Eu Controlo Como Me Sinto

Eu Controlo Como Me Sinto Claudia Feitosa-Santana

Resenhas - EU CONTROLO COMO ME SINTO

Vanessa 13/02/2022

O livro parte da ideia central de que se você souber como a mente funciona, saberá construir uma vida mais equilibrada. A proposta me agradou desde o início, sobremodo por se tratar de uma neurocientista.

Ela explica a diferença entre emoções e sentimentos; como conviver de uma forma mais saudável com as pessoas e cultivar relações mais sustentáveis; explica as nossas limitações em relação aos sentidos; explica a empatia de uma forma científica e completamente diferente do que estamos acostumados e uma das coisas que mais gostei é que ela relata a importância de sabermos detectar o que estamos sentindo para só então agir de forma mais assertiva e para facilitar essa descrição e aumentar o vocabulário, ela anexa um dicionário com verbetes de diferentes línguas. Essas nomenclaturas possibilitam que sentimentos complexos sejam sintetizados e explanados de forma simples.

Koi no Yokan por exemplo, quer dizer: premonição ou pressentimento de amor; a sensação ao conhecer alguém de que se apaixonar será inevitável(verbete japonês)

Eu gostei muito desse livro, não concordo integralmente com ele, especialmente quando ela infere que o cérebro não é um órgão sexual. Na minha humilde opinião, é o órgão mais sexual dentre todos.

Minha vontade é ler o livro novamente. Acho que farei isso em breve. Muito rico e com percepções muito interessantes. Recomendo.

@sandraalmeidaeseuslivros 19/01/2022

Autoconhecimento
Quanto mais me aprofundo em meu autoconhecimento mas me dou conta do quanto tenho ainda a aprofundar.
Através da neurociência a autora nos conduz para um entendimento de como funciona nosso cérebro e como mudar alguns comportamentos/ reações exageradas quando algum gatilho é acionado. Aborda a diferença entre emoções e sentimentos e também a capacidade que temos em modificar hábitos negativo .
Não imagine que neste livro você encontrará uma receita de bolo ou os 10 passos para encontrar a felicidade, a autora nos dá uma direção para iniciarmos um caminho de transformação .

Uma frase que foi feita pra mim neste livro:
?Aprenda a controlar a língua e o olhar? . Nem sempre o que achamos que é correto ajuda no desenvolvimento de outra pessoa e nem no nosso.

A importância de construir uma vida mais feliz pensando no coletivo contribuindo assim para um mundo melhor começando do nosso próprio mundo.
Marlon 20/01/2022minha estante
Para mim esse livro já merece, de cara, uma leitura. Pois isso não é um daqueles patéticos livros de autoajuda, nem uma bíblia, que tem como base o nada, isso aqui é ciência.. Bom, esse livro acaba de entrar para a minha wishlist.

Aline 15/12/2022

Meio óbvio
Em alguns momentos da leitura esse livro parece um tanto quanto óbvio. A autora fala sobre questões científicas e por esse lado é bastante encantador, principalmente para quem gosta. Trata de diferentes assuntos com muita humanização propondo a reflexão de que em muitos momentos a pessoa não é a doença, mas tem determinada doença. A questão referente ao título particularmente sobre controlar o que sente, não chega a ser um manual, mas ela aborda sob uma perspectiva tipo ?vamos entender de onde isso vem para conseguirmos fazer passar?. Tornando nós mais conscientes.

Kelly tirelli 05/03/2023

O sentir e a neurociência
Claudia Feitosa Santana traz com riqueza nesta leitura o quão somos responsáveis por aquilo que sentimos e, a importância do outro e do mundo neste processo (afinal, somos seres sociais). Nos ensina como tomar melhores decisões e tomar cuidado com os pontos cegos. Sobre a empatia, nos mostra o quanto ela é necessária, mas também o quanto devemos tomar cuidado. Discorre sobre a mentira e os mitos relacionados ao cérebro. Finalizando com chave de ouro com um capítulo sobre a felicidade. Eu amei este livro do início ao fim, a leitura fácil torna acessível para quem quiser se aventurar no autoconhecimento.

duduramone 01/04/2023

Mais do mesmo
O livro traz informações e exemplos interessantes e importantes, porém não entrega o que seu título propõe. A impressão que tem ficado, nos últimos anos, é que tem havido uma busca por títulos que vendam livros, mas que não condizem exatamente com o conteúdo. Achei um mais do mesmo, como tem sido praticamente todos os auto-ajuda atuais.

Jaque 17/03/2022

Parece que me leu
Eu adorei esse livro! Parece que ele me leu em muitos momentos. Muito bem dividido e escrito. Sugiro que escutem a entrevista da autora para o podcast "Jornada da Calma".
Simcost69 24/07/2022minha estante
Acabei de ouvir a entrevista da autora no "Jornada da Calma" e fiquei com muita vontade de ler o livro. Por isso vim procurar os comentários aqui.

Jaque 27/07/2022minha estante
Legal! Faça isso! Leia sim!

julia 05/02/2023

é um livro bom
Consegui perceber o esforço da autora ao ler, é um livro muito bem escrito e que provavelmente demandou bastante energia e tempo da autora. É um livro muito bom para quem quer uma introdução na neurociência, mas tenha em mente que são apenas pinceladas na maior parte dos assuntos, com exceção de sentimentos e emoções que são algo que ela explica com uma certa profundidade. Até mais ou menos metade desse livro, eu estava inclinada a dar 4 ou 5 estrelas, pois realmente prendeu minha atenção e eu marquei muitas coisas que julguei importantes. O problema é que a premissa do livro é de ensinar aos leitores a controlar seus sentimentos (não em um sentido de repressão, mas em um sentido de escolher conscientemente mudar o que sente em relação à determinadas situações) e não acho que isso foi entregue. São poucas páginas abordando o tema em questão, e ela basicamente fala ?cada um tem seu jeito de fazer isso? e faz comparações com assar pão, mas não dá nenhuma pista de para qual caminho devemos seguir para de fato melhorar. É um livro bem útil, explica os porquês bem direitinho, mas, em minha visão, falhou em explicar o como.

Criis.Souza 02/11/2023

Leia por gentileza
Esse livro faz parte de um conjunto de 6 livros que escolhi para o ano de 2023 para estar mais consciente e julgar menos aos fatos e pessoas. Cumpriu muito do que eu esperava, que é o título, eu controlo como me sinto. O livro é muito bem escrito e traz muitas referências que aumentam o leque para se aprofundar no tema da neurociência e a vida feliz. O que mais me impressionou foi a questão do viés que cada pessoa tem da realidade a partir de suas experiências. Eu já havia lido superficialmente sobre o tema, mas o livro apresenta um capítulo somente para isso. Outro ponto que me deu um alerta: o cérebro prefere não perder do que ganhar, então é preciso estar atento e forte, como diz a música, para estar aberto ao desconhecido. Um livro que enriquece, terminei ele me sentido com mais ferramentas para meu objetivo. Indico demais a leitura ?

Geisi.Ferla 29/04/2022

Mais do mesmo
Comecei a ler achando que era uma leitura mais do que ?auto-ajuda?, porém não me impressionou nem surpreendeu em quase nada. É um compilado de informações bem no estilo ?auto-ajuda?.

Juci 13/08/2022

Adorei? acredito que todos gostaríamos de controlar nossas emoções? cada pessoa tem o poder de decidir como agir e nunca é demais tentarmos controlar os sentimentos nos momentos em que estes estão em ?ebulição?, ou seja, quando deveríamos deixar a razão também dar as caras.

Beatriz 14/11/2022

Necessário
Em alguns momentos de torna um livro chato, cansativo e em outros momentos se torna algo necessário

Amanda 22/01/2023

Para entender os sentimentos
A Claudia, como neurocientista, traz embasamento científico em todos os capítulos, quando fala sobre felicidade, medo, ansiedade, como entender os sentimentos e de onde eles vem. Pode ser um pouco denso para algumas pessoas, mas passa longe de autoajuda. É uma aula.

deborajournal 11/11/2023

Ainda não foi dessa vez
É um livro neuro científico. Diz que podemos controlar nossos sentimentos e ações porém, não consegui me conectar com a proposta. Talvez em outro momento volte a ler para tentar mais uma vez.

Henrique 12/12/2023

Decepcionante.
Com a promessa de ser um grande livro de
neurociência, a autora não poupou
esforços em pesquisa, e ao final o livro conta com várias páginas recheadas de
referências. Porém, mesmo com tantas
citações respaldando o conteúdo, Feitosa- Santana não consegue sair da
superficialidade, se perdendo entre sua vida pessoal e conselhos clichês, o livro não se esforça para sair do senso comum.
Autora nova, a impressão é de que Claudia fica com medo de se aprofundar em
algumas teorias, fazendo um compilado de simplismos. Para finalizar, alguns capítulos contém jogos mentais no começo, visando explicar os conteúdos de
maneira mais didática, porém, alguns jogos não fazem sentido e passam a
impressão de estarem flutuando no livro. Como ressalva, algumas reflexões sobre a evolução e comportamento como espécie são interessantes.

heloisadecarli 16/10/2023

A autora trás bastante conhecimento científico sobre as emoções, os sentimentos e como podemos assumir a responsabilidade sobre aquilo que sentimos.