Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Milena loureiro 01/07/2023minha estante
Me senti exatamente assim quando acabei de ler? mas depois discutindo com uma amiga e refletindo bem, qualquer grande segredo revelado teria sido decepcionante ? porque ele faz tanta mas tanta expectativa que você imagina o inimaginável? no final me conformei que era melhor não ter falado. De qualquer forma ainda defendo que não valeu o tempo gasto nesse livro

Daianebcs 02/07/2023minha estante
Faz sentido esse pensamento. Vai ver era uma bobagem ?

Gerson91 13/03/2023

Melhor novela do ano!
Um livro que perturba e não te deixa parar de ler. Sabe aquela história que te causa ansiedade para ver o desenrolar? Então, é assim. Vou ler com toda certeza mais de Starnone ainda este ano. Recomendo.

Renatav 25/01/2023

Eu já tinha começado esse livro ano passado e parei, abandonei. Mas esse ano resolvi terminar (recomeçar) a leitura e simplesmente devorei o livro, me prendeu tudo que não tinha prendido anteriormente. Segunda leitura com autoria de Domenico Starnone e sigo gostando.

Giuliana.Grechi 24/01/2023

Intenso
Livro curto narrado em primeira pessoa pelo personagem Pietro Vella. Professor de escola pública que faz sucesso na vida acadêmica pelos estudos e críticas em relação a educação italiana. Mas ele tem um passado. E passa a vida querendo se distanciar de algo que considera terrível. Vive uma vida que parece inquestionável, ao mesmo tempo que se assusta ao pensar que pode colocar tudo a perder. Seu segredo tem cúmplice, Teresa, ex aluna e ex namorada. Durante o livro, ela parece funcionar como alter-ego, consciência de Pietro, não permitindo novos deslizes.

Starnone tem uma escrita contagiante, fácil e impossível de parar. A história se desenrola e ficamos em dúvida se torcemos pelo segredo ser descoberto ou pelo sucesso de Pietro, fantástico professor que traz todos para sua órbita. Seria ele um ser humano como eu, que tem lembranças e condutas que gostaria que sumissem do currículo, ou realmente tem segredos passíveis de punição?

Starnone entrou na lista de autores/autoras que me deixam querendo mais!

Tuyl 23/01/2023

Livraço. Curto, porém com um bom fôlego. Parece que toda frase, por menor que seja, tem um propósito. Nada sobrando ou fora de lugar!

Sandra 16/01/2023

Elena Ferrante?
Impossível não perceber semelhança com o estilo da Elena Ferrante. Lugares, dramas, personagens que facilmente encontraria num romance dela. Gostei para matar saudades, mas esperava por algo novo, então me decepcionei um pouco. Aos que não conhecem Elena, certamente vão gostar da leitura.

Priscila.Freitas 16/01/2023

Um livro muito bom, me lembra muito a escrita de Elena Ferrante. Para que m gosta dos livros da autora, com certeza vai gostar desse. Não existe uma grande trama na história, o livro se parece mais com um drama familiar. Mesmo não tendo grandes reviravoltas, foi uma ótima experiência de leitura.

FláRocha 13/01/2023

Ainda não superou Laços, mas é muito bom!
Terceiro livro do Domenico Starnone que leio, e mais uma vez ele me prende na narrativa. As histórias são sempre simples, mas tão bem construídas, que é impossível não se envolver. Já estou ansiosa pra ler Dentes!

Fabi.Filippo 13/01/2023

Que prazer ter conhecido a escrita de Domenico
Pietro é um professor de matemática que se envolve amorosamente com uma ex aluna , Teresa . Juntos vivem um romance doentio e em certo momento do relacionamento resolvem contar um ao outro algo muito repugnante que já fizeram, algo tão ruim que a revelação deste segredo poderia arruinar suas vidas.
O relacionamento entre os dois termina e um tempo depois Pietro conhece Nádia , também professora e sua colega de trabalho.

Com Nadia , Pietro tem um relacionamento calmo, saudável e com ela se casa e tem filhos.
Um pouco antes do seu casamento e em alguns momentos após se casar , Teresa reaparece e com ela os fantasmas em torno daquela antiga revelação, para total desespero de Pietro.

O livro tal como uma peça de teatro é dividida em três atos . A maior parte correspondente ao primeiro ato é justamente a visão de Pietro , a segunda traz a visão de Emma ( filha de Pietro) e por último a de Teresa.

Dizem que o autor é o suposto marido de Elena Ferrante , e acredito nisso hein , pois o estilo de escrita é muito semelhante.

Domenico dá vida a um Pietro brilhante mas cheio de insegurança.
Pietro descreveu o amor de uma maneira muito singular quando iniciou seu namoro com Nádia, e pontuou as diferenças entre esse amor e àquele que sentiu por Teresa.

Pietro tentou fazer tudo direitinho. Era ético e fiel , porém carregava muitos traumas e dores o que fez com que ele não se achasse merecedor de tanto sucesso e prestígio. Nunca acreditou em seu potencial e não viveu plenamente.

A impressão que eu tive é que ele representou um papel, seus passos meticulosamente milimetrados para dizer o que queriam ouvir. Arquitetados com todo cuidado e tato para não instigar a fera Teresa. Tinha um verdadeiro pavor de ver seu castelo desmoronar com a revelação de seu segredo.

Mas será que Teresa colocou a mesma importância naquele tal segredo ??

Os segundos e terceiros atos são bem curtinhos mas bem fortes na minha opinião e ao terminar mostra exatamente o que eu pensei.

E o que eu pensei e penso de tudo isso ? Penso que existem muitas pessoas que representam papéis para a sociedade e que vivem o tempo inteiras sufocadas e presas dentro da imagem que querem passar aos outros. E que as vezes aqueles que querem impressionar estão pouco se importando com isso.

Coitado de Pietro , que na sua velhice quando sua maior preocupação era curtir os netos, foi novamente assombrado por palavras ditas meio século antes.

Arlete 04/01/2023

Domenico Starnone(1943) italiano, escritor, roteirista, jornalista, descreve de forma brilhante a trajetória de vida, amor, medo, dor e alegria de um docente, ilusório crer que passaremos pela leitura sem nos sentirmos um só com Pietro, suas angústias e incompreensões tão humanas, nada quiméricas, absolutamente palpáveis.

Os segredos que guardamos de nossos momentos mais feios, que moldam parte de nós, mas não nos definem imperiosamente são, infelizmente, um peso que arrastamos e nos impede de voar.

O livro possui três narradores, cada qual com sua verdade mais íntima, e sua visão de mundo muito própria, acreditei em Pietro, acreditei em Emma, acreditei muito em Teresa?

Gio 04/01/2023

turbilhão de sensações
Esse livro já me ganhou literalmente nas primeiras páginas, o autor escreve sobre "amor" brilhantemente e como foi para Pietro amar Teresa, a partir daí nos encontramos em uma montanha russa de idas e vindas que um relacionamento pode passar, a nova vida que se segue após um fim e o impacto que o passado pode ter no presente.

Sou suspeita pra falar, mas autores italianos escrevem muito bem sobre relacionamentos, nada são flores, sempre é tudo muito conturbado e extravagante, não consigo explicar essa ausência de delicadeza que eles conseguem expressar em seus textos. Me lembrou muito Elena Ferrante enquanto eu lia, até porque a história se passa mais ou menos na mesma ambientação, foi uma experiência muito gostosa. Quero devorar todos os outros do autor.

Maria1290 02/01/2023

Fluído, apaixonado, instigante e reflexivo.
Comecei 2023 sendo arrastada, mais uma vez, com maestria, paixão e fluidez, pela literatura italiana.

Esse livro caiu em minhas mãos como indicação para a temática ?insegurança no relacionamento? e mesmo depois de termina-lo, fiquei me perguntando o porquê.

E então, o óbvio: Pietro, o primeiro e mais extenso narrador não-confiável da trama, era tão inseguro a ponto de escrever sobre sua própria história dando protagonismo a Teresa, mulher que, apesar de amá-lo loucamente - como todas as outras - era a única que o desafiava, incomodava.
Com uma referência da cultura pop, a icônica Mariah Carey certamente explicaria a obsessão com ?Finally found a girl that you couldn't impress?.

Outra prova da insegurança do primeiro narrador se faz quando seu único opositor, Franchino, também ganha relevante espaço na história, como, então, uma espécie de tentativa de ser unânime e não desagradar nem sequer um pacato e infeliz professor que se insurgiu contra Pietro.

Os outros dois relatos, contados por Emma e Teresa, são bem menores, mas não por isso menos instigantes, pelo contrário, poderiam ter se demorado ainda mais, tinham muito a contribuir, muitas curiosidades a sanar.

Os segredos, que inclusive deram nome ao livro, não foram revelados e, apesar de achar que ficaria decepcionada com isso, entendi, ao final, a genialidade : uma vez que não são ditos, assume-se que podem ser a respeito de qualquer coisa e, então, a identificação generalizada que isso proporciona - independentemente de quais foram as confissões de Pietro e Teresa, todos nós temos segredos e, partindo disso, podemos (ou não) viver assombrados por eles, deixar-nos guiar pelo medo e influenciar por decisões pretéritas.
Se Starnone tivesse, como o bom português diz, ?dado nome aos bois?, seria mais fácil se esquivar, ?bater no peito? e dizer que teria feito diferente, o que não acontece pois, uma vez que não se sabe, os segredos deles podem ser os mesmos que os seus - daí a cumplicidade para com esses personagens que, como prefiro, não são pintados nem como vilões, nem como bonzinhos, mas de forma real.

?Ainda bem que nós deixamos, a única maneira de continuarmos gostando um do outro.?

Mirla.Trogillo 28/12/2022

História maravilhosa. Você se prende de tal forma que consegue se concentrar e se apegar a história.

Jamila 12/12/2022

Perfeito! Domenico sempre acerta
Fiquei muito mais envolvida com a escrita desse livro, do que propriamente com a história, que também não deixa a desejar.
Pietro, um jovem professor, vive uma relação conturbada com Teresa. Em uma das muitas idas e vindas, ela propõe que eles compartilhem um segredo sobre si, que seria capaz de devastar a vida de quem tivesse o segredo exposto.
E assim a história ganha vida, os dois acabam se separando, mas Pietro não consegue viver em paz, sabendo que seu segredo pode ser revelado a qualquer momento.
Trecho ??

"Teresa insinuou cheia de dedos uma proposta e disse: vamos combinar que eu te conto um segredo horrível meu, que nem a mim mesma nunca tentei dizer, e você me conta um seu equivalente, uma coisa que, se fosse descoberta, te destruiria para sempre. Sorriu como se estivesse me convidando para um jogo, mas lá no fundo me pareceu muito tensa. Logo me senti também ansioso, fiquei assustado, preocupado que ela, aos vinte e três anos, pudesse ter um segredo tão inconfessável. Eu, que estava com trinta e três, tinha um, e se tratava de uma história tão embaraçosa que só de pensar nela eu me ruborizava, baixava os olhos para a ponta dos sapatos, esperando que a perturbação passasse. Demos voltas em torno do assunto, nos perguntando quem confessaria primeiro."