O Último Ancestral

Resenhas - O Ultimo Ancestral

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Silas Jr 12/12/2021

Uma grande surpresa!
Que livro sensacional. A escrita totalmente irreverente pela perspectiva da cultura e do que o autor propõe ao leitor. Uma experiência incrível!!!
heitor 04/01/2022minha estante
O livro tem final aberto para uma continuação ou é fechado?

Silas Jr 04/01/2022minha estante
Tem final aberto para continuação

Savagefiction 30/01/2022minha estante
Vai se chamar "A divindade digital" ?

Silas Jr 30/01/2022minha estante
Aguardando ansiosamente!

Sens0 22/01/2022

Maravilhoso
Desde a sinopse eu já sabia que ia gostar desse livro, e não foi diferente, começando simples e se expandindo até um universo com muitas oportunidades até o final.

Me apeguei muito aos personagens e estou ansiosa para ler mais sobre eles, chorei com certas mortes e morri de raiva de um outro aí.

A linguagem simples e com gírias nas falas fazem eles se aproximar mais do leitor, maravilhoso. Feliz de ter tido a oportunidade de conhecer esse livro, esperando a continuação aaaa!
helo 28/01/2022minha estante
tem hot??

Sens0 28/01/2022minha estante
naooo

helo 28/01/2022minha estante
obrigada!!

Mestizo 09/10/2022

SINCERÃO
resenha SINCERÃO eu não curti que tudo do nada foi acontecendo no fim de uma maneira que poderia ter desenvolvido um pouco mais entretanto fiquei achando que o fim deu um gosto para um livro dois será que vem aí ? Dualogia? É pedir muito ? Mesmo com certas falhas ninguém é perfeito mais foi um dos primeiros livros que me senti representado e entendi a absolutamente tudo nas linhas entre linhas . Foda
Savagefiction 09/10/2022minha estante
Obrigado pela resenha, tem mais livros a continuação desse, porém a o que vem chega a Malta indomável que é no mesmo universo com novos personagens

Mestizo 09/10/2022minha estante
Tudooooo ansioso Ale 0/

Pri 20/01/2024

#DLL24 - com ou sobre inteligência artificial (Bento ?)

Que história incrível, eu sorri, chorei, sofri, roí todas as unhas e tive que tirar um tempo pra respirar porque eu me importei com todos os personagens e senti raiva de muitos deles.

O final foi eletrizante e não vejo a hora de continuar nesse universo.
Savagefiction 26/01/2024minha estante
Feliz que gostou, vários personagens reaparecem em A Malta indomável, o Spin off

Pri 26/01/2024minha estante
Estou doida pra ler esse, já coloquei na minha lista ?

Savagefiction 19/07/2022minha estante
Lisonjeado pela resenha, a obra vai ganhar adaptação pra tela, imagina as cenas. Enquanto isso a continuação se chamará , A Divindade Digital

Kaori 25/07/2022minha estante
Estou muito animada para a adaptação! Enquanto eu lia era nítido que essa história é perfeita para as telas. Estou muito animada por ela estar ganhando todo o reconhecimento que merece

Dayanne.Silveira 16/04/2024

Surpreendente
Gosto muito dessa temática e achei um enredo bastante inteligente rico em detalhes.

O mais significante para mim foi a valorização da nossa cultura, com bastante sensibilidade e respeito.

Aguardo a continuação.
Savagefiction 21/04/2024minha estante
Obrigado, espero que goste de A Malta indomável, é um Spin off e Hanna reaparece

Dayanne.Silveira 25/04/2024minha estante
Já quero ler. ?

Wordman 12/12/2022

É incrível viver esse momento literário.
Esta obra subverte o conceito já engessado daquilo que a gente costumava chamar de cyberpunk se transformando num movimento muito mais complexo e político, além de muito importante: o afrofuturismo. Alê nos leva pelas ruas da cidade tecnológica de Obambo sem nos deixar respirar. Percebe-se claramente a influência de sua experiência como roteirista na estrutura narrativa, pois o texto parece ser projetado para não deixar você sair dele até que termine. Quem pensa que uma obra de entretenimento não pode ser política, vai ter sua boca calada ao ler essa fabulosa obra, pois ao misturar de forma sutil porém extremamente gráfica estruturas como a hierarquia racial bem como referências a estruturas notoriamente racistas que já existiam em outros universos cyberpunks, Alê traz uma crítica que subverte o gênero de uma forma que eu acredito que não tem mais volta. Cyberpunk é o passado, afrofuturismo é o futuro. Que venham filmes e séries desse universo fantástico por que nós, o público, só temos a ganhar!
Savagefiction 12/12/2022minha estante
Obrigado irmão ??

Samuel 30/08/2022

Eletrizante
Uma História super eletrizante e de tirar o fôlego!
Gostei bastante de todas as referências do passado e do futuro.
Lembrei muito do que a Katiuscia Ribeiro falou em uma das entrevistas: ?Conhecer o passado, imaginar o futuro e ter as estratégias pra modificar o presente.?
Acredito que leituras como o Ultimo Ancestral nos ajudam nessa jornada.
Valeu, Alê Santos!
Vida longa a tua obra!
Savagefiction 31/08/2022minha estante
Obrigado

Savagefiction 21/10/2023minha estante
Muito obrigado pela resenha. Em novembro tá chegando um Spin-off dessa história, A Malta Indomável é no mesmo universo e tem alguns personagens novos juntos com outros que você já conhece. Tem dois novos cybercapoeristas e ele vai chegar antes da continuação de O Último Ancestral. Espero que goste! https://amzn.to/48GOlxA

Renata.Oliveira 05/02/2023

Recomendo muito essa leitura
Adorei o livro, muito bom todo o conceito criado, e o Ale mandou muito bem na construção de narrativa, só achei que o livro terminou muito rápido e apressado (queria aproveitar mais todo aquele sentimento de desespero e ansiedade que o Ale criou), sinto que ficou pontas soltas e coisas que não foram explicadas, mas pode só coisas que eu não soube identificar ou interligar os pontos.
Savagefiction 15/02/2023minha estante
Coisas que estarão nos próximos livros haha, obrigado pela resenha

Rodolfo 14/10/2022

Extraordinário
É um privilégio viver na mesma época que esse livro foi lançado! Ale Santos conseguiu respeitosamente desenvolver uma mitologia única sobre culturas que tendem a serem sufocadas no Brasil de agora, e criar uma narrativa que nos convença da importância desse resgate, apropriação e pertencimento. FENOMENAL
MissDLeBeau 27/09/2023minha estante
Já aumento meu interesse ??

thalesnunes 12/03/2022

Um soco no estômago!
Não dá pra negar, esse livro é um retrato visceral de toda a segregação, racismo e sofrimento de uma comunidade completamente condenada pela sua cor de pele e crenças.
Apesar de ter gostado muito como isso é abordado no livro, pessoalmente, achei que a parte da ficção científica ficou um pouco corrida e jogada em alguns momentos. Digo isso porque acredito que o livro (e saga) tem um extremo potencial de desenvolvento, mas acho que podia ser feito com mais calma e inserindo elementos bem explicados e trabalhados. O que mais me incomodou foi algumas cenas importantes que são resolvidas em poucos parágrafos...
Enfim, acho que a saga tem um super potencial de crescer, e tem vários elementos muito inovadores que adicionam a história momentos que nunca foram escritos antes!
Savagefiction 12/03/2022minha estante
Valeu demais pelos comentários ????

Rayanne0 14/08/2022

Nacional lindo, não há explicação na beldade desse livro, ação, política, preconceito, humor. Enfim não tenho palavras pra essa beldade
Savagefiction 31/08/2022minha estante
????

Pedro P. R. 10/12/2022

wakanda nas favelas do Brasil
Eu estava muito ansioso para ler esse livro. Vi um trabalho de marketing muito bom apresentando a premissa dele. Além de a capa dura, de ilustração linda, chamar bastante a atenção.

Vamos começar pela crítica. Eu gostei bastante da história, mas o livro possui um ritmo bastante acelerado, algo que me lembrou um pouco minha leitura de Viúva de Ferro. E, em geral, eu curti bastante os diálogos dos personagens usando as gírias, mas em alguns momentos eles eram explicativos demais, o que os tornava um pouco artificiais.

O ambiente da história me lembrou bastante o conto de um amigo, o autor L. F. Sá. e isso já me chamou bastante atenção. A maneira mais simples de resumir o ambiente, é você pensar na tecnologia de Wakanda, na mitologia africana, se passando nas favelas brasileiras.

O livro fala bastante sobre desigualdade, preconceito e a luta pela sobrevivência em uma sociedade opressora. Alguns elementos retratam facilmente a vida de alguns brasileiros, e se você for parar para olhar, isso é assustador.

No inicio eu citei que o ritmo da leitura é muito acelerado, as coisas acontecem muito rápido. Por um lado isso pode ser um ponto negativo, mas por outro pode se tornar um positivo já que dá para ler esse livro bem rapidinho.

Encerrando. Deixo aqui minha indicação de mais uma obra nacional incrível. Ansioso pelas continuações desse universo que o Ale Santos criou.
Savagefiction 11/12/2022minha estante
Muito obrigado por suas palavras, tô trabalhando pra trazer mais e melhor este universo

Bianca2569 15/02/2023

Melhor livro Brasileiro que eu já li
Esse livro realmente deveria ter mais reconhecimento! É uma ficção científica que se passa nas favelas Brasileiras, com pautas como Hierarquia Racial, racismo e muito mais. Tem personagens INCRÍVEIS, e além de tudo, humanos. Não tem bem e mal em Obambo, apenas pessoas. Meu personagens favoritos foram o Zero(me julgue), a Selci e a Hanna.

Também fala um pouco sobre religiões de matriz africana, e como as pessoas são marginalizadas por cultuar tal religião.

Se você quer um livro com a escrita boa, personagens bons e ótimas pautas sociais, leia O Último Ancestral
Savagefiction 20/02/2023minha estante
????