Surpreendido pela alegria

Resenhas - Surpreendido Pela Alegria

1 | 2 | 3 | 4

Evelin Bianca | @paginasete7 03/11/2023

#10 Uma jornada em meio a livros, deuses e DEUS
C.S. Lewis é um dos maiores autores cristãos, mundialmente conhecido por suas obras como Cristianismo Puro e Simples, Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, e em especial As Crônicas de Nárnia. Em Surpreendido Pela Alegria, temos mais do que uma autobiografia, temos uma jornada pela trajetória de fé deste grande apologista cristão.

Desde muito criança, Lewis era um menino imaginativo, apaixonado por histórias e criador de mundos imaginários. O autor narra sua infância, a perda que teve em tenra idade, a relação com o irmão e o pai, e as fases escolares. Nos internatos, a literatura era sua atividade favorita e logo cedo descobre e se interessa pela mitologia. O autor conta suas primeiras experiências religiosas, seu afastamento da fé, o contato com o ocultismo e o ateísmo.

Logo depois de chegar à universidade em Oxford, Lewis é convocado para a guerra, retorna, conclui seus estudos e se torna professor. É nessa época que ele mais tem contato com cristãos, a quem ele considera uma "gente esquisita", mas inesperadamente inteligente. A analogia que ele apresenta de Shakespeare e Hamlet é como ele vê a sua conversão: Hamlet não poderia conhecer Shakespeare a não ser que o autor tomasse a iniciativa. Assim é Deus quem Se dispõe a Se apresentar a Lewis, então o "mais deprimido e relutante convertido da Inglaterra". É assim que começa sua jornada pelo teísmo e pelo cristianismo. E é assim que encerra sua jornada em busca da Alegria, depois de tanto procurá-la e ela lhe escapar.

A vida de Lewis é extremamente influenciada pelos livros que ele leu, e são inúmeras as referências literárias ao longo dessa obra. Sua jornada o levou a conhecer os mais diversos deuses, a se aprofundar nos mais diversos mitos, e neles buscar sempre mais sensações de prazer. Mas somente ao encontrar-se com Deus, o mito que Se fez fato, é que ele encontrou o verdadeiro significado da Alegria. Ótima leitura!

272 páginas
Lido: de 18 a 30/07/23

_Sam_ 24/10/2023

A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens
Apesar de parecer muito, esse livro não é uma autobiografia. É verdade que ele apresenta muitos fatos da vida do autor, mas eles apenas estão lá para serem norteadores para algo maior: a trajetória do mesmo em busca da Alegria - e, ao fim, o descobrimento de que ele mesmo era quem estava sendo buscado por ela. Essa Alegria não é apenas um sentimento ou um estado de mente - Lewis mostra bem como isso certamente não poderia ser. A Alegria era, em si própria, não é algo a ser contemplado e ansiado; na verdade, o que ela faz é apontar para algo maior, algo que verdadeiramente corresponde ao anseio humano. Aliás, não apenas algo - alguém, O Alguém de quem Lewis tanto fugiu e relutou contra. Deus é a plenitude de toda a alegria.

Carla.Parreira 21/10/2023

Surpreendido pela alegria
O livro é um relato pessoal do autor contando sua mudança do ateísmo para o cristianismo. Eis alguns trechos: ?...Você anota todo dia aquilo que julga importante; mas logicamente não pode todo dia adivinhar aquilo que se provará importante a longo prazo... As coisas que defendo com mais veemência são aquelas às quais resisti por muito tempo, aceitando só mais tarde... Até então absolutamente nada me sugeria que houvera, ou algum dia haveria, qualquer ligação entre Deus e a alegria. No máximo, exatamente o oposto... A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e Sua coerção é nossa libertação...?

ray :) 12/09/2023

Belo
Nesta obra, C.S Lewis conta a história da sua vida, desde a sua infância até o dia de sua conversão.

São muitos detalhes sobre sua vida. A morte de seus parentes, sua presença no exército na Primeira Guerra Mundial, seus perrengues na escola do Velho...

Gostei muito. No entanto, achei um livro bem complexo. O autor está sempre fazendo referências à mitologia nórdica, filósofos gregos, música clássica inglesa, poetas ingleses e outros. É um repertório realmente extenso, o que torna a leitura um pouco difícil (até por causa das palavras difíceis também)

Confesso também que esperava ler mais as experiências dele com Cristo. Lewis apenas conta como foi o processo da conversão do ateísmo para o teísmo e para o cristianismo. Ele não dá muitos detalhes sobre a sua vida pos-conversão. O livro acaba bem ali.

Mas me enriqueceu bastante. Meu vocabulário se estendeu e aprendi muitas coisas. Vale a pena ler

Gabrielle 26/08/2023

Surpreendida por essa história ?
Quem costuma ler os livros de C.S.Lewis além das Crônicas de Nárnia sabe como ele pode ser subjetivo e difícil de entender. Na introdução do livro ele avisa que será um livro muito subjetivo, mas por incrível que não foi.

Trata-se de uma "autobiografia espiritual" onde ele conta os eventos de sua vida que o levaram a Deus ou o distanciaram Dele.

Confesso que ao perceber algumas coisas de sua vida que ele ocultou aqui me senti culpada por ter lido seus diários e suas cartas que se transformaram em livros...
almeidalewis 29/08/2023minha estante
??????? tenho história com esse livro/leitura. Ganhei ele de presente nos idos dos anos 2000 e achei muito subjetivo... depois de cerca de uns 10 anos reli....depois que iniciei a graduação me deparei com a teoria do conhecimento ( J. HESSEN ) reli novamente...e quando essa questão de infância, desejo, subjetividade e sua relação com o adulto reli novamente...???. Obg por compartilhar sua experiência e observação Gabrielle125 ???

Gabrielle 31/08/2023minha estante
Gostei demais do livro, com certeza vou reler também!

Mayara945 24/08/2023

Sempre Lewis
Uma breve biografia do autor, abordando como foi sua infância e como suas experiências o levaram a se tornar um jovem ateu.
Depois, ao se tornar um grande acadêmico, seu senso crítico, curiosidade e imaginação o levaram de volta a fé.
Não foi meu livro preferido do autor, mas sempre o leio pelo prazer de sua escrita mas do que pela história em si.

Monica Carvalho 21/07/2023

Esse livro me surpreendeu. Lewis tem disso né? Estou lendo todos os livros dele, estou no 6, esse Surpreendido pel alegria e Anatomia de um luto foram os meus favoritos. Estou animada por saber q tenho tantos livros do Lewis e ainda Tolkien para ler, que delícia, quantas reflexões e aventuras me esperam. ?

Lelê 20/07/2023

Todos os livros do Lewis, mesmo que algumas partes não sejam fluídas, eu não goste, não entenda ou coisa do tipo, no final, eu sempre gosto bastante e com esse não foi diferente.
É uma autobiografia muito interessante e diferente, divertida e franca no jeito Lewis de sempre.
Gostei da maneira dele conduzir, de focar no que de fato importa.

brunadlm 18/07/2023

Seguramente, este foi o livro que mais me fez gostar de livros. Pois é, embora ?livros? não seja o assunto principal, Lewis fez uso de várias fontes literárias para estruturar aquilo que denominou sua autobiografia, além de sua percepção em relação ao estado que acompanha o título. O motivo? Genialidade e, da minha parte, spoiler, que você precisa ler para entender.
No que tange o gênero textual, vale ressaltar que o escritor não executou corretamente todos os itens que caracterizam uma autobiografia, pelo contrário, o foco de sua escrita está em um tema específico: como deixou de ser ateu. Muitos talvez estranhem a especificidade do livro. No entanto, a meu ver, há grande sentido no fato de contarmos sobre nossa existência a partir de quando conhecemos o real sentido dela, adornando, com nossos dias, ou páginas, aquilo que de mais importante existe. Ademais, para finalizar sem mais divagações, vale ressaltar que, se você busca informações gerais sobre a trajetória de Lewis, como quando foi para a guerra, ou de onde tirou inspiração para fazer As crônicas de Nárnia, recomendo que leia outra coisa. Surpreendido pela alegria, carrega uma percepção diferente, mas, ainda assim, muito bela. Uma exibição de como as raizes profundas ligadas à descrença surgiram em um menino, como também a desconstrução dos pensamentos, exemplos e filosofias de um homem.

"Os campos, as águas, os céus, em acordo isento
Pareciam, sim, me sorrir e favorecer meu intento."

Bruna 15/07/2023

Grata alegria.
Lewis dispensa comentários né?! A forma de narrar sua conversão é fantástica. Lewis é um gênio. Um baita contador de histórias.

Debora654 06/07/2023

O que falar desse livro? Acompanha o processo de conversão de C.S. Lewis foi algo incrível, é um livro onde é basicamente sua autobiografia, e foi maravilhoso ver ele ser surpreendido pela alegria, alegria que vem de Deus.

Fabiana 05/07/2023

Surpreendida pela vida de Lewis
Lewis narra sua história de vida; sua infância cercada por livros, a perda precoce de sua mãe, suas idas e vindas de colégios internos, sua extrema falta de destreza manual, era taxado de esquisito pois tinha um vocabulário ?peculiar? para a sua idade, apostatou da fé, estudou vários idiomas, serviu ao exército, e quando começou a lecionar na Faculdade de Inglês, fez dois amigos, ambos cristãos, que mais tarde o ajudariam muito a superar o último obstáculo, e um deles era J.R.R.Tolkien.

Para Lewis a Alegria era um acontecimento da mente, mas após a Páscoa de 1929, admitiu que Deus era Deus, ajoelhou-se e orou.

Lewis então descobriu que a Alegria é uma Pessoa.
Tairones Oliveira 06/07/2023minha estante
Muito bom! Gostei da sua resenha. Glória a Deus por tudo!

Saul 01/07/2023

Diferenciado
Comprei o livro por ser do autor, não sabia nem do que se tratava exatamente, mas o título me chamava a atenção e me levava a pensar por outra perspectiva. Descobrir que era uma autobiografia me animou muito e me surpreendeu; afinal, conheceria a história de um dos autores cristãos mais famosos, e conhecido também por escrever ficções que transcenderam à esfera cristã.

Logo no prefácio, escrito por ele mesmo, é admitido que não era uma autobiografia tradicional, o que de fato não o é. Sempre me perguntei por que ele se tornou tão famoso por seus escritos e muitas dessas respostas podem ser encontradas neste livro.

Ele começa, de fato, com a sua história e, logo no início da obra, descreve o que é a Alegria (que dá nome ao título do livro), porém, quando menos se percebe, você está submerso em dentro de mente dele ao longo dos anos (crescendo junto com ele e seus pensamentos). Um leitor voraz, um menino sofrido com um intelecto avançado nas mais diversas literaturas, filósofo e questionador por natureza, esse é o Lewis.

Seu diferencial de outros autores? São detalhes; é sua escrita diferenciada; você percebe que ele está em outro patamar literário, devido a sua vida envolvida com a literatura desde moço.

O livro começa e termina com a sua história, com os mínimos detalhes às vezes, mas tudo caminhando rumo à Alegria. É o desfecho do seu ateísmo (ou apostasia) à fé cristã, por meio da racionalidade e muita filosofia ? que, no fim, nos leva à descoberta que a Alegria é, na verdade, ... (deixa para lá, é spoiler).

Recomendo a leitura para os que quiserem saber mais sobre a sua história e a evolução de sua mente, entretanto, como sempre, não é uma leitura fácil ? o que não significa que seja chata ou sequer difícil. Basta apenas acompanhar o seu raciocínio (o que não é simples; é um homem de muitas referências e analogias literárias).
Monica Carvalho 18/07/2023minha estante
Ótima resenha.

Monica Carvalho 18/07/2023minha estante
Estou no 6 livro dele, e sempre q termino um livro dele penso ?como sou burra?, pq esse cara pensa muito! Q raciocínio?Leitura difícil, mas vale cada esforço pq o cara é gênio!

Saul 19/07/2023minha estante
Obrigado! O homem está em outro nível! ?

Emanuel74 30/06/2023

Aguardando a surpresa
Esperava mais deste livro, julguei pelo grande autor e pelo título. Criei a expectativa de que seria em torno de como os cristãos podem ser surpreendidos pelos caminhos cristãos e coisas do gênero, mas fui surpreendido com uma autobiografia bastante cansativa (o autor deixa claro desde o primeiro capítulo de que seria este o rumo do livro e desestimula a continuação da leitura algumas vezes, mas, senti o desejo de seguir a leitura na esperança de gostar, o que resultou em 2 meses arrastados neste livro) e vaga. A narrativa da vida do autor é bastante superficial, deixando de explorar muitos fatos que poderiam ser interessantes, por vezes ele ressalta que determinados pontos não são relevantes para serem contados (então para quê escrever uma biografia?). Por fim, achei que apesar da ideia deste livro ser boa, ele pecou bastante na elaboração desta obra.

Van_woods 24/05/2023

Surpresa?
Este livro foi meu primeiro contato com uma obra de C.S. Lewis que não seja " As Crônicas de Nárnia ".
Biografias não me atraem como leitora, porém como ganhei de presente de uma cara amiga, comecei a ler na expectativa de conhecer quais os caminhos, influências, vivências levaram o autor a escrever e construir Narnia e suas Crônicas. Admito que houve uma decepção, ou talvez eu não tenha conseguido "ler" as nuances da vida do autor que possam ter influenciado suas obras mais marcantes.
A leitura foi um tanto demorada e morosa, e quase abandonei, entretanto, apesar dos pesares consegui terminar.

1 | 2 | 3 | 4