O Segredo do Oceano

O Segredo do Oceano Natasha Bowen
Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

beatrizdemarq 07/08/2022

Achei esse livro muito legal, uma história interessante e intrigante, que me trouxe conhecimentos sobre culturas diferentes que é algo que eu aprecio fortemente na leitura. Mas que não me prendeu do início ao fim, demorou um pouco pra pegar o ritmo, mas tudo bem, fantasia normalmente é assim. Gostei dos personagens, cenário, só que eu esperava algo mais sereia mesmo, apesar da capa o livro se passa mais em terra do que no próprio mar.
Algo que devo com certeza aclamar é o plot que acontece quase que pro final do livro, juro que não esperava, muito bom.
Fiquei triste com o final, sdd de quando os livros acabavam com ?e eles foram felizes para sempre?.

VitAria 04/08/2022

Eu simplesmente amei esse livro, a ideia que a autora apresenta e os assuntos que são tratados e o jeito que ele aborda a cultura africana é muito incrível e bem feito. No entanto, tem alguns pontos que eu acho que poderiam ser melhores se fossem apresentados mais rapidamente (embora não saiba se mudarei de opinião ao ler o segundo livro). Tirando isso, a escrita é incrível e eu particularmente achei bem emocionante. Realmente muito bom.

Nicole492 31/07/2022

Se tornou um favorito
Ai que livro lindo, eu me emocionei mto e ele realmente poe a gente pra pensar em mtas das falas dos personagens, achei de uma delicadeza impar da autora ao tratar dos assuntos que o livro aborda sem parecer forçado e que traz a realidade de como foi sem romantizar nada.
Adorei a representançao dos orixas e de como elea atuam na vida e nas crenças dos povos africanos e de como essas historias vieram pra nos junto com os negros dentro dos navios.
É triste, lindo e, ao meu ver, necessário, eu amei, 5 estrelas.

Gih 28/07/2022

Podia ser melhor
Esse livro tem muitos pontos a serem tocados.

A protagonista Simi é muito forte, e durante a leitura vemos suas dúvidas, medos e crenças evoluírem cada vez mais, sua devoção a orixá é linda e de vdd gostei de mais dela.

O romance desse livro é construído aos poucos, vemos a evolução e a química de milhões desse casal.

Eu achei a forma que a autora abordou e explicou a religião, mitos e crenças muito boa, sendo sincera não conheço quase nada das religiões africanas, mas mesmo assim entendi bem tudo que a autora quis passar.

Achei meio assim pois ao longo do livro temos vários termos e frases sem tradução na língua nativa deles, então ou você lê com o tradutor do lado ou interpreta só por cima msm oq tá sendo falado.

O FINAL É PÉSSIMO, EU ODIEI E SURTEI!!!! N vou dar spoiler mas pelo amor que coisa horrível, isso n podia acontecer, ERA PRA SER DIFERENTE MEUUUUU

Franciele.Nicoli 26/07/2022

Todo mundo precisa ler!
Uma fantasia com mitologia africana unida a fatos do passado muitas vezes negligenciados. Fique imerso no romance, nos momentos de ação e na magia, enquanto aprende mais sobre outras culturas.
Simplesmente perfeita! Finalmente uma fantasia gringa 5 estrelas e favoritada depois de tanto tempo ?
Aguardo ansiosa pela continuação!

moony 25/07/2022

um livro otimo para conhecer um pouco da mitologia africana
É uma odisseia muito interessante, rica na cultura africana, na mitologia e na religião. A autora se esforçou para entregar um livro com representatividade e conseguiu. Mostrando a luta de homens e mulheres tirados a força de suas terras, e de como seus deuses lutaram de algum modo para que seu povo não ficasse só e tivesse sua justiça. Senti falta do desenvolvimento dos personagens e da ação proposta do livro.

Os personagens não são carismáticos em alguns aspectos, fazendo que eu não me apegasse a nenhum deles. Simi, é uma mama watta e ao decorrer da trajetória podemos ver um conflito entre o presente e o passado dela. Me fazendo duvidar muitas vezes, se ela iria consertar os problemas que ela mesmo provocou.

Sobre o romance, ele é bem escasso. Mesmo havendo química, sinto que Kola e Simi não serão um casal no segundo livro, já que no final ela se entrega ao destino dela.

O livro teus seus pontos fortes, mas ele é fraco. Recomendo para aqueles que sente falta de livros com representatividade preta e sobre a cultura africana.

Giu 22/07/2022

O segredo do oceano
É um livro muito bom, a mistura de pequena sereia e contos africanos, eu amei, tem representatividade, e alguns gatilhos como morte, suicídio e se passa na época de escravidão.Eu amei a escrita da autora, e os personagens tbm principalmente a simidele e o kola, o início foi meio difícil de entende mais depois de uns 5 Cap da pra entende. LEIAM!!!!!@

M00nL1ght 22/07/2022

Bem mediano
Terminei o livro e devo dizer que a história foi bem monótona e chatinha.
O romance que teve foi super mal desenvolvido e sem sal, o desenvolvimento dos personagens achei super vazios, tudo no livro pareceu meio vazio.
Achei super legal a base a história em si, mas a execução achei mal feita, a escrita foi boa e o tempo em que aconteceu as coisas foram satisfeitorios mas como foi feio foi bem meh.
As mortes também foram sem propósito e o que aconteceu com o resto dos personagens foi jogado pro lado.
Não recomendo.

Gio 19/07/2022

Imersão
Um livro que, além de mostrar o que os escravos passaram durante sua estadia no navio negreiro, te ensina sobre a cultura iorubá que é representada atualmente pela Umbanda e pelo Candomblé no Brasil. Acompanhado de um enredo nostálgico, onde a protagonista, Simidele, vai atrás de seu objetivo junto com Kola, seu amor proibido.

jp_sasa 17/07/2022

Sobre religião e folclore africano!!!
Eu comprei porque achei que era sobre fantasia de sereias, mas não tem nada haver, é sobre região (Candomblé).
Me arrependi de ter comprado esse livro, talvez porque minhas expectativas não foram alcançadas ou talvez seja porque a escrita desse livro é angustiante e um puro tédio do começo ao fim, achei a história muito chata e o final é pobre, sem nenhuma explicação do que acontece com os outros personagens, parece que tudo foi um surto da protagonista e nada aconteceu de verdade, sinceramente não recomendo pra ninguém.

0,5? de dó e pq não dá pra dar 0

Vanessa 03/07/2022

Cultural e místico
Não me lembro de ter aprendido tanto sobre os orixás, suas tramas e histórias em uma leitura recreativa. A história é narrada no século XV, início do sequestro da população africana para escravidão pelas mãos dos portugueses. Foi a primeira vez que li sob o olhar de quem foi arrastado a força de sua terra para a morte.

Isso já me prendeu. Daí pra começar a devorar o livro com vontade de saber como os orixás se manifestavam para seu povo, quais suas responsabilidades e quais suas personalidades foi só o passar de folhas ligeiro (sempre que dava tempo!).

Outra coisa que amo é o uso do Iorubá na escrita, já desperta a vontade de aprender o idioma (esse é o terceiro livro que leio e inclui o Iorubá). Torna mais real cada imagem criada com delicadeza e transforma nossa visão numa recordação.

Algumas cenas são tão fortes que escrevendo agora, continuo lembrando sempre.

Pra quem gosta de magia, cultura e romance, é uma leitura maravilhosa e fácil de seguir. E só por se tratar toda e completamente sobre a história do início do sequestro do povo africano para a escravidão e de Orixás que se envolveram nessa trama de amor, dor, auxílio, amizade, coragem, fidelidade, respeito e confiança, já ganhou meu bem-querer!

Recomendo.

Michele 30/06/2022

Fofo
Me lembrou muito Percy Jackson, mas foi gostosinho de ler, rápido pq a leitura flui, só não gostei pq acabou muito abruptamente, não sei o que aconteceu com as crianças, com os personagens que ficaram pelo caminho.

Andressa.Moura 21/06/2022

Não gostei muito. Achei bem cansativo. Também não gostei do final. A única coisa que valeu a pena foi conhecer sobre a mitologia africana.

Giovanna1388 28/05/2022

Amei tudo menos o final
A história é envolvente, fala de um período histórico importante e pouco resaltado, e melhor mostra na visão de quem a realmente viveu!!! É incrível descobrir como funciona a mitologia africana e os orixas!!! Mas sério que o casal não poderia ficar junto??? E o que acontece com os outros???? E agora????