O Segredo do Oceano

O Segredo do Oceano Natasha Bowen
Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Jaaqx 05/01/2023

O livro é incrível! Achei muito curtinho e com muitas coisas que ainda poderiam ser exploradas a respeito da mitologia que é retratada de uma maneira tão rica, mas de modo geral gostei bastante .

Fran NM 20/12/2022

Uma história rica de cultura, lendas, mitos e etc... o livro me proporcionou uma aventura e tanto com lutas e orixás e enigmas.
Recomendo.

@Umpouquinhodemim 29/11/2022

Meu primeiro contato com a escritora, gostei da leitura, algumas partes me incomodaram, ela descreveu bem a cultura africana com uma riqueza de detalhes, cheio de emoções e aventuras e que venha o segundo livro

Babs 18/11/2022

Fantasia com divindades Africanas e amor proibido
A coisa que mais te prende nesse livro é a forma como a autora inclui os Orixás na história de uma forma fácil para quem não conhece muito de suas histórias. Eu pessoalmente por não conhecer nada sobre eles fiquei presa e fascinada na história pra entender mais da cultura que a autora nos entregou. Essa foi o detalhe favorito do livro pra mim.

A protagonista Simidele é forte, uma Mami Wata que salvou um humano ao invés de coletar sua alma, e na busca por redenção e uma forma de se comunicar com o Deus Supremo, ela se alia ao humano, Kola, que salvou para conseguir o perdão divino.

Ao longo da história descobrimos que tem mais acontecendo do que esse simples ato da Simi, os deuses estão em conflito uns com os outros, Exú como o centro de tudo e o segredo sobre a familia de Kola se torna o ponto principal do problema.

Gostaria que o final tivesse me dado mais explicações, me mostrado mais. Eles resolvem tudo, descobrimos as injustiças que aconteceram por culpa de Exú, tivemos perdas, desaparecimentos e acordos que foram feitos no desespero. No final, por mais que a história tenha fechado seu ciclo, ficaram coisas em aberto sem respostas.

Fora esse final, o livro inteiro foi uma jornada de redescoberta de Simi, um pequeno florescer de um amor fadado ao fracasso e a profundidade e o peso que a história africana nesse livro nos passou. Simplesmente impossível parar de ler até ler cada palavra.

Daiana Pontes 10/10/2022

Esse livro trouxe uma imensidão de conhecimento, aborda cultura, religião continente africano e mitologia.

Para proteger as outras Mami Wata, Simi precisa embarcar em uma jornada para apelar ao Deus Supremo. Mas as probabilidades não estão ao seu lado. O garoto resgatado sabe mais do que deveria, e há alguma coisa seguindo Semi bem de perto ? um ser que adoraria vê-la falhar. O perigo está à espreita em cada curva, enquanto mais Simi se aproxima de seu objetivo, mais tem que enfrentar deuses vingativos, terras traiçoeiras e criaturas lendárias. Se não fizer isso, arriscará não só o destino de todas as Mami Wata, mas também o mundo como ela conhece.

-Uma história facinante que traz uma mistura mito e ficção.
-Inspiração na mitologia africana, com um toque de A Pequena Sereia com representatividade negra.
- Temos muita representatividade com Mami Wata (Mãe d' Água) e Iemanjá.
- A autora fala a importância do conhecimento sobre fadas senegalesas, deuses negros, deusas, sereias e outras criaturas. E afirma que a história dos negros não começou com a escravidão.
- Existe sim romance, porém em segundo plano.
- Me fez olhar para a Unbanda e o Candomblé com outros olhos, pude conhecer mais sobre essa cultura, religião e me trouxe uma curiosidade para aprofundar os conhecimentos.

É um livro rico em conhecimento e história, recomendo muito pra quem quer sair da zona de conforto e de aprofundar em uma obra diferente e instigante.

Carol 01/10/2022

3/10
Tem uma ideia legal, mas um potencial não aproveitado.

A escrita é muito difícil e maçante, as coisas levam mais de 3/4 do livro pra realmente começaram a acontecer e, depois de tudo, o livro ainda termina sem final.

Enfim... terminei porque comprei, e nao gosto de abandonar livros. Se soubesse, nao teria nem começado

Anna 28/09/2022

QUERO O 2 PRA HOJE!
Santa Iemanjá!! Esse livro mergulha na cultura dos orixás e no tempo de escravidão no continente africano, pela perspectiva deles com muita magia é aventura.Nossa protagonista e uma Mami Wata(mãe d'água/ uma sereia em algumas culturas) que contra a ordem da sua orixá (Deusa) salva um humano em vez de recolher sua alma no mar então precisa partir em uma jornada para consertar o problema que isso acarretará para todos.Ao decorrer do livro o romance entre nossa Simidele é o Kola (o humano) se torna cada vez mais forte ,mas ela pertence ao mar ; então o que poderia acontecer?

Alex 08/09/2022

Finalmente!
Depois de quase 20 dias sem conseguir ler por trabalho, peguei o livro hj e terminei de uma vez só. Achei a história muito boa, me fez olhar para a umbanda e o candomblé com outros olhos, me encheu de curiosidade e amor pela história. Eu super recomendo.

regianeberbeki 25/08/2022

Maravilhoso
Perfeito, leitura fluida, enredo sensacional,
Adorei viajar no mundo de semidele uma sereia africana, fala muito da cultura e religião do continente africano. Recomendo. Com certeza o meu favorito de mitologia.

Kally8 22/08/2022

Maravilhoso
Eu tô chocada com o finalzinho do livro, a autora entregou simplesmente tudo. É uma história maravilhosa, tem bastante da cultura e mitologias africanas, o romance fica em segundo plano, mas ainda assim o livro é simplesmente perfeito. O plot é muito bom, eu amei.

naiarafernands 11/08/2022

Esse livro é sobre o Candomblé
Eu achei incrível como toda a mitologia descrita aqui é feita no ponto de vista das crenças africanas e como o foco principal do plot era basicamente as mudanças que essas crenças precisaram sofrer para sobreviver após o início da escravidão. O material da história é muito rico em orixás e costumes que eu honestamente desconhecia e agora estou fascinada por aprender mais sobre. A história em si parece um pouco pequena sereia, e é boa, mas o final parece ser um pouco apressado e desconexo com o resto da história.

@bonecaliteraria 09/08/2022

Uma leitura diferente das que estou acostumada, tem muitos seres diferentes que não é muito meu estilo, mas acredito que algumas pessoas gostem.