Arrastados

Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Marianne 15/04/2022

O maior desastre humanitário brasileiro
Começar a leitura de um livro da gigante Daniela Arbex é ter certeza que você só vai pensar nisso por muitos dias. As palavras ecoam, as frases ditas e não ditas atravessam o peito e se concretizam nas lágrimas que escorrem de meus olhos. Ler sobre Izabela, Marcelle, Camila, Luiz, Juliana; pensar nas ?joias? ainda perdidas no mar de lama e ver que, para alguns, a vida parou naquele 25 de janeiro de 2019, não tenho como expressar diferente das palavras da escritora quando coloca ?o cemitério dos vivos?. Uma leitura que vai te colocar na Mina do Feijão, bem naquele fatídico dia, aquela quinta-feira de um dia normal de trabalho, com pessoas que amavam o que faziam, e que tinham seus sonhos, interrompidos pela ganância dos homens. Esse livro é para que Antônio e Geraldo, filhos de Juliana e Dennis, mortos no rompimento, nunca esqueçam de seus pais e do que aconteceu. Daniela é uma guardiã de memórias que o Brasil nunca deve esquecer, e NINGUÉM DEVE ESQUECER BRUMADINHO E O CRIME DA VALE!

patriciagguimaraes 25/02/2022

Daniela sendo Daniela
Livro impecável, Daniela trata os drama dos acontecimentos com uma sensibilidade sem fim. O carinho que vc sente que ela tem com cada personagem é emocionei. Recomendo pela leitura, não recomendo pela tragédia

Luciana 27/02/2022

Favoritado
Assim que me deparei (por acaso) com esse livro ele furou toda a minha fila de leituras. É o segundo livro da Daniela que leio e entra nos meus favoritos. Ninguém melhor que ela pra mostrar essa tragédia de formas que ninguém sonhou em ver. De forma respeitosa, responsável e detalhada tirando o fôlego do leitor, fazendo o coração descompassar. Senti gosto de terra, ferro e sangue na boca. Me senti soterrada e arrastada pela lama de rejeitos da B1. Eu não tinha ideia da dimensão dessa tragédia mesmo acompanhando toda a cobertura jornalística na época. Ninguém melhor que Daniela Arbex pra dar nome e voz ás vítimas de Brumadinho.

Michelle.Danielle 26/10/2022

Acidente??
Arrastados ? bastidores do rompimento da barragem em Brumadinho
Autora: Daniela Arbex
?...esta não é uma historia sobre um acidente industrial, é uma historia sobre o sistema de desenvolvimento econômico. Sobre o estilo de vida calcado na exploração cada vez maior de recursos naturais finitos.? (Gabriel Gatehouse)
A autora traz relatos desde rotina de trabalho algumas vítimas da Vale ate os resultados da investigação acerca do rompimento (ate o momento da publicação do livro).
Relatos de desespero, dor e abandono.
O rompimento da barragem não possibilitava tempo hábil para a evacuação das pessoas e a Vale sabia disso, pior, a empresa sabia das condições inseguras da barragem, tanto que uma das empresas responsáveis por emitir um laudo de segurança se negou a falsificar informações, entretanto, outra emitiu com ressalvas, alterando o fator de segurança.
A avalanche do mar de lama foi tão agressiva às vitimas que estavam no caminho, as pessoas perderam a camada superficial da pele, deixando todos da mesma cor. Além disso, as pessoas foram dilaceradas, literalmente.
Os médicos legistas se dispuseram a ajudar no atendimento às vitimas, entretanto, o numero de pessoas que chegaram necessitando de socorro era mínimo em comparação ao numero de óbitos, quem precisava de ajuda eram os próprios médicos legistas.
Muitas vezes eram encontrados apenas segmentos corpóreos das vítimas, o que tornava ainda mais difícil sua identificação. Alguns parentes chegaram a enterrar 3 vezes seu ente querido, enquanto outros se recusaram a retirar o corpo do IML enquanto não fossem encontrados todos os segmentos.
Todos os envolvidos, desde os médicos legistas aos bombeiros, trabalharam exaustivamente para realizar o melhor trabalho possível e dar o mínimo de conforto aos familiares das vitimas.
#euamoler #livros #portovelho #brumadinho

Jaque 04/03/2022

Sem palavras...
A dimensão do sofrimento causado por essa tragédia com certeza foi infinitamente maior do que imaginávamos, lendo o livro dá para ter uma pequena ideia disso.
Livro muito bem escrito, impossível parar de ler.

Lara 04/09/2022

Impressionante
A pesquisa da Daniela Arbex já é marca registrada nas obras anteriores. A autora é consagrada pela importância de obras como Holocausto Brasileiro e Todo Dia a Mesma Noite, mas pra mim, ela deveria ser consagrada por tudo que faz? Sou fã de carteirinha e deixo isso nítido sempre que posso. A literatura brasileira deveria agradecer de pés juntos a contribuição da Daniela pra construção da memória desse país, e Arrastados é a prova escrita disso. Obra minuciosa, que perpassa fatos e um carinho transparente pelas vítimas do maior desastre humanitário do Brasil. Entre imagens, depoimentos, descobertas e desolações, Daniela me colocou em Brumadinho num dia de verão, às 12h e 28 minutos, para que eu pudesse visualizar, assustada e indignada, um pouquinho do que as quase 300 vítimas fatais desse colapso vivenciaram.

Leitura obrigatória, como toda obra da Daniela Arbex!

Cah 09/05/2023

Impactante
Primeiro eu tive que segurar o choro, depois eu me arrepiei, aí quis chorar novamente. O jeito que a Daniela nos aproxima da história das pessoas, das vítimas e dos sobreviventes, seus sonhos, planos, vai nos tornando próximos e faz com que a dor nos remexa por dentro. É um misto de sentimentos, tristeza, indignação, é dilacerante. Foi quase um choro diário até concluir a última página.

Maria.Batagin 29/03/2022

Livro da vida!!!
Sem palavras para descrever esse livro, impossível de largar a leitura.
Relato do desastre ocorrido em Brumadinho, em meio a tanta dor e perdas existe a solidariedade o heroísmo dos bombeiros.
E quando fechamos o livro não tem como não pensar nas joias ainda a serem encontradas.
Leiam, leiam e leiam ?..

Jaqueline Rosa 16/03/2022

Livro marcante, a autora em sua escrita nos trás o sentimento, a dor da perda, mas ao mesmo tempo nos propõem a refletir sobre a ganância do homem. Uma grande tragédia que não deveria ser esquecida pois a negligência levou muitas vidas. Até quando o homem continuará a seguir desta forma, pensando no lucro acima de vidas.

Rachel Gama 08/01/2023

Até quando o dinheiro vai valer mais que a vida?
Infelizmente, assim como vimos em Todo dia a mesma noite, o dinheiro vale mais que a vida.
Em um, as pessoas se aproveitam de uma tragédia para ganhar dinheiro em cima das mortes, em outro a Vale continua aumentando seu faturamento e valor de mercado, mesmo cometendo diversos crimes ambientais e contra a humanidade, além de pessoas que se passaram por vítimas para ter acesso aos valores pagos pela Vale em um dos momentos pós rompimento da barragem.

Iris.Costa 12/03/2022

Esse foi meu primeiro livro jornalístico, e caraca chorei em todas as páginas kkk ? A escrita da Daniela é muito envolvente , a forma que ela narra é incrível , faz com que vc ? Viva ? aquele momento desesperador ? Indico pra todos

Manuella @olivreirodanu 21/07/2022

Doloroso
Esse e um daqueles livros, que por melhor que seja, a gente deseja que simplesmente não existisse. Não existisse porque ele todo é dor.
A escrita da autora é tão realista e natural ao retratar a história das vítimas de Brumadinho, suas personalidades, relações familiares e ações cotidianas, que cada página é emoção e dor.
Nós conhecemos os envolvidos sabendo que o final não será feliz -mesmo pra quem sobrevive-, mas é impossível não admirar a narrativa do livro. O respeito com que os trabalhadores, moradores e turistas vítimas da tragédia são tratados por diversas vezes ao longo do livro, como 'amores de alguém', já dita o tom da escrita.
Esse é um livro triste demais. Eu, que não sou das leitoras mais emotivas, me peguei chorando rios de lágrimas.
Dor, dor, revolta, impunidade. Tudo junto. Um livro cruel na sua realidade.
A escrita da autora é simples e precisa, e tirando o excesso de nomes (que sei ser impossível de evitar em um livro jornalístico), não tenho o que dizer sobre.
Impecável e arrasador.

site: www.instagram.com/olivreirodanu

Karine.Batista 19/02/2022

Impactante
A autora escreve de forma comovente, dando vida aos atingidos, sem deixar de ser clara na apuração das informações. Essa é mais uma história de um crime que poderia ser evitado! É muito revoltante saber que, mais uma vez, a Vale foi omissa com a vida de centenas de pessoas em nome do lucro. Se não houver uma mudança na forma de exploração dos recursos naturais, crimes como estes continuarão a ocorrer, ceifando vidas, famílias, histórias, natureza...

Carol.Ramone 22/03/2022

Todo livro da autora me faz chorar e pensar. Até quando vamos permitir que tragédias anunciadas aconteçam?