Arrastados

Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Barbara Martins 18/04/2023

Uma tragédia anunciada
Foi difícil fazer essa leitura, não por causa da escrita, mas pelo conteúdo doloroso, a perspectiva de quem sobreviveu, de quem perdeu alguém, de um lugar que em minutos deixou de existir. E ainda mais importante, a responsabilização de quem foi negligente e corrupto. É um livro de heróis, de dores e esperança.

Karine.Batista 19/02/2022

Impactante
A autora escreve de forma comovente, dando vida aos atingidos, sem deixar de ser clara na apuração das informações. Essa é mais uma história de um crime que poderia ser evitado! É muito revoltante saber que, mais uma vez, a Vale foi omissa com a vida de centenas de pessoas em nome do lucro. Se não houver uma mudança na forma de exploração dos recursos naturais, crimes como estes continuarão a ocorrer, ceifando vidas, famílias, histórias, natureza...

diandra 02/02/2023

Sem defeitos mas leia com cuidado
Que livro, só assim pra termos um pouco de dimensão do que significou aquela tragedia! Acho que vale o cuidado se você é sensível, tem algumas descrições muito tristes, mas que livro lindo! Não tinha pensado em tantos desdobramentos, desde o estado dos corpos até a força tarefa de legistas. Muitas pessoas morreram naquele dia, e não só quem de fato foi soterrado, mas quem ficou e teve que ver sua vida inteira mudar pela negligência. LEIAM, vale muito!

Amanda 01/03/2023

Difícil de digerir os detalhes
Eu lembrava de toda a tragédia de brumadinho, mas ler esse livro com os detalhes sobre as famílias e toda a destruição causada pelo rompimento da barragem, me deixou triste e ainda mais sensibilizada por tudo que aconteceu. Daniela é uma ótima escritora e, acima de tudo, uma jornalista com muita empatia e respeito pelo próximo.

JAssica.Marrero 30/05/2023

Leitura bem difícil de ser concluída. Li por partes, pois às vezes a revolta batia forte com tanta impunidade que existe.
O livro vai te deixar comovido e revoltado, na mesma proporção.

Carol.Ramone 22/03/2022

Todo livro da autora me faz chorar e pensar. Até quando vamos permitir que tragédias anunciadas aconteçam?

Manuella @olivreirodanu 21/07/2022

Doloroso
Esse e um daqueles livros, que por melhor que seja, a gente deseja que simplesmente não existisse. Não existisse porque ele todo é dor.
A escrita da autora é tão realista e natural ao retratar a história das vítimas de Brumadinho, suas personalidades, relações familiares e ações cotidianas, que cada página é emoção e dor.
Nós conhecemos os envolvidos sabendo que o final não será feliz -mesmo pra quem sobrevive-, mas é impossível não admirar a narrativa do livro. O respeito com que os trabalhadores, moradores e turistas vítimas da tragédia são tratados por diversas vezes ao longo do livro, como 'amores de alguém', já dita o tom da escrita.
Esse é um livro triste demais. Eu, que não sou das leitoras mais emotivas, me peguei chorando rios de lágrimas.
Dor, dor, revolta, impunidade. Tudo junto. Um livro cruel na sua realidade.
A escrita da autora é simples e precisa, e tirando o excesso de nomes (que sei ser impossível de evitar em um livro jornalístico), não tenho o que dizer sobre.
Impecável e arrasador.

site: www.instagram.com/olivreirodanu

Paula.Santos 29/04/2022

Tragédia anunciada
Esse livro, essa história, é uma dor. Eu que passei anos (e ainda passarei muitos) em MG, me senti contemplada com a simplicidade dos personagens. Em tudo que eu puder fazer/falar, estará: VALE nunca mais

Suellen 04/09/2022

Arrastados
No livro Daniela Arbex narra o rompimento da barragem em Brumadinho. Não conhecia o trabalho da autora.

@uaitolendo 06/02/2023

?Resenha

Foi uma leitura que eu so senti. Senti a alegria ao sair de casa pra trabalhar, o orgulho do trabalho, a amizade entre cada pessoa citada. E assim como tudo mudou no dia 25.01.19 as 12h28, a leitura nao foi diferente, senti o medo, a angustia, o desespero, a incerteza. Senti a decepcao de ser deitado p/ tras pra morrer e depois o perdao. A incerteza do futuro. Senti a dor de quem perdeu uma joia. Chorei muito. A leitura me deu a certeza absoluta que ñ foi um acidente. Que herois sao os bombeiros e nao jogadores de futebol. E o que me doeu mais, a certeza da Vale se sair ilesa e ainda continuar lucrando. 2015 foi Mariana, 2019 Brumadinho. Qual sera a proxima??

Henggo 25/05/2022

O horror e a revolta traduzidos
Eu era pequeno quando, sem querer, derrubei o lanche de um coleguinha na escola. Sem saber o que fazer, corri para longe. Como era horário de saída, minha mãe viu e não deu outra: me obrigou a voltar e pedir desculpas para o menino. E aínda tirou da minha mesada o equilavente a três dias de lanche para ressarcir o garoto. "Quem erra tem de encarar as consequências, mesmo que doa. É assim que se aprende a não errar de novo", ensinou.
Eu aprendi.
Tenho 15 anos de carteira de motorista. Nesse tempo, tenho orgulho de dizer que só tive 3 acidentes, apenas 01 provocado por mim, quando bati no carro de um senhor em uma rotatória. E naquele dia, no longínquo ano de 2017, eu lembrei das palavras da minha mãe: reconheci meu erro, pedi desculpas, passei o número do meu celular para ele e, no dia seguinte, estávamos na oficina onde paguei o prejuízo que eu causara.
Simples assim.
Sim, simples assim: errou, conserte o erro.
Por isso que ler esse livro foi revoltante. Minhas convicções foram abaladas. Principalmente porque uma empresa que ganha bilhões - e continuou a ganhar mesmo durante a tragédia - se recusar a arcar com a responsabilidade gigantesca que teve é um retrato de escárnio, apatia, desrespeito, falta de civilidade...
É um retrato enlameado do Brasil.
É um escárnio.
Brumadinho não foi um lanche caído no chão ou um carro batido. Foi a morte, a destruição, o horror, consequências mil que perduram até hoje.
Simples assim: matou, finja que foi sem querer.
E finja que as indenizações são... presentes que você, culpado pela tragédia que já sabia há anos que poderia acontecer, está dando para as famílias afetadas.
Simples.
"Arrastados" não é um livro fácil. Que bom. Ele é cru, é descritivo, é impactante e emocionante. Eu tive de parar algumas vezes, principalmente diante dos relatos de união das pessoas para ajudar.
Em tempos tão estranhos como esses de 2022, onde se mata por nada, sociedade tão desunida, demonstrações assim me levam às lágrimas.
É humano. É uma lembrança de que ainda somos humanos.
A violência ocorrida em Brumadinho, contada de um ponto de vista íntimo, detalhista, amoroso, saudoso, tornou essa emoção ainda mais latente.
Daniela Arbex foi ponto de escuta; foi silêncio onde palavras não conseguiram traduzir o horror e a revolta. Mas aqui, no livro, ela conseguiu.
Assim como em "Holocausto Brasileiro", eu fui puxado para a realidade que daqui, da minha bolha social, eu não enxergava. A TV não traduz o que um livro enxerga. E aqui, você é obrigado a abrir os olhos e a mergulhar.
A lama de Brumadinho (e de Mariana, não esqueçamos!) envolve a todos nós.
Estamos todos soterrados pelo descaso.

Ariska 12/06/2022

Memorial em livro
Leitura necessária para todos, a escrita e narrativa da autora, com as entrevistas nós mostra que uma tragédia anunciada provocada pela ganância e negligência humana. As jóias mais preciosas que foram as vidas ceifadas nessa tragédia
não serão reparadas. E o vazio nas vidas que ficaram. E perder seus amores também não serão repostos. Livro memorial que nos mostra um pouco das vidas perdidas e de todos que participaram desse drama real.

Deboraovogel 16/05/2023

??Conteúdo sensível??
Eu devo começar dizendo que li em partes, pois mexeu muito comigo. Demorei muito para terminá-lo pois não é um livro fácil, não é para qualquer pessoa, até mesmo eu que estou acostumada com esse tipo de conteúdo, tive que fazer uma longa pausa. Mexe demais com o nosso psicológico.
Estava lá eu lendo e de repente, as lágrimas me tomavam, estava lá eu lendo e sentia arrepios.
Não sei se todos os que leram tiveram a mesma sensação que eu, mas me apeguei a cada vítima retratada no livro, parecia que eu as conhecia.