Contos Escolhidos

Contos Escolhidos Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Contos Escolhidos


52 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Louis, o Bardo 31/10/2022

Esse livro é excelente!
Machado de assis, né meus amores? Quem diria que um autor tão renomado não me surpreenderia novamente com uma coleção de narrativas tão impecáveis quanto estas presentes no livro?
Leitura excelente em uma narração que só o Machado consegue fazer: formalmente escrita, mas de forma descontraída o suficiente pra se entender como se fosse seu avô contando uma velha história. A leitura te prende nas histórias, inspirando caras e bocas em sua exploração e tendo um suspense que te faz ficar curioso a cerca do que poderá acontecer em seguida. Você terá vontade de ler cada vez mais, e não descansará até absorver tudo o que cada conto tem a oferecer!
Enfim, maravilhoso, recomendo demais, nota 10
comentários(0)comente



Isadora 23/02/2023

Essa seleção de contos só reforça o quanto Machado ainda é grandioso. A escrita é simplesmente um deleite, principalmente em considerando sua época, pois até hoje a leitura se desenvolve com facilidade. Há contos potentes como Pai Contra Mãe - que gera bastante impacto - e outros mais leves - a maioria se comparado a essa estória. Enfim, um livro pra reler inúmeras vezes.
comentários(0)comente



igsuehtam 15/08/2020

Machado é o melhor, sem dúvidas.
O espelho, A cartomante, A causa secreta, Mariana, O enfermeiro, A chinela turca, Frei Simão, Verba testamentária, Noite de almirante, Marcha fúnebre, Pai contra mãe, Capítulo dos chapéus, A igreja do diabo, são os melhores conto desse livro, vale a pena a edição!
comentários(0)comente



Yasmin.Moraes 10/04/2024

Incrível
Nesse livro de contos é possível perceber a genialidade do autor e como foi sua evolução, possuindo contos românticos e contos revistas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



i4perczbeth 18/11/2021

adoro muito os livros do sr machado, msm sendo uma escrita complexa e difícil >>para mim
comentários(0)comente



Franciel.Oliveira 23/01/2023

Contos Escolhidos
Esse livro veio para mim por meio de um projeto da FURG, uma troca de livros, uma coleção da Zero Hora que contém 15 ótimos contos do Machado. Foi uma leitura muito proveitosa, alguns deles eu já havia lido, mas como minha leitura está mais aguçada, eles tiveram um calor bem diferente. Recomendo fortemente, se é que precisa de recomendação ler Machado.
comentários(0)comente



natalya 21/06/2020

Contos escolhidos
Alguns mais que outros, mas, no geral, são contos muito interessantes. Em quase todos tem envolvido morte, casamento ou traição, quando não há de tudo um pouco em um só! Sou suspeita pra falar dos escritos de Machado, mas recomendo mesmo assim a leitura de seus contos.
"A igreja do diabo", "Conto de escola" e "Uns braços" são uns dos meus preferidos.
comentários(0)comente



Mari Fourquet 07/09/2023

Os contos de Machado e sua diferença para seus romances
Acho incrível, durante a leitura de Machado de Assis, perceber as diferenças gritantes entre a leitura de seus romances para seus contos. Tendo em vista que foi tradutor de Edgar Allan Poe, seus contos são claramente influenciados por ele, sendo notável a semelhança durante a leitura de O Espelho, Causa Secreta e A Cartomante.

Já seus romances tem influência de Eça de Queirós, escritor realista português (e de quem gosto bastante também).

Acho, inclusive que, para quem quer começar a ler a obra de Machado de Assis, a melhor porta de entrada está nos seus contos, que são curtos e consisos, com uma linguagem muito mais direta do que seus romances, sendo possível, inclusive perceber semelhanças entre suas obras mais curtas e suas obras maiores.

Não consigo escolher um conto favorito, embora tenha amado A Cartomante. Porém tive muita dificuldade de entender o cerne principal de A Teoria do Medalhão, precisando recorrer a algumas pesquisas, depois disso, o conto subiu muito no meu conceito.
comentários(0)comente



Li 13/11/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - NOVEMBRO - CONTOS *LIVRO 2*
Sinopse: A forma literária à qual melhor se adaptou o gênio criador de Machado de Assis foi, sem dúvida alguma, o conto. Este volume reúne alguns dos principais contos de sua vasta produção. Aqui a arte machadiana revela-se na sua máxima perfeição.

Escolhi este livro por minha avó sempre dizer que um dos contos mais bem escritos para ela ser “a missa do galo”, que faz parte da obra. Além do mais, Machado é sempre interessante de ler. Eu não gosto de ler contos, talvez ache mais suportável sendo dele...

Bom, a maioria dos contos são meio sombrios... Muita morte, muita doença, enfim, muito morbidez para meu gosto! Ou pode ser a fase que estou passando que me faça pensar assim. Vão desde contos ligeiramente eróticos sobre estudantes e mulheres casadas, passando por casos de adultério, de psicopatia, até músicos infelizes por não conseguir compor!
Este trecho mostra a angústia de um personagem do conto “A cartomante” com um fato... Me lembrou a mim mesma, que ando super ansiosa com umas coisas...
“Camilo ia andando inquieto e nervoso. (...) Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e vê-lo. Positivamente, tinha medo. (...) Logo depois rejeitava a ideia, vexado de si mesmo, e seguia, picando o passo, na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi. Chegou, entrou e mandou seguir a trote largo.
- Quanto antes, melhor – pensou ele – Não posso estar assim...”

No caso desses contos, acho que todos os personagens têm alguns probleminhas psicológicos ou psiquiátricos, rs. Como diz Caetano, de perto ninguém é normal, e ninguém melhor em desvendar mentes, atormentadas ou não, que Machado!
Sempre mestre, por mais complexa e estranha que ela seja!


http://desafioliterariobyrg.blogspot.com
comentários(0)comente

Viquinha 29/11/2011minha estante
Nó, também me identifiquei com o trecho...tô nessa vibe também...hehehe




Ricardo Silva 29/03/2011

Inconfudível
Este livro possue uma das melhores coletâneas de contos machadianos.

Machado de Assis destaca-se por sua incrível capacidade de ser atual em temas que já foram em demasia dissertados por outro escritores. Ele possue também a grata qualidade de ser coeso em seus textos.

Mas falando do livro. Destaco os seguintes contos:

- Missa do Galo;
- A Cartomante;
- A Causa Secreta;
- Uns Braços;
- O Caso da Vara;
- Um Homem Célebre;
- Miss Dollar.

Não importa quantas vezes você tenha lido Machado de Assis, sempre vale a pena ler de novo.
comentários(0)comente



Everton Pereira 19/06/2010

Viajem no tempo
Se você é como eu que adora história e principalmente o século XIX esse livro não é uma prato cheio, é um banquete onde pode-se deliciar-se com os ares do Brasil do século XIX.
Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, tem um estilo um tanto inovador de se contar uma história na sua época, ele era o narrador sarcástico e dizia o que pensava as vezes até se enganava propositalmente, ele conversa com o leitor de um jeito tão atual quanto as temáticas de suas histórias. Nesse livro percebemos o quanto do século XIX ainda resta em nós e o quanto já se foi, seja eles costumes, roupas, palavras...
Defino esse livro como incrível, pois cada história nos envolve de maneira diferente, seja a história romântica seja dramática ou de humor, Machado era um gênio da literatura brasileira.
comentários(0)comente



João 21/04/2024

Excelente!
Gosto muito de livros de conto e esse é muito bom. Os contos dessa coletânea são ótimos, com destaque para: "O Alienista", "A Cartomante" e "A Causa Secreta", que são os mais famosos. Porém, outros chamam muita atenção, como: "Pai Contra Mãe", "O Enfermeiro" e "Noite de Almirante". A linguagem é menos complexa e a leitura não é pesada.
comentários(0)comente



loloirissima 28/12/2022

eu sou cadela do machado de assis mano, amo tudo que ele faz, mas o conto a cartomante foi o melhor de todos
comentários(0)comente



Taíla 14/08/2018

Fã de clássicos
Tenho consciência de que nem todas as pessoas gostam de ler os clássico, mas digo que eu curto sim, nem todos os autores e nem todos os estilos, mas Machado de Assis tem um tipo de escrita que não considero maçante, enrolada ou de entendimento muito difícil.

Por serem contos, a leitura fica bem mais rápida e o mais longo é O Alienista, com 47 páginas, que já havia lido nos tempos de escola, mas não lembrava do desfecho. Os demais são bem mais curtos. Os temas das histórias variam, porém sempre focam nas relações humanas. Trazendo, na maioria dos casos, reflexões sobre a vida e a forma como vemos as outras pessoas.

Muitos dos casos, apesar de se passarem há muitos anos, poderiam ter acontecido ontem ou hoje que não seria de se estranhar. Diferente dos contos da autora Lygia Fagundes Telles que fiz resenha aqui, a maioria dos contos já traz um desfecho definido para o leitor (não, nesse livro não temos a história de Bentinho e Capitu), tudo muito gente como a gente, sem ter vergonha de mostrar que não somos tão bonzinhos como pintamos por aí.

Gosto dessa visão mais realista das histórias e das pessoas e sigo recomendando a leitura dos clássicos para entender e conhecer parte de nossa história, pois os autores trazem muito do contexto histórico e social da época em que viveram.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/contos-escolhidos-machado-de-assis-resenha
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR