Um Salto para o Amor

Um Salto para o Amor Aione Simões

Resenhas - Um Salto para o Amor

Karoline 07/11/2021

A habilidade de escrita da Aione é realmente algo louvável. Apesar de ter sido uma leitura um pouco fora da minha zona de conforto (esse foi o meu primeiro chick-lit na vida!), foi tudo tão natural em suas palavras que eu mal percebi o passar das páginas. Simplesmente devorei. Além disso, suas personagens são tão reais, tão falhas, inspiradoras e fortes, tão humanas, que é quase impossível não sentir suas dores e não vibrar junto com elas por suas conquistas.

Acho que um dos aspectos que mais gostei da história foi que, apesar de sabermos tudo pela perspectiva de Lily, as personagens que a cercam são tão complexas quanto a nossa protagonista. Nenhuma delas está apenas sendo utilizada como um tipo de ferramenta narrativa para preencher um estereótipo, muito pelo contrário, é possível perceber o cuidado da autora para com cada uma delas. Ao recusar tratá-las levianamente, Aione conseguiu criar uma rede de personagens que gritam representatividade, resistência, amizade, sororidade e muito amor.

Definitivamente um romance sobre os nossos tempos, com uma trilha sonora maravilhosa a cada capítulo que me transportou para o começo dos anos 2000, e uma história tão potente, bela e empoderadora, com direito a uma reviravolta tão bem construída que, quando percebi o que estava acontecendo, me fez repensar tudo que estava lendo até então. Algo que só as boas histórias conseguem fazer com a gente.

@donzelaobscura 20/01/2023

Não é só um mero romance com casal fofo!
A Lily resolve abrir sua tão sonhada loja de roupas femininas para todos os tamanhos e conta com a ajuda de suas duas amigas/funcionárias. Assim como todo começo, nada é apenas flores.
Em um encontro super desastroso, acaba conhecendo o Marcos em um bar, onde o mesmo é Cantor e músico. Rola aquela química logo de cara! Mas com o tempo, Lily dá pra trás, pois apesar dos problemas com sua loja, há outros dentro de si muito mal resolvidos.

Esse livro traz muita representatividade as mulheres gordas, assim como eu. Me senti muito acolhida! Também possui temas como superação, luto, amizade, família, ansiedade, depressão, racismo e gordofobia.
É quase palpável a evolução da Lily do meio pra o final do livro. Confesso que achava tratar-se apenas de um romance com uma Plus Size, mas a Aione me mostrou que era muito mais que isso.

O livro trata-se do auto conhecimento da Lily e aceitação.
O final foi uma grande sacada, na minha opinião.
Os capítulos são curtos, mas o que não gostei foi o excesso de devaneios da Lily, fora isso, achei perfeito!
Escrita fluida, narrativa bem construída!
A referência do filme "Dirty Dancing" tanto é na capa, quanto na história, o que me conquistou ainda mais.
Se tá atrás de uma leitura que não é apenas de um casal fofinho, tem representatividade e aborda temas delicados, indico muito!

Júlio 30/01/2022

"Toda dor precisa ser sentida"
Aione Simões teceu uma história tão rica e importante, não é somente uma leitura "fofinha". Esse livro traz assuntos e problemas tão cotidianos, mas que muitas vezes não recebem a devida importância para ser falado sobre eles.
Muito mais que um romance, ela trouxe na abordagem desse livro temas como: gordofobia, a dor do luto, falou sobre a representatividade LBTQIA+, entre outros. Isso foi de uma forma tão natural que não paramos para pensar que poderia ser assim no dia a dia.
O desenvolvimento da personagem principal, a Lily, aconteceu de uma forma que eu mesmo não esperava, tudo o que acontece com ela, os traumas e dor que ela teve que enfrentar e entender que era preciso viver aquilo. No final tudo se encaixou como uma peça de quebra cabeça.
Os personagens secundários são simplesmente incríveis, cada um tem seu papel dentro da história e acrescenta mais leveza a história.
O cenário ser brasileiro também é muito bom, a sensação de estar presente dentro da história, nada tira esse sentimento.
"Cada problema é diferente dos outros, e a forma de enfrentar cada um deles é diferente também. Mas a dor, no instante em que é vivida, é sempre a maior do mundo para quem a experimenta. E só conseguimos superá-la quando nos permitimos senti-la."
É sobre isso, sentir e viver plenamente a vida e seus momentos.

Rai 30/04/2022

Salto para a nova vida
O livro é bonzinho, mas não me prendeu muito. O começo foi bem maçante, melhorou próximo ao final do livro. Gostei das questões abordadas na história, principalmente sobre a perda que é muito difícil de se lidar e compartilhamos do mesmo sentimento e sofrimento. Queria muito ir na loja da Lily rsrs

Flavia Flavitchia 21/02/2022

Até cerca de 65 % do livro minha nota era entre 3 e 3.5, mas assim que chegou na parte quase final, Aione (autora) me cativou ainda mais com o rumo que a história tomou.

Assuntos de grande importância e representatividade estão presentes.

Adorei ??

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 28/03/2022

"Toda dor precisa ser sentida."
Que história envolvente, real, sensível e emocionante. A Lily é aquele tipo de personagem que a gente se identifica logo nas primeiras páginas, e que termina a história querendo ser amiga dela. Muito além do romance, o livro é sobre a esperança de que tudo se resolve e que dá certo no final. Todos os assuntos abordados foram feitos com uma delicadeza imensa. Lindo, e com final de deixar o coração quentinho, muito bom!

Amanda 28/08/2022

Gostei bastante, a parte do romance foi bem fofa e arrumei mais um crush literário hahhahaha
Mas vamos lá, não é só um romancinho, o livro aborda racismo, gordofobia e luto.
A parte do racismo tem alguns diálogos fraquinhos e um pouco forçado até, porém me surpreendeu positivamente da forma que falou sobre luto e que eventualmente pra sermos felizes de fato precisamos sofrer um tantinho antes, acidentalmente meus olhos marejaram um pouco e no geral me senti sendo abraçada pela escrita da autora.
PS: tudo isso embalado com muita música!

Lais 28/04/2022

Gostei muito da escrita da Aione, que já acompanho no YouTube há um bom tempo. Livros com mulheres gordas como protagonistas são raros então fiquei feliz. O que acontece é que não me conectei tanto com a história e a personagem, isso não é um problema do livro e sim sobre a relação dele comigo mesma. Acho válida a leitura para outras pessoas. E me surpreendi com uma parte final, eu realmente não esperava haha.
Clarinha 30/04/2022minha estante
Vc poderia me dizer a classificação do livro?

Lais 30/04/2022minha estante
Rapaz eu nem sei dizer muito bem mas eu acho uma pessoa 16/17 anos pode ler, existem algumas coisas sexuais mas nada explícito

Clarinha 30/04/2022minha estante
Obrigadaaaaaaa

Lais 30/04/2022minha estante
Nada ??

Larissa 31/01/2022

Que surpresa boa!
Que livro maravilhoso para se iniciar o ano!
Não conhecia Aione Simões e agora quero ler mais coisas dela. Como é ótimo conhecer autoras nacionais contemporâneas que escrevem livros tão gostosos de se ler!
Lilly me levou pra vida dela nessas páginas, senti suas angústias, alegrias, amores e provações. Gosto de livros que fazem isso comigo.
A história é muito bem escrita, tem romance, drama, amizades, aborda temas sensíveis e necessários e ainda tem um plot twist bem inesperado!
Adorei é super recomendo.

Kab 29/11/2021

Bem o livro tem uma temática incrível,queria ler mais livros sobre casais reais como os protagonista desse livro ,fora que é um livro sobre autoamor ,autocuidado, se conhecer de fato.
Porém a narrativa ficou muito cansativa, a personagem pensa e divaga de mais, 30% do livro não sai da mesma coisa, foi difícil manter a leitura.
Pulei inúmeras páginas pq era mais do mesmo.
Já li outras coisas da autora e amo , porém tava na maior expectativa sobre esse e meio que deixou a desejar.

ribeiro.siih 24/01/2022

Existe vida após o amor...
Pois é Cher, existe vida após o amor.
Lilly é uma capricorniana, que está focada em salvar sua loja, ter tempo pra está com sua melhor amiga Bianca, com seu pai, sua mãe, sua avó, academia, entre muitas outras coisas que se passam na sua vida. Mas Lilly não está focada em ter um relacionamento. Lilly usa app de relacionamento somente para encontros casuais, afinal ela não tem tempo para dedicar e se aprofundar nessas emoções, até encontrar Marcos e se ver vulnerável.
Ela passa a experimentar sentimentos antes desconhecidos, mas será que todos esses sentimentos são desconhecidos mesmo ou ela que camufla os sentimentos para não senti-los. O que se passa na vida de Lilly para ela ter esse sentimento de desapego a respeito de relacionamentos.

Se você deixar de focar nessa parte toda do romance, vc encontra problemáticas na escrita, o livro quer trazer tanta representatividade que acaba sendo rasa em sua maioria o que pra mim fez eu tirar algumas estrelas.
Júlio 30/01/2022minha estante
É sobre isso aqui meu povo!
Li o livro contigo é óbvio ? mas se não fosse o caso eu leria, arrasou com essa resenha do livro amiga.

Tamiris Durigan 31/01/2022

Montanha russa de emoções
Li esse livro para o clube Sociedade Leitora, e com muito debate, resolvi manter minhas 4 estrelas.

Lily e Marcos escorrem química, desde o início eu já tava shippando os dois loucamente. No entanto, a protagonista é EXTREMAMENTE irritante até boa parte do livro.

As desculpas dadas para ela querer fugir de um relacionamento firme no início são um saco e parecem ser baseadas em uma justificativa esfarrapada, quando na verdade o motivo principal só é jogado no final. E seria uma boa justificativa, só que também me pareceu um pouco mal estruturada ao longo do livro todo.

A autora quis abordar tantas problemáticas que no final tudo ficou meio raso, seria melhor se tivesse focado a história em apenas uma ou duas questões. Em alguns momentos, os parágrafos pareceram forçados colocados como estavam. E fiquei tão irritada que abaixei a nota para 2 estrelas.

O final foi incrível, e finalmente o assunto que deveria ser principal foi bem explorado. Conforme lia, me deu uma vontade imediata de fazer terapia, de tão bem colocada ela foi na história. A escrita da Aione é gostosa o que facilita a leitura do livro e não me pego travando nos problemas que achei. O casal foi tudo.
Carolina 12/02/2022minha estante
Ahh super concordo com voce!!!

Lívia Berci 21/07/2022

Romance nacional com muitas reflexões
?Um salto para o amor? é aquele tipo de livro leve, mas que ao mesmo tempo nos faz refletir de muitas formas.

Um livro repleto de representatividade, com responsabilidade na forma de abordar os diversos temas e com um posicionamento político bastante definido que certamente vai fazer o estilo de ame ou odeie.

A escrita da Aione Simões é fluída e envolvente e me peguei querendo voltar pro livro a todo instante.
Se vc já assistiu ao filme Dirty Dancing vai gostar ainda muito mais, além de ter o ?plus? de uma playlist incrível no Spotify e na abertura de cada capítulo que ajuda na imersão desse enredo criado pela autora.

Eu recomendo demais!