Contos Escolhidos Machado de Assis

Resenhas - Contos Escolhidos

1 | 2 | 3 | 4

Sudan 31/05/2009

Contos Escolhidos
A forma literária à qual melhor se adaptou o gênio criador de Machado de Assis foi, sem dúvida alguma, o conto. Este volume reúne alguns dos principais contos de sua vasta produção. Aqui a arte machadiana revela-se na sua máxima perfeição.

Daniel 17/11/2016

Ironia e Humor Refinado em Machado de Assis
Machado de Assis é, sem a menor sombra de dúvidas, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Dono de uma escrita inventiva e genial, o escritor carioca nos apresentou em suas obras uma linguagem irônica, um humor refinado e personagens inteligentes e sofisticados para sua época. Em seus contos, Machado apresenta narrativas realistas, com críticas às principais instâncias da sociedade, como a aristocracia carioca, o Clero e a Igreja católica. Seus contos, muitas vezes longos, são exemplos de uma linguagem objetiva e direta, cuja narrativa se pauta no tempo psicológico, dando ênfase no comportamento humano, o que faz com que sejam destacados os vícios e os comportamentos reais de suas personagens.

Alessandra.Dias 02/06/2022

Que livro!
Dizeres, aprendizados e vivências. Um dos melhores que já li, não tive pressa afinal, os contos me deixaram pensativa e livre à imaginação. Adorei, espero relê-lo algum dia...

Julio.Jose 19/01/2022

30 contos do nosso genial Machado
Conforme você vai lendo e diante da inventividade de Machado, você acaba se entregando e sabendo que tudo pode acontecer no decorrer no conto.

Para conhecer melhor o Brasil e desfrutar da nossa literatura, toda a obra de Machado é essencial, vou em busca de ler toda a obra.

Dentre os 30 contos, pessoalmente gostei mais dos seguintes: Conto de escola; a cartomante; Frei Simão; Conto Alexandrino; Noite de almirante e a Igreja do Diabo.

Gui 29/11/2021

Ilha
Se me perguntassem o que eu levaria para uma ilha deserta certamente uma dessas coisas seria um livro. Qual? Este livro que falo sobre. Contos Escolhidos é um livro ótimo com alguns contos clássicos de Machado de Assis: "A Igreja do Diabo" "Missa do Galo" "A Cartomante" dentre outros. Nesse livro você encontrará uma escrita bem diversificada do autor com vários assuntos que ele abordou ao longo da vida.

Se for comprar este livro esteja certo de que o investimento do seu dinheiro te trará horas de felicidade; um presente ótimo para aquele seu amigo que ler ocasionalmente, bem pouco ou aquela amiga que estuda literatura na faculdade e vai fazer a pós-graduação com enfoque no autor.

Leia, delicie-se com ele, aproveite!

Melissa Padilha 30/01/2013

Resenha Contos Escolhidos - Machados de Assis
Ler Machado de Assis, ou qualquer autor do seu nível não é lá das coisas mais fáceis da vida. Mas eu quando leio certos autores, já parto da suposição de que será uma leitura maravilhosa, e é isso que aconteceu aqui. Não consigo pegar um livro de Machado e ser imparcial, sou "parcialmente positiva" sempre!

Quando resolvi no início de janeiro começar a ler esse livro, depois que achei-o encaixotado aqui em casa, junto a uma pilha de outros livros que eu a tempos atrás comprei para o vestibular, quando o encontrei logo notei que não tinha lido esses contos de Machado, e o pior NUNCA tinha lido um conto de Machado, e lá foi ...a "culpa literária" bateu na porta. Sabe aqueles momentos em que você nota que um excelente autor foi pouquíssimo lido por você, pois esta foi minha sensação ao ver os Contos de Machado.

Enfim, a edição que li é uma bem antiga, daquelas coleções de jornal, que você compra associado ao jornal de domingo. O livro é um compilado de contos escolhidos pelo editor e contém 15 histórias escritas por Machado de Assis :

Terpsícore
O Enfermeiro
D. Paula
Singular Ocorrência
Missa do Galo

Comecei o texto dizendo que ler alguns autores não é lá muito fácil, e não sei exatamente dizer o porque, mas a leitura foi mais lenta do que imaginava, os contos são interessantíssimos, a todo momento você percebe a acidez crítica de Machado nas entrelinhas, através de analogias e metáforas muito bem criadas.

Mas li lentamente, talvez por uma exigência de atenção a mais que a leitura me requisitava, talvez quem sabe!

Fato é que a cada livro, a cada história Machado me surpreende mais com a capacidade de síntese e de visão do mundo crítica que o cercava.

Meus contos favoritos são O Alienista, Teoria do Medalhão, Sereníssima República e Pai contra Mãe.

Para quem não gosta de leituras longas, o conto é uma ótima opção, pois há aqui histórias interessantes e profundas, dosadas de uma ironia leve e muitas muito divertidas, como Terpsícore. E além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer a obra de autores consagrados como Machado de Assis.

Acho que muitos contos mostram as melhores escritas de Machado, é difícil comparar romances com contos, mas ao meu ver seus contos não ficam devendo nada a um dos seus excelentes romances. Acho que as características da escrita de Machado, a visão crítica e realista da sua época, é mostrada com uma exatidão incrível aqui.

É daquelas leituras que você lê um conto e tem que parar para alguns momentos de "digestão" da leitura, foi assim que fiz depois de ler por exemplo, Teoria do Medalhão e A Sereníssima República.

Talvez você não encontre exatamente esse livro por aí, já que é uma edição antiga e vendida numa coleção, mas há outras opções para quem quer ler contos de Machado.

Nadinha 26/02/2009

Alguns dos melhores contos dele estão presentes neste livro.
Vale a pena.

Bruno.Moraes 23/11/2020

Nunca achei q fosse gostar de ler machado de assis. Pretendo ler mais as suas obras futuramente.

Lilly.Elli 20/05/2020

Sobre o livro
Não ouso dizer o quanto Machado de Assis é maravilhoso, então falarei dessa edição. Esse livro é muito gostosinho e aconchegante. As letras são um pouco pequenas, e a capa é fininha, mas é uma edição maravilhosa para um livro de bolso. Eu tenho esse livro e super recomendo pra quem gosta de andar com livros na bolsa pra ler em qualquer lugar.

TÁSSIA ROCHELLI 16/09/2013

Contos Escolhidos
Machado de Assis sempre foi brilhante no escolheu fazer. Sua arte de escrever contos fascina qualquer um que se depara com uma narrativa dessas. Uma das coisas que mais nos causa espanto é o seu conhecimento em relação à vários assuntos. De tudo ele sabe falar, seu vocabulário então... é de causar inveja, é por isso que ele é um dos autores brasileiros mais importantes da nossa literatura.

Sou muito fã!!!

Fidelis 08/05/2020

A genialidade de um brasileiro
?Na literatura de Machado de Assis o que mais interessa não é a ação externa, o enredo, mas o modo pelo qual o externo interfere no interior, ou seja, tudo aquilo que na ação pode ser revelador da psicologia dos personagens.?

Estou impactado com a genialidade de Machado de Assis. Já tinha lido alguns de seus livros, mas esta coletânea de contos foi arrebatadora pra mim.Destaco alguns como O Espelho, O Alienista e Pai contra mãe, mas todos são sensacionais, especialmente pelas críticas e reflexões atualíssimas sobre a vida (interior e em sociedade). Salve Machado!! Pretendo ler toda a sua obra.

Fabiane 12/07/2019

Contos: Missa do galo, Conto de escola, Cantiga de esponsais, Teoria do medalhão, O espelho, A cartomante, A causa secreta, A chinela turca, Mariana, O enfermeiro, Um cão de lata ao rabo, Uns braços, Frei Simão, Aurora sem dia, O segredo do bonzo, Verba testamentária, Conto alexandrino, Noite de almirante, Ex cathedra, O caso da vara, Uma noite, Maria Cora, Um homem célebre, Miss Dollar, Marcha Fúnebre, Pai contra mãe, Capítulo dos chapéus, Uma senhora, Dona Paula.

Livia Barini 18/03/2019

Bonzinho
Machado de Assis foi meu autor brasileiro favorito na adolescência.
Mas contos não são meu gênero literário predileto, ao contrário, deixam-me com a impressão de uma história mau desenvolvida.
Há no livro contos muito bons, outros nem tanto.

Taíla 14/08/2018

Fã de clássicos
Tenho consciência de que nem todas as pessoas gostam de ler os clássico, mas digo que eu curto sim, nem todos os autores e nem todos os estilos, mas Machado de Assis tem um tipo de escrita que não considero maçante, enrolada ou de entendimento muito difícil.

Por serem contos, a leitura fica bem mais rápida e o mais longo é O Alienista, com 47 páginas, que já havia lido nos tempos de escola, mas não lembrava do desfecho. Os demais são bem mais curtos. Os temas das histórias variam, porém sempre focam nas relações humanas. Trazendo, na maioria dos casos, reflexões sobre a vida e a forma como vemos as outras pessoas.

Muitos dos casos, apesar de se passarem há muitos anos, poderiam ter acontecido ontem ou hoje que não seria de se estranhar. Diferente dos contos da autora Lygia Fagundes Telles que fiz resenha aqui, a maioria dos contos já traz um desfecho definido para o leitor (não, nesse livro não temos a história de Bentinho e Capitu), tudo muito gente como a gente, sem ter vergonha de mostrar que não somos tão bonzinhos como pintamos por aí.

Gosto dessa visão mais realista das histórias e das pessoas e sigo recomendando a leitura dos clássicos para entender e conhecer parte de nossa história, pois os autores trazem muito do contexto histórico e social da época em que viveram.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/contos-escolhidos-machado-de-assis-resenha

1 | 2 | 3 | 4