Arrastados

Arrastados Daniela Arbex




Resenhas - Arrastados


261 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Daiana.Rozestolato 23/05/2024

Gosto muito do trabalho da Daniela Arbex e já venho lendo seus livros e amando sua maneira de retratar todo o caso.
Muito competente como jornalista investigativa e também escritora.
Recontou a história da tragédia de Brumadinho entrevistando e dando voz : as vítimas que sobreviveram,aos familiares das vítimas que não tiveram chance de viver, equipes de socorristas, voluntários, moradores locais e dos irresponsáveis (representantes da empresa)que causaram todo essa tragédia.
Fiquei comovida com tudo que aconteceu e também com toda solidariedade de muitos.
Fiquei muito revoltada pois muitos receberam indenização se passando por moradores e que na verdade não eram e pela impunidade.
Revoltada ainda mais com a ganância das empresas que por querer lucros altos, colocou a vida de muitos em risco. Uma tragédia já prevista bem antes de acontecer mas que não teve a devida atenção.
Na escrita teve momentos de partes confusas, mas acredito que aconteceu pois são muitos personagens envolvidos e inúmeras informações para se colocar.
Vale a pena ler?
comentários(0)comente



Ane Elyse Fernandes 11/05/2024

Triste, sensível e necessário.
Não é de hoje, que choro em todos os livros que leio, da Daniela Arbex. sendo mineira e tendo acompanhado, mesmo que à distância o crime ambiental cometido pela Vale, é díficil ler os relatos e inevitavelmente, não sentir na própria pele, toda a dor e tristeza que a tragédia trouxe para a cidade, para as famílias e para toda a sociedade. as marcas desse crime seguem presentes, seja pela falta de justiça, pela insegurança que as barragens representam, bem como, pelas ausências de amores, planos e futuros interrompidos naquele fatídico dia.
o livro traz uma narrativa simples, autêntica, capaz de emocionar e que carrega consigo, toda uma potência de empatia e afeto, que também é necessário, para acolher o processo de luto de cada família ali retratada. a emoção é inevitável, principalmente quando ao ler as páginas, nos deparamos com os relatos dos sobreviventes, a sua luta pela vida e a compreensão do tamanho do ocorrido.
sentimos tristeza, mágoa, dor, rancor e todas as etapas possíveis, de também nos vermos como vítimas dessa brutalidade em nome do lucro.
nossa Minas Gerais, tão amada e querida, se vê a mercê daquilo que a fundou. suas riquezas naturais, hoje, ao meu ver, se transformam em sua possível algoz e é difícil admitir a incerteza que isso traz.
a leitura de Arrastados veio em um contexto pós-tragédia do RS, outro estado, castigado pela força das águas e da incompetência das autoridades políticas. novamente, os cientistas, que já vem avisando sobre as mudanças climáticas foram ignorados e vemos, cada vez mais, a necessidade de se debater qual futuro estamos construindo.
o livro mexeu muito comigo, como os demais da autora e trouxe, várias reflexões sobre o porvir. desejo toda a solidariedade e acolhimento às famílias que ainda lutam por justiça e que precisam, diariamente, se reconstruir e buscar forças, nas ausências e no luto que ainda persiste. ele sempre estará ali. mas desejo também, que sigam se apegando às memórias bonitas e todas as lembranças construídas, junto aos entes amados. é isso que dá força, a todos nós, para seguir lutando e acreditando, que ainda é possível, transformar a nossa realidade.
comentários(0)comente



Jose.Amaral 09/05/2024

Um acerto em nosso coração!
Dizer que um livro de Daniela Arbex é bom, é um tanto quanto redundante. Entretanto, em Arrastados ela consegue mostrar toda sua primazia como escritora e nos faz sentir dentro desta tragédia, e compartilhar as mesmas sensações, perdas e sentimentos de todos os envolvidos nesta catástrofe. Muito mais que uma indicação, trata-se de uma leitura essencial para todo ser humano.
comentários(0)comente



Leticia 02/05/2024

Me arrepio só de lembrar
Menos de 24 horas eu já tinha terminado o livro. Com delicadeza e muita realidade, Daniela nos faz entrar na história. Ler o livro só aumentou minha revolta com o acontecido. Mas a história precisa ser contada.
comentários(0)comente



Alícia 01/05/2024

O relato do desastre é extremamente forte, mas um ponto negativo desse livro é que a Daniela solta vários detalhes sobre o funcionamento da barragem sem explicá-los. Eu, como uma pessoa que não tem a mínima ideia sobre represas e minérios, me esforcei bastante pra continuar a narrativa.
comentários(0)comente



pfmolotov 28/04/2024

Tragédia anunciada
As obras da autora sempre carregam a visceralidade dos eventos que narram, com a crueza dos sentimentos dos envolvidos. Chorei ao me debruçar sobre todos os seus livros lidos. Neste, em específico, o envolvimento foi mais intenso. Até sonhei com o evento, a dor das pessoas.
Daniela é uma jornalista que cumpre também a função de registrar com qualidade para que nunca haja esquecimento. Uma escritora loquaz e de empatia absurda. Trouxe na obra parte de sua tragédia pessoal, a morte do irmão, que não se relaciona com o evento de Brumadinho, mas com os afetados tem algo em comum: a dor da ausência.

Esse livro, como os outros de Daniela Arbex, são tristes pelo que contam, mas formidáveis pela qualidade com que o fazem.
comentários(0)comente



Julia 16/04/2024

Paloma nem sequer conseguia chorar. Heitor tinha partido
antes de completar 2 anos. 0 menino ainda não falava quando
os rejeitos de minério invadiram a casa no momento em que
ele brincava no chão da sala junto da tia, por isso, ao enterrá-
lo, Paloma se deu conta de que nunca fora chamada de mãe.
A maternidade havia sido arrancada dela e também seu direito
de construir memória. Sem o som da voz do filho para lembrar,
era como se ela tivesse nascido surda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mari 31/03/2024

A história que não deve ser esquecida.
Soube pouco sobre a tragédia de Brumadinho, vi o que vi na televisão, acompanhei de longe. Não lembro de ter me comovido a ponto de não dormir ou só pensar nisso. Até ler o livro de Daniela. Ela tem esse poder. Parece que você tá junto dela em todas as entrevistas, conversas e análises. Ela leva o leitor direto para o centro de tudo e você sente tudo. Tudo o que não lembro de ter sentido em 25 de janeiro de 2019. Senti lendo o livro. Chorei muito. Imaginei como foi, me revoltei, fui pesquisar vídeos, momentos e como estão agora as coisas. Por isso a importância. Daniela faz você nunca esquecer do que aconteceu. Fazem 3 dias que acabei de ler e esse livro tem sido motivo de muita conversa por todos que me encontro. Sinto a vontade é quase a necessidade de falar sobre, de contar, de explicar para as pessoas. Ninguém pode esquecer do que aconteceu e nem como
aconteceu!
Praticamente uma obrigatoriedade para nós, cidadãos brasileiros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marta 23/03/2024

Perguntei aos especialistas que entrevistei se o ciclo de tragédias se encerraria em brumadinho. Ainda não há respostas para isso. Enquanto o modelo de negócio não mudar e a política de mineração priorizar o produto, em vez de vida humana, não haverá lugar seguro para ninguém.
comentários(0)comente



Malú 17/03/2024

Arrastados
Que livro maravilhoso, você se sente vivendo cada momento junto com os personagens. É uma leitura muito importante para todos.
comentários(0)comente



Alana 14/03/2024

Amo o trabalho da Daniela Arbex e com esse livro não foi diferente. ?Arrastados? me foi uma leitura mais lenta, comparando com ?Todo dia a mesma noite?, por exemplo, mas impossível não se tocar e se indignar com essa cultura de omissão do nosso país. Até qnd?
comentários(0)comente



Grace santana 10/03/2024

Doloroso
O livro humaniza e dá voz para as vítimas do desastre, mas prepare para passar muita raiva. Não foi um acidente e poderia ter sido evitado se a empresa não colocasse o dinheiro acima de tudo. O dinheiro jamais poderá remediar tudo o que aconteceu e muito menos trazer as pessoas de volta.
comentários(0)comente



Larissa.Dias 08/03/2024

O livro que me deixou sem palavras
Eu sou uma grande fã da Daniela Arbex, a conheci nas aulas de jornalismo investigativo durante a faculdade e desde então, não larguei mais. Todo livro que ela lança, eu faço questão de ler porque sei que vai ser uma obra-prima e arrastados não foi diferente? é difícil definir um sentimento ao finalizar essa leitura, é um mix de tristeza, raiva, angústia, indignação? tenho certeza que a Daniela sentiu tudo isso ao acompanhar a o crime de Brumadinho e ela conseguiu transmitir tudo isso através de palavras. Leitura sensacional! De arrepiar! Eu indico, não só esse, mas todos os livros da Arbex. Mais uma vez me deixando sem palavras.
comentários(0)comente



261 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR