Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

Bia 08/01/2022

Obrigada alice oseman
Eu tava muito animada pra ler esse livro, principalmente porque já li outros livros da autora e adorei. Então, quando lançou aqui no Brasil, eu li assim que consegui, e foi uma experiência incrível.

Os personagens são todos fantásticos e incrivelmente bem desenvolvidos. Todos tem uma personalidade marcante, cada um do seu jeito, e as amizades entre eles são lindas e divertidas. Eu me emocionei, ri e até chorei em vários momentos com eles. O amor que os une é tão bonito, e a dinâmica do grupo desses personagens é super engraçada.

A escrita é muito envolvente. Você começa a ler e nem percebe o tempo passando, a história flui com rapidez e facilidade impressionantes, e em momento nenhum a narrativa fica entediante ou parada. A gente acompanha todos os conflitos e acontecimentos na vida da protagonista, sempre torcendo pelos personagens e com curiosidade pra descobrir o que acontece depois.

A diversidade e representatividade no livro são muito boas também (tirando uma parte que eu senti que falava de pessoas latinas como se todas fossem não brancas ? isso aparentemente é normal na cabeça dos gringos ne). Eu gostei de como o livro trouxe representatividade arromântica e assexual, porque é uma coisa muito difícil de achar em livros, e de como, apesar de ter focado na experiência da Georgia, também deixou claro que existem várias outras experiências diferentes nos espectros aro e ace, e falou muito bem sobre a abrangência desses espectros.

Eu fico verdadeiramente feliz de ter lido "Sem Amor", porque esse livro me trouxe um conforto enorme. Mesmo que com várias diferenças, eu me vi muitas vezes na Georgia; nas experiências dela e em seus pensamentos e sentimentos. Eu fiquei tão feliz com isso, e acho que essa história pode trazer esse conforto pra bastante gente também, além de ensinar muito pra outras.

É um livro triste em alguns momentos porque a Georgia passa por várias dificuldades enquanto lida com sua autodescoberta em relação à sua sexualidade. É muito triste ver tudo que ela precisa passar e vários pensamentos ruins que ela tem sobre quem ela é. Os sentimentos dela são muito bem expressos no livro, por isso eu consegui me conectar e criar um grande carinho por ela. Eu honestamente acho a Georgia uma personagem admirável que, por mais que tenha errado, aprende com seus erros e se importa de verdade com os amigos.

É um livro que, sim, trata muito da experiência da Georgia como pessoa aroace, acompanhando ela em suas descobertas e dificuldades. Mas não é só isso. Esse livro também é sobre amor e amizade. O amor entre os amigos nesse livro é uma coisa tão linda e admirável, e eu me emocionei de verdade com eles. Acho que é uma leitura que leva a gente a pensar na questão de que o amor romântico não é mais importante que os outros.

Foi uma experiência maravilhosa ler esse livro. Foi confortante e divertido, e sinto que também aprendi muito lendo. É uma narrativa fofa, às vezes triste, emocionante e bonita. Com certeza vai ficar marcada na minha memória com carinho.
Maria3121 08/01/2022minha estante
to tão ansiosa pra ler!!

malu 08/01/2022minha estante
Sua resenha está linda! Me deu mais vontade ainda de ler

Bia 08/01/2022minha estante
@Mavi eu amei, espero q vc goste também!!

Bia 08/01/2022minha estante
@malu aaaa muito obrigada! fico feliz de saber

Isadora 08/01/2022minha estante
perfeita a resenha!! Tô no comecinho do livro e já tô amando também, parece realmente excelente e o que você escreveu só me deu mais vontade de ler :)

Bia 08/01/2022minha estante
@isa aa obrigada mesmo, espero q vc goste do livro também!!

Diana 26/02/2022minha estante
Eu preciso ler esse livro! A e parabéns pela resenha, por causa dela eu tô mais ansiosa pra ler!!!

Bia 26/02/2022minha estante
@Dih aaa muito obrigada!

sophia1126 18/06/2022minha estante
Qual a classificação?

Bia 19/06/2022minha estante
@soso não sei dizer direito mas acho que uns 13 ou 14 anos? não tem muitos gatilhos nem nada muito sério ou explícito

campeloreadings 09/07/2022minha estante
é hq também, assim como Heartstopper? tô querendo mt ler

Bia 09/07/2022minha estante
@Mafer não é hq não

Alex.Fitz-Amobi 15/01/2023minha estante
Quem narra o livro? Não achei informações sobre

Bia 15/01/2023minha estante
@Alex quem narra é a georgia, a protagonista

Jackson 15/01/2023minha estante
Eu tô amando

Alex.Fitz-Amobi 16/01/2023minha estante
@Bia não sei quem é georgia mas tudo certo

Bia 16/01/2023minha estante
@Alex kkkkk ahh ela não é ninguém que aparece em heartstopper ou outro livro da alice, é uma história à parte! pelo que eu me lembro tem uma referência a rádio silêncio, mas só isso

DianaCarter 10/02/2023minha estante
Eu amo esse livro, é tão bom ler e se sentir representada, quero ler novamente logo. Ps amei a resenha??

Bia 10/02/2023minha estante
@DianaCarter muito obrigada!! fico feliz q vc tenha se sentido representada com esse livro também :)

yuyuz 20/02/2023minha estante
moçaa, a tip é latina! além da aparição de acho que mais uma galerinha latina que eu lembro :)

Bia 20/02/2023minha estante
@yuyuz simm eu sei :)

Bandeira3 27/06/2023minha estante
Gostei muito da sinopse, parece ser um livro muito bom

Olivia.garcia 25/10/2023minha estante
Eu gritei,ri,chorei e falei sozinha, parevia esquisofrenica? Sim, por isso amei

biathomas 10/04/2023

Primeiro contato não muito bom
Eu li esse livro por causa de um desafio com minha amiga (vou colocar o @ dela nos comentários). Já tinha ouvido pessoas falarem super bem da autora, mas nunca botei muita fé. Não tava errada.
Vamos começar pelo básico: vergonha alheia. É a coisa que mais tem nesse livro. Sério, eu não tava mais aguentando as birras e chiliques aleatórios que a protagonista dava. A garota é insuportável. Usou todos os seus amigos e ainda fica se vitimizando. Pelo amor de Deus, garota chata.
Depois que o livro é basicamente um drama adolescente. Diz que é um livro sobre aceitação e bla bla mas na verdade é só uma história com adolescentes que acham que têm problemas mas não têm (me encontro nesse grupo k). ?Ai porque eu queria um namorado?, ?ah mas ela nunca vai gostar de mim? mimimi.
Pelo que da pra ver, não gostei do livro. Achei muito drama e enrolação à toa.
Mas tem uma coisa que eu gostei (sim, é possível ter alguma coisa boa nisso aqui!). A demonstração do quanto a amizade é importante. Se livro não tivesse focado nos mimimi de adolescente e sim falado de amizade, seria muito melhor, certeza.
É isso, fãs da Alice não me matem, beijos??
biathomas 10/04/2023minha estante
@moony

vivi 10/04/2023minha estante
amiga leia rádio silêncio! além dos quadrinhos de heartstopper foi o único desses livros "solo" que eu li de alice! te garanto q a experiência é melhor em vários sentidos

eelis 11/04/2023minha estante
amgg talvez tu tava esperando um romance e acabou q recebeu uma descoberta aroace estritakkkk
talvez seja por isso q tu n tenha gostado:D
Mas serio, leia rádio silêncio!!

biathomas 11/04/2023minha estante
@vivi e @eelis aahhh nn sei?. Nn é o tipo de livro q me atrai mto, mas qm sabe um dia

biathomas 11/04/2023minha estante
@eelis pior q eu sabia q era sobre isso, mas mesmo assim achei irritante

eelis 11/04/2023minha estante
@biathomas aaa entendo entendo ?

eelis 11/04/2023minha estante
@biathomas eu falei isso pq tu meio q tava feliz e animada pela Geórgia se convencer sobre querer um namorado.
Aí eu pensei q c n sabiaaa

kelly 26/01/2022

um livro muito importante!
eu comecei esse livro com expectativas muito altas e todas elas foram superadas, a escrita da alice oseman é incrível, e esse livro fala sobre assuntos muito importantes, como sexualidade de uma maneira muito linda e sensível, os personagens também são incríveis, e me identifiquei demais com a geórgia.
zbll 26/01/2022minha estante
oii, desculpe incomodar... mas você sabe a classificação indicativa do livro?

kelly 30/01/2022minha estante
oii, desculpa a demora pra responder, o Skoob não me notificou seu comentário, mas não sei a classificação indicativa, desculpa

zbll 30/01/2022minha estante
não faz mal kkkkk mas muito obrigada mesmo assim! :)

luiza2198 10/02/2022minha estante
é +14 ! :)

zbll 10/02/2022minha estante
@lulii, ahh mto obrigada! :)

luiza2198 11/02/2022minha estante
@zabelle mgnn

julhez 22/05/2022

"Eu só. Amava. O amor"
Existe uma diferença entre amar e amar O Amor.
O amor está em diferentes lugares, diferentes pessoas e, o mais importante, diferentes formas de amar.
Muitas vezes esperamos um amor romântico e não notamos o que está bem na nossa frente. Uma relação afetiva com amigos ou família muitas vezes vale muito mais do que um romance. E é sobre isso que esse livro trata

Esse livro é tão especial pra mim, bom, não só para mim, mas imagino que para todas as pessoas que se identificam como arromânticas e/ou assexuais, que eu não tenho nem palavras para conseguir descreve-lo.
Eu só consigo agradecer a Alice Oseman por proporcionar uma história falando e mostrando sobre todas as dificuldades, alegrias, inseguranças e todo o orgulho de um aro-ace, porque o mundo precisa de mais disso, do trabalho dela, de orgulhar toda sexualidade, comunidade e raça.

Eu acredito que a comunidade aro-ace deveria ser mais falada, conheci graças a uma amiga, mas antes eu nunca tinha ouvido falar e isso é realmente triste, imaginar que muitas pessoas podem não sentirem atração romântica e/ou assexual e não saberem que não estão sozinhas, acharem que têm algum defeito.

Esse livro, além de falar sobre sexualidade, trata sobre amizades, confiança, amor próprio e auto descobertas. É um livro que acho que todas as pessoas deveriam ter a chance de ler.

Queria muito saber o que falar, mas não encontro palavras que consigam expressar todos os sentimentos que o livro me causou. Ele é único e me ajudou tanto, com certeza cada palavra vai ficar gravada para sempre comigo :)
zbll 22/05/2022minha estante
cara, essa resenha só me deu mais orgulho de ser aroace. concordo com você, realmente a comunidade aroace NECESSITA de mais reconhecimento, e infelizmente acho que ainda vamos ter muito trabalho árduo pra conseguir isso; mas oseman conseguiu fazer isso. e de uma forma tão significativa pra mim, pois se eu me aceito hoje é por causa desse livro também. ele ensina que a gente não precisa de nada aquilo imposto pela sociedade e está tudo bem, não há nada de errado. talvez para muitos, esse livro é só mais um livro com representividade LGBTQIA+; mas para as pessoas aroaces é mais do que isso, pois você começa a ter todas as respostas e se sentir representade em relação à isso.

talvez tenha ficado confuso meu comentário, mas eu só quero falar que so sinto orgulho:DDD (parabéns pela resenha, sério, a melhor)

julhez 22/05/2022minha estante
obrigada amiga :,)
concordo com tudo o que você diz, sempre. Te devo tudo o que vc já fez por mim e me ajudou. Só fico muito feliz por nosso orgulho crescer a cada dia < 3

zbll 22/05/2022minha estante
AAAAAAA MANOOO, TO SOFT :)) por nada, fico feliz por você também ter se descoberto e VIVA OS AROACES!! :DD

julhez 22/05/2022minha estante
:D

iamatilda 23/05/2022minha estante
eu fiquei com vontade de ler esse livro lindo de novo :((( foi quando eu me descobri e foi muito importante pra mim AAAA sdds

mcorvere 18/01/2022

sou uma poça de emoções q acredita no amor verdadeiro
então, mais uma vez a alice oseman me fazendo SENTIR e fazendo eu me sentir conectada e representada por essas personagens maravilhosamente humanas. Era umas 6h quando terminei e me deu vontade de VIVER a vida e apreciar as pequenas coisas etc (logo passou pq eu estava desmaiando de sono e a única coisa que me manteve acordada até ali foi meu amor pelas palavras da alice oseman).

- - "sem amor" é cheio de representatividade e discussões sobre aceitação, amadurecimento e SHAKESPEARE e teatro e Moulin Rouge e la la land e toda forma de AMOR. - -

se vc é lgbtqia+ esse livro vai te tocar mais profundamente - a representatividade é ampla e tem enfoque numa personagem aro-ace.

o livro acaba mas os personagens ficam com você, eles são vívidos e icônicos.

nas palavra do Sunil, o Anjo Queer
KauanGama 18/01/2022minha estante
Estou em duvida: é livro ou quadrinho?

mcorvere 18/01/2022minha estante
é um livro!

KauanGama 18/01/2022minha estante
E eu ansioso pensando que fosse quadrinho. Lá se vai meu sonho de ver outra arte como essa da capa...

mcorvere 18/01/2022minha estante
entaao - essa autora tem quadrinhos também e se chama Heartstopper e a arte é nesse estilo (n sei se é o mesmo artista). são vendidos aqui pela editora seguinte.

KauanGama 18/01/2022minha estante
Agora que eu reconheci ele. Todo dia tem alguém lendo ele. Mas parece ser fora do meu interesse ksksks

rachtvss 29/07/2022

inexplicável o quanto esse livro me ajudou, o quanto me identifiquei e nunca vou esquecê-lo.
acho que esse livro é que nem a obra de arte que a ellis disse que iria fazer, que somente pessoas aro ace entenderiam. claro que eu acho que todos devem ler, até pra poder entender o ponto de vista de uma pessoa aro ace e não ter uma visão de errada que nem a rooney no começo, até por falta de informação também.
eu me identificava com cada palavra que a georgia falava, e eu juro, nunca chorei tanto lendo um livro na minha vida inteira.
e a história não é triste, mas acho que foi pelo fato de que eu compartilho os sentimentos e pensamentos da georgia.
sabe aquele tipo de livro que você nunca mais vai ser o mesmo depois de ler? então, no meu caso é sem amor.
alilendonada 29/07/2022minha estante
juro que eu tava vivendo pra ler a tua resenha desse livro

rachtvss 29/07/2022minha estante
que bom, já achei q ia comentar merda

alilendonada 29/07/2022minha estante
mano??

Dudað 07/08/2022minha estante
uau

Isabella658 15/08/2022

Infelizmente, não funcionou pra mim
??Aviso: Antes de explicar essa grande decepção, gostaria de avisar que me identifico como assexual arromantica, assim como a Georgia. Então, por causa disso, muito da minha opinião PESSOAL (ou seja, não é lei, nem a certa ou errada) vai estar nessa resenha.
Além disso, tem muuuitas coisas que não gostei, por isso vai ser meio grande. Então vou dividir em tópicos. SEM SPOILER, confia.

?POR QUE COMPREI O LIVRO:
Primeiro de tudo, a sinopse. Eu, quando descobri esse livro e li a sinopse, tive a sensação de que Sem Amor seria O LIVRO DA MINHA VIDA. Tinha tuuuudo pra ser: uma protagonista aroace que ama romance e fantasia com ele, mas tem problemas com isso na prática. Tá começando na faculdade e vê nisso uma oportunidade pra tentar de novo e fazer algo a respeito sobre não morrer sozinha. Tipo, a história da minha vida. O livro começa bem, vemos ela tendo sua primeira percepção sobre como nunca teve um crush de verdade (acho meio estranho usar a palavra crush, mas ela aparece muito na história kk) e decidida a mudar isso na faculdade.

?A NARRATIVA:
Então começa um arco enorme e com metade dele totalmente desnecessária, ao meu ver, sobre a vida na faculdade. São mais de 200 páginas só nisso, só a Geórgia insistindo em fazer algo que ela claramente odeia enquanto desenrola o evento principal, que é a peça da Sociedade de Shakespeare. Tudo numa enrolação enorme.
E aqui entra minha visão pessoal da coisa, quando parei de me identificar completamente: Georgia totalmente sabe o que tá rolando. Como disse antes, sou exatamente como ela diz ser na sinopse, então passei muito tempo sem entender porque eu amava muito meu amigo, mas quando recebia uma confissão dele, eu rejeitava logo de cara. Afinal, se a gente ama alguém, a gente quer namorar ela, segundo o senso comum. Ou não entendia porque eu era a única da sala que não tava doida pra perder o famoso BV, nem ficava doida pelos meninos nem pelas meninas. Mas sempre entendi pq as pessoas sentem isso, não é difícil, até uma criança sabe e estudando o mínimo de biologia você percebe que a excessão ali é você. Sem falar que, como mulher com um útero produzindo hormônios femininos, todo mês tenho aquele momento de achar que quero muito transar. Mas quando chega na prática, era horrível.
Ou seja: É CONFUSO PRA UM 🤬 #$%!& ESSAS COISAS. Não me admira alguém levar tanto tempo pra descobrir que é assexual. Ainda mais arromanticidade. Só que a Georgia é nem um pouco assim, ela não tem essas dúvidas, ela não tem esses momentos que faz a gente duvidar. A única dúvida dela é que ela quer um romance de fanfic, nada disso envolve pq a ausência de atração física tá ali. Pq ela CLARAMENTE odeia contato físico, até diz ter nojo. O que gerou uma das piores cenas do livro pra mim, ela surtando com uma encenação de teatro que envolvia tocar na mão de outra pessoa. Esses momentos me pareceu meio exagero demais, estereotipado demais, mas entendo que talvez eu esteja sendo meio mente fechada e pode muito bem ter pessoas assim por aí. Minha experiência não é lei e o que entendo hoje com a amplificidade da assexualidade, é como o ser humano diverge muito, ficando difícil de padronizar em poucos rótulos toda experiência no mundo. Mas poxa, querer ser atriz tem que saber encenar algo que você não é, não é como se tivesse que fazer uma cena erótica. E ela o tempo todo tinha pensamentos que deixavam muuuito claro o que ela tava sentindo, por isso não me entra na cabeça a dúvida dela sobre ser hetero ou lésbica. Caramba, só tem essas opções? Sério? Quando você tem uma amiga que é queer, nunca se interessou em saber mais sobre? Nem só pela amiga, mas porque é super claro que tem algo de diferente sobre você. Ela até pesquisa no Google, não é possível que só eu tenha ficado indignada com a demora pra saber que a assexualidade existe. Eu demorei muito, mas porque eu não tinha uma visão clara do que tava acontecendo comigo como a Georgia tinha. Assim que me liguei ?opa, não curto nem homem, nem mulher?, uma pesquisada simples no Google e já tava cheia de informação. Sem falar que hoje em dia a demissexualidade parece até que virou moda, todo mundo diz que se identifica, até quem não. Não é uma informação ultra secreta. E o pior, ela fica essas 200 páginas querendo forçar essas coisas, mas faz nada mesmo, ela ate fica louca e amargurada com isso, achando q uma máquina de lavar com defeito era barulho de gente transando, mas nunca fazia algo a respeito disso. Totalmente diferente da Rooney, que se coloca em situações de autossabotagem real, não só em pensamentos. Tipo, também já pensei essas coisas, mas eu fui lá e paguei pra ver. A Georgia nao, ela sabe claramente que não quer. E isso me irritou muito, ela SABE e ao mesmo tempo diz não saber. Ela NARRA DETALHE POR DETALHE das reações do Jason, aí descobre o motivo e se faz de sonsa. Já que quer fazer o leitor entender o que tá rolando, mas o protagonista não, era melhor ter escrito em 3ª pessoa. Em 1ª pessoa ficou meio confuso assim. E não é por estar em negação, porque depois ela também tem a fase de negação. É só meio confuso mesmo.

?O PORQUÊ DE EU TER IDO ATÉ O FINAL E AS COISAS BOAS DO LIVRO:
Então entra aqui o que me fez terminar o livro, porque a vontade de abandonar era grande, acontecia nada, não tinha uma reflexãozinha, só a Georgia se forçando a querer sexo. Por 200 páginas. Até que começa o drama de Rooney e Pip e mds, como eu queria que o livro fosse só sobre elas. Jason também é um amigo maravilhoso e preciso nem falar do Sunil. Maravilhosos demais, também super leria um livro sobre o Sunil. Só o Jason não me interessou muito. E o única coisa que me incomodou com as duas foi a Pip, uma garota super bem resolvida com a sua sexualidade, informada, frequentadora da Sociedade do Orgulho, ter um crush em outra menina e assumir que ela é hetero por ver ela beijando um cara. Tipo, Bi e Pan, oi? Será que existe? Jkk mas tudo bem, entendo que foi um mecanismo de defesa depois de tantas decepções com crush em hetero. Pip é um anjo por perdoar a Georgia tão rápido, então eu também vou fingir que não vi.

?O SUPER DECEPCIONANTE PLOT (?) DA HISTÓRIA (sem spoiler):
Por falar em perdoar Georgia, se tiver lendo até aqui, lembra que o livro acontecia nada além da Georgia querer se forçar a sexo? Bem, nisso, ela toma as 2 piores decisões que alguém pode tomar. Bebida e dúvida nenhuma justifica, então eu não entendo e nunca vou entender porque pessoas tomam atitudes assim. A única justificativa, pra mim, é ser mau caráter e mega egoísta. Pareceu mais que a autora tava querendo forçar um drama e um acontecimento pra animar a história.

?O QUE EU ESPERAVA DE UM LIVRO SOBRE ASSEXUALIDADE e CONCLUSÃO:
Por fim, sobre a minha decepção. Eu não esperava muita coisa não. Eu só imaginei que seria um livro mais reflexivo e filosófico. Todos os outros arcos foram um bônus que salvaram a leitura pra mim, tava super determinada a gostar do livro de qualquer jeito, então li até o final e ainda bem que teve esses arcos. E olha que eu tava super mente aberta a ter romance e drama nenhum, já que é justamente sobre o oposto disso. Pq se fosse depender da Georgia, teria abandonado. Eu queria que tivesse mais reflexões sobre sonhar em ter um romance e não querer ao mesmo tempo, ser impossível viver nossa maior fantasia. Tô longe de ser uma pessoa bem resolvida com a minha sexualidade pq essas são minhas maiores dúvidas da vida: não querer morrer sozinha e ter uma família, mas também não querer na prática conhecer alguém romanticamente. É tipo querer ganhar na loteria, mas não querer compre o bilhete pra apostar. Os pensamentos sobre falar com os amigos a respeito da assexualidade arromantica também foi algo positivo, porque o medo de se ver invalidada como algo que ?não existe?, a ?internet que inventou? é real. Felizmente tive boas experiências com isso, só uma foi uma dor de cabeça, mas faz parte.
Gostei muito da conclusão sobre as amizades no sentido de ser bonitinho, faz a gente ter mais esperança de achar amigos assim. Porque até agr, na realidade, amigos não substituem uma relação amorosa. Pra mim sim, amo eles tanto quanto, mas nunca vou ser prioridade na vida de alguém ou poder contar 100% com alguém, como seria numa relação amorosa e romântica. Meus amigos vão ter a família deles e vou acabar de lado. Era sobre isso que queria ler, sobre pensamentos assim, reflexões sobre a assexualidade mesmo. Então achei mega superficial e bobo ter sido apenas sobre ?quero transar pq é o que esperam de mim, mds como quero namorar e transar com meu namorado pq nas fanfic é assim, me odeio por não conseguir fazer isso na prática?. É assim que resumo todas as 300 páginas de reflexões da Geogia, com apenas poucas sobre o que realmente importa: ser sozinha e aceitar isso. Ser sem amor, como ela diz, e aprender a viver com isso, aceitar e ser autossuficiente. O que não rola, já que ela acha uma solução diferente pros questionamentos acerca da assexualidade. E me pareceu meio fantasioso demais kk ou eu que sou muito pessimista.

Enfim, é isso, meio um desabafo, mas caso interesse alguém, foi essa minha experiência. Não digo que não recomendo, porque somos diferentes e pode ser que seja uma descoberta maravilhosa pra outras pessoas. Ainda não vi outra pessoa que também não tenha gostado, então é cada um na sua. Como disse antes, não existe certo ou errado em questão de gostos pessoais, toda leitura importa e traz algo novo pra gente ??

Obs.: Curti MUITO os links deixados no final pras pessoas irem atrás de mais informações. Não só em inglês, mas em português também ?
Palavras da Jessie 26/08/2022minha estante
Sou apenas ace, li com uma amiga que é demi e nós duas queríamos atravessar o livro e dar na cara da Georgia. Foi uma personagem que irritou profundamente porque como você disse, ela SABIA, já tinha concluído as peças na cabeça dela e ela foi lá pro Jason (o que eu achei terrível aquela cena), depois com a Rooney, sabendo que a amiga gostava dela???? Não é sobre sexualidade, teve uma pitada de caráter mesmo.

Acontece na vida real? Acontece, mas não ter sido conversado e tratado abertamente essas dores e mágoas, me deixaram triste. Sem mencionar que não pareciam questões mais jovem adulto da faculdade e sim jovens de ensino médio

Isabella658 05/09/2022minha estante
Fico feliz de ter mais pessoas que perceberam esses problemas kkkk assexualidade ainda é um assunto novo pra mim, então tava preocupada de estar falando bobeira
Mas não tem como não ficar triste mesmo, quando é raro protagonistas ace e/ou aro, aí a gente acha (de uma autora bem popular ultimamente) e ela ainda tem um caráter duvidoso ?

Palavras da Jessie 05/09/2022minha estante
Também é algo novo pra mim, mas as atitudes da Georgia não tinham, a meu ver, com a sexualidade dela. Eu me irritei com tantas coisas que nem sei. E aquela declaração no final???? Parecia que a Pipi era um objeto de consolação pra Rooney. Fala sério! Eu esperava muito desse livro, mas achei decepcionante. Só salvou mesmo por causa da representatividade

Isabella658 06/09/2022minha estante
Sim, também acho que seja pela personalidade dela. Eu quero nem lembrar do final, pareceu um delírio coletivo lkkkk não esperava mto, mas tb esperava que fosse minimamente bom

eelis 17/09/2022

alice onseman eu te amo
classificação:+14
gatilhos: ( acearofobia internalizada, aroacefobia verbal, Atitudes ace/arofobicas deliberadas, atitudes acidentalmente ace/arofobicas devido a ignorância/ falta de conhecimento sobre o espectro, referências sobre relações anteriores abusivas e intimidação anterior/bullying!!!!)

nota:5/5??fav

Sem amor é um dos melhores livros q já li esse ano, ele conta a história de descoberta aroace da protagonista Geórgia ( Q É SIMPLESMENTE INCRÍVEL)
Alice conseguiu deixar o livro super fluido e a história é muito boa.
Os personagens são super bem desenvolvidos em quase todos os aspectos, tipo eles tem problemas tb abordados dentro do livro oq não foca sooo na Geórgia mas os pensamentos e o principal da história em si foca nela.
A evolução dos personagens ao longo do livro é incrível de acompanhar, principalmente sobre ver a Geórgia se descobrindo e se aceitando aroace

De vdd esse livro é muito perfeito, me ajudou a me entender como aroace( no caso eu já tinha suspeitas sobre passei 2 meses encalhado nesse livro com minhas dúvidas, passando pela mesma situação que a Geórgiakk) oq foi uma coisa bem difícil, não posso dizer q me aceitei como aroace pq nao aceitei totalmente, mas é mais como se eu soubesse e tratasse isso como uma realidade.
Ver a Geórgia ali se odiando e tentando ser uma coisa que ela não era me deixou muito nervosa pq eu tava me identificando demais.

Eu nunca me identifiquei tanto numa situação q a personagem tava passando. Entao muitíssimo obgd alice, por ter feito um livro tão bom com uma representatividade quase nunca falada ( pelo menos no booktok br) nem nunca comentada em livros.

Isso é tão real, o booktok é obcecado por romance num nível-
não q nn possa querer ter um romance e td mais, porém endeusam TANTO o romance/ hot literalmente, um livro de fantasia geralmente só tem trecho do casal e é isso. Mesmo q nn seja o foco principal, e tá td bem só q esse exagero por romance ( a mídia tb etc) acaba dificultando a aceitação de ser aro/ace, como tem um trecho do livro falando disso:

?Eu estava com raiva de todos os casais por quem eu passava na rua. Todas as pessoas que eu via que passavam de mãos dadas, todos os casais por quem eu passava no corredor, que flertavam na cozinha. Todos os casais que eu via trocando carícias na biblioteca ou na cantina. Todas as vezes que um dos meus autores de que eu gostava postava uma nova fanfic.
Eu estava com raiva do mundo por me fazer odiar quem eu era. Eu estava com raiva de mim mesma por deixar que esses sentimentos arruinassem minha amizade com as melhores pessoas do mundo. Eu estava com raiva de todos os filmes de romance, todas as fanfics, todos os casais perfeitos e idiotas que tinham me feito ansiar por encontrar o romance perfeito. Era por causa disso tudo, sem dúvida nenhuma, que essa nova identidade parecia uma perda, quando, na realidade, deveria ter sido uma linda descoberta.

No fim das contas, o fato de eu estar com raiva disso tudo me fazia ficar com mais raiva porque eu sabia que eu não deveria ficar com raiva nenhuma dessas coisas. Só que estava com raiva, e estou tentando ser sincera ok? Ok.?

Esse trecho é a coisa mas real dentre os aroace, ter mt romance ne um livro ou pouco não tem problema nenhum! Só quis mostrar uma outra realidade que com certeza é RARAMENTE falada em livros.

Uma das melhores coisas que eu gostei nesse livro foi que não focou mt no romance( só tinha o romance dos outros personagens mas não o da protagonista) e ficou mais na amizade em si, oq eu achei bem legal.

A única coisa q faltou nesse livro foi na minha opinião msm se aprofundar um pouco mais sobre os vários tipos de aroace
E q aroaces podem namorar, podem ter relações do tipo queer platônicas tb ( q significa q não é romântica/sexual e não é amizade!)
Pq existem vários aspectos dentro desse espectro, no caso da Geórgia ela é aroace estrita ( que não sente nenhuma atração romântica/sexual)
Mas aroaces estritos tb podem ter relações queer platônicas! Ou não, vai depender de cada um.

E aroaces podem sim namorar, assexual: pouca ou nenhuma atração sexual
arromantico: pouca ou nenhuma atração romântica.
Dentre isso existem

FINALMENTE TERMINOU

eelis 17/09/2022minha estante
@Yasmim.Queiroz SIMM?

cecília 17/09/2022minha estante
AAAA que resenha perfeita!! concordo com o que vc disse sobre o booktok br

eelis 17/09/2022minha estante
@Cecília AAA OBGDD???

juduarts 22/10/2022

apenas leiam!!
esse livro foi realmente um desafio pra mim pq em muitos momentos a leitura ficou bem cansativa e enrolada e eu demorei bastante pra terminar, mas apesar disso esse livro é uma história linda, principalmente, sobre o amor. e o mais legal de tudo é que é em um sentido diferente mas tão forte e intenso quanto qualquer outro. eu me identifiquei de várias formas e esse livro sempre vai ser um ponto de conforto muito grande pra mim!!
thalles.book 22/10/2022minha estante
se tornou cansativo em que sentido? a história não andava?

juduarts 23/10/2022minha estante
sim amg

thalles.book 23/10/2022minha estante
tendi, em rádio silêncio ainda n senti isso

juduarts 23/10/2022minha estante
rádio silêncio é perfeitoooo, o meu favorito

Palavras da Jessie 04/09/2022

Representatividade e só
Quando decidi ler Sem Amor da Alice Oseman, tudo o que eu sabia era que ela era a pessoa por trás de Heartstopper e esse foi o meu primeiro romance dela. Alice possui algo que admiro muito nela que é o fato dela conversar com a minoria, incluir vários gêneros e não limitando-se apenas aos "padrões".
Saber que Georgia seria uma protagonista assexual me fez brilhar os olhos, visto que eu mesma me identifico como tal e a história se passa ali por volta dos dezenove, vinte anos dela, o que é um momento muito bom para se descobrir e se entender. Uma fase repleta de expectativas (muitas vezes colocadas em cima de nós) e muitos desafios pela frente com a chegada da fase adulta.

Em Sem Amor, nós iremos conhecer a Georgia, Jason, Pipi, Rooney e Sunil, pessoas completamente diferentes, mas que funcionam muito bem por amor à Shakespeare e também por suas sexualidades.
O ponto positivo do livro é que Alice teve essa preocupação em explicar o que é ser assexual, arromantico e as diversas situações que essas pessoas vivem e sentem e o melhor: informando que essas pessoas existem.

Outra coisa que gostei bastante foi o fato dos amigos estarem sempre ali com a Georgia, apoiando-a, vibrando e torcendo por ela, embora eu tenha me sentido incomodada um pouco com alguns pontos em relação a isso, mas já chego lá.

Falando primeiramente da narrativa em primeira pessoa, achei um pouco confusa e um tanto quanto repetitiva, girando sempre ao redor de situações que já haviam sido mencionadas e/ou esclarecidas. Em diversos momentos Georgia pensava algo e logo em seguida agia e falava como se não soubesse a respeito daquilo, o que me deixou realmente revirando os olhos pois era como se Alice quisesse que entendêssemos as atitudes futuras da Georgia, porém a personagem não cativa, não emociona e não nos faz entender o que ela sente.

Eles são universitários, porém senti muita falta da rotina deles como estudantes e não apenas focados nas festas, pegações, etc. E por falar em "pegações", algo que me incomodou muito no livro também foi o fato da Georgia usar seus amigos para se testar. Tudo bem, acontece sim, porém a forma como foi feita ficou tão fria, insensível e rasa que me deixou muito decepcionada.

O casal secundário, que seria Pipi e Rooney, foi deixado completamente de escanteio e quando ele aconteceu foi algo que ficou com aquele gosto amargo. Quem ler até o final vai entender. Inclusive, busco sempre pensar que aquela reta final e a declaração que aconteceu em 95% por cento do livro foi um surto coletivo.

Por achar o livro bacana devido à visibilidade de pessoas ace e arromanticas, dei três estrelas, porém esse livro definitivamente estaria longe de ser um dos quais eu poderia dizer: "amei!"

site: https://palavrasdajessie.blogspot.com/2022/09/resenha-sem-amor-alice-oseman.html
Palavras da Jessie 04/09/2022minha estante
P.S: Mencionei casal secundário, mas na verdade há apenas um e mesmo assim teve um desenvolvimento muito raso =/

Lara 07/09/2022minha estante
É necessário/recomendado ler heartstopper antes de ler sem amor?

Palavras da Jessie 11/09/2022minha estante
Não! São obras completamente diferentes. Recomendo Heartstopper demais

Lara 12/09/2022minha estante
Obrigada

danielly. 05/04/2022

sem amor ? alice oseman.
atenção: essa resenha será uma confusão de palavras e sentimentos, não esperem uma linha de raciocínio perfeita, eu só estou cuspindo caracteres na tentativa de expressar o quanto amei esse livro.

nos últimos tempos perdi o costume de resenhar minhas leituras (preciso mudar urgentemente isso), mas, ontem, ao terminar "sem amor", eu senti que eu NECESSITAVA escrever, divagar e falar tudo que essa história representa para mim.

que a alice oseman é a minha autora contemporânea favorita não é segredo para ninguém. sou apaixonada por heartstopper e, acima de tudo, rádio silêncio (frances e aled supremacy) e quero muito ler os outros livros dela, por isso coloquei este na minha meta de 18 livros antes dos 18 anos. comecei a leitura sem grandes expectativas, visto que vários conhecidos meus não gostam tanto desse livro... mas agora eu pergunto PORQUÊ?

com uma escrita fluída e construção da história impecável, alice oseman conseguiu entregar tudo e mais um pouco. eu amo que elu traz representatividade em tudo que se propõe a fazer, de forma natural e responsável, porém eu sinto que, diferente dos outros livros, sem amor tem uma importância muito maior devido às questões e reflexões levantadas.

eu amei todos os personagens, me identifiquei com várias situações apresentadas (alô terapia) e consegui sentir 'tudo'.

outra coisa muito importante (e que tem relação com o livro e nossa realidade): a importância de debates sobre questões de gênero e sexualidade, principalmente na adolescência. isso é TÃO importante, mas infelizmente a gente vive numa sociedade tão conservadora, e essa falta de autoconhecimento nos leva a situações que podem gerar possíveis traumas. enfim, eu podia passar horas falando sobre isso, mas meus neurônios tão torrando aqui.

só leiam.
Bia 05/04/2022minha estante
eu amo tanto esse livro serio

danielly. 05/04/2022minha estante
ele é incrível demais

Ju Cockrane 06/04/2022minha estante
muito ansiosa p terminar meu deus

DianaCarter 02/09/2022

Tudo bem ser aroace????
Mais uma vez a Alice entregou tudo. Eu amei sem amor, confesso que no início estava ainda estagnado, mas conforme lia as coisa foram acontecendo.
A Geórgia, protagonista, é aquela personagem que pode incomodar alguns, por ser quieta e na dela,mas, pra mim...ela é perfeita.
Eu realmente me senti representada pela primeira vez,anotei tantas frases do livro e se eu pudesse agradecer a Alice, escreveria uma carta enorme.
Este livro traz Representatividade diversas,mas fiquei emocionada em ver um livro fala do sobre os aroaces?
Estava lendo na época que estava no processo de aceitar minha sexualidade, e saber que esta tudo bem ser quem é .... poxa, eu choro.
É um livro de descobrimento e processo de autoaceitação também
Além de falar sobre amizades e relacionamentos
E tá tudo bem não ter um romance, se você tem amigos que te amam, está tudo bem.
É isso, amo a Georgia e o quanto sou igual a ela.
Leiam tudo da Alice!!!
Bianca1262 17/09/2023minha estante
Tô com uma vontade de ler esse por causa da representatividade, mas não sei se tem gatilhos ou temas sensíveis.

DianaCarter 19/09/2023minha estante
Não, é bem focado no processo de "descobrir" sobre aroace

Bianca1262 19/09/2023minha estante
Entendi, pensei que poderia ter algum gatilho, então não preciso me preocupar, muito obrigada!??

álex! 01/12/2022

sem amor!
eu não sei se consigo descrever o que esse livro foi pra mim. foi TÃO mais do que só uma leitura, sério.
me ajudou a compreender quem eu sou (e sempre fui) em detalhes que eu não tinha me tocado. me fez olhar pra mim mesmo de uma forma não odiosa quando penso em arromanticidade, e isso significou o mundo pra mim. o jeito que elis e sunil falaram sobre, me deixou tão feliz. esperançoso, de verdade! mas nossa, eu me vi na georgia de uma forma tão profunda-
todas as inseguranças dela são uma construção de quem eu sou agora. mas eu também compreendi que foi um processo muito longo pra ela ter uma percepção diferente. significou o mundo pra mim acompanhar a transição de ela ver como um castigo até rir sobre o assunto. me deu esperanças. e o mais importante, me toquei que o amor é tão maior do que só no sentido romântico.. ele está em todo lugar, e é lindo demais. meu favorito sim!!
Nico 03/12/2022minha estante

Obg gatinha

flavi 18/08/2022minha estante
falou tudooo

zbll 25/05/2022

Está certo, faz décadas que eu li esse livro, mas agora finalmente absorvi tudo o que eu queria sobre esse livro e sinto-me preparada pra falar sobre.

Eu, como uma pessoa Aro-Ace, tenho que dizer: esse livro me fez eu sentir orgulho de mim mesma e de finalmente me aceitar.
Esse livro vai ser um dos mais especiais por toda minha vida. Pode até parecer meio esquisito, mas eu vi minha vida ali. Eu me senti como a Georgia (e ainda me sinto como, é normal e tá tudo bem).

Ser Aro-Ace em uma sociedade onde o romance e sexo são coisas "essenciais", penso eu que vai ser normal sentir sempre aquela insegurança. Pois nascemos e crescemos com esse ideal. Só que esse livro ensina o contrário, que não precisamos nada disso. Que temos outros tipos de amor. Às vezes muito mais proveitosos do que esse.

Alice Oseman teve um grande trabalho: representar uma comunidade muito pouco falada e discriminada.
"É só uma fase", "Você ainda não encontrou a pessoa ideal", "Isso pode ser um distúrbio seu", entre outras coisas; ela teve que arranjar alguma maneira de abordar um assunto tão pesado de uma forma leve e de fácil entendimento. E fez um excelente trabalho. Ela conseguiu representar e tão bem.

A história conta sobre Georgia, uma garota que está a caminho de ser uma universitária, só que tem um porém: durante todo esse tempo da vida dela, ela nunca beijou. Ela se sente incomodada por isso. Por ser uma "regra" imposta pela sociedade. Logo ela percebe que nem aquele cara que ela sempre achou que gostava, na real não sentia nada. Logo também começou a querer forçar um relacionamento, pois ela percebeu que havia algo de "errado".
Nessa parte eu já estava me sentindo muito representada, de uma forma inexplicável. É tão bom você se sentir finalmente representada, vocês não tem noção.
Aí ela começa a perceber que é Aro-Ace e começa uma longa jornada de aceitação.

Essa parte foi uma das mais dolorosas pra mim, pois eu me via ali. Eu entendia o que ela estava passando. Eu pensava igual à ela. Isso tudo era um baque pra mim. Chegava ser estranho me ver ali, me sentia até um pouco exposta. Uma das coisas que mais doeu foi a Georgia tentando descobrir a sexualidade dela. A cada momento mudava e ela ficava mais confusa. Eu me sentia assim, e confesso que ficava bastante frustrada.

Vale reforçar que não é fácil você ser Aro-Ace, ainda mais no Brasil, onde não se fala nada sobre. Praticamente inválidos. Eu, por exemplo, tive que ir em vários sites com traduções suspeitas pra eu entender sobre. É duro ser, pois mesmo pessoas que sabem do que se trata, invalidam das formas mais inusitadas, e isso é ruim, você se sente mal.

Eu só quero agradecer à Oseman, se não fosse por ela, eu ainda não teria me aceitado. Agora também eu me sinto orgulhosa, pois conheço 2 pessoas que também são e isso me deixa muito feliz que eu não estou sozinha nessa, eles me entendem, e isso é muito bom.

Agora, uma das frases mais marcantes que me lembra muito quando eu me descobri:

"Eu me esforçaria mais.
Eu queria um amor para sempre.
Eu não queria ficar sem amor."

Tem outras maravilhosas, mas essa é uma das que eu mais penso sobre.

Leiam, sério, vocês precisam ler.

Adios! :D
julhez 25/05/2022minha estante
Nossa amg, concordo com tudo oq vc disse. Não é mesmo fácil ser aro-ace, e é doloroso ser invalidado com umas perguntas bestas do tipo "você só pode estar brincando, alguém realmente pode não sentir atração?", " você realmente não sente atração ou só está fingindo?" e não é bem assim, as pessoas deveriam tentar entender melhor nosso lado, afinal elas não sabem que foi ou ainda pode estar sendo doloroso passar por isso, porque como você disse, isso querendo ou não é um baque quando descoberto.
Só queria dizer que sua resenha está maravilhosa, tudo o que é preciso está relatado aí, e eu sei que o que você escreveu foi de coração :)
A melhor, sério mesmo.

zbll 25/05/2022minha estante
obrigada!! :D
ainda teremos um grande trabalho árduo pra conseguirmos visibilidade na sociedade, mas uma hora chegamos lá!! :D

julhez 25/05/2022minha estante
com crtz!! :)