Surpreendido pela alegria

Resenhas - Surpreendido Pela Alegria

1 | 2 | 3 | 4

Sandra452 10/09/2022

Lewis por Lewis
Para quem sempre teve curiosidade de saber como foi a conversão de Lewis, neste livro ele vai narrar sua infância, sua adolescência, juventude e contar também como ele se tornou ateu e como se converteu ao Cristianismo, sendo surprrendido pela verdadeira alegria.
Gostei muito de ler esta obra e conhecer mais desse meu autor cristão preferido! Lewis já era "o cara" desde sempre.

Luanna.Jessie 07/05/2022

Difícil...
Esse livro foi meu primeiro contato com os livros do Lewis, achei a linguagem difícil e várias vezes eu me distraía durante a leitura. Foi pesado, mas o último capítulo fez todo o resto valer a pena.
Irei ler mais livros do autor para me acostumar a linguagem e quem sabe futuramente poder reler para melhor compreensão.
Vladi 07/05/2022minha estante
Os livros do Lewis não são muito fáceis de ler mesmo, provavelmente pela alta erudição do autor, mas com um pouco de esforço vale muito a pena. Minha primeira leitura dele foi Cristianismo Puro e Simples, minha melhor leitura dele até hoje.

Jade184 30/04/2022

Tocante
A leitura deste livro é fluida e muito bem desenvolvida, com tópicos emocionantes, cômicos e reflexivos. Me surpreendeu o fato de como ele conta a própria história com tanta leveza, dando a impressão de estarmos junto com o autor em uma conversa! Neste livro você vai ver um pouco da infância, adolescência e vida adulta do autor, como também seu contexto e particularidades.
Recomendo a todos que querem ser tocados de uma forma tão especial, conhecendo melhor sobre o processo de conversão de Lewis e sua vida.
almeidalewis 01/05/2022minha estante
????. O que achou das influências das obras o homem eterno e PHANTASTES pretende lê alguma ?

Jade184 05/05/2022minha estante
Sim, com certeza!

Cristiane 30/04/2022

Antes de ser um grande apologista cristão, C. S. Lewis foi uma criança imaginativa, um jovem questionador, um soldado ateu... Sua contínua busca pela alegria o levou por caminhos estreitos, e sempre negando a existência de Deus. Durante esta jornada até finalmente encontrar-se com Deus, ele vai narrando suas peripécias e descobertas, seus sonhos e companhias durante o processo.

almeidalewis 20/04/2022

A longa jornada
A narrativa perpassa por alguns períodos da sua infância, juventude e adultez. Um fato marcara para sempre sua infância, algumas escolas, livros/Literatura lidos, internato por onde passou assim como suas dinâmicas e como isso influenciou na sua formação. seu relacionamento com seus familiares, as amizades, seu ateísmo, Teísmo e cristianismo. Durante boa parte da sua vida desde a infância ( até a adultez ) Lewis buscou a alegria como posse, mas ela só lembrava-o e ia embora assim como a marca da onda na areia.

Três obras literárias foram indeleveis para Lewis.
- PHANTASTES
- ESPAÇO, TEMPO E DIVINDADE ( lido em 1924 )
- O HOMEM ETERNO ( lido em 1926 )
Mariana 20/04/2022minha estante
Uhulll???????????? Tô na cola dele. Muito boa resenha,!!!

almeidalewis 20/04/2022minha estante
É uma autobiografia né se for falar dos detalhes pode comprometer o próximo leitor. Basicamente é isso. Particularmente as resenhas que escrevi que gostei muito foram : PHANTASTES, A imitação de Cristo, Homo Deus, Os miseráveis...

Essa de Lewis é assim : Quem gosta dele e admira seus pensamentos e escrita deve ter no mínimo uma curiosidade para saber como se deu a construção da pessoa de Lewis, só por isso a leitura em si valia muito a pena. Quando eu li a primeira vez ( 2001 ) eu quis lê pq quase todos os livros que eu lia tinha uma nota, um comentário de Lewis então pensei : Quem foi esse ? E assim fui descobrindo ele até chegar em duas de suas obras bastante diferentes que foram A alegoria do amor e a imagem descartada. Amei ter lido seus livros de cartas ( todo meu caminho diante de mim e cartas de c.s.lewis ???? ). E uma biografia pequena ( a grande do Alister... ) e bem interessante é a do David Downing, C.S.lewis o mais relutante dos convertidos onde é mencionado um escrito de Lewis denominado de : A busca de Bleheris, 64 pág 1916... O único leitor de Lewis na época era seu melhor amigo Arthur Greeves.

Mariana 20/04/2022minha estante
Ohhhhhhhh!!!!!! Sim, nada de spoilers ahahhahah. Mas é isso mesmo, a vida e o que o fez ser quem ele é, tudo que ele representa até hoje para nós

almeidalewis 20/04/2022minha estante
Mari quando você se apropriar dessas obras que eu disse vai se maravilhar ?, ?

Mariana 21/04/2022minha estante
Tenho certeza asa. Phantastes eu já li, vou reler pra poder engatar em Lilith, Homo Deus já li também, surreal. Falta os outros ????

juliaboscolly 19/04/2022

Autobiografia
A leitura é fluída. O autor tem uma facilidade muito grande em transmitir suas ideias com clareza e objetividade. É uma boa opção para quem gosta de biografias/autobiografias e acho que pode ser de grande valia para entender melhor outras obras do autor.

euliteraria_ 14/04/2022

Biografia ousada ?
Eu esperava mais do livro porque li Cristianismo Puro e Simples e achei incrível.
Esse livro é mais um relato biográfico dele, nas escolas e nas faculdades onde passou até sua conversão ao cristianismo. Ele deixava a leitura cansativa, havia muitas palavras estrangeiras e muitas metáforas em que eu me perdia facilmente. De resto, foi bom. Ele tem muitas frases no meio filosófico que faz com que imaginamos a vida de outra perspectiva.

Eli 31/03/2022

Surpreendido pela alegria
Surpreendido Pela Alegria é um livro muito delicioso de se ler. É uma auto biografia totalmente diferente. Parece que você está sentado em uma mesa de um pub, ou de uma praça ouvindo o Lewis compartilhar suas lembranças. É uma leitura muito agradável.
Lewis narra sua infância, seu período na escola, sua relação com os livros, mitologia nórdica e seus altos e baixos com as suas crenças religiosas.

Lewis foi um jovem muito inteligente, mas muito solitário. Perdeu sua mãe quando ainda era criança. Sua relação com o seu pai era um tanto quanto monótona, e sua relação seu irmão pendia de boa para distante. Por ter estudado com vários professores ateus convictos, Lewis que era de família Anglicana, acabou sendo influenciado e se tornou ateu.
Sua conversão ao cristianismo foi como a construção de um muro, um processo lento e inevitável; mesmo para um intelectual tão ávido como ele. Através de autores como George MacDonald, Chesterton e alguns amigos do meio acadêmico, como J.R.R Tolkien (autor de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis") sua proximidade com o cristianismo foi começando a ser inevitável com o passar do tempo.

Lewis passou a vida inteira buscando a alegria, até que finalmente, o que ele mais temia e duvidava que fosse acontecer, aconteceu. A alegria o surpreendeu, da fonte de onde ele menos esperaria, de Cristo.

Gostei muito de acompanhar a trajetória de Lewis pela sua ótica. Conhecer mais da vida do meu autor cristão favorito, foi uma experiência muito agradável. Este foi para mim, um bom livro de entrada para conhecer um pouco de sua conversão ao cristianismo. Espero poder ler mais sobre a fascinante vida de C.S. Lewis em leituras futuras.

Vanderlete 14/03/2022

Incrível!!
[...]
"Mas, para encerrar, e a Alegria? Pois foi principalmente em tomo dela, afinal, que o relato se desenvolveu. Para dizer a verdade, o assunto para mim perdeu quase todo o interesse depois que me tornei cristão. Na verdade, não posso reclamar, como Wordsworth, que o brilho visionário tenha morrido. Creio (se é que a coisa de fato merece registro) que a velha punhalada, o velho sentimento de doce amargor, atinge-me desde minha conversão com tanta frequência e agudez quanto em qualquer outro momento de minha vida. Contudo, hoje sei que a experiência, considerada um estado de minha mente, nunca teve a importância que cheguei a dar-lhe. Foi valiosa somente como indicador de algo distinto e exterior.Enquanto essa coisa distinta era posta em dúvida, o indicador naturalmente ocupava grande espaço em meus pensamentos. Quando estamos perdidos na mata, a visão de um marco tem grande importância. Quem o vê primeiro, grita! "Olhem lá!". Todo o grupo se reúne e tenta enxergar. Mas, depois de encontrar a estrada, passando pelos marcos a cada poucos quilômetros, não mais paramos para olhar. Eles nos encorajam, e devemos mostrar-nos gratos pela autoridade que os erigiu. Mas não paramos para olhar, ou pelos menos não lhes damos importância excessiva; não nesta estrada, embora os marcos sejam de prata e as inscrições, de ouro. "Seguimos para Jerusalém."
Não que eu, é claro, não me surpreenda muitas vezes parando à margem da estrada para olhar objetos de importância ainda menor.

Nesse livro C.S.Lewis nos conta a história da sua conversão ao cristianismo. Lewis fala sobre sua infância, adolescência juventude e sua face adulta, nos conta seus altos e baixos em relação às suas crenças e a tão grande revelação do cristianismo em sua vida. Uma verdadeira jornada de um filho pródigo voltando ao lar. Senti como se estivesse sentada ao seu lado, tomando uma boa xícara de café, enquanto ouvia suas histórias. Um livro excepcional!!!

1 | 2 | 3 | 4