Surpreendido pela alegria

Surpreendido pela alegria C. S. Lewis

Resenhas - Surpreendido Pela Alegria

1 | 2 | 3 | 4

Filipe378 05/05/2023

Eu não sou alguém que goste muito de biografias, por isso estava com os dois pés atrás quanto à essa leitura, porém fui positivamente surpreendido pela alegria por ter insistido em ler. ( Me perdoem o trocadilho kkk)
Essa é, mais ou menos, uma autobiografia. Mais ou menos porque nela Lewis se atém a contar somente aquilo que é relevante, usando como fio condutor os vislumbres que ele tinha da alegria em sua vida.
Aqui ele vai contar como ao longo de sua vida ele sempre teve esses momentos em que podia sentir algo que ele identifica com a alegria, mas como ele sempre confundia isso com alguma coisa que estava fazendo naquele momento, algum passa tempo, ou objeto. Também conta como ele sempre se decepcionava e frustrava com essa confusão, pois isso sempre levava ele a procurar essa sensação em lugares que não podia encontrá-la.
Esse livro me fez refletir muito sobre a fonte da verdadeira alegria e como sempre a procuramos em coisas vãs. Recomendo a leitura com toda a certeza.

Flaviana.Firmo 26/04/2023

"Surpreendido pela Alegria" é uma autobiografia do escritor C.S. Lewis, publicada em 1955. Neste livro, Lewis narra sua jornada espiritual e intelectual, desde sua infância até sua conversão ao cristianismo.

A obra é escrita de forma envolvente e cativante, e nos leva a refletir sobre a natureza da fé e da busca pela verdade. Lewis nos mostra como a busca pelo conhecimento pode ser uma jornada solitária e difícil, mas também repleta de descobertas e alegrias.

Ao longo do livro, Lewis descreve seus encontros com várias pessoas que o ajudaram em sua jornada, incluindo seu amigo J.R.R. Tolkien e seu professor de filosofia, W.T. Kirkpatrick. Ele também explora sua relação com sua família e com seu pai, que faleceu quando ele ainda era jovem.

No geral, "Surpreendido pela Alegria" é uma obra fascinante e inspiradora, que nos leva a refletir sobre a vida e o significado da existência. Recomendo a leitura a todos aqueles que buscam um livro sincero e honesto sobre a jornada espiritual de um dos maiores escritores do século XX.
VitAria1235 26/04/2023minha estante
aaaaaaaaaaaa, eu tô com tanta vontade de ler a coleção deleeeee

Batista 12/04/2023

O Ateneu sublime
À princípio me pareceu muito semelhante a O Ateneu, passadas mais algumas páginas até o final, já não me pareceu tanto assim. O livro fala basicamente sobre a conversão de C. S. Lewis, por isso que considerei um Ateneu sublime. Ele não dá detalhes, só narra sobre o colégio interno, mas deixa claro que participou da vida escolar apenas como observador, nada mais. Vê a vida escolar apenas como um reflexo da vida em sociedade da vida adulta.

Jhosi 15/03/2023

Interessante
Interessante saber como foi o caminho trilhado por Lewis de volta à fé cristã, detalhes de sua vida na infância e também sobre seus estudos, o que lia, o que exerceu influência em sua vida como autor. Enfim, uma leitura muito proveitosa.

Camila.Moscatelli 23/02/2023

Lewis geralmente não é, ao meu ver, leituras fáceis nem mesmo nos seus romances, mas admito que essa obra especificamente exige elevado grau de intertextualidade principalmente com conceitos filosóficos, os quais ele não explica no texto, mas justifica seu ateísmo. Logo, as vezes é difícil entender exatamente as razões pelas quais ele abandona o Cristiano de seu berço, mas fica claro que a razão o leva a isso desde muito novo e que essa mesma razão o leva à sua conversão anos mais tarde?

Isso foi muito bonito de acompanhar, ver que ele se rendeu por razão e não por emoção como muitos pregadores tentam falar do evangelho com apelos e promessas ?vazias?/?distorcidas? sobre a realidade da vida cristã.

Além disso, sempre destaco a delícia de ler a forma como Lewis coloca e descreve as coisas e situações. Por isso que mesmo o leitor não tendo profundo conhecimento prévio sobre todos os milhares de autores e conceitos que ele cita isso não impede que você desfrute de uma boa leitura, ou entenda nas entrelinhas o que está acontecendo dentro dele. Óbvio que um leitor plenamente dominante provavelmente terá uma experiência mil vezes melhor do que eu mesma devo ter tido, mas ok sem crise!

Outro aspecto da leitura é que é muito legal a parcela bibliográfica que ele nos fornece, então para grandes fãs de Lewis, como eu, saber dessa história de sua vida é muito bacana e honestamente seu contato com literatura sendo tão cedo desde sua infância explica o grande literato que esse homem foi.

E por mais que ele não quis focar tanto na primeira guerra mundial da qual fez parte, o pouco que ele disse sobre ter dividido trincheiras com outros tantos homens intelectuais que morreram em batalhas me deixou reflexiva quanto ao volume de conhecimento que morreu nessa guerra! Lewis escapou ileso e suas ideias eternizadas, mas e os demais? Quanto potencial foi perdido!

Por último, citando o próprio Lewis do que mais me marcou na leitura:

?A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e sua coerção é nossa libertação?
Monica Carvalho 18/07/2023minha estante
Ótima resenha! Comecei a leitura fluindo bem, me envolvi no começo, mas chegando agora ao meio do livro estou achando bem maçante. Mas ler livros do Lewis exige esforço mais q o jornal né, o cara é muito gênio! Fico impressionada ?Sou fã. Sempre q termino um livro dele eu penso ?como eu sou burra? pq que gênio! Como ele pode refletir e pensar sobre absolutamente tudo? Amei tanto q estou lendo todos os livros dele, um atrás do outro, termino um, já compro outro, rs
Li recentemente anatomia de um luto e até agora ( estou no 6 livro) se tornou meu favorito até agora! Qual seu favorito dele? :)

Camila.Moscatelli 20/07/2023minha estante
Obrigada Monica!! Concordo, ele é gênio até demais haha mas eu super te entendo, ele faz perguntas que nunca imaginamos e responde elas de formas incríveis! Acho que é um excelente exercício para preparar os cristãos quando ?questionados na sua fé?, então eu também leio um atrás do outro os livros dele e fico feliz em conhecer mais alguém assim rs
Eu já estou no 18* livro dele , e acho bem difícil sua pergunta, porque a maioria dos livros dele foram divisores de águas na vida, espiritualmente dizendo. Os que me marcaram mais foram o ?Deus no banco dos réus? , ?reflexões sobre salmos?, ?a última noite? e a ?anatomia do luto? também. É incrível ver a mudança do Lewis antes e depois da Joy. E honestamente se você curte tanto ele quanto eu, você vai amar ler o MacDonald que é o ?mestre? dele! E até agora qual é o seu favorito dele ? :)

Monica Carvalho 21/07/2023minha estante
Que delícia! Amei sua sugestão de livro do MacDonald, já vou pesquisar mais sobre ele e sobre os livros dele!
Que alegria saber q vc também tem a mesma meta de leitura q eu, é incrível ter alguém para conversar sobre as leituras do Lewis pq, francamente, é torturante ser bombardeada por tantas reflexões e informações importantes e não ter ninguém para falar sobre! Eu fico maluca quando termino os livros dele, descobri esse app por conta disso, pq um dia pensei ? eu preciso achar alguém para falar sobre essas leituras, não consigo guardar só para mim, não é possível q não exista algum clube do livro ou app q me ajude a achar leitores em comum? e achei. Pensa na minha alegria! ?Sou muito grata por sua indicação e comentário ??

Camila.Moscatelli 21/07/2023minha estante
Aiii que legal!! Compartilhamos então a alegria !!! É o que eu te falei, ler Lewis mudou a minha vida e a forma como entendo e vivo o cristianismo. No geral, mudou minha vida com Deus! Então será sempre um eterno prazer falar sobre hehe Ah eu também esqueci de te falar do ?Peso da Glória? também está nos top preferidos !

Thayane Oliveira 09/02/2023

Para ser sincera o livro não é como eu esperava, o C. S. Lewis é tão profundo que eu esperava que sua "autobiografia" também o fosse, mas não é o caso. O livro é bom, bem interessante, mas tem muitas partes chatas, e achei que momento da sua conversão seria o ponto alto, mas também não foi.

Ninjavix 11/01/2023

O caminho
Lewis nos guia através de seu raciocínio perspicaz de ponto em ponto do período que durou sua crise de fé.
"É mais importante a existência do Céu que a possibilidade de qualquer um de nós alcança-lo."
"As coisas que defendo com mais veemência são aquelas às quais resisti por muito tempo, vindo a aceitar só mais tarde."
"É o objeto que faz o desejo amargo ou doce, grosseiro ou fino, "elevado" ou rasteiro"."
"Na solidão mais profunda existe uma estrada que conduz para fora do ego..."
"É preciso tentar alcançar a completa virtude."
"O idealismo pode ser discutido,e até sentido, mas não pode ser vivido."

Nanda 22/12/2022

lindo
como sempre, lewis supreende com sua escrita tão fantastica e cheia de detalhes e uma grandeza de sabedoria sem igual

Juh 03/12/2022

A alegria se distingue da felicidade
?A alegria se distingue da felicidade, é necessário que o leitor entenda isso?.

Nesta obra, C.S Lewis trará sua autobiografia, mas precisamente relatando como foi o seu processo de conversão ao cristianismo. Ele relata todos os eventos de sua infância, adolescência e adultez que o levaram a esta jornada. Um livro muito interessante; adentramos aqui na mente de um homem, considerado atualmente portador de uma grande genialidade, e tenho de dizer que tenho muito a aprender com ele. Através de seus relatos o autor nos leva a refletir sobre diversos temas, como a educação, a metafísica, o belo, os mitos e a Alegria, que seria sua busca central no livro.

Não há muito que posso dizer sem entrar em um debate infindável a respeito de cada tema levantado no livro, recomendo então que leia atentamente esta obra, sem pressa de termina-la, aconselho que pesquise quais que termos que lhe trouxer dúvida, para que seu entendimento do livro seja vasto e profundo, não digo completo, pois o próprio autor nos conta apenas o que nos é interessante saber.

Desejo a todos uma boa leitura, e que Deus esteja com vocês.

joaoaranha 28/11/2022

Para mim, "Surpreendido pela alegria" lançado pela @thomasnelsonbrasil, se tornou minha obra favorita de C.S.Lewis, pelo simples fato de que não há mistério ou fantasia encarapuçando o que ele quer expressar, mas, nesta obra, é ele mesmo, num exercício de desnudamento de sua vida até sua conversão, que, em alguns momentos, dá pra sentir a agonia do autor por conta do que ele faz. Mas, é um livro incrível e recomendadíssimo.

@mundo.da_jheni 23/10/2022

Surpreendido pela alegria
Considero uma mini biografia de Lewis.
Onde ele maravilhosamente fala desde sua infância com a triste morte de sua mãe, seu contato com os livros, interesses em literatura nórdica, ateísmo e ocultismo, entrando no colegial. Até prestar o exército na primeira guerra, onde fez amizades e dividiu-se entre exército e universidade, teve suas influências tanto para o bem, quanto para o mal, até o contato com o cristianismo.

yasmin 20/10/2022

Biografia perfeita
Lewis escreve tanto com o coração que é possível ver sinceridade nas suas palavras. Esse livro mudou a minha vida pra sempre.
?O jovem que deseja se conservar ateu não pode ser seletivo demais nas leituras. As ciladas estão por toda a parte? - C.S Lewis
? O que eu tanto temia pairava afinal sobre mim. Cedi enfim no período letivo de 1929, admitindo que Deus era Deus, e ajoelhei- me e orei: talvez, naquela noite, o mais deprimido e relutante convertido de toda a Inglaterra.? - C.S Lewis

Deeh 27/09/2022

Lewis em busca da alegria.
Uma conversão bem racional. Uma espécie de cerco.

"A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e sua coerção é nossa libertação."

Uma trajetória bem interessante.
Um humor que facilita a leitura.

Sandra452 10/09/2022

Lewis por Lewis
Para quem sempre teve curiosidade de saber como foi a conversão de Lewis, neste livro ele vai narrar sua infância, sua adolescência, juventude e contar também como ele se tornou ateu e como se converteu ao Cristianismo, sendo surprrendido pela verdadeira alegria.
Gostei muito de ler esta obra e conhecer mais desse meu autor cristão preferido! Lewis já era "o cara" desde sempre.

1 | 2 | 3 | 4