O Último Ancestral

O Último Ancestral Ale Santos




Resenhas - O Ultimo Ancestral


91 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Vitor 03/01/2024

5 estrelas, SIM.
Sem dúvidas maravilhado com a imensidão de sentimentos que este livro causou em mim. Livro publicado no ano de 2021 pela editora Harpercollins Brasil e escrito pelo autor de SCIFI e Afrofuturismo, duas vezes Finalista do Jabuti, Finalista do CCXP Awards, Ale Santos.

Este livro tem tantas riquesas culturais tantas referências às diversidades religiosas que existem no Brasil, me permitiu por muitos momentos sentir que eu poderia ser um personagem desta história. Estamos tão imersos no eurocentrismo e tão sufocados com produções massivas de conteúdos ?estadunidenses? que ler uma obra destas me traz o questionamento ? onde estão as fantasias, as histórias de ficção produzidas por brasileiros, com essa carinha de Brasil, de ?é nosso??? eu pude de fato me sentir representado de diversas maneiras, nasci, cresci e vivo em uma favela, todo este conflito policial, esta segregação, o desejo de estar do outro lado, a busca pelos direito roubados, eu vivo isso diariamente e o Ale traz estas mensagens por meio de uma narrativa futurista e ao mesmo tempo mística, além de toda a brasilidade encontrada nas músicas, nas festas, enfim, é um mar de peculiaridades nacionais em uma terra futurista.

Me apaixonei por muitos dos personagens, me enfureci em alguns momentos, e pude aproveitar cada momento do desenvolvimento do nosso herói Eliah, o passo a passo da jornada, a negação, o medo, o preparo, o amadurecimento, a aceitação e a conquista do seu objetivo.

Sem dúvidas, esta história poderia ser contada em várias plataformas, imaginei em certos momentos um mangá, em outros um game, as vezes uma série de TV. Sério, a minha mente viajou. Eu podia imaginas os painéis da história em quadrinhos as cenas dramáticas e as cenas de ação, espero muito ver este universo cada vez mais expandido. Agora em 2023 o autor lançou A Malta Indomável, sua mais nova obra, que se passa no mesmo universo de O Último Ancestral, isso já dá um calorzinho no coração, saber que terei mais obras como esta para ler.

O Último Ancestral é uma história fechada, com início, meio e fim, porém deixa um ?cliffhanger? que nos propõe o retorno destes personagens em uma nova história.

Claro que a parte da identificação e da representatividade me permitiram vivenciar de uma forma única esta história, e claro que pessoas que vivem ou tenham vivido a mesma realidade, participarão desta jornada de uma forma impar. Mas é uma leitura fantástica para qualquer leitor que curta um bom SCIFI.
Savagefiction 08/01/2024minha estante
Feliz demais em ler isso irmão, alimenta meu propósito de autor




Rodolfo 14/10/2022

Extraordinário
É um privilégio viver na mesma época que esse livro foi lançado! Ale Santos conseguiu respeitosamente desenvolver uma mitologia única sobre culturas que tendem a serem sufocadas no Brasil de agora, e criar uma narrativa que nos convença da importância desse resgate, apropriação e pertencimento. FENOMENAL
MissDLeBeau 27/09/2023minha estante
Já aumento meu interesse ??




Pedro P. R. 10/12/2022

wakanda nas favelas do Brasil
Eu estava muito ansioso para ler esse livro. Vi um trabalho de marketing muito bom apresentando a premissa dele. Além de a capa dura, de ilustração linda, chamar bastante a atenção.

Vamos começar pela crítica. Eu gostei bastante da história, mas o livro possui um ritmo bastante acelerado, algo que me lembrou um pouco minha leitura de Viúva de Ferro. E, em geral, eu curti bastante os diálogos dos personagens usando as gírias, mas em alguns momentos eles eram explicativos demais, o que os tornava um pouco artificiais.

O ambiente da história me lembrou bastante o conto de um amigo, o autor L. F. Sá. e isso já me chamou bastante atenção. A maneira mais simples de resumir o ambiente, é você pensar na tecnologia de Wakanda, na mitologia africana, se passando nas favelas brasileiras.

O livro fala bastante sobre desigualdade, preconceito e a luta pela sobrevivência em uma sociedade opressora. Alguns elementos retratam facilmente a vida de alguns brasileiros, e se você for parar para olhar, isso é assustador.

No inicio eu citei que o ritmo da leitura é muito acelerado, as coisas acontecem muito rápido. Por um lado isso pode ser um ponto negativo, mas por outro pode se tornar um positivo já que dá para ler esse livro bem rapidinho.

Encerrando. Deixo aqui minha indicação de mais uma obra nacional incrível. Ansioso pelas continuações desse universo que o Ale Santos criou.
Savagefiction 11/12/2022minha estante
Muito obrigado por suas palavras, tô trabalhando pra trazer mais e melhor este universo




Bianca2569 15/02/2023

Melhor livro Brasileiro que eu já li
Esse livro realmente deveria ter mais reconhecimento! É uma ficção científica que se passa nas favelas Brasileiras, com pautas como Hierarquia Racial, racismo e muito mais. Tem personagens INCRÍVEIS, e além de tudo, humanos. Não tem bem e mal em Obambo, apenas pessoas. Meu personagens favoritos foram o Zero(me julgue), a Selci e a Hanna.

Também fala um pouco sobre religiões de matriz africana, e como as pessoas são marginalizadas por cultuar tal religião.

Se você quer um livro com a escrita boa, personagens bons e ótimas pautas sociais, leia O Último Ancestral
Savagefiction 20/02/2023minha estante
????




Ciaa_p 06/07/2023

Localizado na periferia do distrito de Nagast, num futuro ultratecnologico, fica Obambo, a favela pra onde quase toda a população negra foi exilada quando só híbridos de homens e máquinas tomaram o poder e proibiram a magia e culturas dos deus

Eu amei cada página desse livro, a luta, os deus a fé a luta no final que me arrepiou olha, parabéns

Quero saber agora o que vai acontecer, pq quero saber quem é o vilão
Savagefiction 06/07/2023minha estante
Novembro chega o livro novo, Malta indomável, é um Spin off ??




Abraão 02/06/2022

Impossível não ter nuances com a realidade ainda mais no aspecto geral da narrativa com a ditadura da ordem social. Toda a narrativa que segue nos faz pensar em nossos antepassados , em nossas raizes e origens , que por séculos , perdida e aos poucos tem mobilizado mais pessoas a aprender e/ou cultuar. Sigo pu*o com Zero ainda, uma figura que representa a ganância de forma ímpar e sem ímpeto nenhum ? Esse primeiro desfecho nos faz pensar que todos somos meros peões do destino , num jogo que ninguém domina em sua totalidade.
Savagefiction 03/06/2022minha estante
Você entendeu totalmente a mensagem mano




spoiler visualizar
Savagefiction 11/12/2022minha estante
Muito obrigado pela sua crítica ?




Wordman 12/12/2022

É incrível viver esse momento literário.
Esta obra subverte o conceito já engessado daquilo que a gente costumava chamar de cyberpunk se transformando num movimento muito mais complexo e político, além de muito importante: o afrofuturismo. Alê nos leva pelas ruas da cidade tecnológica de Obambo sem nos deixar respirar. Percebe-se claramente a influência de sua experiência como roteirista na estrutura narrativa, pois o texto parece ser projetado para não deixar você sair dele até que termine. Quem pensa que uma obra de entretenimento não pode ser política, vai ter sua boca calada ao ler essa fabulosa obra, pois ao misturar de forma sutil porém extremamente gráfica estruturas como a hierarquia racial bem como referências a estruturas notoriamente racistas que já existiam em outros universos cyberpunks, Alê traz uma crítica que subverte o gênero de uma forma que eu acredito que não tem mais volta. Cyberpunk é o passado, afrofuturismo é o futuro. Que venham filmes e séries desse universo fantástico por que nós, o público, só temos a ganhar!
Savagefiction 12/12/2022minha estante
Obrigado irmão ??




I.Cream.Sopa 09/02/2024

O universo é, principalmente Obambo, me engoliram (no melhor sentido da palavra) quando comecei a leitura. As descrições ajudam a imersão. Mas, ao longo da leitura, eu desejei que o livro fosse maior, ou então parte de uma série. Tem detalhes, personagens, lugares interessantíssimos que poderiam ter sido mais explorados se esse não fosse um livro único. O ritmo é super rápido, então em geral o final não pareceu corrido, já que o livro todo segue assim, mas agora eu fico desejando uma expansão desse universo e da mitologia de O Último Ancestral.
Savagefiction 13/02/2024minha estante
Obrigado pelo comentário, a história continua conectada com meu novo livro, A Malta indomável e logo a continuação desse ?




Samyra 05/04/2024

Meu primeiro contato com afrofuturismo
Foi meu primeiro contato com afrofuturismo e foi incrível! Foi uma montanha russa de emoções e pensamentos, sem falar de o quanto fiquei tensa em algumas partes do livro.
Tenho que conhecer mais livros do autor e mais o movimento afrofuturismo.
Livro incrível!
Savagefiction 21/04/2024minha estante
Muito bom ler uma resenha dessas, espero que goste também de A Malta indomável, é um Spin off e alguns personagens como a Hanna reaparece




JP 04/04/2024

Afrofuturismo na sua melhor forma
Estou simplesmente encantado com "O Último Ancestral", um livro com uma linguagem bacana, mitologia surpreendente e boas reviravoltas numa trama que só fica melhor a cada capítulo. Talvez a quantidade de nomes e pronúncias para quem não esteja acostumado com as religiões de matriz africana cause algum tipo de estranheza inicial, mas a partir do momento que você embarca na história dificilmente consegue largar. Mistura cultura negra e tecnologia de uma forma brilhante. Ale Santos acerta em mostrar que a literatura preta nacional tem muito potencial para conquistar não só o Brasil, mas o mundo.
Savagefiction 21/04/2024minha estante
Muito bom ler uma resenha dessas, espero que goste também de A Malta indomável, é um Spin off e alguns personagens como a Hanna reaparece




Thalles.Haydan 10/10/2023

Uma experiência fenomenal
Eu só tenho coisas maravilhosas pra falar desse livro. A maneira como essa história é desenvolvida é simplesmente incrível!! O desenvolvimento dos personagens é bem aplicado e a jornada do herói é criado de maneira completa. O vilão é odioso e vil como não vejo há muito tempo em outros livros como esse. A história é coerente e fluida. A escrita do autor dá ao leitor aquela vontade de ler mais um capítulo pra saber o que vai acontecer. O livro é bem estruturado e possui um enredo complexo e aberto para novas interpretações. O único problema é que esse livro acaba!! Kkkkkkk O final tem um gancho que dá a entender um possível livro 2 que eu já estou ansiosissimo para ler!!

Vale super a pena e eu com certeza serei um dos panfletadores dessa história incrível escrita por Ale Santos!! Vale super a pena!! ????
Savagefiction 21/10/2023minha estante
Muito obrigado pela resenha. Em novembro tá chegando um Spin-off dessa história, A Malta Indomável é no mesmo universo e tem alguns personagens novos juntos com outros que você já conhece. Tem dois novos cybercapoeristas e ele vai chegar antes da continuação de O Último Ancestral. Espero que goste! https://amzn.to/48GOlxA




Renata.Oliveira 05/02/2023

Recomendo muito essa leitura
Adorei o livro, muito bom todo o conceito criado, e o Ale mandou muito bem na construção de narrativa, só achei que o livro terminou muito rápido e apressado (queria aproveitar mais todo aquele sentimento de desespero e ansiedade que o Ale criou), sinto que ficou pontas soltas e coisas que não foram explicadas, mas pode só coisas que eu não soube identificar ou interligar os pontos.
Savagefiction 15/02/2023minha estante
Coisas que estarão nos próximos livros haha, obrigado pela resenha




thalesnunes 12/03/2022

Um soco no estômago!
Não dá pra negar, esse livro é um retrato visceral de toda a segregação, racismo e sofrimento de uma comunidade completamente condenada pela sua cor de pele e crenças.
Apesar de ter gostado muito como isso é abordado no livro, pessoalmente, achei que a parte da ficção científica ficou um pouco corrida e jogada em alguns momentos. Digo isso porque acredito que o livro (e saga) tem um extremo potencial de desenvolvento, mas acho que podia ser feito com mais calma e inserindo elementos bem explicados e trabalhados. O que mais me incomodou foi algumas cenas importantes que são resolvidas em poucos parágrafos...
Enfim, acho que a saga tem um super potencial de crescer, e tem vários elementos muito inovadores que adicionam a história momentos que nunca foram escritos antes!
Savagefiction 12/03/2022minha estante
Valeu demais pelos comentários ????




spoiler visualizar
Savagefiction 21/10/2023minha estante
Muito obrigado pela resenha. Em novembro tá chegando um Spin-off dessa história, A Malta Indomável é no mesmo universo e tem alguns personagens novos juntos com outros que você já conhece. Tem dois novos cybercapoeristas e ele vai chegar antes da continuação de O Último Ancestral. Espero que goste! https://amzn.to/48GOlxA




91 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR