O Segredo do Oceano

O Segredo do Oceano Natasha Bowen
Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Lis 09/05/2022

O livro em si é ótimo, a mitologia africana muito bem escrita, porém é um pouco enrolada e a autora acaba descrevendo muitas coisas desnecessárias (minha opinião). Do meio para o fim que fica muito mais interessante e prende a gente que está lendo. Recomendo que leiam sim, mas que tenham paciência também.

Jenny 02/05/2022

"- estamos destruindo todas as embarcações que carregam escravizados que encontramos.
- não vamos ficar parados olhando. Não vamos ignorar as súplicas de nosso povo - Xango acrescenta, sua voz estrondosa ..."

Rosita Lima 29/04/2022

Uma fantasia para iniciantes, mas vale a pena
Em "O segredo do oceano" temos Simidele, uma Mami Wata , serve a Iemanjá recolhendo as almas dos humanos que morrem no mar. Entretanto, um dia que está apenas executando sua função, percebe que um homem ainda está vivo. Sendo assim, ela decide salvá-lo.
Somente depois desse ato, ela descobre que desrespeitou um decreto antigo e que está colocando as outras Mami Wata e seu mundo em risco. Dessa forma, ela acaba se vendo ligada ao rapaz, tendo que lhe ajudar numa determinada missão e também buscar o perdão do Deus Supremo.
Em geral, “O segredo do oceano” é um livro com altos e baixos já que para leitores experientes em fantasia ele pode aparentar ser bem simples. Mas mesmo assim indico a leitura. Porque a autora apresentou a cultura africana de uma forma que nos deixa instigados a querer estudar sobre aqueles santos e criaturas mitológicas africanas. Isso é o mais valioso da leitura!
Recomendo que leiam essa história pois ela nos mostra como é importante valorizarmos essa cultura além de ser um bom entretenimento. Caso queira saber mais sobre este livro (SEM SPOILERS), você pode conferir a RESENHA COMPLETA no blog pelo link abaixo.

site: https://www.rositalima.com/2022/04/resenha-o-segredo-do-oceano-natasha.html

jp_sasa 17/07/2022minha estante
concordo

So.bre.vi.ler 17/04/2022

Se fosse sobre os gregos ...
Nada mais do que uma versão de romance misturado com religiosidade africana. Simi recebe uma honra vinda de Iemanjá, porém as nuances referentes aos sentimentos e ambições das deidades faz com que as decisões da personagem a jogue em algumas aventuras
Se essa obra fosse sobre a mitologia grega e trouxesse as divindades que não sofrem preconceito ou já são do ideário de aventuras comum das pessoas, creio que muitos mais a procurariam.
A obra é bem construída e tem muitos plot Twists, o final foge dos clichês, que muitas vezes aparece no enredo. Indico a leitura, principalmente se o leitor não tiver preconceitos.

Harmônica 16/04/2022

Esse livro é simplesmente incrível, no começo achei que ia ser uma coisa, um pouco antes de chegar no meio achei que ia ser outra ai do meio pro final foi outra coisa completamente diferente
A Autora escreve superrr bem, a história é maravilhosa, os personagens são um amor, e o mais importante, me ensinou muito sobre a cultura africana e me fez perceber o tanto que o racismo tem raízes muito mais profundas.
Eu sou uma mulher branca da classe média, então constantemente estou na busca de me conscientizar sobre a causa negra e esse livro me fez perceber o tão pouco que a gente aprende sobre essa parte da nossa origem nas escolas, o livro me fez lembrar muito de percy jarkson e como pra mim ler aqueles livros foi fácil, porque eu ja sabia muito sobre a metodologia grega por causa da escola e enquanto no Segredo do Oceano eu tive que pesquisar quase tudo das referências que a autora dava. E foi nesse momento que eu percebi o quão pouco a gente aprende sobre a história da África na escola, como a gente passa anos estudando cada minúcia da história da Europa e quão pouco eu sei sobre a história e a cultura da África.

Resumindo, amei cada parte desse livro, recomendo para qualquer pessoa e não tenho nenhum ponto negativo para esse livro.

Beca 12/04/2022

Preciso de uma continuação dessa história que me arrebatou! Muito bem escrita e com tantos detalhes que muitas vezes me senti ali, ao lado de Simidele.

Minha única "tristeza" é que Exú foi posto no papel de vilão e isso é um coisa que me lembra muito a concepção ocidental da dicotomia entre o bem e o mal - que é extremamente prejudicial.

Para entender Exu precisamos entender que nós somos Exu!

Exu é potência. A potência deve servir a um propósito e todo propósito traz consequências positivas e negativas, sempre! Nunca só positiva e nunca só negativa.

Enfim, recomendadíssimo! Uma pessoa que não é adepta a religião afrobrasileira ou que não a conhece pode acompanhar o livro também, só que com um pouco mais de dificuldade.

Há detalhes que só quem é de axé percebe! ?

Maisa @porqueleio 11/04/2022

Resenha / O Segredo do Oceano /@porqueleio
Simidele é uma Mami Wata, uma humana que, em seu último suspiro, foi abençoada por Iemanjá e agora é uma sereia, encarregada de coletar as almas dos que caíram ao mar, para que seu caminho até Olodumarê seja abençoado.

Em sua busca por almas perdidas, acaba encontrando um garoto ainda vivo, e não se sente confortável em deixá-lo morrer, salvando-o de se afogar. Quando Iemanjá descobre, fica arrasada, já que Simidele desobedeceu a um antigo decreto, e deverá sair em busca do perdão de Olodumarê. Para isso, se junta ao garoto – Kola, e parte em busca de Exu, o mensageiro, para pedir perdão. Ela só não sabia que Exu tem outros planos...

Fui conquistada pela capa – uma das mais bonitas que já vi, e pela representatividade, já que temos sereias pretas, além de toda a cultura e mitologia africanas. Logo na introdução, a autora destaca que sua estória se passa no século XV, tendo como plano de fundo o sequestro e consequente escravidão dos povos africanos – muitas almas coletadas por Simidele caem de navios negreiros. É doloroso revisitar esse momento da história, mas foi importante.

Como eu queria ter amado esse livro... a mitologia realmente é fantástica, mas a autora pecou no desenvolvimento. Em muitos momentos, foi tão arrastado que atrapalhou muito avançar no livro. Tudo isso para trazer um final frenético, quando parece que tudo acontece ao mesmo tempo.

Apesar de alguns clichês, achei o final inesperado, abrindo boas perspectivas para o segundo livro – acredito que seja uma duologia. Enfim, amei a descrição dos orixás, as lutas, a mitologia iorubá, e espero que o segundo livro encerre com chave de ouro a estória da Simidele.

⚠️ Gatilhos/Aviso de Conteúdo: Escr4vidão, Violência, Abus0 físico, Tortur4, suicíd1o

site: https://www.instagram.com/p/CcOmUMwrhdV/

najú 11/04/2022

esse livro é perfeito e quem discorda de mim está fora de si
é indescritível a experiência de finalmente ler um livro de fantasia com protagonismo negro, mas essa obra me toca para bem além da personagem incrível que é a simi. todos os elementos da cultura africana presentes no enredo proporcionam que tenhamos um contato íntimo a nossa ancestralidade roubada. o deus supremo, os orixás e as mami wata são representados de um jeitinho muito mágico. eu amei o enredo, o desfecho, os personagens, o conteúdo histórico importantíssimo, a apresentação da religiosidade africana e até as migalhas de romance. é um novo favorito que vou guardar no coração, reler várias vezes e recomendar para todo mundo. ?

Kira 09/04/2022

Tudo o que sempre quis ler
Ler isso livro foi me ver como a eu de uns cinco anos atrás que estava começando a ler de verdade, nada de gibis ou livros juvenis, mas embarcando nos romances YA e nas fantasias. Aquela menina do passado havia ficado muito triste e curiosa por não ver tanto protagonismos negro.

Esse livro me fez ficar muito feliz, porque além de ter protagonista negra ele também trasz mitologia africana e ambientação na escravidão, sem resumir os negros nisso, mas indo além, focando nas tribos e nas criaturas mágicas dessa mitologia que eu não conhecia tanto. Além da religião iorubá.

As cenas em que os orixas aparecem e há lutas, ação, são as melhores.

Porém, a protagonista é meio chatinha, o que pesa um pouco já que é narrado em primeira pessoa, em compensação os personagens secundários não prometeram nada e entregaram tudo.

O casal tbm ficou meio forçado, eles não eram um casal em sim, mas ficava todo mundo dizendo que eles se gostavam e eu não senti isso, como amigos eles funcionam perfeitamente bem, como algo além disso não, não foi tão desenvolvido assim esse romance o que com certeza não fez falta, a aventura da história rouba todo o cenário.

M. Araújo 09/04/2022

Uma das melhores fantasias e só minha opinião importa
Bom, a primeira coisa que me emocionou nesse livro foi a narrativa impecável, talvez eu tenha sido influenciada pela afeição que sempre nutri por Ariel, mas o que mais me tocou foi vê-la na pele de uma garota preta e maravilhosa como a Simi. Gostei da maneira mágica e tocante que as crenças africanas são abordadas nesse livro, de como os relacionamentos se desenvolvem e como fui condicionada a me apaixonar por cada um dos personagens.
A coisa mais dificil pra mim nesse livro foi o tema da escravidão, aqui a autora explora o tema do rapto dos povos africanos e o inferno vivido por eles nos navios. Escravidão é um tema que mexe muito comigo, a ideia de ser forçado a deixar de ser humano para simplismente servir é algo que me dói muito, geralmente não leio sobre isso. Mas aqui Natasha tem uma sensibilidade especial, uma mão mestra pra te fazer sofrer e te envolver na mesma medida.
Enfim, acho que já deu pra perceber que eu AMEI esse livro, kkkkkk. É uma história que merecia muito mais do que teve e vem tendo, livros com personagens de minoria tem que deixar de ser uma “leitura obrigatória”, esse livro fez mais por mim do que muito livro “hypado” por aí. A Simi, o Kola, o Bem e todos os outros personagens vão permanecer em meu coração por muito tempo.
Um dos meus personagens favoritos aqui foi o Olocum, representado de uma maneira fantástica e potente, com a forma e presença que ele merecia. E olhe só o drama, mas depois do – MARAVILHOSO, LINDO E CHEIROSO zueira, kkkkkk – do Olocum eu amei demais o Kola, mas nenhum deles supera a Simidele porque como diria Barbie: “é a rainha das ondas a-a-a, e sua coroa ninguém ousa tirar!”. Eu amei demais aquele final, eu amei a mão certeira da Natasha pra matar e salvar quem precisa, pra fazer a pior escolha ao invés de seguir as marés – kkkkk – e tentar só agradar e ser fofa ao invés de fazer sentido e escrever de verdade.
Vou parar por aqui, juro que tentei ser breve, mas não dá pra conter tudo que tá no meu coração :) Espero que vocês leiam, mas não pra dizer “li um livro com mitologia africana”, mas sim pra dizer “li um livro de fantasia com uma personagem que é PRETA e é FOD4 e foi TUDOOOO na minha vida”!

PS. Um minuto para admiração dessa capa.

Arnurb0 08/04/2022

Me senti acolhida e com fome por mais
Não sei explicar a sensação que fiquei no processor de ler esse livro, foi realmente como se eu estivesse sendo abraçada e por isso se tornou um favorito mesmo eu não gostando tanto assim do final. A protagonista me cativou nas primeiras páginas e a forma como a autora conduziu a história me deixou muito animada - fiquei um pouco triste ao ver que ela não têm mais nenhum livro publicado - principalmente com os elementos da cultura africana, fiquei fascinada com tudo, posso dizer que até com fome por mais, minha tristeza com aquele final mesmo que compreensivo me fez murchar, kkkkk queria um final de felizes para sempre, mas isso não tira nenhum dos méritos dessa maravilha e as sensações que tive ao lê-la.
Super recomendo e espero que a autora lance mais algum livro, talvez uma continuação pra eu não me sentir tão órfão.

Thais645 29/03/2022

Excelente e rico em história/mitologia africana
Adorei esse livro! Aprendi tanto sobre mitologia e história africana, com tantas interseções com o que vemos na cultura afrobrasileira, especialmente nas religiões. A leitura é cativante e envolvente, com a história valorizando diferentes aspectos do "padrão" das histórias. Super recomendo.

Rusinha 25/03/2022

Uma história com algumas coisas bem clichês, mas que tem sua originalidade ao trazer o universo dos Orixás. Para quem gosta da mitologia Iorubá é bem legal poder conhecer um pouco mais desses mitos num formato que envolve elementos históricos e ficcionais.