Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Clara 09/05/2024

O segredo foi esquecido no churrasco e o papinho do pietro não colou comigo, achei ele um homem chato. senti que nadei nadei nadei e morri na praia com esse final.

Robs 26/04/2024

Tive que re-ouvir o último capítulo
Li a versão em inglês (capa verde e horrorosa).
Spoiler: O segredo não é revelado!
Reli o último capítulo na esperança de saber o segredo... Vai que passou batido, mas daí me percebi no personagem principal, no medo de ter um segredo revelado. E como esse "medo" pode molhar a sua vida e em como as pessoas te vêem ( tudo dentro da sua cabeça).
Gostei, e gostei mais ainda escrevendo aqui sobre o que eu gostei.

Elizabeth 23/04/2024

Não
Um pouco piegas, lento. Um professor que tem um relacionamento com uma ex aluna, acha que é amor, se separa, casa com outra mulher e fica trocando carta com a ex. Não recomendo.

Gi Santos 06/04/2024

É um livro super bem escrito e instigante - até demais - mas me decepcionei muito com o final aberto, sem revelar os segredos dos dois personagens. Sei que foi proposital, mas fiquei indignada por ter ficado curiosa.
Karoline 06/04/2024minha estante
Ouvi um podcast falando super bem desse autor. Quero muito ler. Não sei ainda por qual começar.

Gi Santos 07/04/2024minha estante
O livro é bom, realmente, eu só queria saber que segredo é esse que eles tanto esconderam kkkkkkk

Fernando.Hasil 24/03/2024

Fim da trilogia
Starnone encerra a trilogia com essa história de amor a distância que atravessa décadas e que é mantida pela intensa relação do passado e um segredo compartilhado que os mantém unidos.

Luis.Henrique 16/03/2024

Brilhante
Não há outra palavra pra definir essa narrativa que nos pega de surpresa e nos prende até a última página. Hoje em dia,são raros os.livros que me deixam com saudade quando terminam. E esse é um deles .
Foi a porta pra que eu descubra outras obras desse autor incrível.

Samiradejesus 10/03/2024

É, gente?não rolou
A história é sobre Pietro, um homem desinteressante que, por uma ironia do destino, se ?torna? e se convence (ou tenta se convencer) que é muito interessante e de uma inteligência acima da média, atraindo a atenção de um cem número de pessoas. O descreveria muito mais como competente. E para além disso, um homem sem graça, sem energia, sem ambição, inseguro e assombrado por um segredo?
A narrativa, no começo interessante, se tornou um tanto enfadonha. A segunda e terceira parte são interessantes, apesar de (e suficientemente) curtas.
A linguagem é simples, fácil de ler.
Em seus livros, Starnone mergulha na complexidade do ser humano, contraditório e cheio de defeitos e qualidades. Creio que ele foi mais feliz em Laços.

Flávia Menezes 23/02/2024

GOT A SECRET, CAN YOU KEEP IT?
?Segredos? é o último romance publicado do escritor, roteirista e jornalista italiano Domenico Starnone, tendo chegado às livrarias em junho de 2020.

Ganhador do Prêmio Strega de 2001, o nome de Starnone é sondado há quase duas décadas como sendo a possível identidade real de Elena Ferrante. Mistério esse que surgiu não apenas por sua escrita se aproximar muito da narrativa de Ferrante, mas também porque a esposa do escritor, Anita Raja, é a tradutora da editora que publica Ferrante.

O ?Corriere dela Sera?, um jornal diário italiano chegou a publicar um quadro fazendo um comparativo para demonstrar como a prosa de Starnone possui uma semelhança que vai muito além do razoável com a de Ferrante. Foi uma investigação jornalística de 2016 que buscou encerrar o caso, quando, ao seguir as faturas da editora de Ferrante, trouxe à tona um debate sobre o direito ao anonimato.

Boato ou verdade, a questão é que se tem algo de que Starnone gosta de falar é sobre ?segredos?.

Neste romance, um professor de literatura vive uma paixão avassaladora com uma ex-aluna, e depois de muitas idas e vindas, tem diante de si uma proposta ousada: para que o vínculo entre eles se fortaleça, cada um deveria contar um segredo inconfessável. E é exatamente o que cada um faz, abrindo um para o outro o seu lado mais sombrio.

Uma proposta arriscada, afinal... quem poderia garantir que esse laço um dia não se romperia?

E realmente se rimpeu, e é aí que os riscos de que alguém exponha algo tão íntimo, e que ficou guardado por anos em uma caixa de pandora, seja descoberto por pessoas que ele tanto ama, ou até mesmo para aqueles que o admiram, começa a assombrá-lo a tal ponto que toda a sua vida passa a girar em torno daquele segredo um dia confessado.

Como bem dizia a música do ?The Pierces?, e que foi tema do seriado ?Pretty Little Liars?, transmitido de 2010 a 2017: Got a secret, can you keep it? Swear this one you´ll save / Better lock it in your pocket taking this one to the grave. (Tenho um segredo, você pode guardá-lo? Jure que esse você vai guardar / Melhor trancá-lo em seu bolso, levando-o para a sepultura).

A premissa das confissões de algo tão pessoal, algo que é tão sigiloso que não confessaríamos nem mesmo para a nossa própria sombra, é algo que instiga, afinal... quem é que não tem um segredo que o guarda a sete chaves? Mas tenho que confessar que apesar do começo promissor e fascinante, o ritmo não se mantém o mesmo até o seu final.

Assim como em um outro livro que li recentemente deste mesmo autor, ?Laços?, neste o autor divide os relatos em 3 partes, sendo a primeira a visão do ocorrido pelo professor de literatura, o segundo a filha desse professor, e o terceiro (e a escolha mais óbvia) a ex-aluna que teve um caso com esse professor, e foi a portadora do seu grande segredo.

Starnone tem uma escrita muito fluida e realmente gostosa de ler, com suas frases de efeito que imediatamente nos fazem pensar sobre o que foi dito, nos trazendo de volta ao tempo real, e promovendo essa reflexão sobre como agiríamos, ou o que pensamos sobre determinado assunto.

Porém, apesar de tanto encanto colocado nas palavras, ao inserir à trama uma segunda temática de grande relevância, a questão do papel do professor nas escolas e seu impacto no processo de aprendizagem dos alunos, confesso que a narrativa (para mim!) foi perdendo um pouco a força.

Uma outra confissão que faço, sobre uma visão bem pessoal, é que apesar de Starnone ter dito durante uma entrevista que ?Nós, homens, temos cada vez mais dificuldade para nos narrar?, suas personagens femininas seguem o mesmo padrão de mulheres megeras, (altamente!) manipuladoras e irritantemente geniosas.

Esse excesso de diálogos femininos intempestivos me deixou um pouco cansada, e como a história fecha com a narração de duas personagens femininas, não posso negar que foi difícil finalizar a leitura, por ter se tornado muito maçante. Mesmo tendo essa sensação de que ele (autor) escreveu alguns desses comportamentos (e alguns bem irritantes) de algum recorte de uma experiência pessoal real.

A conclusão do livro foi bem à lá Starnone, e não há como não dizer que foi maestral, fechando com muita sabedoria a questão dos segredos confessados, e do compromisso de uma vida estabelecido por seus interlocutores em carregar a promessa de jamais revelá-los à terceiros.

Muito embora tenha sentido como se a história tivesse perdido um pouco a força com essa inserção de uma segunda temática igualmente forte, e da repetição de um mesmo padrão (negativo) feminino, há muito nesse livro que eu realmente apreciei, e sem dúvida essa foi uma leitura boa para distrair um pouco à mente de outras leituras mais densas que tenho feito paralelamente.

"Não estou a fim de constatar que os melhores seriam os melhores independentemente de eu ser seu professor, e que os piores continuam os piores mesmo sendo eu seu professor. Salário de merda ou não, apocalipse iminente ou não, quero aqui dizer humildemente que me sinto menos triste - sim, menos triste - se me esforço para que aqueles que de todo modo fariam bem façam melhor graças ao meu trabalho, e para que aqueles que de todo modo fariam mal aprendam graças a mim a fazer bem".
AndrAa58 24/02/2024minha estante
Amo suas resenhas ?

Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Amiga, você é demais!! ?

Ana Clara 11/02/2024

Segredos
Segredos trás o desenvolvimento do personagem ao longo de sua vida, sempre com a sombra de um segredo compartilhado com uma namorada. O personagem enfrenta decisões morais ao longo da vida e sempre retorna sua reflexão ao momento crítico do passado. Adorei acompanhar a evolução do personagem apesar de me decepcionar com o fim.

vitxor 11/02/2024

Uma das piores experiências literárias que já tive
Primeiro de tudo, não acho que a escrita do autor seja ruim, nem muito menos que seja equivalente a da Elena Ferrante, essa comparação é até ridicula.

Essa foi uma das minhas piores experiências de leitura, simplesmente porque é uma história completamente insuportável de um cafajeste/crápula que se acha bom sujeito e, além de tudo é um machista extremamente narcisista. Aliás, o título do livro é mais pelo fator de ele ser tão machista a ponto de remoer isso porque alguém "teria poder sobre ele" a partir desse segredo. A única personagem digna de alguma simpatia nesse livro é a Nádia que infelizmente é esposa dele. Talvez a construção que o autor propôs não foi tão bem aproveitada por mim porque eu passava a leitura inteira irritado tendo que ler as asneiras que esse personagem pensava e falava e achando que tava abafando como um macho alfa de ego ferido. Sinceramente não tenho mais vontade nenhuma de ler outro livro do autor e nem muito menos recomendo esse livro, foi uma péssima leitura.

Ediany 09/02/2024

Mais um excelente Starnone
Mais uma devassa na vida íntima do personagem.
O que é algo que realmente é um segredo?
Que confidência te aprisionaria a outra pessoa?

Bia 22/01/2024

Texto visceral e incômodo
Primeiro livro que leio do autor e achei um texto visceral. Tão visceral que tomei antipatia pelo personagem principal pois ele representa para mim tudo aquilo que não gosto no ser humano: egoísmo, narcisismo, covardia e auto indulgência (no sentido que tudo o que é feito de errado, é justificável por mil motivos)?
No entanto, um romance bem escrito é capaz de gerar emoções diversas dentro da gente, inclusive as desagradáveis.
Achei uma boa sacada o livro ser dividido em 3 relatos diferentes: Pietro (o personagem desprezível), Emma (sua filha, anos depois) e Teresa ( sua aluna/amante também anos depois).

Leitura interessante e certamente procurarei outras obras do autor.

PAmela603 11/01/2024

Para canalhas
Quando eu entendi que a ideia do Starnone era criar um canalha que se acha bom sujeito, minha experiência com esse livro foi de 8 a 80 (até então eu achei que o canalha era o próprio Starnone). Duro é se identificar com o personagem depois dessa revelação.

Clarispectiana 17/12/2023

Mais uma para a série: livro para descansar a mente!!

Nada muito elaborado ou complicado, bom de passar o tempo, descansar e refletir.