ser algo que não se é.

??????

mardelivross 09/04/2022

Gostei muiito!
O livro traz três perspectivas diferentes sobre a trajetória do professor italiano Pietro (e seus dramas pessoais e familiares), onde um "segredo" nos acompanha.

Marina 20/03/2022

Primeiro livro que leio do Domenico, curiosa por ele ser possivelmente o marido da Elena Ferrante. Consigo ver semelhanças na temática dos dois autores e achei interessante a história. Me deixou com vontade de ler os outros livros dele.

Ingrid 27/02/2022

Resenha - Segredos
“Segredos”, de Domenico Starnone, é um livro de ficção, que tem como protagonista Pietro Vella, um professor italiano.

O livro divide-se em três relatos. Pietro inicia a história contando sobre seu relacionamento tempestuoso com Teresa Quadraro. Teresa foi sua aluna no ensino médio, e confessou estar apaixonada por ele depois da formatura.

O relacionamento deles é bastante abusivo, de ambas as partes, mas tive dificuldade de gostar do livro no começo porque sentia que Pietro era muito violento, e com essa repulsa que tive pelo protagonista quase não consegui seguir na leitura.

Claro que nesse caso Teresa também era violenta e agressiva, mas sabemos que a mulher não tem a mesma força física do homem, a não ser em casos pontuais, então foi algo que me incomodou muito. Deixo o alerta de gatilho, por conta desse relacionamento abusivo e violento.

Então, após alguns anos de namoro, o casal resolve que cada um deve contar seu segredo mais obscuro, para que fiquem ligados para sempre. Os dois contam, e ficam bem impressionados com o segredo um do outro. Pouco tempo depois, terminam o relacionamento de vez.

A partir disso, vemos o crescimento de Pietro, que passa a ser uma pessoa muito menos detestável. Em certo ponto se tornou querido para mim, um personagem que gostei de acompanhar. Enquanto isso, Teresa vai para os Estados Unidos estudar.

Com certeza o término foi excelente para os dois. Eles juntos pioravam um ao outro, não se faziam bem. Era um relacionamento extremamente tóxico.

Ademais, gostei bastante do livro, foi interessante acompanhar o crescimento dos personagens, assim como sua decadência em certos aspectos. Afinal, toda pessoa pode crescer de certo modo, mas ainda assim perder em outras partes da vida. Crescer profissionalmente e ir mal no casamento, ou o contrário, por exemplo.

Para quem gosta de Elena Ferrante, assim como eu, Domenico Starnone é uma excelente escolha. O desenvolvimento de personagens é seu ponto forte.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/