Corpo público

Corpo público Mathilde Ramadier...

Resenhas - Corpo público

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cami 25/06/2022

Achei bom, a premissa é fantástica e a execução é ótima, uma pena que a história seja tão curta.
A hq faz uma crítica à como a sociedade transforma o corpo de uma mulher em um objeto público.

May 13/11/2022

Meu corpo, minhas regras
O hq e sobre Morgan e sua jornada para se uma mulher independente que quer fugir dos padrões, que a sociedade tentar colocar sobre o seu corpo e a maternidade, tornando-se algo traumático para ela.
Miguel 13/11/2022minha estante
oie, td bem? desculpa atrapalhar. meu nome é Miguel, tenho 14 anos e recentemente publiquei um conto chamado ?Prezado Howard?. caso você tenha interesse em ler, está disponível gratuitamente na amazon até dia 15/11. é bem rápido e curto, tem só 25 páginas! muito obrigado e novamente me desculpe pelo incômodo ???

May 14/11/2022minha estante
Boa!
Viu obrigada ?

@prazerliterariooficial 14/11/2022minha estante
Miguel, comprei seu ebook. Lerei em breve.

Natalia Oliveira 03/12/2022

Uma Grafic novel boa, fala da pressão que as mulher sofrem, do quanto lidamos com "comentários" desnecessários em relação ao nosso corpo... Do quando muitas vezes ele parece público...

zize 16/02/2024

Uma boa reflexão
Foi uma leitura agradável. O tema já é de conhecimento geral, acho até "bem" discutido, mas ainda assim muitos tabus o cercam e acho que é importante abordar sempre. Boas reflexões sobre imposições e expectativas que mulheres recebem ao longo de toda a vida, e não só na maternidade, que é o tema central da hq, mas de forma geral em todos os âmbitos da vida e todas essas partes em conjunto com a maternidade.

É um quadrinho legal com ilustrações bem bonitas, minha única ?crítica? é que a passagem do tempo poderia ser um pouco mais clara, num primeiro momento fiquei confusa kkkkk

Como não sei ler quadrinho de forma comedida acabei lendo tudo de uma vez, foi legal, e se a história fosse maior eu também teria lido de uma vez. Recomendo!

Mari 12/05/2022

A vida da mulher sempre é território público
Eu comecei essa HQ sem muita expectativa, porque achava que talvez não fosse gostar muito e que bom que fui de peito aberto, pois gostei bastante da história.
O título é auto-explicativo. A história faz uma reflexão sobre como todas as pessoas se sentem no direito de opinar nas decisões de foro íntimo de uma mulher, achando que seus corpos, suas vidas e escolhas são públicas. As autoras ainda inserem uma pequena crítica, pois, inacreditavelmente, muitas vezes são mulheres dando palpites desnecessários na vida de outras mulheres.
Uma temática assim pode facilmente adquirir um tom raivoso, o que não acontece nesse quadrinho. Ele é direto, mas não ofensivo (a menos que você seja um grande machista).
Eu achei que a paleta fria utilizada em toda a história pode acabar afastando um pouco o leitor, pelo menos foi a isso que atribuí minha pouca conexão com a protagonista. O excesso de tons azuis é um pouco cansativo, mas cada ponto de cor quente pincelado entre as páginas faz reviver cada quadro.
Tayná 12/05/2022minha estante
Ai que ótima resenha, me interessei pelo livro

Maria Fernanda Greiner 16/12/2022

Um quadrinho que aborda um tema muito importante a partir da história de vida da personagem, reforçando a quantidade extraordinária de opinião alheia que a mulher recebe sobre si mesma sem nunca pedir.

A premissa é muito boa, mas acredito que faltou um aprofundamento, esperava mais de um tema tão forte e pertinente.

Elizangela 17/06/2022

Você é "livre"... Mas...?
Nesta HQ, com texto de Mathilde Ramadier e ilustrações de Camille Ulrich, temos a reflexão sobre o corpo das mulheres. A quem "pertence" este corpo? Como nós, mulheres, lidamos com as pressões sobre nosso corpo?
De forma descontraída e cheia de "segundas visões", Mathilde Ramadier transita por um mundo cheio de "verdades" e "lições" a serem aprendidas pelas mulheres: com suas mães, seus médicos, seus amantes, seus filhos... Leitura rapidinha mas cheia de porquês e comos...

Ster 02/01/2022

- Você pode fazer o que quiser. Você é "livre"...

"Comporte-se.
Prepare-se.
Aproveite.
Você é igual a todos os mamíferos.
Esqueça-se de si mesma..."

Ash 30/09/2023

Fala de assuntos muito importantes que, assim como é dito no começo da história, não são retratados de forma realista e sensível.

apesar disso, acho que a história não foi pra mim! talvez eu gostasse mais se tivesse filhos/grávida, ou não estivesse num relacionamento sádico.

Isabeli.Bonin 20/05/2023

Minha primeira graphic novel
Bom, msm q eu leia bastante, confesso que nunca tinha lido uma graphic novel. Corpo público foi uma ótima primeira experiência.

Gostei muito como os assuntos do livro foram tratados. No final, me fez realmente pensar como a sociedade pensa que o corpo e a vida da mulher é pra todo mundo dar pitaco, como pra visão da sociedade uma mulher nunca estivesse totalmente pronta e madura para tomar decisões por si só.

Penso que uma grande ponto do livro é desnaturalizar e problematizar a relação que a sociedade tem com a mulher, especialmente com a maternidade.

Vou parar por aqui pois não quero dar spoiler hehehe

Por fim, indico super essa graphic novel!!

Monique 14/07/2022

Debate necessário
Gostei muito do quadrinho, considero uma leitura necessária para nós mulheres nos tempos atuais, onde estamos vivenciando um retrocesso em relação aos nossos direitos, o pertencimento dos nossos corpos é um tema mais que necessário.

Apesar de ter curtido muito a leitura, preciso dizer que ela não se aprofunda muito, beira a ser rasa, apesar de não ser uma história bibliográfica, é fácil perceber que ela se trata mais das experiências vivenciadas pela autora, não é um manifesto para todas as mulheres, hetero ou trans, de etnias e classes sociais diferentes, trata apenas da vivência dentro da bolha da qual ela tinha conhecimento, o que não é ruim, e nem tira o mérito da história, todo manifesto em favor das causas femininas são importantes.

Aqui, Mathilde narra a história de Morgan, uma menina que desde cedo teve de se acostumar em em ter as decisões sobre seu corpo compartilhadas com a família, ginecologista, parceiros e a tão crítica sociedade. Os problemas ficam mais intensos quando ela decide ser mãe, e precisa enfrentar todas as opiniões vindas de amigos, familiares, a mulher sempre parece ter que abdicar de sua existência para maternidade, raramente há um consenso onde a mulher seja o astro principal de sua vida, suas vontades e seus direitos.

Miyako.Matsumoto 20/07/2022

"Prepare-se"
Não conhecia essa graphic, mas me surpreendi.
Incrível como eu consegui me encontrar nessas páginas mais de uma vez e em como todos os capítulos me tocaram.
Acho que todo mundo deveria ler um dia e eu com certeza lerei mais vezes durante a minha vida.
Essa HQ fala da vida de mulheres e não faria sentido lê-la apenas uma vez, já que sempre somos mais de uma mulher em nossas jornadas.

Kiara | @livrosdakiara 14/06/2022

Achei tudoh o título e a prosposta. Queria mais.
O título já fiz muito sobre a proposta do livro, e muitas vezes ela só joga um fato e não aborda mais sobre, e não sei até q ponto isso ficou legal na narrativa. As vezes seria interessante discutir mais e problematizar a sociedade e como a mulher lida com essas questões tão íntimas sobre o corpo feminino e ao mesmo tempo tão aberto a crítica da sociedade. Faz a gente refletir e temer. Me fez ficar um pouco revoltada. É muito difícil ser mulher. Se hoje é difícil quando já avançamos tanto (ao mesmo tempo que temos tanto ainda pra avançar), imagina antes. Triste.

1 | 2 | 3 | 4 | 5