Lessons in Chemistry

Lessons in Chemistry Bonnie Garmus

Resenhas - Lessons in Chemistry

jiangslore 30/03/2024

[4/5]
Ao ler "Lessons in Chemistry", considerei o livro muito mais "individual" do que esperava que ele fosse. Na minha opinião, imaginar uma história que acompanha uma mulher que sofre com o machismo de sua sociedade - em especial com aquele de seu local de trabalho - e acaba virando um ícone que inspira outras mulheres a fazer uma "revolução" significaria imaginar um livro muito mais consciente e aprofundado sobre questões coletivas do que este livro é. Eu não diria que é um livro sobre mulheres em STEM, sobre criar uma revolução com um programa de TV, sobre praticar esportes ou sobre se apaixonar e construir uma família - é sobre Elizabeth Zott, uma mulher que fez todas essas coisas.

Acredito que apontar isso é importante não necessariamente para criticar o livro (até porque a proposta dele foi muito bem executada), mas para entender o modo de abordagem e desenvolvimento de diversas coisas nele - desde a troca de perspectivas para diferentes personagens que, de uma forma ou de outra, possuem alguma relevância na vida de Elizabeth, até à conclusão (um pouco morna demais) do enredo. Claro, questões coletivas são mencionadas em alguns pontos do livro, mas Elizabeth e sua história de vidam que são as forças que realmente movem a história.

Nesse contexto, penso que o desenvolvimento de Elizabeth definitivamente foi um ponto positivo em "Lessons in Chemistry". Acho que alguns leitores considerá-la uma personagem anacrônica, mas eu não penso assim. Claro, ela tem uma visão crítica da sociedade em que está inserida, mas também é possível perceber facilmente que ela é um produto do mundo em que vive - dito de outro modo, é claro que Elizabeth possui uma natureza questionadora, mas seus questionamentos com certeza são derivados de seu contexto. Por isso, tirando algumas cenas que considerei "motivacionais" de um modo superficial demais, Elizabeth foi uma personagem que me agradou muito. Ela é extremamente coerente por todo o decorrer da história, e, embora ela possua mais qualidades do que uma pessoa considerada "na média", ela tinha defeitos que foram bem desenvolvidos e formaram uma parte importante do enredo.

Além disso, os personagens secundários também são ótimos. Apesar de não serem o foco da história como um todo, cada um deles teve um momento para que o leitor tivesse acesso à sua perspectiva e suas características. Acredito que muitos deles foram a verdadeira fonte de alegria de "Lessons in Chemistry". Há uma felicidade tão genuína em diversas partes do enredo, e, sinceramente, penso que não teria sido assim se Elizabeth não tivesse encontrado alguns seres (humanos ou não) incríveis durante sua vida. Para mim, isso fez com que o livro tivesse uma lição muito interessante (e inesperada): sim, realmente, não é nossa imaginação - a maioria das pessoas não é lá essas coisas. Mas também há indivíduos incríveis no mundo, e não é impossível encontrá-los. Por fim, o fato de a construção de uma família improvável em torno da protagonista ser um ponto tão importante do enredo é mais um indício que indica que seu foco é a história de vida de uma mulher específica.

O enredo, em geral, também foi muito divertido. Não achei o livro lento, apesar de demorar muito para que o programa de TV - que penso ser o carro-chefe da divulgação do livro - tornar-se uma parte importante da história. Eu achei a vida de Elizabeth muito interessante, e o estilo fluido e dinâmico de escrita contribuiu demais para que eu ficasse entretida por boa parte do livro. No entanto, o clímax e o final, na minha opinião, não trouxeram uma sensação de "clímax e final" - comparados ao resto do livro, foram bem menos dinâmicos e interessantes. Acredito que as escolhas da autora foram coerentes - realmente, para a vida de Elizabeth, fazia sentido que o livro terminasse ali, com a resolução de questões que foram muito importantes para ela. Mas, talvez por terem sido um pouco convenientes, essas soluções não foram tão satisfatórias assim.

Algo que pensei muito enquanto lia é sobre como é fácil atribuir ideias às coisas - e ter essa noção é importante, porque é isso que fazem com gênero. Por isso, foi muito interessante ver algo que é considerado feminino ser vinculado a uma atividade científica. Mas também achei fundamental perceber essa vinculação de ideias à coisas porque, no final das contas, foi uma vinculação dessa natureza que formou minha opinião final sobre a obra (Elizabeth diria que esse é o problema da ficção, mas eu discordo). Isso porque, do mesmo modo que "Supper at Six" é um programa de TV para a "average Jane" (sim, Elizabeth traz um ponto importantíssimo de que não há nada mediano sobre donas de casa, mas vamos considerar o marketing do programa por uns instantes), "Lessons in Chemistry" também é um livro para a "average Jane", em termos de conhecimento sobre questões sociais (e, principalmente, questões de gênero)

Claro, essa característica traz consequências positivas e negativas. Histórias com um escopo mais amplo, que funcionam como "portas de entrada" para questões sociais têm seu valor - principalmente quando são bem desenvolvidas e divertidas -, mas se você já passou um pouco da porta, temo que há alguns pontos que são são superficiais demais. Além disso, dá para perceber uma visão branca e liberal do feminismo no livro. Dentro do contexto, essa perspectiva funciona, e é mais um indício de que Elizabeth pode ter uma visão crítica, mas não é uma personagem irreal ou anacrônica. Mas que para nós, leitores do século XXI, não deixa de ser uma visão batida e limitada. Não penso que dá para dizer que o livro é “ruim” em razão disso, porque ele ainda possui muitas virtudes, em especial pela forma divertida e dinâmica que é contado.

Em suma, gostei do livro. Se ele for pensado simplesmente como a história de vida de alguém, definitivamente é uma história proveitosa, divertida, e, apesar de todas as dificuldades, cheia de alegria e esperança. Elizabeth é uma personagem que realmente me conquistou, e acho impossível pensar nela - e em todas as pessoas (e cachorro) que a acompanham - sem uma pontada de carinho. Por isso, mesmo diante dos pontos que considerei negativos, recomendo a leitura.

Beatriz 29/02/2024

Demorei pra engatar?
É um favorito bookstan mas não consegui ter continuidade nele, o que certamente prejudicou minha leitura.

IuriManzini 21/12/2023

Química não existe
Um livro bem escrito com uma história muito bem criada, além de ser uma história importante de existir por conta de toda a sua mensagem e honestidade.
Gostei muito do livro, tive apenas 2 pequenos problemas com ele: - o ritmo no começo me parece um pouco arrastado, então nos primeiros dias o lendo, eu já cansava rápido do livro; - a super omnisciência do narrador, ao ponto de que sabemos o que o cachorro está pensando mesmo que ele não saiba palavras o suficiente ainda para se expressar.
Definitivamente esse segundo ponto é algo um pouco mais experimental e que funciona em momentos, mas, pessoalmente, eu não gostei.

Giselle 14/12/2023

Leitura divertida
Foi um livro que passou rápido e com história interessante e bem colocada na época (melhor do que a adaptação para tv que fez mudanças que não fizeram sentido)

letAcia203 03/12/2023

?Whenever you feel afraid, just remember. Courage is the root of change - and change is what we're chemically designed to do."

Eu amei esse livro, me fez sentir várias emoções, eu ri muito durante várias partes dele e terminei chorando muito, a história é muito boa e a mensagem que passa é incrível.
Os personagens são muito bons, a força da personagem principal é muito legal de se ler, mas tinham muitos exageros quanto a personalidade dela e alguns acontecimentos, mas mesmo os exageros não foram capazes de estregar essa história para mim.
Se tornou um favorito e eu recomendo para todo mundo!!

orionnoceu 01/11/2023

Primeiro favoritado do ano
A ternura desse livro é inexplicável... Acho lindo como foi demonstrado a experiência de ser mulher de uma forma tão verídica, consegui me identificar com tantos sentimentos. Foi um livro fácil de ler, mas muito inteligente na sua construção de narrativa ?

Jubs 25/10/2023

Muito bom. Esse é um livro muito legal, com uma narrativa diferente e como uma história original. Aqui você não vai encontrar nenhum clichê, e os finais felizes tem um jeitinho diferente.

Livro maravilhoso 10/10.

Ps: a receita de cogumelo quero pra ontem.

Maria 19/10/2023

Uma personagem cativante
Por mais que a história não seja uma que conecta muito comigo, a personagem da Elizabeth Zott é tão espetacular e bem escrita que no final tive um coisa que chamo de realização Evelyn Hugo, que é quando a personagem é tão foda que você realmente pensa que ela é real. Crédito infinito a autora, com certeza a melhor personagem que li esse ano.

Abapolu 12/08/2023

Inusitado e quentinho no coração
Uma leitura muito gostosa!

no início do livro, a narração me colocava num estúdio de tv da década de 1960 com claquetes e piadas prontas pro riso da audiência (o que achei super inusitado).

depois, alguns acontecimentos na história deixaram o livro menos cômico e a personagem principal mais humana.

eu amei as descrições do relacionamento dela com um cachorro, que levaram a história pra um lado mais fantástico (?) e que funcionou super!

apesar de algumas explicações repetitivas, foi um livro que me fez rir e deixou o coração quentinho (além de algumas raivas eventuais). achei ótimo pra ressacas literárias ?

@buenos_livros 27/06/2023

História original, personagens forçados.
História muito original e com mensagens poderosas, mas achei os personagens forcados e alguns, como a própria protagonista, chatíssimos. A história poderia se desenrolar com muito mais leveza e credibilidade se não fosse essa construção das personalidades.

Luanna.Aracelly 15/06/2023

Bookshelf ??
?Chemistry is change and change is the core of your belief system. Which is good because that?s what we need more of?people who refuse to accept the status quo, who aren?t afraid to take on the unacceptable.?

Andressa1338 25/05/2023

Que perda de tempo!
Achei a premissa tão interessante, mas o que eu li foi um livro que mais parece uma mistura de drama de sessão da tarde que tenta abordar assuntos sérios mas fica raso e bobo, e comédia tipo zorra total com elementos absurdos como tentativa de comédia (o cachorro, por exemplo). Eu poderia ficar horas pontuando tudo que me incomodou imensamente nesse livro mas vou tentar resumir.
A Elizabeth é tão caricata e insuportável que ficou difícil me sensibilizar com as dificuldades dela. A melhor característica de uma pessoa inteligente é saber simplificar o que ela sabe para que outras pessoas, que não tem o mesmo conhecimento, possam compreende-lá. Pra mim, não faz sentido o programa dela fazer sucesso. Eu não assistiria esse programa, qual o problema de falar água? Vinagre? Pq tem que se referir a coisas triviais com expressões químicas? Isso só distância as pessoas do conhecimento. Eu nem vou falar do café que ela faz, pq é um absurdo.
Outro absurdo e o cachorro que busca a criança na escola e a criança de 5 anos que tem conhecimento sobre todos os assuntos do planeta.
Sim, mulheres sofrem machismo e misoginia desde o começo dos tempos e essa história retrata isso de uma forma péssima. É raso, mal feito e forçado. Eu, sinceramente, dúvido muito que uma mulher que já sofreu uma tentativa de estupro e já foi assediada várias vezes entraria sozinha na sala de um cara, ainda mais depois de outra mulher dizer pra ela que mulheres não entram sozinhas na sala dele. Ela nem questiona, ela só vai, como se fosse nada demais. Não faz sentido.
Enfim, poderia falar mais um monte mas vou parar por aqui.
Fujam dessa bomba.

Zn. 25/05/2023

Introdução a química
Se você gosta de ler e imaginar absolutamente tudo perfeitamente igual um filme na sua cabeça, esse livro é pra você! Até a narrativa combina com um filme (espero que façam um!). A forma como a autora escreve é muito boa, te faz realmente não querer largar o livro. Super saí de uma ressaca literária de 2 meses. Tem alguns gatilhos (mas qual livro nao tem?): estupro e suicídio. Se você não tem problema em ler apesar dos gatilhos, super recomendo a leitura.