Menina de Vinte Sophie Kinsella

Resenhas - Menina de vinte

Blog MVL - Nina 05/05/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.blogspot.com
Eu sou (ou era) preconceituosa com o gênero Chick-Lit. Começo a resenha com essa bomba na cabeça dos meus leitores. Esse é o momento em que todas as meninas correm para dar unfollow no blog. A despeito disso, preciso ser honesta com aqueles a quem considero como amigos queridos e que compartilham comigo as loucuras de ser um leitor compulsivo em um País que não compreende esse traço de personalidade (como se diz em Psicologia). Entretanto, eu tenho uma plataforma de autodefesa. Após tentar ler um famoso livro Chick-Lit (não informarei o título) fiquei traumatizada e não quis tentar novamente. Eu já ouvira falar de Sophie Kinsella, a Deusa de tal gênero, mas nunca me dispus a ler uma de suas obras. Até que cruzei com o livro “Menina de Vinte” pelo site Skoob. A sinopse é tão absurda que não pude fazer outra coisa além de querer saber sobre o que a estória realmente se tratava, apesar de, secretamente, esperar que o livro fosse péssimo e eu pudesse finalmente embasar minha opinião negativa sobre Chick-Lit.

Sabe aquela expressão antiga e que certamente sua avó já usou a sua frente? “Deu com os burros N’água”? Então. De forma quase literal isso ocorreu comigo ao terminar de ler o livro enquanto viajava para Santa Catarina. Sinceramente, as pessoas devem ter pensado que eu era desequilibrada, eu oscilava entre gargalhadas frenéticas e pequenos soluços de choro. Sim, não foi uma cena muito bonita de se assistir.

Em “Menina de Vinte” a autora best-seller, Sophie Kinsella, narra a estória de Lara. Uma mulher um pouco desequilibrada e extremamente impulsiva, que joga fora seu trabalho para abrir um negócio de última hora com uma antiga amiga. E vale à pena mencionar também que seu último relacionamento não acabou bem e desde então ela vem, praticamente, caçando o ex-namorado. Ao ir ao funeral de uma tia-avó que ela nunca conheceu, um espírito muito temperamental começa a segui-la. E o pior, é o fantasma de sua tia-avó, só que com uma aparência quarenta anos mais jovem. Sadie, a tal velhinha, precisa descobrir o paradeiro de seu precioso colar de libélula para que possa finalmente ter paz, e nesse meio tempo ela se encarrega de apagar qualquer chance de paz na vida de Lara. Entre intrigas de família e um romance surpreendente, Sophie Kinsella consegue honrar sua reputação.

As duas protagonistas, Lara e Sadie, conquistaram meu coração logo de início. Apesar de ser diametralmente oposta à Lara, eu consegui descobrir aspectos autênticos sobre a personagem que é comum a uma grande parte da comunidade feminina mundial. Sadie é enérgica e daquele tipo de pessoa que faz as coisas acontecerem nem que seja na marra, era sem dúvida, uma pioneira nata nos anos vinte, época em que viveu sua juventude. O romance completamente inesperado que vai tomando forma durante a estória é adorável e eu me peguei torcendo loucamente para o casal ficar junto.

“Menina de Vinte” quebrou meus preconceitos pessoais e certamente possui o potencial de fazer o mesmo por outras pessoas como eu. É um livro leve, para se ler, rir e dar uma pequena chorada. Nesta obra, Sophie Kinsella nos ensina a não perder tempo e a dar valor ao que possuímos hoje, e principalmente, não nos deixar contaminar pelo amargor que a vidas vezes pode causar. Essa foi a lição de Sadie. A lição de Lara foi aprender a gostar do que tinha dentro de si e parar de procurar a si mesmo nos outros, principalmente em seu (ex) namorado.
É obviamente uma leitura feminina, entretanto, ouso dizer que os homens mais perceptivos vão poder aprender uma ou duas coisas sobre as mulheres com o livro.

Thalita Oriente 28/02/2020

Menina de Vinte - Sophie Kinsella
Não poderia começar esse blog de resenhas sem falar dessa obra divertidíssima haha.
O livro conta a história de Lara Lington (uma empresária que acabou de começar o próprio negócio) e Sadie Lancaster (tia-avó de Lara, que faleceu aos 105 anos). Lara é obrigada a ir ao velório da tia-avó que nem conhecia e no decorrer do evento (que não tinha quase ninguém) ela começa a escutar gritos de uma garota desesperada em busca de um colar (???). Para grande surpresa de Lara, a garota é justamente uma espécie de fantasma de sua tia Sadie, que está sendo velada, no auge de seus 20 e poucos anos. Sadie está em busca de um colar e diz que não pode descansar enquanto não o achar, e que Lara (a única que consegue vê-la) tem que ajudá-la a encontrar. As duas embarcam em uma busca pelo objeto, passando por várias aventuras e aprendizados. Ali pelo meio do livro temos uma pontinha de romance que vai crescendo e nos surpreendendo.
A leitura flui muito bem, como é de característica da autora, é divertida e conseguiu me arrancar boas risadas (e frustração). O mais interessante na história é que duas pessoas que não tinham nenhum vínculo, apesar de serem da mesma família, passam a se amar, mesmo sendo Sadie um "fantasma".
Recomendo demais "Menina de Vinte" assim como todos os livros da autora?
Boa leitura?

Carol 08/10/2021

" Prontinho"
Fazia um tempo que não dava boas risadas lendo um livro. Com Kinsella eu sei que a comédia e bom humor dos personagens é garantido. Até pegar o ritmo e me acostumar com o jeitinho da Lara e de Sadie demorou um pouquinho, mas depois a diversão foi certeira.
Cada livro traz uma reflexão diferente, e mesmo com a pegada divertida ali, a forma de como Lara foi percebendo sua vida através de Sadie foi diferente, foi incrível. As vezes temos uma vida incrível pela frente, e está bem diante de nós, mas mesmo assim insistimos em continuar com aquilo que não nós traz mais nada.
Amo Sadie amo Lara, amo essa dupla e o que elas passaram pra mim. E mesmo passando vergonha e taxada por louca Lara precisava ter e ser essa menina de vinte.

Taia 30/05/2020

Não se iluda.. pensando que é um romance clichê!
- É fácil dispensar a família. É fácil não dar valor. Mas sua família é a sua história. Sua família faz parte de quem você é.

No começo ,achei meio chato...Mas depois me prendeu! Não consegui mais parar de ler.
Cada capítulo que acabava, eu já queria ler o próximo e minha expectativa ia só aumentando. O Romance não foi seu foco principal ,abordou problemas da velhice, do abandono da família.
Eu amei esse livro! Dei tantas risadas e o final ,ahhh que final....

Karen 22/07/2015

Apaixonante!
Amo todos os livros da Sophie Kinsella mas esse me deixou encantada! A história é super divertida e você acaba se apaixonando por alguns personagens, no meu caso, a Sadie!
Ri e chorei com o livro e quando acabou fiquei triste, parecia que faltava algo em mim haha.
Vale a pena ler! Recomendo!

Suellen vieira 13/07/2020

MENINA DE 20
Lara vai ao enterro de sua tia avó Sadie, mas a sua tia avó aparece como um fantasma para ela atrás de um colar e Ler vai passar por muitas situações com o fastama da sua tia avó e descobrir que o colar não é só um colar tem muito mais coisas envolvidas.

Cibele 25/11/2010

Até mesmo Sophie Kinsella resolveu se aventurar com seres sobrenaturais e dessa mistura saiu um livro cheio de humor, como típico da autora. Muitos momentos pra rir, outros pra morrer de vergonha e outros pra se apaixonar por mais um executivo de sucesso como costumam ser os mocinhos da Kinsella (tirando o John do Lembra de mim?). Lara é a típica garota de 20 e poucos anos. Não sabe muito bem o que quer da vida, tem certeza que o cara errado é o amor de sua vida e no começo fica difícil decidir quem é mais chata, ela ou Sadie, pois o fantasma, além de egoísta, não para de gritar, especialmente nos momentos mais inoportunos. Mas depois, conforme as conhecemos melhor e a protagonista vai ficando mais apegada ao fantasma da tia-avó, mais nós vamos gostando delas também.

Leia a resenha completa em: http://www.euleioeuconto.com/2010/09/menina-de-vinte.html
Aline Memória 05/12/2010minha estante
O Nathaniel de Samantha Sweet também não é um executivo de sucesso, mas acho que eles são os preferidos da Sophie Kinsella mesmo.

Simone MK 19/09/2010

Hilário
O livro é ótimo, como sempre Sophie Kinsella arrasa! Só achei que os personagens Natalie (sócia) e o tio Bill mereciam sofrer um pouquinho mais.... rs. Rende muitas e boas risadas. Recomendo!
Dana 10/10/2010minha estante
Concordo plenamente com vc! =)

Ari.Spichencoff 07/02/2021

Achei uma leitura leve, engraçada e em varias partes muito fofinhas.
O enredo não tem nenhuma surpresa muito mirabolante, é uma leitura fácil e gostosa!

Selma 20/05/2011

A solução que vem do passado
O livro ‘Menina de Vinte’, de Sophie Kinsella, é um romance divertido que utiliza a ficção para desenvolver uma história interessante em que passado e presente se misturam numa trama bem bolada que aproxima duas jovens, sobrinha e tia-avó, que viveram essa juventude em épocas diferentes.
Mas isso se transforma em um detalhe que aproxima essas mulheres Sadie e Lara, lindas, interessantes mas que precisam de uma pitada a mais de relacionamento humano para amadurecerem.
E é exatamente o que acontece nesse encontro transcendental onde não existem barreiras e, por isso mesmo, segredos esquecidos emergem ao presente de uma maneira interessante e envolvente, emoldurados por muito amor.

Diego 01/09/2010

maravilhoso e divertido!
Mais uma vez, Sophie Kinsella prova o motivo de ser a rainha da literatura consideada " mulherzinha". História ágil, divertida e emocionante do início ao fim. Parabéns!

Luuh 27/03/2020

Sem palavras
Adorei a história do começo ao fim. Muito divertida e apaixonante, uma história que me cativou desde o começo. A Sophie nunca decepciona, com um enredo leve e muito engraçado, a história de Lara e sua relação com o fantasma de sua tia avó realmente me cativou. Super recomendo.

Camila 25/01/2012

Menina de Vinte
"Menina de Vinte" é mais uma história engraçada escrita por Sophia Kinsella, autora que ganhou destaque com a série Becky Bloom!! Esse livro, que já ganhou muitos pontos comigo por ser 'volume único' e não uma série, conta a história de Lara Lington, uma mulher de vinte e muitos anos que passa a ser "assombrada" pelo fantasma da tia-avó que acabou de falecer aos 105 anos!! Lara não tinha a menor idéia de quem era Sadie e nem de como foi sua vida, mas ela terá que ajudá-la a descansar em paz!! Essa convivência das duas acaba em situações engraçadíssimas e uma bela amizade entre as duas!!! O livro é adorável!!!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Dri F. @viagenscomlivros 27/05/2021

Mais um livro da Sophie Kinsella que me fez rir. Para quem não conhece, Sophie é uma autora britânica que escreve romances leves, sempre com uma pegada divertida e que eu amo ler.
Menina de vinte é um livro antigo dela, que foi lançado em 2009, e traz mais uma protagonista leve e doidinha, chamada Lara.

Lara tem 27 anos, mora em Londres e abandonou seu antigo trabalho de marketing para trabalhar como caça talento com uma amiga. Só que essa amiga vai para Índia e não volta mais, e ela tem que se virar no trabalho e lidar com o fim do seu relacionamento, que ela não aceita de jeito nenhum
Nesse meio tempo, uma tia avó que ela não conhecia falece e no velório, Lara começa a ouvir essa tia falando com ela. Ela começa a achar que está louca mas Sadie, a tia avó diz que só vai embora se Lara ajudar a encontrar seu colar. E aí a aventura começa.

Confesso que Lara não me agradou muito. Ela é obcecada pelo ex namorado de um jeito que chega a incomodar. A maioria das protagonistas da autora são avoadas e passam por situações que beiram o irreal, mas achei Lara muito sem noção. Sadie, a tia avó fantasminha também é bem chatinha, se irritando por querer viver situações que não são mais possíveis a ela.
Não foi meu livro preferido da autora, mas para quem ama romances leves, com uma pegada garantida de diversão, recomendo demais que conheça os livros dela.

Se quiser conhecer mais resenhas venha visitar meu Instagram literário, @viagenscomlivros